quinta-feira, 9 de maio de 2019

MOSSORÓ-RN: (062ª) Troca de tiros termina com um elemento morto e três baleados

Ocorrência registrada no final da manhã de hoje, 09 de maio, no bairro Costa e Silva em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo informações, um grupo de amigos bebia em um bar quando dois elementos chegaram numa motocicleta para acertar as contas com um deles e foram recebidos a bala.
Cosmo Rafael Pereira Sales de 22 anos de idade, foi socorrido por familiares, mas chegou morto no Tarcísio Maia.
Alan Felipe da Silva Maia, de 29 anos, José Ailson de Oliveira Júnior, 22, e Júlio César Pereira, de 34 anos, feridos o confronto, foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel e logo após, transferido para o Tarcísio Maia. A policia não tem informações quem seria o alvo dos criminosos e nem qual o envolvimento das vítimas com ilícito.
Um dos feridos, conhecido como Caveirinha levou um tiro no rosto e seu estado de saúde é considerado grave. A polícia ainda procura informações sobre a motivação para o atentado e quem são os envolvidos.


*Fonte: O Câmera.

MOSSORÓ-RN: DUPLA É PRESA PELA PM APÓS ASSALTO NO PLANALTO 13 DE MAIO E UM DELES É BALEADO

Após um assalto ocorrido por volta do meio dia de quarta feira, 8 de maio, na região do Planalto 13 de maio em Mossoró RN, onde dois assaltantes tomaram um Corsa Classic Branco de uma vítima, a Polícia Militar iniciou as diligências no sentido de localizar e prender os criminosos e recueprar o carro roubado.
A VTR Ronda Cidadã do 2º BPM composta pelo sargento Arimathéia, o ncabo Ocimar e o soldado Valcácer, recebeu uma informação de que os suspeitos estariam na região da Estrada do Óleo e seguiram para o local. De imediato os policiais se depararam com dois suspeitos tentando fugir a pé pelo matagal, levando algumas mochilas.
Logo atrás o veículo roubado foi visualizado escondido dentro do mato. A equipe saiu em perseguição, já que os meliantes não obedeceram a ordem de parada dada pela guarnição. Houve disparos contra a PM que revidou, e atingiu um dos assaltantes, conseguindo capturar também o segundo suspeito.
Francisco Sóstenes Raniele Pinto, foragido da justiça, foi baleado na coxa e conduzido pelos policiais para o Hospital Tarcísio Maia e seu comparsa, Edson Duarte da Silva, preso de justiça usando tornozeleira eletrônica, foi conduzido à delegacia de Furtos e Roubos, juntamente com o carro roubado.
De acordo com a PM, os criminosos após dispararem contra os policiais, jogaram as armas no mato. Apesar das buscas elas não foram encontradas. Edson Duarte após ser autuado em flagrante, foi encaminhado ao sistema prisional. Já Francisco Sóstenes que também foi autuado em flagrante permanece internado no HRTM e após receber alta, será também encaminhado ao sistema prisional.

*Texto/Fim da Linha/Passando na Hora.

NATAL-RN: GESTANTES TERÃO EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Gestantes atendidas pelo programa Cidadão-Bebê, da Legião da Boa Vontade (LBV), são tema da exposição fotográfica — Foto: LBV/Divulgação
Gestantes atendidas pelo programa Cidadão-Bebê, da Legião da Boa Vontade (LBV), são tema da exposição fotográfica 'Mãe é celebrar os laços de amor', que acontece neste final de semana no Praia Shopping, na Zona Sul de Natal. As fotografias podem ser apreciadas de sexta (10) a domingo (12). Na ocasião, também acontece uma campanha para a arrecadação de itens de higiene pessoal e fraldas de panos e descartáveis para os bebês.
A ideia inicial dos fotógrafos Joabson Galdino, Taty Xavier, Raniere Silva e Yuri Duarte era presentear, com um book digital fotográfico, as mães assistidas pela LBV que se encontram em situação de pobreza. Porém, o projeto acabou sendo ampliado com a exposição e a campanha.
Os itens doados irão compor o enxoval que será entregue às mulheres que integram o programa Cidadão-Bebê da LBV.
Serviço
Exposição fotográfica 'Mãe é celebrar os laços de amor'
De 10 a 12 de maio / Praia Shopping (Av. Engenheiro Roberto Freire, 8790 – Ponta Negra)
Sexta e sábado (10h às 22h) / domingo (15h às 21h). O Programa
No Cidadão-Bebê, a LBV acolhe a mãe para que ela tenha uma gestação saudável, vivenciando a experiência da maternidade de forma plena e segura, garantindo o desenvolvimento infantil por meio de ações socioassistenciais.
As mulheres participam de atividades que contribuem para o fortalecimento da família e para que tenham conhecimento desta nova fase da vida.
Todo o trabalho é acompanhado por uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicólogo e educador social. Além disso, a LBV conta com o apoio voluntário de especialistas que realizam apresentações e promovem debates sobre temas diversos, como: saúde, alimentação e direitos da mulher.
Ao final do programa, todas as mães recebem um enxoval completo para elas e para o bebê; e aquelas que não têm condição financeira estável recebem cestas de alimentos mensais enquanto participam das atividades.

