domingo, 13 de janeiro de 2019

CARAÚBAS-RN: Cavalgada de São Sebastião 2019 é uma das maiores da história

A Cavalgada de São Sebastião 2019 realizada em Caraúbas, foi uma das maiores da história do município oestano.
Na manhã deste domingo (13), centenas de cavaleiros e amazonas cruzaram a cidade de Caraúbas em referência ao Padroeiro do município São Sebastião.
A organização foi impecável e merece todos os elogios, assim como todos os participantes da edição 2019.
Detalhe: Dr. Bernardo Amorim marcou presença na Cavalgada de São Sebastião 2019.
Detalhe II: Emoção grandiosa na homenagem ao eterno Felipão Praxedes.
Detalhe III: Uma palavra define a Cavalgada 2019, sucesso! 

 Bonita homenagem.

*Blog do João Marcolino.

Ciências Biológicas divulga processo seletivo para Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPCB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu processo seletivo para mestrado. Serão ofertadas dez vagas, as quais são destinadas aos portadores de diploma ou certidão de graduação em curso superior em Ciências Biológicas (ou áreas afins) ou concluintes de curso de graduação no final do período letivo de 2018.2.

Nos termos da Resolução 197/2013 - CONSEPE, será adicionada uma vaga destinada a servidores efetivos da UFRN portadores de diploma ou certidão de graduação ou concluintes, conforme descrito anteriormente. Não havendo candidatos da instituição, tal vaga será disponibilizada aos demais.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de janeiro de 2019 e devem ser realizadas por meio do envio do formulário eletrônico disponível no site do PPGCB, neste link, na aba Processos Seletivos.

FORAGIDO, BATTISTI É PRESO NA BOLÍVIA

O foragido italiano, encontrado na noite deste sábado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, não opôs resistência à prisão. Mais cedo, o governo brasileiro anunciou que Battisti passaria pelo Brasil antes de ser extraditado para cumprir pena de prisão perpétua em seu país de origem, mas o premiê italiano, Giuseppe Conte, afirmou que o prisioneiro irá diretamente da Bolívia para a Itália 'nas próximas horas'. 
O italiano foi condenado em seu país pelo assassinato de quatro pessoas na década de 1970.

UPANEMA-RN: ACIDENTE DE MOTO FAZ VÍTIMA FATAL NA MADRUGADA DE HOJE

Acidente com vítima fatal foi registrado na madrugada deste domingo, 13 de janeiro de 2019, na cidade de Upanema, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
Segundo informações, um adolescente identificado como João Leonardo de Souza Junior, "Juninho", 17 anos de idade, que residia no Sítio Bom Lugar, na Zona Rural do município teria vindo deixar uma tia em casa e quando estava voltando para a Zona Rural perdeu o controle da moto em uma lombada, batendo violentamente contra um poste, tendo morte no local.

APODI-RN: PREVISÃO DO TEMPO PARA HOJE!!

Apodi hoje, apresenta-se com possibilidades de chuvas, 80% de chances de chover nesse domingo (13).

O CEGO DE CAICÓ QUE DESCOBRIU A XELITA E O URÂNIO NO RIO GRANDE DO NORTE

Eis uma daquelas histórias dignas de um roteiro de filmes inspiradores (daqueles que o começo se inicia com “baseado em fatos reais”). Trata-se da história de Joel Celso Dantas, que foi o descobridor da xelita (também escrita Schelita) e do urânio no Nordeste. A história da sua vida é um comovente exemplo do quanto pode a obstinação de um nordestino, por descobrir e provar a ocorrência das incalculáveis riquezas e jazidas de minérios escondidos no subsolo de sua terra. Alguém já bem o disse que devemos ler biografias de grandes homens.É uma interessante síntese biográfica de uma grande homem desconhecido.Nordestino, potiguar, caicoense!.
A Revista Manchete contou a história de Joel Dantas em 1957 quando ele estava no Rio de Janeiro, na Casa de Saúde Santa Maria, nas Laranjeiras, tentando recuperar sua visão.


