quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

NOTA DE FALECIMENTO

É com muita tristeza que informamos o falecimento do senhor Idinho, morador da comunidade de Carnaúba Seca, em Apodi.
Idinho estava bem na noite de ano, quando passou, foi levado para o Hospital em Mossoró e hoje, o mesmo faleceu.
Aqui deixamos os votos de pesar a toda família! 
Que Deus o receba de braços abertos e dê o conforto a sua esposa Gercina, sua filha Gerocilma e demais familiares! 
Idinho, descanse em paz!

MOSSORÓ-RN: HOMEM MORRE DE INFARTO QUANDO FAZIA CAMINHADA

Quem passava por volta das 19:00hs desta quarta feira, na Avenida João da Escóssia, próximo ao Partage Shopping, presenciou uma cena triste. Um homem identificado como Adriano Félix,praticava caminhada e sofreu um mal súbito.
Uma equipe do SAMU foi ao local, tentou ressuscitar a vítima, porém não obtiveram êxito.
O jovem morreu de infarto fulminante. U
ma equipe da PM foi ao local e isolou a área até a remoção do corpo. Nestes casos, uma funerária recolhe e leva até o SVO (Serviço de Verificação de Óbito).
Informações que o mesmo era natural de Afonso Bezerra RN,e seria funcionário do Restaurante Tchê na cidade de Mossoró. 


*Passando na Hora.

Padre Quevedo morre aos 88 anos em Belo Horizonte

Parapsicólogo, autor de dezenas de livros e por quadro no Fantástico onde usava o bordão 'Isso non ecziste', religioso morreu na Casa Irmão Luciano Brandão, onde morava desde 2012.
Padre Quevedo morreu por complicações no coração — Foto: Comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil/Divulgação
Oscar González Quevedo Bruzan, o Padre Quevedo, de 88 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (9), em Belo Horizonte, por complicações cardíacas. Padre Quevedo morreu na Casa Irmão Luciano Brandão, no Bairro Planalto, na capital mineira, onde são atendidos jesuítas idosos e com problemas de saúde. Ele morava no local desde 2012.

A assessoria de imprensa da Casa Jesuíta não divulgou o local do velório do religioso alegando que a cerimônia será restrita a amigos e parentes. O enterro está marcado para esta quinta-feira (10), às 11h, no Cemitério Bosque da Esperança, no Bairro Jaqueline, Norte de Belo Horizonte.

Natural de Madri e naturalizado brasileiro, Padre Quevedo é considerado um dos maiores especialistas do mundo na área de parapsicologia e autor de dezenas de livros, muitos dos quais traduzidos para outras línguas, como "O que é parapsicologia", "A Face Oculta da Mente" e "As Forças Físicas da Mente". Além de parapsicologia, era formado em filosofia, teologia e humanidades clássicas.

Na década de 1970, ficou famoso por desmascarar o ilusionista Uri Geller, que dizia entornar talheres com seus poderes paranormais. 

O corpo do padre Quevedo será sepultado nesta quinta-feira — Foto: Reprodução/TV Globo
"Isso non ecziste"
O religioso ganhou, anos depois, um quadro no Fantástico para desvendar fenômenos da natureza e desmascarar charlatões. Ficou famoso pelo bordão "Isso non ecziste".

Segundo o site Memória Globo, a ideia surgiu em agosto de 1999, quando a produção do programa decidiu colocar no ar um quadro que seguisse a linha de Mister M, sucesso de audiência naquele ano. Após negociações, Padre Quevedo aceitou o convite, dizendo que não interpretaria nenhum personagem, já que era um estudioso com a missão de “desmistificar essa mentalidade mágica que envolve os fenômenos parapsicológicos”.

O Caçador de Enigmas foi ao ar entre janeiro e maio do ano 2000, com apresentação de Cid Moreira que, diante de um fundo preto, parcialmente iluminado, apresentava o assunto do dia em clima de mistério: “esse é um caso para padre Quevedo.”

O religioso investigou casos como o de gêmeas que diziam sentir as mesmas coisas, mesmo estando separadas; expôs a farsa de uma casa mal-assombrada; interpretou gravações impostores diziam ser do além; comentou casos de premonição envolvendo a queda do Fokker da TAM. 

Fachada da Casa Irmão Luciano Brandão, em BH, onde o Padre Quevedo morreu — Foto: Carlos Eduardo Alvim/TV Globo
Naturalizado brasileiro:
Segundo a Ordem dos Jesuítas, Padre Quevedo ingressou na Companhia de Jesus aos 15 anos. Em 1959, aos 29 anos, chegou ao Brasil e, na década de 1960, naturalizou-se brasileiro.

Ele foi professor universitário de parapsicologia no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e no Centro Latino-Americano de Parapsicologia (Clap), onde também foi diretor.

*Fonte: G1 MG/Robson Freitas.

CARTELAS DO NATAL CAP

Estamos vendendo cartelas do Natal Cap. Quer ganhar? Agora dá!
Ligue: 9 9159-1630 - WhatsApp

Médico suspeito de assassinar idosa no RN é investigado como mandante da morte de ex-mulher, motorista de ambulância e agricultor

Foto de Wilson Jales empunhando armas está anexada aos inquéritos que apuram os assassinatos dos quais ele é suspeito de ser o mandante — Foto: Cedida/Polícia Civil
O médico que foi preso suspeito de matar uma idosa e tentar matar o marido dela em Olho D'Água do Borges, interior do Rio Grande do Norte, é investigado em outros três inquéritos, todos de homicídio. Segundo o delegado Sandro Régis, que apura todos os casos, o ortopedista Wilson Edino de Freitas Jales é apontado como mandante do assassinato de sua ex-mulher, de um motorista de ambulância e de um agricultor, todos no Oeste potiguar.

Wilson Jales e outros três suspeitos foram detidos nesta quarta-feira (9) em uma ação conjunta envolvendo policiais civis e militares. Os quatro estavam em um bar, no Centro da cidade de Patu. Com eles foram apreendidas uma pistola, uma caminhonete e drogas.

A prisão aconteceu logo após os tiros contra o casal. O idoso conseguiu escapar correndo para dentro de um matagal. Já a mulher dele, a agricultora Francisca Alves Silva Oliveira, de 68 anos, foi baleada e morreu na hora.

O médico está preso na Delegacia Regional de Patu e, segundo a Polícia Civil, ainda não tem defesa oficialmente constituída.

O caso

O casal caminhava pela RN-078, em um trevo que dá acesso às cidades de Patu e Rafael Godeiro, quando foi alvo dos disparos. O crime aconteceu por volta das 5h. De acordo com o delegado Sandro Régis, o grupo agiu por “pura perversidade”, sem motivo aparente.

Ainda segundo Sandro Regis, o médico também é suspeito de ter mandado matar outras pessoas na região, incluindo ele próprio. “Ele já mandou matar muita gente aqui, e já disse que ia mandar me matar também”, revelou o delegado.

Outros inquéritos

Os outros inquéritos nos quais Wilson Jales é investigado são de crimes que aconteceram em Messias Targino e Patu. Ambas as cidades estão sob a jurisdição do delegado Sandro Régis, que comanda a Delegacia Regional de Patu.

Rita de Cássia Medeiros de Souza, de 47 anos, estava na varanda da casa com a mãe e um filho, quando foi assassinada a tiros, na cidade de Messias Targino. O crime aconteceu em 15 de fevereiro de 2015. De acordo com a polícia, dois homens saíram do matagal e efetuaram vários disparos de espingarda calibre 12 e calibre 44 contra Rita de Cássia. Ela era ex-mulher de Wilson.

Adolfo Maia, de 38 anos, estava na calçada da casa dele, em Patu, brincando com os filhos, quando foi baleado. Ele era motorista de ambulância. Foram oito disparos que atingiram Adolfo, assassinado no dia 6 de outubro de 2017. De acordo com o delegado, esse homicídio também teria acontecido a mando do médico.

O terceiro caso aconteceu no ano passado, também em Patu, no dia 25 de julho. A vítima foi Rawlinsin Rousseau Monteiro Carlos Godeiro, agricultor de 42 anos de idade. Rawlinsin Rousseau voltava de uma fazenda para a cidade, quando foi executado.

Os três casos ainda estão sob investigação, no entanto o delegado Sandro Régis aponta o médico Wilson Jales como o principal suspeito de ser o mandante dos crimes.

*G1 RN.

MOSSORÓ-RN: CAÇAMBA DERRUBA QUATRO POSTES DE UMA VEZ E POR POUCO NÃO ATINGE CARRO COM MOTORISTA MULHER E FILHO DENTRO . CASO FOI NA COELHO NETO.

