Pesquisar este blog

26 julho 2025

CONVITE MISSA DE 6 MESES

Tiroteio em Extremoz: operação deixa uma suspeita morta e três policiais feridos

Agora RN: Forças policiais e criminosos trocaram tiros durante este sábado 26 na localidade de Portal do Sol, em Extremoz. De acordo com a Polícia Civil, a operação comandada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) visa prender assaltantes de bancos foragidos.

Pelo menos dois policiais teriam sido atingidos por estilhaços, mas passam bem. Um outro policial foi baleado e ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

Familiares dos suspeitos também estão no local tentando negociar, junto com os policiais, a rendição dos alvos.
De acordo com informações, dois dos três criminosos foram atingidos pelos tiros. Um deles morreu a caminho do hospital.

Políticas públicas avançam na distribuição de renda, saúde e educação para os brasileiros

O programa especial Semana Gov traz informações nas áreas social, da saúde, educação, trabalho e economia. E nesta semana, o presidente Lula e líderes da América do Sul e da Europa participaram, em Santiago, no Chile, do encontro “Democracia Sempre”. O combate à pobreza, além da luta contra as mudanças climáticas e a desinformação, foram os principais destaques do encontro.

Durante a visita oficial ao país, em encontro com representantes da sociedade civil, Lula destacou que sua luta é pelo fim da desigualdade. “Eu governo para todos. Mas todo mundo tem que saber que eu tenho um lado. A luta contra a desigualdade é a razão da minha vida”, frisou.

Nossa missão histórica é a de ser portadores da esperança e promover a igualdade e o desenvolvimento sustentável. Democracia não é só votar — é ter comida na mesa, ter uma casa, ver seus filhos na universidade, desfrutar de lazer e cultura”, ressaltou o presidente brasileiro.
Confira o programa Semana Gov completo aqui


Outro assunto da semana foi o aumento da renda das famílias brasileiras, que permitiu que quase 1 milhão de pessoas deixassem o Bolsa Família em julho. “A classe média está crescendo e boa parte é o público do Bolsa Família que está ascendendo”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, em sua participação no programa Bom Dia, Ministro.

Meio milhão de beneficiários do INSS começaram a receber a devolução dos valores indevidamente descontados. O acordo do Governo Federal já soma mais de um milhão de adesões.

Na saúde, foram anunciadas mais de 1,7 mil vagas para aprimorar o conhecimento de médicos especialistas em áreas onde há carência desses profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS), além de vários avanços nas residências em saúde, como a abertura de 1 mil novas bolsas de residência multiprofissional; incentivos para garantir mais preceptoria em programas de residência em saúde; e o fortalecimento da formação em oncologia. Já na educação, 249 escolas quilombolas e indígenas serão construídas em todo o País.

E mais de 49 comunidades brasileiras receberão recursos para urbanização dos seus territórios pelo Novo PAC – Periferia Viva. Durante o evento, Lula reforçou o papel do Estado em garantir condições mínimas de cidadania e qualidade de vida para a população das periferias urbanas.

O que nós estamos tentando fazer é diminuir o sofrimento desse povo. O povo levanta cedo, trabalha, espera ônibus lotado, recebe pouco, vive num lugar com lixo, esgoto e insegurança. Não é justo. A gente precisa cuidar disso — senão, para que ser presidente da República?”, disse Lula.

Beneficiários de programas sociais vão precisar ter cadastro biométrico para acessar os benefícios. E para isso vão utilizar a nova Carteira de Identidade Nacional. Atualmente, mais de 30 milhões de brasileiros já tem o novo documento.

Também nesta semana, o Governo Federal reforçou o compromisso com o diálogo para tentar reverter a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Mais de 20 reuniões do comitê especial para discutir soluções já foram realizadas.

*Gláucia Lima 

CANTORIA: AGENDA DO POETA JANAILSON CARDOSO!!


EXTREMOZ/RN: Corpo do adolescente Ricadison é encontrado em Pitangui

O corpo do adolescente Ricadison William Faria, desaparecido desde o dia 15 de julho, foi encontrado na manhã deste sábado (26), na região de Pitangui, no município de Extremoz, na Grande Natal.

De acordo com a Polícia Civil, o local foi indicado após diligências realizadas pela equipe da 9ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (9ª DHPP/Natal), que prenderam o tio e o pai da namorada de Ricadison na última sexta-feira (25). As investigações apontam que um terceiro homem, que não teve seu nome divulgado, também é suspeito da morte do adolescente.

A Polícia Civil divulgou que segue com as investigações para o completo esclarecimento dos fatos, incluindo a identificação de possíveis coautores e a responsabilização criminal dos envolvidos.