*G1 RN.

Temer diz que irá se apresentar 'voluntariamente' à Justiça nesta quinta

Temer diz que irá se apresentar 'voluntariamente' à Justiça nesta quinta
O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse que irá se apresentar "voluntariamente" à Justiça nesta quinta-feira (9). A afirmação foi dada a jornalistas que o aguardavam na porta de sua casa, em Alto de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, na noite desta quarta, após o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) decidir pela revogação do habeas corpus do ex-presidente e de João Baptista Lima Filho (Coronel Lima), amigo dele.

"Em primeiro lugar, decisão da Justiça se cumpre. Segundo ponto, claro, eu a considero inteiramente equivocada sob o foco jurídico. Eu sempre sustentei que nessas questões todas não há prova. Para mim, foi uma surpresa desagradável, mas eu amanhã me apresento voluntariamente", disse. "Claro que com muita lamentação. É uma injustiça, não só injustiça, mas uma invericidade."

O ex-presidente acrescentou que irá recorrer da decisão. “Já falei com o advogado, ele apresentará um habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça. Ou seja, vou defender os meus direitos até o fim”, afirmou.

Temer é acusado de liderar uma organização criminosa que teria negociado R$ 1,8 bilhão em propina. Ele foi preso em 21 de março, durante a Operação Descontaminação, que teve como base a delação do dono da Engevix e investigações sobre obras da usina nuclear de Angra 3 (leia mais abaixo).

Com a decisão desta quarta, o alvará de soltura será recolhido, e a 7ª Vara Federal Criminal, que determinou inicialmente a prisão, será oficiada para expedir os mandados de prisão preventiva.

A pedido da defesa, o TRF-2 informou que recomendará à juíza Caroline Figueiredo – que substitui o juiz Marcelo Bretas em suas férias na 7ª Vara – que permita que os dois se apresentem em São Paulo, onde vivem, em locais a serem determinados. A juíza também decidirá os locais para onde os presos serão levados.


*VNT.

ASSU-RN: CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO QUEIMADO NA ZONA RURAL

Populares encontraram um corpo de um homem queimado, entre as comunidades de Linda Flor e Mutamba da Caeira, na zona rural da cidade de Assú. O encontro do cadáver se deu no início da manhã desta quinta-feira, 09 de Maio de 2019.
Populares acionaram a polícia militar, que encontra-se no local isolando a área e aguardando a equipe do Instituto Técnico Científico de Perícia - ITEP de Mossoró para fazer a remoção do corpo. Até o presente momento não há identificação do corpo, pois o rosto está desfigurado em razão do fogo em que foi colocado.


*Assú Notícia.

TRF-2 determina que Michel Temer e Coronel Lima voltem à prisão

TRF-2 determina que Michel Temer e Coronel Lima voltem à prisão
Por 2 votos a 1, a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) decidiu nesta quarta-feira (8) pela revogação do habeas corpus do ex-presidente Michel Temer e de João Baptista Lima Filho (Coronel Lima), sócio da Argeplan.

Em São Paulo, Temer disse que se apresentará "voluntariamente" à Justiça Federal, que teve uma "surpresa desagradável" e que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça.

Após a decisão, o alvará de soltura será recolhido e a 7ª Vara Federal Criminal, que determinou inicialmente a prisão, será oficiada para expedir os mandados de prisão preventiva.

A pedido da defesa, o TRF-2 informou que recomendará à juíza Caroline Figueiredo – que substitui o juiz Marcelo Bretas em suas férias na 7ª Vara – que permita que os dois se apresentem em São Paulo, onde vivem, em locais a serem determinados. A juíza também decidirá os locais para onde os presos serão levados.

Moreira e mais 4 em liberdade
Na mesma audiência, o ex-ministro e ex-governador do Rio Moreira Franco e os outros quatro acusados tiveram o habeas corpus mantido por unanimidade (veja quem são todos os réus abaixo). Os sete são acusados pela Lava Jato do Rio pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Os réus:
Michel Temer, ex-presidente - voltará a ser preso
Coronel Lima, amigo de Temer e controlador da Argeplan - voltará a ser preso
Moreira Franco, ex-ministro do governo Temer - habeas corpus mantido
Maria Rita Fratezi, arquiteta e mulher do Coronel Lima - habeas corpus mantido
Carlos Alberto Costa, sócio do Coronel Lima na Argeplan - habeas corpus mantido
Carlos Alberto Costa Filho, diretor da Argeplan - habeas corpus mantido
Vanderlei de Natale, sócio da Construbase - habeas corpus mantido.