Motorista de um Celta que estava com a esposa e filho pequeno, a caminho da cidade de Apodi no Rio Grande do Norte, tomou um susto por volta das 13h30min desta quarta-feira, 09 janeiro 2019, ao trafegar pela Avenida Coelho Neto, sentido Alto de São Manoel/Boa Vista.
No momento em que trafegava na via, percebeu vários postes e o radar caindo e conseguiu frear antes de ser atingido. Um dos postes por pouco não atingiu seu veículo com sua família caindo a menos de dois metros do local da frenagem. Um quinto poste também ficou inclinado, toda a área ficou sem energia e sem internet.
Um caminhão Caçamba que deixou material em uma construção ao lado, saiu do local com a Caçamba levantada levando fios e os postes.O motorista fugiu do local. A empresa responsável Central Park Incorporadora LTDA. Não se pronunciou ainda sobre o ocorrido. A pista está interditada nos dois sentidos e a Polícia pede para os motoristas evitaram a mesma. A COSERN já está no local e a liberação ainda não tem hora certa.


*Passando na Hora.

APODI-RN: SEBO CANTO DAS LETRAS ESTÁ DEVOLTA!


Servidores do RN apresentam propostas para governo pagar salários atrasados

Servidores do Rio Grande do Norte, durante reunião com o governo na segunda-feira (7) — Foto: Dioclécio Neto/Inter TV Cabugi
Os servidores do Rio Grande do Norte rejeitaram uma proposta apresentada na última segunda-feira (7), pelo governo estadual, para o pagamento de salários, que enfrentam atrasos. Uma lista de contra-propostas foi apresentada nesta terça-feira (8) pelo Fórum de Servidores Públicos, que engloba vários sindicatos e será analisada pela equipe do Executivo.

O governo anunciou que pagaria 30% da folha nesta quinta-feira (10) e o restante do salário de janeiro até o dia 31, mas não apresentou prazo para pagar os vencimentos atrasados. O estado ainda tem quatro folhas em aberto: são os salários de novembro e dezembro, além de parte do 13º de 2017 e o total do 13º salário de 2018.

Os servidores não gostaram da proposta e apresentaram uma lista com contrapropostas. Eles querem:

Que seja pago imediatamente o restante do décimo terceiro salário de 2017 aos servidores aposentados e pensionistas, em um montate de cerca de R$ 40 milhões

Que no dia 14 seja concluído o pagamento do restante dos salários relativos a novembro de 2018 (R$ 96 milhões) e iniciado po pagamento do décimo terceiro salário de 2018 (R$ 80 milhões) aos servidores que ganham até R$ 4 mil

Que até o fim de janeiro, com a entrada de recursos antecipatórios e os ordinários possa dar continuidade e conclusão do décimo terceiro de 2018

Que no mês de fevereiro siga-se a sequência temporal, em que o próximo pagamento seja o salário de dezembro de 2018, mas só após. à medida da possibilidade financeira, possa ser pagas as remunerações relativas ao exercício de 2019.

Que os pagamentos dos aposentados e pensionistas ocorram na mesma data dos servidores ativos, respeitando-se a isonomia.

Segundo uma nota divulgada pelo fórum, a proposta do governo não atende os anseios e as necessidades financeiras dos servidores públicos. Além disso, os sindicatos consideraram que a proposta afronta aos princípios da cronologia, da continuidade da Administração Pública e da impessoalidade.

"Beira ao absurdo e a total falta de razoabilidade e lógica, quando se propõe, antes de pagar o que deve, pagar o que não deve, bem como por, com tal medida, tentar construir perante à sociedade potiguar uma imagem maqueada da realidade, de que a nova gestão está adimplindo tempestivamente os salários dos seus servidores, como se os que estão em atraso fossem de menor relevância, por terem sido constituídos pelo governador anterior e não pela atual, esquecendo-se de que as remunerações em questão são obrigações institucionais do Estado do RN e não pessoais de cada governante".

Para os servidores, a proposta também está aquém da possibilidade de pagamento do governo, considerando a previsão de entrada de recursos no erário em janeiro e o fato de que o orçamento de 2019 está fechado. De acordo com o fórum, a contraproposta dele está ligada a essa previsão de entradas.


*VNT.

APODI-RN: PREVISÃO DO TEMPO PARA HOJE

90% de chances de chover hoje. É o indica os institutos de meteorologia.

