Pesquisar este blog

23 dezembro 2020

Paulinho Silva e Kelânia Mesquita lançam chapa à Reitoria da UERN

“Uma outra UERN é possível!” – É acreditando nisso que um grupo de docentes, técnicos e técnicas administrativos(as) e discentes decidiu, após discussões sobre um projeto de Universidade, lançar os nomes dos professores Paulinho Silva (FALA/UERN) e Kelânia Mesquita (FANAT/UERN) como representantes para concorrer aos cargos de reitor e vice-reitora respectivamente da instituição.

Integrantes de um grupo permanente de dialogadores uernianos nas suas múltiplas realidades comunitárias, esses nomes se traduzem hoje para muito além de um período de consulta acadêmica. Se tornam, antes de mais, elos de trabalhos constantes entre o ensino, a pesquisa e extensão. Essa trajetória de trabalho interinstitucional, em suas mais variadas esferas, encontra legitimidade acadêmica no debate que se revela o melhor instrumento democrático capaz de abrir oportunidades e fincar vistas em outros horizontes universitários.

O professor Francisco Paulo da Silva ingressou na UERN em 1988, iniciando sua carreira docente no curso de Letras do Campus Avançado de Pau dos Ferros. É mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Fez seu pós-doutoramento na Universidade de Coimbra – UC em 2016. Sempre atuante na inovação da pesquisa, é líder do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UERN – GEDUERN e participou ativamente na proposição do Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL/Pau dos Ferros, onde hoje atua como Professor Colaborador. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPCL/FALA.

No campo da pesquisa, tem experiência na área da Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. Seu interesse de investigação, na Graduação e Pós-graduação, envolve estudos sobre a relação discurso, memória e produção de sentidos, funcionamento do discurso político e midiático, bem como estudo dos processos discursivos de produção de subjetividades contemporâneas.

Como experiência administrativa, foi diretor da Faculdade de Letras e Artes – FALA, gestão 2011-2015, vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPCL/FALA, gestão 2018-2020. Atualmente atua como Coordenador deste Programa.

No campo da luta estudantil atuou como Presidente do Diretório Acadêmico de Letras, participando das principais lutas em defesa dos da estadualização da UERN, dos estudantes e da democracia no país. Como docente e militante, esteve presente nas decisivas lutas e greves por melhores condições de trabalho e salariais para a categoria, em defesa da autonomia da Universidade e de sua democracia, mantendo-se firme contra discursos e práticas que tentam ameaçar o caráter público e gratuito da UERN. Foi representante da ADUERN (1991-1993). Assumiu a Diretoria de Cultura da ADUERN no período 1997-1999 e no período de 2018-2020, atuou como representante da ADUERN junto ao CONSUNI, participando ativamente das discussões em torno do novo Estatuto da UERN.

A professora Kelânia Freire Martins Mesquita é professora Adjunta IV do Curso de Química/Campus Central desde 1998, é Especialista em educação a distância e mestre em Educação Tecnológica. É pesquisadora na área de Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS – e em Educação Profissional e Tecnológica. É coordenadora do núcleo de Química do Programa de Residência Pedagógica/CAPES e atuou em Projetos de extensão como FANATicos da Química e recentemente no Química UERN contra a COVID-19.

Com ampla experiência nas três dimensões universitárias, foi Pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Diretora de Assuntos Estudantis, tendo sido responsável pela elaboração do projeto de criação da Pró-reitora de Assuntos Estudantis-PRAE e da criação do PIT na Plataforma Integra. É conselheira do CONSUNI, tendo sido responsável pelo voto-vista que contestou a expansão da lista tríplice na Universidade, além de ter participado das comissões que elaboraram as resoluções sobre a hora-relógio, a curricularização da extensão, o Regulamento de Curso de Graduação, do Estágio Obrigatório e do Estágio não obrigatório. Como Conselheira da CONSEPE, foi membro da Câmara de Ensino de Graduação.

A professora Kelânia é membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente-CPPD, da Comissão Própria de Avaliação- CPA, da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório Docente – CEPD, dos Fóruns de Estágio – FIEL/FIEB e é coordenadora do Núcleo Docente Estruturante-NDE/Química. É ainda vice-presidente da ADUERN e presidiu a comissão de criação do campus de Apodi, no CONSUNI.

Com essa composição, o grupo pretende contribuir para o debate em torno de um plano político-pedagógico e social, que faça a UERN avançar no cumprimento de sua função social, pensando sempre sua inovação e papel no desenvolvimento do Estado e para a transformação positiva de vidas.

Assim, os pré-candidatos convidam a comunidade universitária para participar das discussões de sua pré-campanha através de encontros virtuais e mídias sociais que serão divulgados oportunamente, visando construir coletivamente uma UERN promissora, com diálogo, compromisso e coragem.

*Portal do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário