domingo, 10 de fevereiro de 2019

TIBAU-RN:"DERAM SETE TIROS EM MIM", DIZ ADVOGADO COORDENADOR DO DETRAN EM MOSSORÓ VÍTIMA DE ASSALTO NA PRAIA

Assaltantes atiraram na cabeça do advogado mossoroense Abrão Dutra, na praia do Ceará, em Tibau. O tiro foi de raspão e o advogado não corre risco de morte. A vítima sobreviveu por um milagre, diz uma testemunha.
O próprio Abrão Dutra é que narrou os fatos. “Acabei de ser assalto aqui em Tibau, na praia do Ceará, próximo ao campo de futebol e derem 07 tiros em mim. Graças a Deus só pegou um de raspão no couro cabeludo”, diz Abrão.
“Nesse momento estou no hospital sendo atendido. Graças a Deus vou já pra casa. Eram 04 assaltantes. Todo arranhado e com a cabeça suturada”, complementa Abrão.
“Amigo foi num assalto. Eu estava dormindo numa rede com meu neto e acordei atordoado. Vi uma pessoa com uma camisa cobrindo a cabeça, não sabia que eram os três”, narra.
“Essa pessoa que eu vi estava desarmada, então partir para cima dela e depois aconteceu um alvoroço, chegou um outro assaltante e deu dois tiros em mim. A arma bateu catolé”, diz.
“Eu corri pra trás do carro e ele (assaltante) disparou mais 07 tiros contra mim é um tiro atingiu, de raspão, minha cabeça”, acrescenta. Em seguida, o advogado, que é o atual coordenado do DETRAN, foi levado para o hospital local.
Uma testemunha disse que o advogado escapou a morte por um milagre por duas vezes durante o ataque. Na primeira tentativa, a arma bateu catolé e na segunda a bala pegou de raspão na cabeça. Cortou o couro cabeludo, o deixando ensanguentado.
Abrão Dutra é muito conhecido em Mossoró e também em Natal. Em Mossoró é ex secretário de Esportes (gestão Francisco José da Silveira Junior) e é coordenador estadual do Detran. Também é ex candidato a deputado estadual.
Desespero e a presença de Deus
Entre várias outras pessoas que estavam na residência, estava o jornalista e publicitário Ricartte Berttson. Em suas redes sociais, ele narrou o desespero no momento do assalto, com muitos tiros, na casa da praia do Ceará em Tibau.
Berttson disse: "Vi a presença de Deus na minha vida, nas nossas vidas".
Segue o relato
"Um dia a noite de ontem vai ser apenas a recordação de uma noite terrível. Enquanto isso ela é um trauma, uma ferida aberta no peito. Ontem, como nunca na vida, vi a presença de Deus na minha vida, nas nossas vidas, durante uma festa de aniversário em Tibau, quando três delinquentes invadiram a casa da aniversariante e fizeram o terror.
É difícil imaginar que todos estejam bem agora, depois de sermos jogados no chão e prendermos as crianças nos quartos, como se uma porta fechada as protegesse da irresponsabilidade e da inconsequência de três adolescentes.
Vi os três marginais, duas vezes passando por mim, e, diante do que passei espero de verdade que Tibau volte a ser uma praia segura. Pagamos por isso como cidadãos e temos o direito de exigir respeito das autoridades.
O direito de ir e vir, livremente, está previsto na Constituição. Que País merda viramos! Sempre que me lembro de vir (porque ainda estou nessa merda, desculpe!) para Tibau, me lembro de aumentar mais o muro da minha casa, colocar segurança eletrônica e armada na porta, mas sinto, depois de ontem, que isso não será 100% eficaz, porque vivemos numa cultura visceral de insegurança, quase que prevista no diagnóstico que vc vai contar velhinho o que teve que fazer para conseguir está vivo.
Isso não é um País que respeita o seu povo! Nunca foi, mas nos damos conta quando quase morremos! Nos damos conta quando a sua filha está em um quarto diferente do seu tentando se proteger (com apenas 10 anos) e vc não consegue fazer absolutamente nada, e consegue, ouvir sete tiros, e pedir a Deus que esteja tudo bem!
Deus foi misericordioso e mostrou mais uma vez quanto ele nos ama. A ele e por ele vamos continuar na peleja aqui na terra. Não está nada fácil viver!"
Abrão Dutra emitiu uma nota de agradecimento.
Quero aqui, de público, agradecer a todos(as) as pessoas que se solidarizaram com o lamentável fato ocorrido comigo e minha família ontem. Primeiramente agradecer a Deus, nosso Senhor todo Poderoso, pois se não fosse a vontade dele, não estaria aqui nesse momento. Já fiz o BO na Delegacia de Polícia e espero das instituições, do qual acredito plenamente que a Justiça será feita e os agressores serão identificados. Como Advogado acredito que as autoridades competentes irão tomar as devidas providências. Deixo aqui o meu agradecimento e digo aos meus amigos e irmãos que estou bem fisicamente e quanto a parte psicológica essa o tempo há de tratar. Muito obrigado a todos, não tenho palavras para externar minha gratidão por aqueles que oraram por mim. Fiquem com Deus. 

