quarta-feira, 17 de abril de 2019

CARAÚBAS-RN: ASSALTANTE MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

Um assaltante de 22 anos morreu no início da noite desta quarta-feira (17), em um confronto com a polícia depois de realizar diversos assaltos a veículos que passavam pela RN-117, entre Caraúbas e a Cidade de Olho D’água do Borges, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com informações da Polícia Militar, aproximadamente quatro assaltantes estavam realizando arrastões na RN-117, desde as 12h de hoje, policiais do Grupo Tático Operacional (GTO), de Caraúbas e Apodi iniciaram o trabalho de busca para prender os elementos e por volta das 17h50, encontraram o bando em uma estrada carroçável, destino Sítio Jordão, nas proximidades da subestação de energia elétrica.
Quando os assaltantes perceberam a presença da polícia começaram a atirar contra as guarnições do GTO, os policiais revidaram e no confronto, um dos integrantes do bando foi alvejado. De imediato a PM socorreu o baleado identificado como Lucas Soares Fernandes, de 22 anos, vulgo "Macaquinho" para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, no entanto, o assaltante não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
De acordo com a PM, "Macaquinho" tem passagem pela polícia por diversos assaltos. As guarnições de Caraúbas e Apodi continuam em diligências em busca dos outros três assaltantes.


*Informações: Icem Caraúbas.

Ex-presidente do Peru morre após dar tiro na cabeça ao ser preso

Alan Garcia, Perú. REUTERS/Guadalupe Pardo/File Photo - Guadalupe Pardo
O ex-presidente do Peru Alan García morreu hoje (17) durante cirurgia, depois de dar um tiro na cabeça ao receber ordem de prisão em sua casa, no bairro Miraflores, em Lima. Ele era acusado de corrupção em caso envolvendo a empresa brasileira Odebrecht. García foi levado com urgência ao Hospital Casimiro Ulloa, na capital peruana, mas não resistiu.
De acordo com informações médicas, o ex-presidente, 69 anos, teve três paradas cardíacas e foi reanimado. Ele deu entrada no hospital às 6h45, com perfurações de entrada e saída de bala no crânio.
O presidente do Peru, Martín Vizcarra, lamentou no Twitter a morte de Alan García. "Consternado com a morte do ex-presidente. Envio minhas condolências à família e pessoas queridas".


*VNT.

Delegacia de Homicídios de Mossoró esclarece mais um crime ocorrido na semana passada no Alto da Conceição

A Polícia Civil, através de trabalho investigativo da equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Mossoró - DHM, elucidou o homicídio ocorrido no ultimo dia 09 de abril, na rua Flávio de Oliveira , bairro Alto da Conceição, Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte.
Segundo o Delegado Rafael Arraes, titular da especializada, Antônio Gustavo Soares, foi morto por volta das 06h da manhã, na calçada de casa por Edson Daniel Dantas da Silva. O mesmo elemento que foi baleado numa troca de tiros com a Policia Militar no dia 11, após a prática de roubo.
Edson foi socorrido para o Hospital Tarcísio Maia, mas fugiu dio hospital dois dias depois. A DHM solicita a população informações sobre o paradeiro de Edson Daniel Dantas da Silva, através do disque denúncia 181.


*O Câmera.

EMPARN: POUCAS CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE NO RN

Per.: das 7:00hs de 16/04/2019 as 7:00hs de 17/04/2019
No. Postos Existentes: 173 No. Postos sem Contato: 79
No. de Postos com Chuva: 9 No. de Postos sem Chuva: 85

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR

Grossos 32,7
Areia Branca(Emater) 15,5
Serra Do Mel(Prefeitura) 1,5

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR

Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 13,0
Acari(Particular) 4,5
Guamare(Lagoa Doce) 3,3
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 0,6

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR

Parazinho(Emater - Ex-particular) 3,5

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Maxaranguape(Particular) 1,5

CAICÓ-RN: Acusados de planejar morte de radialista no RN são condenados a 14 anos de prisão