Ricadison desapareceu no dia 15 de julho

Familiares e amigos do adolescente Ricadison Wiliam Faria, de 16 anos, realizaram um protesto no dia 18 de julho, na Avenida Moema Tinoco, no bairro Potengi, Zona Norte de Natal. O grupo cobrou respostas sobre o desaparecimento do jovem, que foi visto pela última vez na terça-feira, 15 de julho.

Segundo os familiares, Ricadison saiu de casa no dia 15 para visitar a namorada no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Desde então, não retornou e não fez mais contato com a família. Durante o protesto, os manifestantes bloquearam temporariamente o trânsito na região, exibindo cartazes e pedindo justiça. A manifestação chamou a atenção de motoristas e moradores locais.

*98 FM de Natal 

Moraes ordena remoção de deputados do PL acampados em frente ao STF

Após ordem do ministro Alexandre de Moraes, o deputado federal Helio Lopes (PL-RJ) e outros parlamentares deixaram na madrugada deste sábado (26) o acampamento que haviam iniciado em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal) em protesto a decisões contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na noite de sexta (25), Moraes determinou, a pedido da Procuradoria-Geral da República, que a Polícia Federal intimasse o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para remoção imediata dos deputados da praça dos Três Poderes. O próprio governador foi ao local para que a determinação fosse cumprida.

Além de Lopes, a decisão cita Sóstenes Cavalcante (PL-AL), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Coronel Chrisóstomo (PL-RO) e Rodrigo da Zaeli (PL-MT), “assim como quaisquer outros indivíduos que se encontrem em frente ao Supremo Tribunal Federal participando de possível prática criminosa”.

Moraes determinou a prisão em flagrante caso os parlamentares insistissem em continuar no local, com base na prática de resistência ou desobediência “ao ato de autoridade pública, a fim de garantir a efetividade das probabilidades e a preservação da ordem pública”.

Em sua conta de Instagram, Helio havia anunciado que faria a manifestação, alegando que as decisões do parlamento são “rasgadas por ministros do Supremo”.

“Ajoelhei diante do STF com um esparadrapo na boca, a Bíblia na mão e a Constituição no peito. Não vim buscar palco. Vim deixar um recado. Enquanto calarem Bolsonaro, censurarem o povo e zombarem da nossa fé, eu vou resistir — nem que seja com silêncio”, escreveu em uma carta aberta publicada nas redes sociais.

“Ameaçaram nos prender. Ditadura, vivemos em uma ditadura no Brasil”, escreveu Chrisóstomo, no X, após a determinação judicial que desmobilizou o acampamento. “Ditadura. Mil vezes ditadura”, disse Lopes, também na rede social.

Em um complemento à primeira decisão, outra ordem de Moraes, na madrugada deste sábado, proíbe acampamentos em um raio de um quilômetro da praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios e em frente a quartéis das Forças Armadas.

A decisão, segundo o despacho, foi tomada para garantir a segurança pública e evitar “novos eventos criminosos semelhantes aos atos golpista ocorridos em 8/1/2023”.

As decisões foram tomadas no âmbito do inquérito das fake news.

“Avisem o ministro Alexandre de Moraes que ele deve estar confundindo os fatos ou surtando. Estou no Rio de Janeiro, trabalhando na minha base eleitoral. Não estou em frente ao STF, como ele decidiu afirmar em sua decisão de me retirar”, disse Sóstenes, líder do PL na Câmara dos Deputados. “O STF agora expulsa deputados eleitos por ‘possível crime’: Sem flagrante. Sem crime. Sem nem estarmos presentes”.

*Folha de S. Paulo

BARAÚNA/RN: UM HOMEM E UMA MULHER FORAM MORTOS A TIROS NA MANHÃ DESTE SÁBADO

Na manhã deste sábado 26 de julho de 2025, a cidade de Baraúna, na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi palco de um trágico duplo homicídio. Um homem conhecido como Franklin foi morto ainda no local do crime e, horas depois, uma mulher faleceu no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, onde havia sido transferida em estado grave.

Testemunhas relatam que os primeiros disparos ocorreram em uma venda de salgados. 
A vítima masculina não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local. A mulher, Sonária Maria Cavalcante de 40 anos, que também foi atingida, chegou a ser socorrida e encaminhada ao hospital local; devido à gravidade dos ferimentos, acabou sendo transferida por uma ambulância do município ao HRTM em Mossoró, onde faleceu.