*Texto MH/Passando na Hora.

APODI-RN Mulher recebe parecer favorável do MP para inserir nome indígena em registro

Lúcia Maria Tavares quer inserir nome indígena — Foto: Sinafro/UERN
Descendente indígena, Lúcia Maria Tavares, de 58 anos, ganhou parecer favorável do Ministério Público do Rio Grande do Norte para inserir o sobrenome da sua aldeia, natural de Apodi, na região Oeste, no seu registro. O parecer aconteceu na quarta-feira passada (6). Ela espera a Justiça autorizar a mudança para passar a se chamar Lúcia Paiacu Tabajara. Ainda não há prazo, no entanto, para o julgamento.
Lúcia briga pela mudança do seu nome desde o ano passado, quando deu abertura ao processo e se baseou numa resolução conjunta de 2012 do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público. Ela acredita que será a primeira a conseguir essa mudança para o nome da etnia indígena no Rio Grande do Norte.
Descendente das tribos Tapuia Paiacu, do Rio Grande do Norte, e Tabajara, de Pernambuco, ela diz que a intenção da mudança do nome tem relação com uma questão de orgulho quanto às origens. "Minha vontade pela mudança é pelo silêncio que sempre houve, pela história e pela injustiça com qual a tribo paiacu sempre foi tratada aqui, com referências ruins", conta.
Ela explica que os próprios antepassados tiveram receio de se admitirem como indígenas, mas cita que tradições culturais da tribo sempre estiveram presentes. "Após a morte de nossa líder em 1825, houve um medo das gerações seguintes se declararem como paiacus, com medo da violência que isso poderia causar", explica.
Em busca de resgatar a origem da tribo, Lúcia criou em 2013 o Museu do Índio Luiza Cantofa, em homenagem exatamente à líder indígena dos paiacus morta em 1825. Lá, ela diz reunir peças antigas encontradas na região de Apodi, além de contar um pouco a história da tribo. "Tenho um orgulho muito grande da tribo. É um povo muito sofrido, mas muito forte e resistente. E que lutou muito por essas terras", conta.
Lúcia cita sempre ter tido interesse e zelado pela história da tribo, o que se aprofundou nos últimos anos com a criação do museu. Em meio a esse processo de resgate histórico, ela evita dizer que comunidade tapuia está extinta. "Nós ainda resistimos. Temos que parar de dizer que isso aqui é um cemitério de índio", diz.


*G1 RN

LOJA RIVANI VARIEDADES: 7º MEGA FEIRÃO


MOSSORÓ-RN: JOVEM É PRESO PELA GUARDA MUNICIPAL COM 26 TROUXINHAS DE MACONHA NO CENTRO DA CIDADE

A equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Civil Municipal, prendeu em flagrante delito na manhã deste domingo, 10 de Fevereiro de 2019, um suspeito de posse de droga na área Central de Mossoró.
Segundo o GCM Paulo Roberto, a equipe realizava patrulhamento na região conhecida como “Trapicho”, local esse onde se concentram bastante usuários de drogas, quando visualizou um indivíduo em atitude suspeita e resolveu realizar uma abordagem.
O suspeito tentou fugir da guarnição, mas ele foi alcançado e abordado na Avenida Presidente Dutra, em frente ao Arte da Terra. Na revista pessoal, os agentes encontraram 26 trouxinhas de maconha.
José Lucas Soares, de 18 anos, que já havia sido apreendido por roubo quando era menor, foi conduzido para à Delegacia de Plantão para os procedimentos cabíveis. Ele foi autuado por tráfico de drogas (artigo 33), e será levado ainda hoje para a Cadeia Pública, onde ficará a disposição da justiça.

*Passando na Hora.

