sábado, 1 de dezembro de 2018

CEARÁ: Bando explode agência bancária em Meruoca e coloca óleo e grampos na pista durante fuga

Essa é segunda vez que a agência bancária de Meruoca foi explodida. A primeira foi em 2013. — Foto: Mateus Ferreira/TVM
Uma quadrilha armada explodiu uma agência bancária na madrugada deste sábado (1°) no município de Meruoca, Região Norte do Ceará. Essa é a segunda vez que a agência foi atacada. A primeira foi em 2013.

De acordo com a polícia, o ataque iniciou por volta das 2h e vários disparos de fuzil foram efetuados em diferentes pontos da cidade, mas ninguém foi ferido.

O grupo, segundo ainda informações iniciais da polícia, não conseguiu roubar o cofre central e, por esse motivo, explodiu a agência que fica localizada no Centro da cidade. A polícia não soube informar se o grupo conseguiu levar o dinheiro.

De acordo com a Delegacia Regional de Meruoca, antes da explosão, o grupo fechou com veículos alguns locais de saída da polícia, como a Cadeia Pública da cidade.

Durante a fuga, a quadrilha usou óleo para deixar a pista deslizante e grampos para furar os pneus dos veículos.

Equipes da Polícia Militar de Meruoca e de outras áreas como Sobral e Alcântara estão à procura dos suspeitos. Até a publicação, ninguém havia sido preso.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) informou que os suspeitos fugiram em três veículos. "Os criminosos atearam fogo em um dos carros e o abandonaram na localidade de Camilos". Segundo o órgão, "composições da Força Tática (FT), do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Divisas e do Policiamento Ostensivo Geral de Massapê, Senador Sá, Uruoca, Alcântaras, Moraújo e Coreaú efetuam buscas pela região".

O caso será investigado pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi acionada. 


*Do G1 CE.

EX-PRESIDENTE AMERICANO GEORGE BUSH MORRE AOS 94 ANOS

Morreu o ex-presidente americano George Herbert Walker Bush, aos 94 anos.
A informação foi confirmada no Twitter por seu porta-voz Jim McGrath.
As causas da morte não foram divulgadas.
Em seu mandato, a Guerra Fria acabou.
Deu início à guerra do Golfo pérsico.
Era pai do ex-presidente George W. Bush.

Governador envia pedido de socorro à Presidência

O governador Robinson Faria (PSD) pediu “socorro” ao presidente da República, Michel Temer, no sentido de que o governo federal faça a transferência ao Tesouro Estadual de recursos da ordem de R$ 194,16 milhões, “a título de ressarcimento pelas perdas ocasionadas pela Lei Kandir”. Robinson Faria justifica que “passados quase 12 meses de pedido de ajuda emergencial ao Planalto, a situação calamitosa das finanças públicas estaduais continuam a desafiar o governo que, sem fontes de recursos, encontra-se incapacitado de garantir, ao povo potiguar, as condições mínimas para o exercício da dignidade humana e da cidadania, dois dos cinco fundamentos da República Federativa do Brasil, alicerces de um Estado Democrático de Direito”.

Em ofício de nº 241, datado do dia 22 de novembro, o governador do Rio Grande do Norte expõem ao presidente Michel Temer, que a Lei Kandir, dentre outras coisas, desonerou de ICMS os produtos primários e semielaborados destinados à exportação que ainda estavam tributados, bem como os bens de capital, ao permitir a apropriação de créditos decorrentes de aquisições destinadas ao ativo permanente.

Ciente de que a Lei Kandir provocaria significativo impacto na arrecadação do ICMS, principal imposto estadual, Robinson Faria lembrou que o legislador previu a compensação aos estados e Distrito Federal, mediante transferência de recursos da União, até o momento, e mesmo havendo determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), encontra-se pendente de aprovação no Congresso Nacional projeto de lei complementar que regulamentaria o equacionamento das perdas dos Estados.

Para reforçar o pedido de transferência dos valores tidos como perdas da Lei Kandir, o governador do Estado disse que “não obstante o esforço de reprogramação de suas despesas”, o Estado do Rio Grande do Norte vem enfrentando sistemática crise fiscal e financeira, “o que vem impedindo-o de adimplir com compromissos atrelados a serviços públicos essenciais para as camadas mais vulneráveis da sociedade norte-riograndense”.

O governador acrescentou que “como exemplo do grave quadro de desajuste fiscal, o Estado vem tendo dificuldade na manutenção regular do pagamento de salários dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, bem como obrigações junto a fornecedores de bens imprescindíveis à manutenção do funcionamento dos serviços públicos”.

No documento, Robinson Faria informa que o Estado “clama por socorro” e se encontra em situação fiscal que, conforme a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em missão técnica realizada em janeiro de 2018 no Rio Grande do Norte, atestou que “o desequilíbrio fiscal não é consequência de atos praticados pela atual gestão governamental, a qual não teria dado causa às adversidades conjunturais nem poderia ser responsabilizada pelo grave desequilíbrio atuarial do regime próprio de previdência dos servidores estaduais”, realidade local que reflete a questão nacional da previdência social do serviço público, cuja mudança exige reforma da Constituição.