F. Gomes foi assassinado em 2010
Após ser adiado quatro vezes, enfim foi concluído na noite desta terça-feira (16) o júri popular unificado do ex-pastor evangélico Gilson Neudo Soares do Amaral e do comerciante Lailson Lopes, o ‘Gordo da Rodoviária – ambos acusados de planejar a morte do radialista Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes, assassinado a tiros em 18 de outubro de 2010 na cidade de Caicó, na região Seridó potiguar. Os réus foram condenados a 14 anos de prisão por homicídio duplamento qualificado.
Gilson Neudo Soares do Amaral, ex-pastor evangélico, e Lailson Lopes, o ‘Gordo da Rodoviária’ — Foto: Rosivan Amaral e Willacy Dantas
O julgamento aconteceu no Fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes, no bairro de Lagoa Nova, Zona Sul de Natal. Gilson, que já estava preso, segue no regime fechado dando cumprimento à pena. Já ao comerciante, foi concedido o direito de aguardar o recurso do julgamento em liberdade.

Ao todo, 14 testemunhas prestaram depoimento durante o júri. A acusação coube ao promotor Augusto Azevedo, que preferiu não comentar o caso.

O crime

Francisco Gomes de Medeiros tinha 46 anos e trabalhava na rádio Caicó AM. Ele foi assassinado na noite de 18 de outubro de 2010, deixando mulher e três filhos. ‘F. Gomes’, como era mais conhecido, foi atingido por três tiros de revólver na calçada de casa, na rua Professor Viana, no bairro Paraíba, lá mesmo em Caicó. Vizinhos ainda o socorreram ao hospital da cidade, mas o radialista não resistiu aos ferimentos.

ITAU-RN: Prefeito Ciro Bezerra propõe parceria com a UERN para combate às drogas no município

Prefeito e Reitor
O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pedro Fernandes, recebeu na manhã desta terça-feira (16) o prefeito do município de Itaú, Ciro Bezerra.

Na reunião, o prefeito entregou ofício ao reitor solicitando um Termo de Cooperação entre a UERN e o município com o objetivo de elaborar uma proposta de trabalho de cunho social e educativo, que envolva crianças e adolescentes de Itaú, como forma de combate às drogas.

“Vemos adolescentes e até mesmo crianças ingressarem no mundo das drogas cada vez mais cedo. Essa situação exige medidas socioeducativas urgentes, que aliadas às demais políticas públicas já desenvolvidas no município podem mudar essa realidade. Precisamos fortalecer o combate a essas mazelas sociais em crescimento no nosso município. Para isso se faz necessário a parceria entre as instituições que comungam do mesmo espírito, a fim de atacar e superar essa realidade, e a UERN é uma dessas instituições”, argumentou o prefeito, que é egresso do curso de Ciências Contábeis da UERN.

O reitor Pedro Fernandes apresentou algumas diretrizes dentro das possibilidades a serem oferecidas pela Universidade, como o incentivo à formação de uma cultura de empreendedorismo no município. “Hoje as cidades contam com uma população jovem muito grande e não têm como absorver essa demanda. Precisamos de políticas e ações que possam instigar esse jovem a criar e a produzir. Uma boa alternativa é o empreendedorismo, através do qual o jovem pode ter uma nova perspectiva de futuro”, afirmou o reitor.

Uma reunião será agendada entre a equipe de gestão da Prefeitura de Itaú e pró-reitorias, diretorias e setores da Universidade ligados à saúde, assistência social, inclusão, entre outros, com o objetivo de traçar um plano de trabalho para ser viabilizado através desta parceria.

Cicilia Maia, Zezineto Mendes, Pedro Fernandes, Ciro Bezerra e Fátima Raquel
Participaram da reunião a vice-reitora Fátima Raquel, com quem o prefeito já havia conversado sobre parcerias; o chefe de Gabinete da Reitoria, Zezineto Mendes; e a assessora técnica da Reitoria, Cicília Maia. 

*Por: Luziária Machado - UERN.