RODOLFO FERNANDES-RN: CARRO FOI INCENDIADO NA CIDADE NA NOITE DE SÁBADO

Um carro que iria ser colocado em um bingo na cidade de Rodolfo Fernandes, no Alto Oeste Potiguar foi incendiado em um ato criminoso.
O veículo foi parcialmente queimado. O fato só foi percebido nas primeiras horas deste domingo, dia 10 de Fevereiro. 

Um fato curioso é, que o incêndio aconteceu no Terminal Rodoviário da cidade, que é vizinho a Delegacia de Polícia.

*Por Márcio Melo.

BRUMADINHO-MG: COM AJUDA DE CÃES FAREJADORES, BOMBEIROS CONTINUAM TRABALHANDO NAS BUSCAS POR DESAPARECIDOS

Com a ajuda de 19 cães farejadores, os trabalhos de buscas por vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), entraram no 17° dia neste domingo (10). Até o momento, 157 mortes foram confirmadas e 165 pessoas seguem desaparecidas.
Onze aeronaves são usadas, além de 35 máquinas. Os trabalhos começaram às 8h. Segundo o Corpo de Bombeiros, o efetivo neste domingo soma 352 militares, sendo 150 de Minas Gerais, 129 de outros estados, 64 da Força Nacional e 09 voluntários.
Segundo os bombeiros, os trabalhos se concentram na usina ITM, na área administrativa – refeitório, casa e estacionamento –, na área da ferrovia, em áreas de acúmulo de rejeito. São 35 equipes em campo.
O tenente-coronel Eduardo Ângelo, do Corpo de Bombeiros, afirmou neste sábado (9) que a área de buscas foi dividida em quase 200 micropontos. “Um detalhe que é importante a gente salientar é que a gente iniciou a partir de hoje, desde já, o trabalho dentro das quadrículas, que são micropontos dentro do campo, aonde a gente vai começar a atuar e fazer varredura de toda a área. A nossa expectativa é que, dentro em breve, a gente consiga varrer toda área à medida que a gente for encerrando as quadriculas”, explicou. 

*Informações: G1.

TENENTE ANANIAS-RN: PARABÉNS PELOS 57 ANOS!!!

Nesse10 de fevereiro o município de Tenente Ananias completa 57 anos de Emancipação Política.
O Blog parabeniza a todo o povo de Tenente Ananias!

Governo reformula comissões para 4 concursos públicos no RN

Governo do RN / Foto | Reprodução
VNT - A Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Norte publicou a reformulação de quatro comissões de concursos públicos para preenchimento de vagas para praças na Polícia Militar, Polícia Civil, Fundase, além de cargos de pilotos de aeronaves. As portarias foram divulgadas na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (9).

"Estamos dando prosseguimento a esses processos em obediência a decisões judiciais que determinaram os concursos. A comissão é quem vai definir a banca, as regras e os prazos", explicou ao G1 a secretária Virgínia Ferreira.

Todas as comissões são presididas por um mesmo servidor da pasta. Além dos membros da própria Searh, foram nomeados, pela portaria 10/2018, quatro delegados que vão compor a comissão do concurso para reposição de vagas delegado, agente e escrivão da Polícia Civil.

A Associação de Delegados da Polícia Civil (Adepol) comemorou o fato e disse que vai continuar "diligente para garantir celeridade desse processo".

A comissão da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte (Fundase, antiga Fundac) também foi formada com servidores do órgão, através da portaria 12/2018. Existe determinação da Justiça para que servidores temporários sejam substituídos por concursados.

O único concurso que já teve número de vagas definido na portaria da formação da comissão especial é para o cargo de piloto de aeronaves, que será vinculado ao Gabinete Civil do Governo. São três oportunidades, segundo a portadia 13/2018.

A última seleção que teve comissão especial reformulada foi a 14/2018, "para reposição de vagas de praças decorrentes de inatividade, falecimento, exonerações, exclusão a bem da disciplina ou outra forma de vacância para atender à necessidade e interesse público da Polícia Militar". Em 2018, o governo realizou concurso para mil vagas de praças no estado.

IPANGUAÇU/ALTO DO RODRIGUES-RN: ACIDENTE DE MOTO COM VÍTIMA FATAL

Na madrugada deste domingo, 10 de fevereiro de 2019, aconteceu um acidente com vítima fatal na RN 118, mais precisamente entre Ipanguaçu a cidade de Alto do Rodrigues.
Segundo informações, três indivíduos vinham numa Bros, Pop e outro numa biz, sendo conduzida de forma irregular (tipo empurrada).
A vítima vinha logo atrás em alta velocidade, vindo a colidir na parte de trás da Bros, onde o condutor sem capacete, perdeu o controle da moto, vindo a cair e ter afundamento craniano. A vítima conhecido identificada como sendo Talis Soares, natural de Ipanguaçu, no momento do acidente, Talis seguia sentido a Alto do Rodrigues, onde residia.