Médico e mais três são presos suspeitos de matar idosa na região Oeste do RN; 'pura perversidade', diz delegado

Quatro homens, entre eles um médico ortopedista, foram presos na manhã desta quarta-feira (9) suspeito de terem atirado em um casal de idosos na zona rural de Olho D'Água do Borges, município da região Oeste potiguar. O homem conseguiu escapar correndo para dentro de um matagal. Já a mulher, a agricultora Francisca Alves Silva Oliveira, de 68 anos, foi baleada e morreu na hora.

O casal caminhava pela RN-078, em um trevo que dá acesso às cidades de Patu e Rafael Godeiro, quando foi alvo dos disparos. O crime aconteceu por volta das 5h.

"Mataram por pura perversidade", disse o delegado Sandro Regis, titular da Delegacia Regional de Patu. Ainda de acordo com o delegado, o grupo foi preso em um bar no centro da cidade de Patu. Com eles foram apreendidas uma caminhonete branca, uma pistola e drogas.

Ainda segundo Sandro Regis, o médico também é suspeito de ter mandado matar outras pessoas na região, incluindo ele próprio. "Ele já mandou matar muita gente aqui, e já disse que ia mandar me matar também", revelou o delegado. 

Os quatro suspeitos foram presos em uma ação integrada, envolvendo policiais civis e militares.

*G1 RN. 

APODI-RN: CAMARA APROVOU PROJETO DE CONCURSO PÚBLICO COM APENAS 47 VAGAS

Na noite de ontem, 08 de janeiro de 2019 os vereadores votaram e aprovaram em sessão extraordinária o Projeto de Lei do Executivo apodiense, onde cria novos cargos no funcionalismo público municipal. Com o Projeto aprovado, os cargos estarão disponíveis no concurso público que está para acontecer ainda no primeiro semestre do ano.
No documento consta, que foram criados 16 novos cargos em diversas áreas, como saúde, administração e educação. Com a aprovação, o Município fica autorizado a realizar o certame ofertando 47 vagas em 27 funções distintas.
Muita gente contesta o número de vagas ofertadas no futuro certame.
"Faz muitos anos que o município realizou um concurso público e era esperado mais vagas", disse um leitor.

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 08/01/2019 as 7:00hs de 09/01/2019
No. Postos Existentes: 177 No. Postos sem Contato: 70
No. de Postos com Chuva: 60 No. de Postos sem Chuva: 47

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR

Apodi(Prefeitura) 48,3
Assu(Particular) 42,5
Jucurutu(Emater) 41,8
Barauna(Emater) 36,0
Caraubas(Particular) 31,2
Felipe Guerra(Prefeitura) 30,0
Martins(Particular) 23,0
Janduis(Emater) 20,0
Joao Dias(Emater) 19,0
Lucrecia(Emater) 16,0
Severiano Melo(Prefeitura) 13,0
Agua Nova(Prefeitura) 10,0
Antonio Martins(Emater) 10,0
Francisco Dantas(Emater) 10,0
Assu(Emater/st. Casa Forte) 9,3
Rafael Fernandes(Emater) 7,5
Campo Grande(Particular 2) 7,4
Riacho De Santana(Emater) 7,0
Upanema(Prefeitura) 6,6
Sao Rafael(Particular Ii) 6,5
Gov. Dix-sept Rosado(Particular) 5,9
Campo Grande(Particular) 5,5
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 5,0
Venha Ver(Emater) 4,0
Riacho Da Cruz(Emater) 3,5
Rafael Godeiro(Emater) 2,6
Patu(Particular) 2,0
Portalegre(Particular) 2,0
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 1,4
Pendencias(Ana) 0,8
Jose Da Penha(Emater) 0,6
Alto Do Rodrigues(Emater) 0,5
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 0,5
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 0,2

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR


Florania(Sitio Jucuri) 32,5
Sao Fernando(Emater) 32,5
Sao Joao Do Sabugi(Emater) 25,0
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 19,2
Serra Negra Do Norte(Emater) 15,0
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 12,0
Caico(Acude Mundo Novo-emparn) 11,0
Caico(Emater) 6,0
Caico(Acude Itans) 4,3
Jardim De Angicos(Emater) 4,0
Santana Do Matos(Emater) 4,0
Parelhas(Emater) 0,8

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR

Boa Saude(Emater) 8,1
Ielmo Marinho(Prefeitura) 7,0
Jacana(Emater) 6,1
Bento Fernandes(Riacho Dos Paus-part.) 6,0
Santo Antonio(Emater) 4,3
Bento Fernandes(Sec Agricultura) 4,0
Lagoa De Pedras(Prefeitura) 4,0
Monte Alegre(Emater) 2,0
Sao Tome(Emater) 1,1
Santa Cruz(Emater) 0,4

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Espirito Santo(Prefeitura) 8,6
Montanhas(Prefeitura) 7,5
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) 3,1
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 3,0.