*VNT.

CONVITE DE CANTORIA!!!

Alunos e servidores da UFRN e do IFRN protestam contra cortes no orçamento das instituições

Estudantes e servidores do IFRN e UFRN protestam contra cortes no orçamento das instituições — Foto: Rafael Barbosa/G1
Alunos e servidores de diferentes campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte protestam nesta quarta-feira (8) contra os cortes orçamentários anunciados pelo Governo Federal. O ato aconteceu em Natal, no cruzamento entre as avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, em frente ao Campus Central do Instituto.

Por volta das 17h os manifestantes saíram em caminhada pela Avenida Salgado Filho, no sentido Zona Sul. Com faixas e cartazes, eles entoam cantos e frases em defesa da educação e da ciência.

"A gente faz pesquisa de ponta em várias áreas, em várias linhas dentro da neurociência no Instituto do Cérebro e isso exige que a gente tenha financiamento, se a gente não tem vai acabar havendo uma saída de cientistas do país. Teve um movimento de retorno, da repatriação de cientistas em 2008 e 2009, onde muitas pessoas que saíram do país querendo ter melhores condições de trabalho, voltaram para o Brasil querendo construir uma ciência de primeiro mundo aqui. Mas agora vai ficar inviável porque a gente não tem como sustentar um laboratório, uma pesquisa se a gente não tem financiamento pra isso. E se a gente não tem como fazer pesquisa a educação vai ficar altamente comprometida", disse Geissy Araújo, pós-doutoranda em neurociências do Instituto do Cérebro.

Juntas, UFRN, IFRN e Ufersa tiveram cortes anunciados de R$ 101 milhões no orçamento. Em entrevista ao G1, a reitora da UFRN, Ângela Paiva, afirmou que com o corte no orçamento a instituição deverá demitir 1.545 servidores terceirizados e suspender parcial ou totalmente suas atividades ainda em setembro deste ano.

O IFRN também terá dificuldade de manter a estrutura dos campi. De acordo com o professor Márcio Azevedo, pró-reitor de Pesquisa e Inovação que está respondendo pela instituição, diz que uma das áreas afetadas é a manutenção das unidades.


Além disso, ainda segundo o docente, o Instituto Federal terá dificuldade de comprar insumos e garantir a manutenção dos laboratórios. Bolsas de pesquisa e extensão também devem ser cortadas, por falta de dinheiro. “E essas bolsas são muito importantes, porque os estudantes praticam nesses projetos de extensão o que aprendem em sala de aula”, acrescenta Azevedo.

O professor afirma que as aulas de campo também serão comprometidas, porque o IFRN não terá como arcar com as diárias de motoristas e com o combustível do transporte. “Aulas que são muito importantes para os cursos de Geologia e Controle Ambiental, por exemplo”, diz.

Márcio Azevedo responde pela administração do Instituto Federal no Rio Grande do Norte interinamente, pois o reitor, Wyllys Farkatt, está em Brasília. Segundo Azevedo, Farkatt tem reuniões marcadas com a bancada federal potiguar e com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Os encontros, em que os representantes de cada estado também vai tentar acesso aos secretários do Ministério da Educação, visam a tentar solucionar a questão da diminuição da verba.

O professor Márcio Azevedo explica que, como o corte é referente a todo o orçamento, contudo incidirá sobre o segundo semestre, acaba tendo um maior impacto. “No fim das contas, é como se fosse mais de 30%, porque recairá sobre o dinheiro disponível para o segundo semestre, a parte do orçamento que não foi gasta”.


*VNT.

ASSU-RN: Aluno cai dentro de buraco após fossa se abrir no colégio JK

Um aluno da Escola Estadual Juscelino Kubitschek caiu dentro de uma fossa após buraco se abrir. O registro aconteceu na tarde de quarta-feira, 08 de maio de 2019, na parte interna da escola.
Segundo relatos, apontam que o aluno passava nas imediações quando o buraco se abriu. Ele caiu dentro. Alguns outros alunos perceberam e juntamente com um professor ajudaram o menino por nome de Iguinho a sair do buraco.
Iguinho que reside do bairro Vertentes, aparentemente não teve nenhuma lesão nem ferimentos, apenas o susto, o jovem literalmente escapou fedendo.

*Focoelho.

Fábio Faria esquece o Rio Grande do Norte

O deputado federal Fábio Faria (PSD) só vem mesmo ao Estado que o elegeu, praticamente de dois em dois anos, nos períodos eleitorais. Fora essas datas, raramente o deputado está aqui. A nova residência dele é em São Paulo.
Deveria se candidatar por lá com o apoio do sogro famoso, Sílvio Santos.


*O Xerife.