*Fonte: Focoelho 

MOSSORÓ-RN: HOMEM É ENCONTRADO MORTO NAS ÁGUAS DO RIO MOSSORÓ

Um corpo de um homem foi encontrado por pescadores na manhã deste sábado, 09 de Fevereiro de 2019, boiando nas águas do Rio Mossoró, no final da Rua Marechal Deodoro, no bairro Barrocas.
Os policiais do Ronda Cidadã do 2º BPM, foram acionados e estiveram no local fazendo o isolamento e colhendo detalhes sobre o caso. Ainda não há informações oficiais sobre causa da morte da vítima, que foi identificada como Aluízio Medeiros, de 50 anos, morador do bairro Paredões.
A equipe do ITEP realizou os procedimentos no local e removeu o corpo para ser necropsiado na sede do órgão, e segundo a perícia criminal, não foi possível visualizar sinais de violência no cadáver.


*Passando na Hora.

APODI-RN: TATUADOR FOI PRESO COM ARMA DE FOGO NO DISTRITO DE SOLEDADE

Por volta das 23 horas da última sexta-feira(08), policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO) da cidade de Apodi, prenderam um delito portando uma arma de fogo calibre 38 no distrito de Soledade.
JOSÉ HOLANDA DA COSTA conhecido como "Adriano Tatuador", estava portando 01 revólver calibre 38 com 06 munições, sendo, 01 deflagrada e 05 intactas. Os Policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO) da cidade de Apodi, comandados pelo Major Maximiliano Fernandes, fizeram a prisão do mesmo por volta das 23 horas no distrito de Soledade.

Após a prisão do mesmo e a apreensão da arma de fogo, os militares conduziram a ocorrência para a Delegacia de Policia Civil de Plantão em Mossoró, onde foi realizado os procedimentos de flagrante delito na forma da lei, em desfavor do mesmo por porte ilegal de arma de fogo, ficando o autuado à disposição da justiça.

*Informação: Apo News.

ELA É CADEIRANTE E ESTÁ PRECISANDO DE DOAÇÃO DE SANGUE. VAMOS AJUDAR A PEQUENA VITÓRIA

Chirley Vitória das chagas 12 anos, está internada no Hospital Regional Tarcísio Maia, precisando de sangue para fazer uma cirurgia nas pernas. Ela é cadeirante, está na Pediatria, no leito 01, as doações podem ser feiras até terça feira. Vamos ajudar a pequena Vivi!

Presidente Bolsonaro concede indulto a presos com doença grave

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) decidiu para conceder indulto (perdão de pena) para presos com doenças graves e doentes terminais. O decreto, que está sendo chamado no governo de “indulto humanitário”, proíbe indulto a condenados por corrupção, crimes hediondos e de tortura, organização criminosa, entre outros.
O decreto foi assinado por Bolsonaro na sexta, 8, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde o dia 28 de janeiro em razão de uma cirurgia para retirar a bolsa de colostomia e religar o intestino. O texto deve sr publicado na edição de segunda-feira, 11, no Diário Oficial da União.
Segundo o decreto, o objetivo do indulto é perdoar e retirar do sistema prisional aqueles detentos que, por motivos posteriores à condenação, “adquiriram deformidade ou doença grave incurável, de modo que o sofrimento impingido pela moléstia seja imensamente maior àquele provado pela privação de liberdade”.
A publicação do decreto com possibilidade de perdão da pena a esses detentos é uma resposta do novo governo ao imbróglio causado pelo último indulto assinado pelo então presidente Michel Temer (MDB) no final de 2017. À época, o texto assinado por Temer previa que presos com um quinto da pena já cumprida e condenados por crimes sem violência ou grave ameaça poderiam receber o benefício e obter liberdade. O caso foi para do Supremo Tribunal Federal (STF).
O indulto é geralmente concedido todos os anos, em período próximo ao Natal. Segundo a Constituição, é atribuição exclusiva do presidente da República. Depois de eleito, em novembro do ano passado, Bolsonaro afirmou que não concederia indulto a presos em seu governo.
A proposta do governo Bolsonaro é menos abrangente que a de Temer e visa apenas os detentos acometidos de doenças ou problemas graves de saúde. O documento que está na Casa Civil prevê a concessão do indulto para detentos com paraplegia, tetraplegia, cegueira ou com doenças grave permanente que imponha limitações de atividade e que exija cuidados que não possam ser prestados dentro do sistema prisional. Também poderão solicitar a inclusão no indulto os presos com câncer e aids em estágio terminal. Em todos os casos, há a necessidade de um laudo médico oficial ou assinado por médico designado pelo juízo
Os detentos que se enquadrarem nesses requisitos por meio de seus parentes, advogados ou mesmo de ofício (com pedido feito por eles mesmos) poderão dar início ao processo de concessão do indulto. O texto detalha que após a solicitação, o benefício será concedido pelo juiz do processo que resultou na condenação após ouvir o Ministério Público e a defesa do condenado.

