terça-feira, 4 de junho de 2019

2° ARRAIÁ DO GASPEC SERÁ NO DIA 7 DE JUNHO!

O GASPEC, é uma instituição que presta relevantes serviços ao povo de Apodi. É um trabalho voluntário de várias pessoas, que abraçam essa causa. Que ajuda aos pacientes oncológicos de nossa cidade. 
O GASPEC tem a satisfação de realizar a 2ª edição do seu Arraiá e por isso quer ter a honra de contar com a participação de todas as pessoas que gostam do trabalho! Participe você também! Colabore! Divulgue! Compartilhe! 
 

Duas pessoas são detidas por desmatarem área de proteção ambiental na praia de Pipa, RN

Cipam flarou homem colocando fogo em zona de proteção ambiental em Pipa — Foto: Divulgação
Um homem e uma mulher foram detidos por desmatarem uma zona de proteção ambiental na Praia de Pipa, no litoral Sul potiguar. O fato aconteceu no domingo (2), quando a Companhia Independente de Proteção Ambiental da Polícia Militar (Cipam) flagrou os dois durante a ação do crime.

A mulher foi encontrada com uma motosserra, facões e machados, além de uma grande quantidade de madeira de vegetação nativa dentro do carro. O homem estava com fósforos, toalhas e querosene. Ele foi encontrado colocando fogo no local.

Os objetivos com o desmatamento na região eram diferentes, segundo a Cipam. A madeira recolhida pela mulher, segundo ela admitiu, seria usada para um forno a lenha, enquanto o homem buscava limpar uma área na mata.

"Acredito que tinham objetivos diferentes, até pelo modus operandi. A que fez o recolhimento do material, das árvores cortadas, ela mesmo relatou que o material ia ser utilizado para queima, combustão em algum empreendimento. E o outro foi para a limpeza da área com intenção de cercar posteriormente", explicou o major Alexandro de Oliveira Soares, comandante da Cipam.

Os dois detidos foram liberados após assinarem o termo circunstanciado de ocorrência, mas podem responder por crimes ambientais. Para quem corta árvores em áreas protegidas sem autorização, a pena vai de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para quem provoca incêndios, a reclusão pode chegar até quatro anos, além da multa.

Utilização de drone tem ajudado a encontrar os focos de desmatamento — Foto: Divulgação
Desde outubro de 2018, a Cipam tem registrado tentativas de desmatamentos em Pipa e notificado o Ministério Público, segundo o comandante Alexandro de Oliveira Soares. Até por isso, a PM tem intensificado a fiscalização no local. "Nós mapeamos os locais através dos sistemas de GPS. Possuímos um drone, que consegue em longo alcance uma área bem maior para identificar todos esses crimes. E por terra vão as viaturas com os policiais para fazer todos os procedimentos assim que o local é encontrado", destaca.

*VNT.

APODI-RN: A FESTA DO PADROEIRO DA CIDADE VAI COMEÇAR!

Amados irmãos e irmãs,
A festa de São João Batista 2019 traz como tema: Sob o olhar de São João Batista somos uma igreja em missão; e nos leva a refletir sobre a nossa missão como cristãos presbíteros, diáconos, consagrados/consagradas, leigos/leigas que contribuem para o surgimento e permanência de uma igreja missionária.
Com isso, o Documento de Aparecida (2007) convida toda a Igreja a orientar-se, com decisão e urgência, para a missão. Seus bens, estruturas, recursos, pessoas e pastorais devem estar voltados para a missão. É uma tarefa gigantesca e apaixonante. Todo povo de Deus é chamado a ser discípulo missionário de Jesus Cristo, cada um no serviço específico que escolheu ou que lhe foi confiado.
Que assim, possamos nos espelhar em nosso padroeiro, São João Batista, que não fracassou em sua missão. Conforme a profecia em Malaquias 4.5, Deus enviaria o profeta Elias, antes que viesse “o grande e terríveldia do Senhor”, para converter o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos seus pais. Ele viria anunciando o reino de Deus e o Messias, para que o Senhor não ferisse a terra com maldição (Malaquias 4.6).
Portanto, João Batista cumpriu a sua missão. Anunciou a chegada de Jesus Cristo e converteu, ao arrependimento, os corações de multidões, que iam se batizar no rio Jordão e que depois seguiam a Jesus Cristo.
Que nesta festa, possamos despertar o espírito missionário que está em cada um de nós, abrir nossas casas e nossos corações com muito amor e alegria, para que Cristo entre em nossas vidas e derrame sobre nós todas as bênçãos e graças. Que assim seja! Amém.
- Pe. Francisco das Chagas Costa

FESTA DE SANTO ANTÔNIO NO SÍTIO BARRA

Da cantoria realizada no sábado passado no Sítio Barra nos festejos de Santo Antônio, padroeiro da comunidade. Poetas Janailson Cardoso e Alvaci Tavares. 

SÃO RAFAEL-RN: MULHER É MORTA A TIROS NA RUA DO CABARÉ

Uma mulher identificada, por Cíntia da Silva Dias, 37 anos de idade e natural de Fortaleza, foi morta com disparos de arma de fogo, em uma rua conhecida como Rua do cabaré, na cidade de são Rafael.
De acordo com informações, o crime teria acontecido no início da madrugada desta terça-feira (04/06). A motivação do crime é desconhecida pela polícia militar.
Cintia, como era conhecida, estava dormindo no cabaré com algumas amigas, e neste horário, o suspeito identificado como José Wellington chegou no estabelecimento, chamou à vítima e efetuou vários disparos contra Cintia, que morreu em frente ao prostíbulo.
José Wellington fugiu depois de matar a mulher, que ele tinha um relacionamento. O caso será investigado pela polícia civil de Assú, sob a coordenação do delegado Paulo Pereira.
Após ser acionada por populares, a polícia isolou a área, até a chagada dos peritos do Instituto Técnico e Científico de Perícia – ITEP -, que fizeram a remoção do cadáver para a sede do órgão em Caicó.


*Passando na Hora.