quinta-feira, 4 de julho de 2019

CEARÁ: Bomba encontrada em mar de Fortaleza poderia derrubar um avião

Especialista acredita que a bomba tenha 105 milímetros. — Foto: Camila Lima/G1
A bomba não detonada encontrada por um mergulhador no mar de Fortaleza tem um alto potencial explosivo. O alcance aproximado, a partir do lançamento, é de um alvo até 11 quilômetros, podendo atingir um raio de 30 metros. Seria suficiente para abater um avião ou romper a blindagem de um tanque de guerra, mas especialistas apontam que o mais provável seria o uso por canhões em terra para proteger a costa de navios inimigos.

O artefato, apontado como do período da Segunda Guerra Mundial, foi encontrado na tarde do último domingo no mar a quatro quilômetros da Praia de Iracema. O G1 divulgou o achado da bomba pelo mergulhador Oscar Moreira e acompanhou a entrega do artefato, na última quarta-feira (3), à Capitania dos Portos, em Fortaleza.

O arqueólogo pernambucano Carlos Rios, oficial de reserva da Marinha do Brasil, viu imagens do material e, embora esclarecendo não ter como afirmar categoricamente qual munição seja, assim como outros oficiais da Marinha, ressaltou o risco de explosão da bomba após a retirada do mar.

“Ela pode ter passado muito tempo na água, sob uma pressão diferente da superfície. A água salgada pode ter entrado e corroído internamente, o que pode aumentar ainda mais a instabilidade da granada”, afirma Carlos, que também é mergulhador e especialista em biologia marinha. “Até mesmo uma vibração externa pode ser capaz de detonar, então é necessário todo um cuidado, que um especialista em explosivos do Exército certamente terá com esse material”.

Litoral cearense foi ponto estratégico durante a Segunda Guerra Mundial — Foto: Camila Lima/G1
Carlos aponta para a possibilidade de ser um tipo específico de granada, usada pelas Forças Armadas, inclusive, em exercícios de Guerra.

“Me parece que é uma granada de 105 milímetros. Observando pela fotografia, vejo que na ponta existe uma espoleta que vai acionar um detonador, que por sua vez vai incendiar a carga explosiva, fragmentar em vários pedaços”. Carlos não acredita que a bomba tivesse como finalidade primeira o espaço aéreo, por não ser uma munição mais apropriada para abater aviões, por exemplo, mas direcionada a navios inimigos ou submarinos na superfície da água. Essa munição, portanto, no contexto da Segunda Guerra Mundial, deveria ser usada para proteger o espaço aéreo e a costa cearense. “Se for peça única, não acho muito provável que tenha caído de uma embarcação, geralmente algo feito para aliviar o peso. Então pode ser de exercício de guerra ou mesmo numa ação que, com a gente diz na Marinha, é ampliar poder sobre o mar”. Esse material aqui no Brasil seria normalmente de origem americana, em termos de período da segunda guerra mundial, os países que estavam no nosso eixo, Brasil,como Estados Unidos e Canadá. Mas também foi utilizado por Coréia, Vietnã, Iraque, Japão e Alemanha.


*G1 CE.

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO-RN: MULHER É ASSASSINADA A TIROS NO CENTRO DA CIDADE

Um crime de homicídio por disparos de arma de fogo foi registrado no início da noite desta quinta-feira (04), na cidade de Governador Dix-Sept Rosado, região oeste do Estado do Rio Grande do Norte.
Segundo informações o caso aconteceu na Rua Vicente Borges, a vítima foi identificada apenas por Adriana de Chico Olinto, no local a polícia faz o trabalho de isolamento de local de crime.
Nas primeiras informações que circulou em grupos de whatsapp, dava conta que no local teria uma criança ferida, mas após populares chegarem na residência verificaram que apenas Adriana estava ferida e morta.
No local diversos curiosos estão acompanhando o trabalho da Polícia Militar e Civil do Município, a equipe do ITEP já foi acionado para o local de crime.


*Santana Notícia. 

PARNAMIRIM-RN: Corpo de homem é encontrado dentro de fossa em casa na Grande Natal

Corpo de Ivanildo Macena da Silva foi encontrado dentro de uma fossa — Foto: Juliane Barreto/Inter TV Cabugi
O corpo de um homem foi encontrado nesta quinta-feira (4) dentro de uma fossa em uma casa localizada em Parnamirim, na Grande Natal. De acordo com a Polícia Civil, o corpo é de José Ivanildo Macena da Silva, de 44 anos. Eles estava desaparecido desde o dia 11 de junho e o corpo foi reconhecido por familiares.
Na casa onde o corpo foi encontrado morava um casal de mulheres. Elas foram presas e autuadas por ocultação de cadáver. Segundo o delegado Luiz Lucena, as duas contaram que no dia 11 de junho estavam bebendo na companhia de Ivanildo e outro amigo e que uma delas saiu pra comprar mais bebida.
"Segundo o depoimento delas, nesse tempo o Ivanildo teria estuprado a mulher que ficou na casa. Depois disso, um outro homem que foi até a casa para fazer um conserto na iluminação,ao saber do estupro, entrou em luta corporal com Ivanildo e o matou. Elas negam que tenham participado do homicídio. Essa é a versão delas", disse Lucena. 