O governador enumera, ainda, leis que foram aprovados no curso de quatro anos do mandato, como redução de isenções fiscais e revisão de pontos da legislação previdenciária, como instituição da previdência complementar. Robinson Faria citou, ainda, a ação judicial que proporcionou uma economia de R$ 40 milhões no pagamento do Arena das Dunas.

A reportagem procurou as assessorias do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Assembleia Legislativa e TCE para repercutir o pedido de socorro do governo, mas até o encerramento desta edição não obteve resposta.

*Tribuna do Norte.

"FARRA DAS MULTAS AMBIENTAIS" VAI ACABAR, DIZ BOLSONARO

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) participou na manhã deste sábado (1º) da solenidade de formatura de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio de Janeiro.

Após a solenidade, Bolsonaro falou rapidamente com a impresa e afirmou que ainda não definiu um nome para o Ministério do Meio Ambiente, mas antecipou que “a farra das multas dadas pelo Ibama e pelo Instituto Chico Mendes” vão acabar. Ele também criticou a atuação de alguns fiscais que classificou como “abusiva”.

Questionado sobre o número de ministérios que terá em seu governo, Bolsonaro disse que “em torno de 20, vinte e poucos, mas não vamos chegar a 30 como no governo anterior”.

Também lembrou que tramita no Congresso uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para conceder aumento salarial aos militares. “Faz muito tempo que eles não têm um aumento e eles têm esse direito.”

Descontraído, afirmou que deve acompanhar o jogo do Palmeiras contra o Vitória pela última rodada do Brasileirão neste domingo em São Paulo. “Fui convidado pelo clube e vou assistir o jogo no camarote”.

Resende
Durante a solenidade de formatura, 427 cadetes receberam a graduação de bacharel em ciências militares e a espada de oficial do Exército, depois de 4 anos de estudos. Bolsonaro estudou na Aman entre 1974 e 1977 e se declarou “muito emocionado voltar a academia depois de 40 anos”.

Estadão Conteúdo

APODI-RN: SEMANA ESPÍRITA TERMINA HOJE

PARABÉNS PARA OS ANIVERSARIANTES DE HOJE!!!

Parabéns Elaírio Costa (Bola)! Desejo que tenhas paz, saúde e muitas vitórias na sua vida!!!
Parabéns Amanda Santiago!! Que Deus lhe abençoe sempre e lhe proporcione paz, saúde e tudo de bom!!
Parabéns Alan Silveira! Parabéns, meu amigo!
Desejo um dia muito especial! Alegre e cheio de surpresas boas! Que nunca lhe falte felicidade, Saúde, amor e sucesso!

Parabéns Brunynha Lima!! Que essa data seja para você, de muitas alegrias, conquistas e vitórias! Feliz aniversário!!!
Parabéns Aninha Santos! Que neste especial apenas a alegria, o amor e as boas energias toquem seu coração! Feliz aniversário!!
Parabéns Júnior da Viúva! Que seus sonhos se transformem em coisas reais. Feliz Aniversário, Amigo!

Casas lotéricas são arrombadas em três cidades do RN; Várzea, Arez e Brejinho

Alvo dos criminosos, cofre da lotérica foi violado — Foto: Redes sociais
VNT - Crimes aconteceram na madrugada deste sábado (1º) em Várzea, Arez e Brejinho. Ninguém foi preso.
Cofres de casas lotéricas de três cidades da região Agreste potiguar foram arrombados na madrugada deste sábado (1º). Segundo a Polícia Militar, os crimes aconteceram em Várzea, Arez e Brejinho. Ninguém foi preso.
A PM acredita que se trata de uma mesma quadrilha, já que nas três cidades os moradores viram uma caminhonete preta em fuga.
O primeiro arrombamento aconteceu na cidade de Várzea. Na sequência, foi arrombada a lotérica de Arez, onde os criminosos usaram um carro roubado para arrebentar com a porta da lotérica e uma marreta para abrir um buraco na parede. Por último foi a vez da lotérica de Brejinho, que teve a vidraça estilhaçada e o cofre levado pelos bandidos.
Buscas foram feitas pela região, mas nenhum suspeito encontrado. Ainda não há informações sobre os valores saqueados pelos criminosos.

Em Arez, os bandidos usaram um carro roubado para arrombar a porta da lotérica — Foto: Redes sociais
Vidraça da lotérica de Brejinho foi quebrada pelos criminosos — Foto: Redes sociais

Em Arez, os criminosos usaram uma marreta para abrir um buraco na parede da lotérica — Foto: Redes sociais

Veja vídeo (Canal VNT):

Contran dá novo prazo para implantação de placa do Mercosul em veículos do RN

Placas com padrão Mercosul começaram a ser instaladas no Rio de Janeiro — Foto: TV Globo
VNT - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deu um novo prazo para a implementação das placas padrão Mercosul no Rio Grande do Norte. O estado tem até o dia 17 de dezembro para começar a instalar as placas. O prazo anterior era 1º de dezembro. Agora, cada estado terá um prazo específico.