Acompanhemos.
Ele nasceu em Caicó, aos 7 anos ficou cego por causa de uma queratite (opacificação da córnea). Foi ao Recife se tratar, mas voltou desiludido: ficara uma pequena réstia de visão embaçada, para a qual de nada adiantaria o uso de óculos.
Fez questão, porém, de continuar frequentando a escola, mesmo como ouvinte, apenas. Pedia aos colegas e amigos que lessem livros para ele. ”comecei a gostar de livros de ciência”, contou a revista. E passou a interessar-se pela Física. Pensou na sua própria cegueira e dedicou-se ao estudo das lentes.10 anos depois, conseguiu fazer uma combinação de lentes que lhe restituiu um pouquinho de visão.”senti um contatamento enorme, quando vi uma letra novamente”.
Habituou-se, desde então, a uma leitura penosa. Das várias lentes combinadas, chegou a perfeição de um aparelho chamado “conta-fios”, através do qual lia letra por letra, mas lia. Assim, penosamente, já havia conseguido devorar centenas de livros. Soletrava. Se era interrompido no meio da palavra, tinha de recomeçá-la para pegar-lhe novamente o sentido. Tinha uma ortografia própria, pois a cegueira o atingiu numa idade em que ele não tinha aprendido a escrever.
Sua mãe gostava de colecionar pedras bonitas em casa. Quando saía, levado por ela, para fazer passeios pelo sertão, apanhava seixos nas estradas e trazia-os para apalpá-los e estudá-los. Casou-se aos 19 anos, em 1935, leu o primeiro volume de mineralogia.

Joel Dantas
Fonte: Revista Manchete, 1957.
Como descobriu a primeira xelita
Passou a analisar aquelas pedras, no fundo do seu quintal, ajudado pela mulher. Ganhava, então, 200 mil réis por mês, dos quais ainda tirava uma parte para construir forjas rústicas.Nas análises, encontrava ouro, ferro, titânio. "Eu não sabia que a Natureza não poderia ter sido tão madrasta com o Nordeste, ao dar-lhe apenas seca, falta de chuvas, misérias, privações.Aquelas pedras tão abundantes devia ter algum valor", disse Joel.
E tinham. Através delas, Joel Dantas chegou a certeza da existência de maiores possibilidades minerais: aquelas rochas matrizes, pelas suas características, deviam possuir maiores quantidades de minérios.Toda aquela região inóspita era um imenso lençol de riqueza subterrânea.
Em 15/10/1941, mesmo lutando contra a cegueira, Joel Dantas conseguiu descobrir, na fazenda Riacho de Fora, a primeira xelita: uma pedra desconhecida, muito pesada, diferente de todas as outras. “Não vale nada”, disseram-lhe. Na Paraíba, um comerciante ofereceu 50 centavos pelo quilo. Joel indignou-se: “imagina: 50 centavos por um quilo de tungtênio, o minério que vai revolucionar o mundo”.

A primeira fase da batalha
Havia em Natal um padre sábio, o padre Monte (Cônego Nivaldo Monte, 1918-2006, arcebispo de Natal entre 1967 e 1988) que acreditou nele. Apesar desse depoimento autorizado, ninguém acreditava naquela história. Joel Dantas saiu pelo interior a fazer propaganda de sua descoberta, para ver se os fazendeiros se interessavam por ela. Descobriu nada menos de uma tonelada e meia do minério, nos mais diferentes pontos da região.
O Ministério da Agricultura, no Rio de Janeiro, terminou finalmente confirmando o seu laudo: aquelas pedras eram realmente xelita. Estava ganha a primeira batalha. Faltava o resto: a batalha pela exploração. Mas, esta seria bem mais fácil, pois, não faltariam logo os proprietários de terra que se interessariam por ganha dinheiro.
Isto se verificou, realmente, com dezenas deles, inclusive o famoso desembargador aposentado Tomás Salustino, que já estava ganhando centenas de milhões de cruzeiros com a sua mina Brejuí. A primeira pedra do desembargador foi levada a Joel Dantas, por intermédio do governador do Rio Grande do Norte a época, Dinarte Mariz. Ninguém acreditava nela, pois, tinha forma de areia. Mas, Joel disse que se tratava de xelita de boa qualidade. O desembargador se convenceu e tratou de explorar sua mina, transformado-se numa das maiores fortunas do país.
Constatou a presença de urânio de alto teor, numa extensão de 10 km no litoral nordestino, por intermédio de um aparelho Geiger, que o almirante Álvaro Alberto lhe mandou de presente.
Enquanto isso, o cientista continuava cego e passando privações. Já havia localizado centenas de minas de berilo, columbita, tantalita, abrigonita, granada, bismuto, estanho, florita e outros. Diariamente, chegavam-lhe as mãos, na sua casa em Natal, dezenas de pedras para análises, vindas de todos os Estados do Nordeste. Ele as analisava e classificava criteriosamente.