As autoridades foram acionadas imediatamente. A Polícia Militar esteve no local, isolando a cena do crime até a chegada da Polícia Civil e do ITEP, responsável pela realização da perícia e necropsia das vítimas. Ainda não há informações oficiais sobre a motivação ou autoria do crime, e a investigação ficará sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Baraúna.

Moradores expressaram preocupação com o aumento da violência na área e cobram ações mais eficazes dos órgãos de segurança para garantir proteção à população.

*Fonte: Fim da Linha 

APODI/RN: MP QUER ANULAR LICITAÇÃO APÓS APONTAR IRREGULARIDADES

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Prefeitura de Apodi anule um pregão eletrônico que apontou vícios que comprometem sua legalidade e isonomia. A licitação tinha como objetivo a contratação de uma empresa para realizar o serviço de transporte intermunicipal de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus acompanhantes, atendendo a uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Apodi.

A recomendação da 2ª Promotoria de Justiça de Apodi busca invalidar todo o processo devido à identificação de cláusulas consideradas irregulares e restritivas à competição.

A motivação para a ação do MPRN surgiu da análise do edital, que continha exigências de qualificação técnica consideradas ilegais. Em especial, a cláusula 6.3.3 obrigava as empresas a comprovarem, já na fase de habilitação, que seus motoristas possuíam experiência em transporte de pacientes, uma condição que, segundo o MPRN, restringe a participação e pode direcionar o resultado.

Durante a apuração, constatou-se que as exigências aplicadas no certame foram ainda mais rígidas do que as previstas no edital. Das 13 empresas que disputavam o contrato, 12 foram inabilitadas sob a justificativa de não terem apresentado certificados de cursos de direção defensiva e primeiros socorros para os motoristas, um requisito que não estava expressamente descrito na cláusula de qualificação técnica do edital.

Sobre a empresa habilitada e declarada vencedora, o MPRN apontou fortes indícios de privilégio, uma vez que a empresa apresentou os documentos que levaram à desclassificação das demais concorrentes. Além disso, a investigação verificou que as atividades econômicas da empresa, como construção civil e obras de engenharia, são incompatíveis com o serviço de transporte de pacientes a ser contratado.

A atuação do MPRN visa proteger o interesse público e garantir a correta aplicação dos recursos da saúde. Ao impedir uma contratação com indícios de direcionamento e com uma empresa cuja qualificação técnica para o serviço é questionável, a medida busca assegurar que o transporte de pacientes em Apodi seja realizado de forma segura, eficiente e com o melhor custo para a administração pública.

A Prefeitura tem o prazo de cinco dias úteis para comprovar a anulação do pregão. O MPRN também orientou que um novo processo licitatório seja realizado sem as cláusulas restritivas e que a Prefeitura se abstenha de incluir exigências semelhantes em futuras licitações. O não cumprimento da medida poderá resultar na adoção de ações judiciais.

*Saulo Vale

LEMBRETE IMPORTANTE

Lembrando a todos os clientes e amigos que neste SÁBADO, dia 26/07/2025 é dia de atendimento.

FELIPE GUERRA
De 8:00 às 12:00 horas
Faça já a sua consulta de vista e aproveite nossas super promoções ✌🏼😎
Óticas Gomes

Tungstênio do RN entra na mira da negociação com os EUA

O governo dos Estados Unidos demonstrou interesse no tungstênio produzido no Rio Grande do Norte, em um momento de impasse comercial com o Brasil. A uma semana da entrada em vigor de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, minerais críticos, como o tungstênio, tornaram-se uma possível moeda de troca para destravar as negociações.

O interesse americano nos recursos minerais estratégicos brasileiros foi formalizado nos últimos dias. O tungstênio é um insumo fundamental para a produção de armamentos, componentes aeroespaciais e ligas metálicas resistentes. Além dele, os EUA buscam ampliar a participação em outros materiais como lítio, cobalto e terras-raras, essenciais para setores de tecnologia e defesa.

O Rio Grande do Norte possui onze concessões de lavra para tungstênio, localizadas em municípios da região do Seridó, como Acari, Currais Novos e Lages. Em 2024, a produção do estado somou 84 mil toneladas do mineral.

O tema ganhou destaque após uma reunião entre o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA, Gabriel Escobar. Segundo o presidente do instituto, Raul Jungmann, os americanos reforçaram que “realmente precisam de terras raras”, mas qualquer negociação sobre o tema depende do governo federal, uma vez que os recursos minerais pertencem à União.

A pressão americana ocorre em um cenário complexo, já que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia garante ao bloco europeu condições vantajosas na importação de minerais críticos do Brasil, o que limita a margem para oferecer exclusividade aos Estados Unidos.

*Novo Noticias