O Detran do RN informou que não conseguiria começar a instalação das placas em 1º de dezembro porque ainda não houve a integração dos sistemas do Detran com o do Denatran.

"O estado ainda não conta com um sistema de monitoramento das placas, como já acontecia em algumas partes do país. A partir de agora, a placa será fabricada com um código exclusivo. Através desse código, o Detran vai poder acompanhar tudo relacionado a ela: onde foi produzida, armazenada, quando e por quem foi vendida e por fim, em qual carro foi instalada", informou o Detran do RN.

Quem precisa trocar
O novo padrão só precisa ser adotado para o primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso da troca de município ou propriedade.

'Novela'
Este é a quarta mudança no cronograma de adoção da placa do Mercosul no Brasil. O padrão já é usado na Argentina e no Uruguai.

Ela foi anunciada em 2014, deveria ter entrado em vigor por aqui em janeiro de 2016, foi adiada para 2017 e depois por tempo indeterminado.

Uma disputa judicial chegou a interromper a obrigatoriedade, mas o governo recorreu e retomou os emplacamentos.

Os últimos capítulos envolveram uma autorização para a redução do tamanho caso as placas não se encaixem nos locais determinados nos veículos e a retirada dos símbolos de identificação de estado e município.

86º ANIVERSÁRIO DE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO NO BRASIL


É MUITA NOVELA PARA SE RECEBER OS SALÁRIOS

O Governo Robinson Faria paga o restante dos salários de outubro hoje (01). Começaram a receber o mês de novembro os servidores da educação e dos órgãos da administração indireta. O restante lá pra próxima sexta feira. Dia 11, quem ganha até R$ 5 mil.
Duvido, o salário de Robinson atrasar!

MACAÍBA-RN: PAI E FILHO SÃO ASSASSINADOS

José Rodrigues de 60 anos e Janilson Rodrigues de 23 trafegavam de moto quando foram atingidos por tiros.
Pai e filho foram assassinados na noite desta quinta-feira (29), no acesso Sul para a BR-304, na cidade de Macaíba, região metropolitana de Natal. José Rodrigues da Silva, de 60 anos e Janilson Rodrigues Silva de Souza trafegavam de moto quando foram perseguidos e baleados. O crime é um mistério para a polícia e para a família.
De acordo com a esposa de José e mãe de Janilson o pai foi pegar o filho na rodoviária e sempre fazia esse percurso. "Meu filho era jardineiro e trabalhava em Natal, todos os dias vinha com o pai da rodoviária. Os dois eram pessoas de bem não mereciam isso", disse a senhora que há dois anos perdeu outro filho também assassinado.
Policiais militares do 11° ainda realizaram buscas e uma perseguição que resultou na apreensão de uma motocicleta e uma arma de fogo, mas os criminosos conseguiram fugir.

*Portal/BO/Passando na Hora.

CANTORIAS COM O POETA JANAILSON CARDOSO!!!

PORTALEGRE-RN: BANDA DE MÚSICA VOLTA A FUNCIONAR NO MUNICÍPIO

Cultura viva, é assim que os integrantes da Banda de música 08 de dezembro da cidade Serrana de Portalegre reagem.
Integrantes da banda de música relatam falta de apoio e incentivo pelo poder público nas redes sociais, sabemos que cultura é vida, cultura é marcada pela boa disposição e alegria e é assim que os jovens buscam parceria, apoio e incentivo do poder público para que os mesmos possam dá continuidade aos trabalhos voluntários dessa banda que há vários anos esteve presente na vida e na trajetória dos Portalegrenses, se apresentando em eventos tradicionais do município e em outras cidades da região.

Segue o relato de um dos músicos:
Aqui está a Banda 8 De Dezembro.
Após alguns anos "parada", por falta de recursos, mas a mesma persiste em se manter e resiste a falta de apoio.
Ontem dia 28 de novembro foi a sua primeira apresentação na abertura da festa da padroeira da cidade.
Teve algum que chamou de "Bandinha Fuleira", mas teve outros que nos elogiaram também.
Esse que criticou, saiba que isso nos fortalece, saiba também, que aí estão jovens que poderiam estar fazendo coisas erradas, ou mexendo com ilícitos, mas preferiu ir para a sede da banda, estudar música. Saiba também, que esses mesmos jovens é que pagam a água a luz e que zelam pela mesma sede, tirando dinheiro do bolso para não cortarem a nossa luz.
Se você não quer apoiar é seu direito, mas não queira destruir os sonhos dos outros, se para você a "Bandinha é Fuleira", para nós ela é importante e não vamos deixar morrer.
A banda não morreu, não temos apoio e incentivo, certo, não temos, mas temos vontade de ter a banda e fazer parte dela, e vamos até o fim, brigando por ela.
Abraços.


*Do Jornal Potiguar.