Em 1957, aos 38 anos, Joel Dantas já havia feito mais de 20 mil anotações de análises, demonstrando a existência de reservas incomensuráveis de minérios, em toda a região nordestina. Mas, pelo seu trabalho, muitos dos que o procuravam e que depois ficaram milionários à custa dos seus laudos, nem se lembravam de pagar Cr$ 100 ou Cr$ 200. Por isto, Joel Dantas continuava pobre, ele que tinha dado riqueza a tanta gente! (MANCHETE, 1957, p.37-39).

“Eu vi”
Em 1957 Joel Dantas se submeteu a um transplante de córneas. “Eu vi”, disse Joel Dantas, ao sair da sala de cirurgia.Contava 38 anos, dos quais 30 como cego.A cirurgia foi feita pelo Dr. Abreu Fialho.
Chegou ao Rio de Janeiro depois de uma campanha feita por um jornalista (a revista não cita) e o médico Xavier Fernandes, diretor da Divisão de Organização Hospitalar do Ministério da Saúde, tendo que se submeter a um intenso tratamento pré-operatório, pois, estava pensando 45 kg e queimado dos pés a cabeça pelas emanações radioativas das amostras de minérios que ia descobrindo e pesquisando.

“Eu vi”. Joel Dantas guardou a confissão para fazê-la em primeiro lugar a sua mulher e ao jornalista que o ajudou (a revista manchete não cita o nome de ambos).
- Viu o quê?
- Vi um clarão imenso, logo seguido pela formação nítida de certas imagens. Vi o bisturi na mão do Dr. Fialho, antes mesmo de que ele me enxertasse a outra córnea. Foi indescritível a sensação de ver pela primeira vez ( destaque nosso pela tomada de emoção com o referido relato ao escrever o mesmo). No entanto, a confirmação do sucesso do transplante só poderia ser confirmado uma semana depois, até lá Joel Dantas deveria ficar com vendas nos olhos a fim de assegurar a cicatrização mais rápida. (MANCHETE, 1957,p.27). Joel Dantas foi o descobridor do petróleo em Macau em 1950 (MANCHETE, 1974, p.24). Os detalhes dessa descoberta é assunto para outra postagem.
Joel Celso Dantas 

Joel Dantas antes da cirurgia
Joel Dantas sendo operado
Joel Celso Dantas foi o cientista, potiguar, cego, que estudou Física e Química, através de um sistema de lentes combinadas que ele mesmo inventou e por meio das quais lia penosamente, letra por letra. Foi assim que devorou de zenas de tratados de mineralogia e geologia, chegando a conclusão de que no Rio Grande do Norte e o estados vizinhos do Nordeste possuíam um imenso lençol subterrâneo de minérios.

Fonte: Revista Manchete, 1957, 1974. 

Via: Crônicas taipuenses

12º dia de ataques no CE: Criminosos usam explosivo em ponte e incendeiam carros

Trecho da BR-116 na Grande Fortaleza onde explosivos foram detonados durante a madrugada deste domingo, 13 — Foto: Rafaela Duarte/G1
Membros de facções criminosas voltaram a cometer ataques no Ceará na madrugada deste domingo (13).

Uma ponte na BR-116, que passa sobre o Rio Choró, no município de Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi atacada com explosivos e o local foi interditado. Ainda não há informação sobre a dimensão do dano, segundo a PRF. No interior e na capital, veículos foram incendiados. Não há informações de feridos. Até a última atualização desta reportagem, ninguém havia sido preso por estes crimes.

Este já é o 12º dia desta onda de violência, que começou em 2 de janeiro após o governo anunciar medidas para tornar mais rigorosa a fiscalização nos presídios.

No sábado, eles derrubaram uma torre de transmissão de energia elétrica, após detonarem bombas, e explodiram uma concessionária de veículos.

Reação
Deputados estaduais aprovaram um pacote de medidas no sábado (12) com o objetivo de combater a onda de crimes. Uma dessas medidas é a a Lei da Recompensa, que paga em dinheiro quem denunciar autores de ataques (leia mais abaixo).

Também no sábado, a polícia apreendeu cinco toneladas de explosivos no Bairro Jangurussu, na periferia de Fortaleza.

A Força Nacional está no Ceará para auxiliar nas ações de combate ao crime.

Nos 12 dias de crimes foram 199 ações violentas em 44 municípios; 347 suspeitos foram presos, segundo a Secretaria da Segurança do Ceará.

O Ministério da Justiça confirmou também a transferência de 35 chefes de facção que ordenavam os ataques. Eles serão levados a presídios federais.

Explosivos em ponte

A ponte sobre o Rio Choró, na cidade de Chorozinho, foi interditada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada desde domingo, após explosivos serem detonados na parte inferior da estrutura.