*Estadão Conteúdo.

LOJA RIVI VARIEDADES - 7º MEGA FEIRÃO


TATUADOR MOSSOROENSE QUE MATOU ADOLESCENTE E SE VANGLORIOU NO FACEBOKK É PRESO NO CE

O tatuador Tallis Brito foi preso na última sexta-feira, 8, em Fortaleza e ficou preso para responder pelo homicídio graças a parceria entre os policiais do Estado do Ceará e do Estado do Rio Grande do Norte no compartilhamento de informações.
Está preso no Ceará o tatuador que matou adolescente de 15 anos em Mossoró e depois se vangloriou nas redes sociais de seu feito.
O tatuador Tallis Tanilis de Oliveira Brito, de 28 anos, foi preso no final da tarde desta sexta-feira, 8, na cidade de Fortaleza (CE).
Tallis estava sendo procurado pela Justiça do Rio Grande do Norte por ter matado Marcos Vinícius de Lima Soares, de 15 anos.
Este assassinato aconteceu no dia 8 de fevereiro de 2014 na Rua Alexandre Gomes, no bairro Aeroporto II, zona oeste de Mossoró.
No dia seguinte ao crime, o criminoso escreveu em sua conta no Face book o motivo pelo qual tirou a vida do adolescente com 2 tiros.
"nunca mecha com mulher d malandro vc pode acaba morrendo isso é aq na cadea ou em qualquer canto. detalhe nao foi so uma vez (sic)".
Em outra postagem, o suspeito acrescentou: "a boca só se cala quando o tiro acerta tata (sic)". O assassino se vangloriou do crime que fez.
O caso foi investigado pelo delegado José Cleiton Pinho, que na época estava na Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa de Mossoró-RN.
Sete dias após o crime, o criminoso Tallis Brito se apresentou ao delegado Cleiton Pinho e confessou o crime. Disse que matou por ciúmes.
Ao concluir o processo, o delegado pediu a prisão preventiva de Tallis Brito. O processo começou a correr na Justiça e Tallis Brito fugiu.
Diante da fuga do assassino do distrito da culpa, o juiz Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros, da 1°Vara Criminal, decretou a prisão preventiva.
Nesta sexta-feira, o delegado Maurício Júnior, titular da 30 DP de Fortaleza (CE), o prendeu por um crime de menor porte. Usava nome falso.
O delegado Maurício Junior, através da Juliana de Carvalho (delegada de Icapui), fez contato com o agente Wilson Filho, do Plantão, em Mossoró.
O agente Wilson Filho confirmou que Tallis Brito estava sendo procurado e está agilizando a papelada para transferir o criminoso para o RN. Em Fortaleza, Tallis Brito atuava como tatuador da facção criminosa que se intitula de Guardiões do Estado. Vai aguardar Júri Popular preso.


*MH/Passando na Hora.

Papa pede a fiéis que reconheçam seus pecados contra meio ambiente

O papa Francisco pediu aos fiéis, neste sábado (9), que tomem consciência de seus pecados contra o meio ambiente e manifestou sua surpresa de que raramente se fale disso na confissão.
“Quando administro o sacramento da reconciliação (a confissão), e também quando fazia isso antes, é incomum que alguém se acuse de violentar a natureza, a Terra, a Criação”, declarou o papa, ao receber especialistas em Teologia Moral.
“Ainda não temos consciência desse tipo de pecado”, lamentou ele, referindo-se ao “grito da terra, violada e ferida de mil maneiras por uma exploração egoísta”.
“A dimensão ecológica é um componente imprescritível da responsabilidade de cada pessoa e de cada nação”, insistiu o pontífice argentino que dedicou em 2015 a encíclica “Laudato si” à proteção do planeta. 


*Agence France-Presse.