Caso é investigada pela equipe da Delegacia de Parnamirim — Foto: Juliane Barreto/Inter TV Cabugi
O corpo foi retirado do local com o apoio do Corpo de Bombeiros e de uma equipe da Prefeitura de Parnamirim. "Tinha muito entulho em cima do corpo e isso dificultou bastante a retirada", explicou o delegado.
A mulher que diz ter sido estuprada foi encaminhada ao Itep para fazer o exame de conjunção carnal. 


*G1 RN.

RN: Polícia Civil deflagra Operação “Progresso” e prende 21 pessoas no Seridó Potiguar

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio de equipes da 3ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Caicó, deflagou, na manhã desta quinta-feira (4), a Operação “Progresso”, no município de Caicó, na região Seridó Potiguar. A ação de combate ao tráfico de drogas teve por objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão, resultando na prisão de 21 pessoas e na apreensão de armas e drogas. A Operação Progresso contou com apoio da Polícia Militar.

Durante as diligências, foram apreendidas 70 porções de maconha prontas para comercialização, três tabletes de maconha, 15 porções de cocaína, um revólver calibre 38, uma pistola 380, cinco munições calibre 38 e nove munições calibre 380, além de armas branca. A ação foi coordenada pelos delegados Ricardo Brito e Leonardo Germano.
Ao todo, foram presas 21 pessoas:

1 - Andrew Martins da Silva, conhecido como “Caiçara” - Recolhido na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga
2 - Artur Antunes de Medeiros, 24 anos - Mandado de prisão
3 - Cinthia Janaína Dantas – Recolhida no Centro Detenção Provisória de Jucurutu
4 - Daniel Augusto da Costa Araújo, 18 anos - Flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas
5 - Diego Bruno Estevam de Araújo, 24 anos - Mandado de prisão e flagrante por porte ilegal de arma de fogo
6 - Diego Melo de Araújo, 24 anos - Mandado de prisão
7 - Eberth Clayton dos Santos Araujo - Mandado de prisão
8 - Felipe Eduardo dos Santos, 18 anos - Mandado de prisão e Flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas
9 - Jane Cleide de Oliveira Câmara – Recolhida no Centro Detenção Provisória de Parnamirim
10 - Joao Pedro da Silva - Mandado de Prisão
11 - Jorge Lee Bento, conhecido como “Gambá” ou “Calculista” – Recolhido no Presídio Estadual do Seridó (PES)
12 - José Carlos Matias de Souza, conhecido como “Zé Carlos” – Recolhido na Cadeia Pública de Natal
13 - José Eduardo Souza do Nascimento – Recolhido no Presídio Estadual do Seridó (PES)
14 - Josenildo Virgínio Lopes da Silva, 49 anos - Mandado de prisão
15 - Maiara Tais da Silva, 20 anos - Mandado de prisão
16 - Marcos Antônio da Silva - Flagrante delito pelo crime de porte ilegal de arma de fogo
17 – Natália de Souza Oliveira, 19 anos - Mandado de prisão
18 - Rafael Ferreira Borges - Mandado de prisão
19 - Rondicleyson Medeiros de Araújo, 21 anos - Mandado de prisão
20 - Thiago Henrique dos Santos, conhecido como “Bolinha” – Recolhido no Presídio Estadual do Seridó (PES)
21 - Willif Dutra Batista, 24 anos - Flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS/

Via: O Câmera.

MOSSORÓ-RN: HOMEM É ENCONTRADO MORTO NO INTERIOR DE RESIDÊNCIA NO DOM JAIME CÂMARA

O Centro de Integrado de Operações da Polícia Militar (CIOSP), foi acionado no final da manhã desta quinta feira 04 de julho de 2019, com informações que um homem teria sido encontrado morto no interior de uma residência na rua Friso Benévolo, próximo a Lagoa de Captação no bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com as informações, a vítima identificada como Damião Nonato que trabalhava como pedreiro, a cinco dias não aparecia para trabalhar.
O Policial Militar da reserva Pedro, que mora próximo foi até o local do fato, e com a autorização de familiares arrombou a porta da residência e se deparou com o homem morto sobre a cama.
Possivelmente a causa da morte tenha sido natural, fato que só poderá ser comprovado após a chegada do ITEP no local.


