sexta-feira, 14 de junho de 2019

DIA DO DOADOR DE SANGUE

Que tal comemorar este Dia Mundial do Doador de Sangue, ajudando quem precisa? Procure um hemocentro e #DoeSangue regularmente, tem sempre alguém precisando de você. Incentive outras pessoas a fazerem o mesmo. Saiba mais em saude.gov.br/doesangue

Após resgate, 9 náufragos chegam a Natal; 'é uma nova vida', diz sobrevivente

Náufragos resgatados pela Marinha chegam a Natal. Embarcação Navegantes seguia para Fernando de Noronha — Foto: Pedro Vitorino
Chegaram a Natal, na manhã desta sexta-feira (14), nove tripulantes do barco de cargas Navegantes, resgatados pela Marinha do Brasil. A embarcação seguia para Fernando de Noronha, mas naufragou ainda na noite de terça-feira (12). Um homem segue desaparecido.

"O barco virou de banda (de lado). Foi muita chuva, muito vento, mau tempo, né? A gente agradece a Deus por mais uma oportunidade. É uma nova vida para a gente", contou o comandante da embarcação, Paulo Penha de Moura.

O Navegantes partiu do Recife na quarta-feira (12) e tinha previsão de chegada em Fernando de Noronha nesta sexta-feira (14). Por meio de nota, a Marinha do Brasil afirmou que a embarcação naufragou a uma distância de 80 milhas náuticas, o equivalente a 148 quilômetros, de João Pessoa.

Ainda no texto, a corporação informou que o navio-patrulha Guaíba resgatou nove náufragos da embarcação de carga e que o navio-patrulha Macau faz buscas para tentar encontrar o tripulante desaparecido.

De acordo com os homens socorridos, o naufrágio aconteceu por causa do mau tempo. Os ventos e ondas fizeram a água invadir a embarcação, que não resistiu às intempéries e virou. Os tripulantes pularam do barco e passaram cerca de 13 horas esperando o socorro da Marinha, sob uma espécie jangada. Ainda de acordo com eles, o colega que segue desaparecido pulou para o outro lado da embarcação e não foi mais visto.

Como a embarcação contava com equipamentos de segurança, emitiu um sinal de socorro logo que afundou e acionou a Marinha.

Os nove resgatados foram atendidas pelo oficial médico que estava no navio-patrulha e apresentaram estado de saúde considerado bom. Quando chegaram a Natal, também passaram por exames e ficaram sob observação da equipe do Hospital da Marinha.

Segundo o dono do barco, Nicanor Oliveira, a embarcação transportava, entre outros produtos, materiais para a reforma da BR-363. O Navegantes era o navio mais recente no serviço de carga para abastecer a ilha.


*VNT. 

APODI-RN: MOTOTAXISTA TUITO SOFRE ACIDENTE E FRATURA A PERNA

Na manhã desta sexta-feira, 14 de junho de 2019 o mototaxista TUITO sofreu um acidente em sua moto. A motocicleta de TUITO se chocou com outra motocicleta, o mesmo foi socorrido pela equipe do SAMU, foi encaminhado para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró com fratura numa pernas. O mesmo deverá se submeter a cirurgia ainda hoje. 
Nós que fazemos o Blog, desejamos recuperação para o amigo TUITO, que é muito conhecido na nossa cidade e gosta muito de ajudar às pessoas que necessitam.

MILITARES DO RN CONFIRMAM PARALISAÇÃO A PARTIR DE SEGUNDA FEIRA (17)

A reivindicação principal é a atualização salarial, que chega a uma defasagem de 60,48% e os pagamentos das folhas salariais em atraso.
Apesar de o Governo do Estado ter convidado os representantes de policiais e bombeiros militares, praças e oficiais, para encontros de negociação das demandas reivindicadas, não houve avanço nas propostas do Governo no tocante à atualização salarial. A última reunião foi na segunda-feira (10), na Governadoria, com o secretário-chefe do Gabinete Civil e das Secretarias de Planejamento e Finanças.
No dia 31 de maio, os militares estaduais deliberaram por unanimidade a interrupção das atividades a partir da próxima segunda-feira (17). Neste dia, os policiais e bombeiros militares deverão se apresentar em frente à Governadoria, às 8h, segundo o que foi acordado pelo coletivo. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Unificada com a presença de praças e oficiais. Além disso, a deliberação acompanhou o que foi aprovado em assembleias realizadas no interior do estado, com militares das regiões de Nova Cruz, Currais Novos, Caicó, Pau dos Ferros, Mossoró e Santa Cruz.
A reivindicação principal é a atualização salarial e os pagamentos das folhas em atraso. Também foram confirmadas as pautas de reivindicação: pagamento das folhas em atraso; pagamento das promoções já realizadas (abril, agosto e dezembro de 2018) e atualização dos níveis remuneratórios.
Segundo o subtenente Eliabe Marques, presidente da ASSPMBMRN, o déficit salarial dos militares atualmente chega a 60,48%. Ele explica que a categoria não recebe ao menos a reposição inflacionária há cinco anos. Além disto, os militares do RN possuem o pior salário inicial da Federação, na carreira policial, que também possuem o pior salário entre as demais forças de segurança do RN.
“Os índices de violência têm diminuído em todo o RN, vemos isto sendo noticiado pelos institutos de pesquisa, jornais e até mesmo pelo próprio Governo. Este resultado se dá graças ao sacrifício e abnegação dos militares estaduais, que merecem uma contrapartida do Governo pelo grande esforço que fazem para desempenhar o seu trabalho”, argumenta o subtenente Eliabe Marques.
 