FÁTIMA SE SENTE INCOMODADA COM SINDICATOS

A reprovação do modo escolhido pela governadora Fátima Bezerra (PT) para tentar colocar a folha em dia por parte dos sindicatos deixou a petista triste. Fátima esperava contar com o apoio deles durante todo o governo. Mas, é assim, Fátima, ou se governa para o povo ou faz os gostos dos sindicatos. A senhora acertou!

TEMOS CARTELAS DO NATAL CAP!!!!

AGENTES PENITENCIÁRIOS DO RN COMEÇAM "OPERAÇÃO PADRÃO" NESTE SÁBADO

Estarão suspensos serviços de transporte de presos para audiências, escoltas e fiscalizações das visitas aos detentos. Com isso, familiares não poderão ver os parentes que estão em presídios potiguares.
Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram, na tarde desta terça-feira (8), promover uma “operação padrão” a partir da 0h deste sábado (12). De acordo com a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp), Vilma Batista, os servidores farão apenas os serviços essenciais, como “fornecimento da alimentação dos presos, cumprimento de alvará de soltura e atendimento médico emergencial”. Estarão suspensos o transporte de presos para audiências, escoltas e fiscalização das visitas. Com isso, a partir deste sábado, os familiares não poderão visitar seus parentes que estão nos presídios potiguares.
A decisão foi anunciada um dia após a categoria iniciar uma campanha pedindo doações de cestas básicas e dinheiro. A medida tem a mesma motivação: pressionar o governo para receber os salários atrasados. A exemplo dos demais servidores do Rio Grande do Norte, os agentes estão com pelo menos dois pagamentos inteiros atrasados, o de dezembro e o 13º de 2018. Além disso, estão sem receber as diárias operacionais.
“O Estado não tem feito o pagamento de uma verba que é alimentícia. E por isso a categoria tem passado necessidades básicas, sem dinheiro para alimentação e transporte. Então não temos condições de manter a normalidade dos serviços”, afirmou Vilma Batista.
Negociação sobre salários ainda está em andamento
A situação pode ter mudança nos próximos dias. Isso porque está em andamento uma negociação entre o Fórum dos Servidores do Estado e o núcleo econômico do Governo para chegar a um acordo com relação ao pagamento de salários. Na noite desta terça-feira (8), representantes do fórum estavam reunidos com o governo para discutir uma alternativa à proposta que previa o pagamento de 30% do salário de janeiro dia 10 (quinta-feira) e o restante no último dia deste mês. A proposta, entretanto, não dava nenhuma previsão concreta para pagamento dos atrasados, que incluem ainda parte do 13º de 2017 e da folha de novembro. Cada folha salarial é estimada em aproximadamente em R$ 600 milhões.

OP9/Passando na Hora.

NATAL-RN: EX-PM É MORTO A TIROS NA ZONA OESTE

Ex-policial militar foi morto na comunidade do Mereto, na Zona Oeste de Natal — Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi
Um ex-policial militar foi morto a tiros na comunidade do Mereto, no bairro Dix-Sept Rosado, Zona Oeste de Natal. O crime aconteceu na tarde desta terça-feira (8). Atualmente, Edivan de Medeiros Dantas trabalhava como comerciante.

Ainda segundo a polícia, Edivan Dantas estava em uma motocicleta, quando foi abordado pelos criminosos armados. O ex-PM saiu do veículo no momento em que começaram os tiros e tentou fugir a pé, mas foi atingido pelos disparos e morto ainda com o capacete na cabeça. A moto dele foi roubada pelos criminosos em seguida.

Edivan Sadan, como era conhecido, foi expulso da PM após responder um processo na Justiça em 2005 junto com outros sete policiais militares acusados de fazer parte de um grupo de extermínio.

Depois de expulso da corporação, ele abriu um comércio próximo à Comunidade do Mereto e era conhecido na região. A polícia recebeu denúncias de que os criminosos estariam ainda dentro da comunidade após o crime e foi feita uma busca para tentar encontrá-los, no entanto ninguém foi preso.


*VNT.