Motoristas que trafegam entre as cidades de Fortaleza e Chorozinho devem alterar o trajeto e fazer a rota pela cidade de Horizonte.

Explosivos foram detonados na estrutura da ponte sobre o Rio Choró, na Grande Fortaleza. — Foto: Arquivo pessoal
Explosão causou tremor
Pessoas que moram próximo ao local, na entrada da cidade, relataram um “tremor” com o impacto da detonação.

“Estremeceu até a janela daqui de casa, parecia um tremor de terra. Foi um estrondo muito grande”, afirmou um morador da região, que não quer se identificar. A casa dele ficou com rachaduras nas paredes após a explosão. 

Veículo é incendiado em Umirim, no interior do Ceará, em ataque coordenado por facções criminosas. — Foto: Arquivo pessoal
 *G1 CE.

PAU DOS FERROS-RN: GTO PRENDE ASSALTANTE E RECUPERA MOTO TOMADA DE ASSALTO NO SÍTIO CONCEIÇÃO, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

Nas primeiras horas deste sábado (12), por voltas das 7h, no Sítio Conceição, dois homens armados abordaram um casal que passava pela estrada carroçável e tomaram celulares, relógio e uma moto Honda Bros de cor preta.
A Polícia Militar foi acionada e momentos depois conseguiu localizar a moto escondida em uma residência, no bairro Dom Bosco, e prender um dos assaltantes, identificado como JOSÉ AUGUSTO FERREIRA DA SILVA, 21 anos, que foi reconhecido pelas vítimas. A Polícia já tem o nome do segundo criminoso e realiza diligências para prendê-lo nas próximas horas.
Todos os objetos apreendidos serão devolvidos para as vítimas e o assaltante, após ser autuado em flagrante, será encaminhado para o presídio de Pau dos Ferros para ficar à disposição da justiça.
A população pode participar da segurança pública da sua cidade denunciando pessoas ou crimes anonimamente para o número 190.


*Cidadão 190

CEARÁ: Zoológico que abriga ursos siberianos no sertão cearense é reformado

Ursos siberiano ganham ambiente reformado e adaptado em pleno serão cearense — Foto: Santuário de Canindé/Divulgação
A área no Zoológico de Canindé que abriga os ursos siberianos Dimas e Kátia foi reformada para melhor abrigar os animais no sertão cearense. Desde 2018 o casal de ursos está no centro de uma disputa entre a paróquia da cidade e o Instituto Luísa Mell, que alega que a região não oferece condições de bem-estar aos animais devido ao calor. O Conselho Federal de Medicina Veterinária concluiu que eles têm "plenas condições" de ficarem em Canindé.

Neste sábado (12), o zoológico inaugurou um novo parque para os ursos. O local recebeu instalação de troncos, uma plataforma elevada e rochas. A reforma é uma das exigências do parecer emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em novembro de 2018.

A melhoria do espaço integra a primeira parte da reforma. A segunda etapa será a construção de um corredor de segurança no cambiamento, a área de confinamento em que os ursos descansam. Esta intervenção deve ser iniciada na próxima semana, conforme o zoológico. 

Kátia e Dimas ganham ambiente adaptado em Canindé — Foto: Santuário de Canindé/Divulgação
"Eles [os ursos] já fizeram o primeiro reconhecimento. Toda a equipe do zoológico, o veterinário, a bióloga... todos se mobilizaram para que os ursos conhecessem o novo espaço. Dimas e Kátia estavam há quatro dias no cambiamento, porque precisávamos abrir o muro, e hoje foi o primeiro contato dos dois com o novo ambiente", relatou o assessor do Santuário de Canindé, Jander Silva. 

*G1 CE.

MOSSORÓ-RN: TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA BOA VISTA

A Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio por disparos de arma de fogo na tarde deste sábado, 12 de Janeiro de 2019, na Rua Paulo de Albuquerque no bairro Boa Vista em Mossoró, na região Oeste Potiguar. De acordo com a polícia, um jovem identificado como Reidner Lucas da Silva Pontes, de 19 anos, estava fantasiado e brincando de urso, quando foi baleado por uma dupla que passou de moto atirando.
Ele foi atingindo com cerca de cinco tiros e foi socorrido por populares para à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte, e em seguida foi transferido numa ambulância do para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Ainda não há informações sobre a motivação do atentado e a identidade dos suspeitos que fugiram após a ação criminosa. Ainda de acordo com a polícia, Reidner Lucas tem passagem pelo sistema prisional por tráfico e posse ilegal de arma de fogo. 


*Passando na Hora.

DIA 17 TEM CULTO DE GRATIDÃO PELOS 49 ANOS DE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO EM APODI