*Daísa Alves/Letra A Comunicação.

COPA AMÉRICA COMEÇA HOJE

CERIMÔNIA DE ABERTURA
Pouco antes do início da partida de hoje, às 21h10, haverá a cerimônia de abertura. Ela terá 10 minutos de duração, vai contar a história do sonho de 12 crianças, cada uma delas representando um dos países que disputarão a competição. Segundo a organização, essa história será dividida em duas partes: a segunda parte será contada no encerramento.
Durante a cerimônia será cantada a música-tema da Copa América deste ano, Vibra Continente, que será apresentada por Léo Santana e pela colombiana Karol G.
O presidente Jair Bolsonaro deverá acompanhar o primeiro jogo da seleção.

COPA AMÉRICA
A Copa América 2019 será disputada pelos dez países integrantes da Conmebol e por dois países convidados, Japão e Catar. Os jogos serão realizados em cinco cidades: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Na primeira fase, os 12 países foram divididos em três grupos.



SELEÇÃO BRASILEIRA
O Brasil está no Grupo A e pegará as seleções da Bolívia, Venezuela e Peru. O Grupo B é formado pelas equipes da Argentina, da Colômbia, do Paraguai e do Catar. Fazem parte do Grupo C o Uruguai, o Equador, o Chile e o Japão.
Classificam-se para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados. A partir dessa fase, os jogos serão eliminatórios.
O atual campeão da competição é o Chile.
A seleção brasileira, anfitriã da edição da Copa América 2019, abre hoje (14) o torneio enfrentando a seleção da Bolívia, às 21h30, no Estádio do Morumbi, em São Paulo.
O Brasil já conquistou oito vezes o torneio, quatro delas quando sediou a competição. A última vez que ganhou a competição foi em 2007.A Bolívia ganhou o torneio em uma ocasião, em 1963, quando disputou a competição como país organizador.
Mais de 67 mil ingressos já foram vendidos para a partida de abertura do torneio.
O árbitro do jogo será o argentino Nestor Pistana. Ele será auxiliado por Hernán Maldana e Juan P. Belatti, também argentinos. O quarto árbitro será o equatoriano Roddy Zambrano.
“O Brasil vai ser um adversário difícil, com o apoio do seu povo, e é candidato a ganhar a Copa, mas nos preparamos bem, corrigimos erros, jogamos amistosos e estamos confiantes de que chegaremos da melhor maneira”, disse o goleiro Carlos Lampe, da Bolívia.
O jogador Casemiro, da seleção brasileira, considera que será uma partida complicada contra a Bolívia. “A seleção de Bolívia está muito bem preparada, principalmente na parte defensiva”.


*Agência Brasil/Márcio Melo.

Embarcação que iria para Fernando de Noronha some com dez pessoas a bordo

Barco Navegantes emitiu sinal de alerta e perdeu contato com empresa dona da embarcação quando estava a 148 quilômetros da costa. Um navio da Marinha faz buscas no local.
Um barco de cargas com dez pessoas a bordo que saiu do Recife com destino ao Arquipélago de Fernando de Noronha está desaparecido desde a manhã desta quinta-feira (13). A embarcação Navegantes emitiu um sinal de alerta e perdeu contato com empresa proprietária quando estava a uma distância de 80 milhas náuticas da costa da Paraíba, o que equivale a 148 quilômetros de distância.
A Marinha confirmou o sumiço do Navegantes e emitiu um alerta a todas as embarcações que estão próximas ao local. Das dez pessoas a bordo, seis são tripulantes e quatro são passageiros. O navio-patrulha Guaíba, da Comando do 3º Distrito Naval, foi acionado desde às 13h e faz buscas na área onde o sinal do barco foi detectado pela última vez.
O Navegantes deixou o porto no Recife nesta quarta-feira (12) e tinha previsão de atracar no Porto de Noronha na manhã desta sexta-feira (14).
 

Leia nota da Marinha:
“Por intermédio do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), informa que tomou conhecimento, no dia 13 de junho, do acionamento do sinal de emergência da embarcação “Navegantes”, que suspendeu de Recife, no dia 12 de junho, com seis tripulantes e quatro passageiros a bordo. Assim que recebeu a informação, a MB iniciou uma Operação de Busca e Salvamento, coordenada pelo Salvamar Nordeste, que deslocou o Navio-Patrulha “Guaíba” para a última posição conhecida da embarcação, a uma distância de 80 milhas náuticas – equivalente a 148 quilômetros – de João Pessoa-PB. Foi, ainda, emitido Aviso aos Navegantes; acionada a Rede Nacional Costeira; e realizado contato com a comunidade marítima da região, a fim de ampliar a divulgação sobre o ocorrido e alertar todas as embarcações que estejam navegando em áreas próximas para que possam apoiar as buscas”.



*Chegando na Hora.

MOSSORÓ-RN: DEVIDO AS CHUVAS A ESTRÉIA DO ESPETÁCULO CHUVA DE BALAS FOI ADIADO PARA SEXTA FEIRA (14)

Devido às chuvas registradas nesta tarde e início da noite na cidade, o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró adia a sua estreia para está sexta-feira, 14. A medida é necessária para garantir a qualidade da apresentação e resguardar equipamentos, instrumentos musicais e a experiência do público.
Com isso, após a exitosa apresentação do ensaio geral ocorrida ontem e aberta à imprensa(12), a direção do espetáculo comunica que amanhã continuará apresentação normal, com início previsto às 21h, logo depois do Anima Chuva.
O Chuva de Bala 2019 terá algumas novidades, dentre elas a homenagem ao poeta e cordelista Antônio Francisco.
 

*OP9.

APODI-RN: OS POLÍTICOS JÁ COMEÇARAM SEUS TRABALHOS

Observando o comportamento dos políticos apodienses, a tática deles já começou a funcionar. Temos políticos assistindo às missas na Igreja Matriz(quase padre), temos políticos visitando e se reunindo em associações em todas as comunidades(solução para tudo), temos políticos apresentando programas de rádio (conversa bonita), temos políticos fazendo milagres... e por ai vai.
Engana-se quem quer! Cuidado com o laço!

NATAL-RN: BR-101 É INTERDITADA POR MANIFESTANTES

A sexta-feira (14) começou com protestos e rodovias federais bloqueadas em Natal. Na rotatória que liga as BRs 101 e 406, no conjunto Parque dos Coqueiros, manifestantes atearam fogo em pneus em todas as saídas e o trânsito ficou bloqueado.

UERN: Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais inicia seleção de alunos especiais

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS), da Faculdade de Serviço Social (FASSO), publicou nesta quinta-feira (13) o Edital do Processo Seletivo Simplificado para candidatos a alunos especiais para o semestre letivo 2019.1.
Podem inscrever-se portadores de diploma de graduação em Serviço Social e áreas afins. As inscrições serão realizadas, via e-mail, entre os dias 14 e 19 de junho de 2019.
O formulário de inscrição e os detalhes sobre a seleção podem ser acessados neste link.


*Por João Moura.

RN REGISTRA 73 CASOS DE ESTUPRO DE MULHERES EM CINCO MESES

Dos casos registrados em 2019 no estado, 32 deles foram em Natal. Polícia Civil acredita que apesar das denúncias, ainda há subnotificação dos casos.
Entre os meses de janeiro e maio de 2019, 73 casos de estupros de mulheres foram registrados no Rio Grande do Norte. Em Natal, no mesmo período, foram notificadas 32 ocorrências do crime. Os dados foram confirmados pela Secretaria de Segurança e Defesa Social do estado (Sesed). No entanto, a subnotificação das denúncias ainda é um fator que impede a elucidação dos crimes. Responsável pelas investigações sobre abusos sexuais contra mulheres no RN, a delegacia especializada em atendimento à mulher tem contabilizado números considerados abaixo do real.
Para a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Parnamirim, Luana Faraj, os números não refletem a realidade e podem ser ainda maiores. “Eu acredito que existe uma subnotificação dessas situações, principalmente em decorrência das vítimas se sentirem constrangidas em relatarem os crimes que elas sofreram”, destacou a delegada.
De acordo com o Código Penal, é considerado crime de estupro “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso” (CP, art. 213). O comportamento das vítimas não influencia o cometimento do crime de estupro pelo agressor. Segundo a delegada, alguns cuidados podem ser tomados para evitar o aumento da vulnerabilidade. Luana Faraj orienta que as mulheres se protejam das situações vulneráveis, como andar sozinha durante a madrugada e não ingerir bebida alcoólica no nível de perder a consciência. “Também é importante procurar as delegacias de atendimento à mulher o quanto antes. A palavra da vítima é fundamental na elucidação do crime”, ressaltou a delegada. 


*OP9/Passando na Hora.