*Passando na Hora.

MOSSORÓ-RN: UM ADOLESCENTE BALEADO O OUTRO APREENDIDO APÓS TROCAREM TIROS COM A PM NO SANTO ANTÔNIO

Um adolescente de 15 anos, foi socorrido pela Polícia Militar, e outro apreendido, após trocarem tiros com a PM no bairro Santo Antônio em Mossoró. A ocorrência segundo as primeiras informações da PM se deu na manhã desta quinta feira 04 de julho de 2019, após os dois fugiram após uma tentativa de abordagem a uma residência, onde um deles passou atirar contra a PM que revidou. Um deles tratou logo de se identificar como menor de idade e se entregou, já o baleado foi socorrido pela PM para UPA do bairro e em seguida transferido para o HRTM e seu estado de saúde é considerado grave. Segundo Sargento Rivelino que é o oficial de dia do 2º BPM, uma operação da PM no bairro, após uma denuncia levou os policiais a uma casa, onde os dois teriam tentado se esconder mantendo uma família refém, ameaçando a dona do imóvel se caso ela gritasse. Na chegada do G.T.O., um deles passou atirar contra os policiais, enquanto o outro se entregou. Um revólver calibre 38 foi apreendido e juntamente com o menor infrator apreendido foram conduzidos para a DEA, para serem ouvidos pelo titular da Especializada em Atendimento ao Menor em Conflito com a Lei.

*Passando na Hora.

SE: Empresário se suicida com tiro na cabeça na frente de ministro e governador

O empresário Sadi Paulo Castiel Gitz se suicidou na manhã desta quinta-feira (04), durante a abertura do Simpósio de Oportunidades do Gás Natural em Sergipe, que acontecia no Hotel Radisson, situado Zona Sul de Aracaju. O suicídio aconteceu ao vivo durante a transmissão do evento e ocorreu na frente de autoridades e convidados.
Segundo informou o Jornal da Cidade.Net, de acordo com informações iniciais, o empresário acusou o governador Belivaldo Chagas de “mentiroso” e deu um tiro na cabeça. Após o caso, o governador suspendeu as atividades que seriam realizadas no Simpósio. Dentre os presentes no evento, também estava o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
No momento do suicídio, o governador do Estado de Sergipe Belivaldo Chagas realizava o seu pronunciamento durante a solenidade de abertura do Simpósio. A informação é que ele teria se levantad, pronunciado “Belivaldo, você é um grande mentiroso” e em seguida atirou na própria cabeça.

Nota do governo do Sergipe
O governo do estado de Sergipe lamenta o ocorrido com o empresário Sadi Gitz, da cerâmica Escurial, que cometeu suicídio durante o evento.
Por conta do ocorrido, o Simpósio de Oportunidades para o novo cenário do gás natural em Sergipe está cancelado.


*Fonte: www.mossoroagora.com.br

A TRADIÇÃO CONTINUA, ARRAIÁ DO BEBE ÁGUA!


UERN: Turma de Enfermagem de Caicó cola grau em solenidade extraordinária

Oito concluintes da turma 2018.2 do curso de Enfermagem do Campus de Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), receberam seus diplomas em solenidade de colação de grau extraordinária presidida pelo reitor Pedro Fernandes, realizada nesta segunda-feira (1°).

Orador da turma, Edielson Maciel dos Santos focou seu discurso nos momentos de convivência e superação da turma até chegar à colação de grau, e no sentimento de gratidão aos pais, familiares, professores e à própria UERN.
“Com a plena convicção de que daqui sairão 8 profissionais bem lapidados, formados em uma instituição séria, comprometida com ensino público de excelência, carregaremos em nosso dia a dia de trabalho o selo e a responsabilidade de termos sido formados pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”, afirmou o orador em um trecho do seu discurso.
Em um discurso emocionado, a professora Marcelly Santos Cossi, paraninfa da turma concluinte, falou sobre o orgulho que sente em ter sido professora da turma e no futuro que aguarda os jovens enfermeiros. Cumprindo seu papel de paraninfa, Marcelly aconselhou os concluintes sobre suas carreiras, sejam elas voltadas para a academia ou para o mercado de trabalho, afirmando que estão bem preparados.



“A partir de agora vocês estarão imersos em um meio que já foi vivido na prática através das captações da realidade, aulas práticas, estágios, intervenções e participação em movimentos em prol da educação e saúde. Retomem estes momentos em suas memórias, pois eles têm grande valor, e fazem o diferencial em vocês, que estão saindo com olhares atentos sobre as necessidades das pessoas que atenderão. Sem dúvidas, saberão utilizar a ciência que a enfermagem constrói dia a dia nas universidades junto com vocês”, afirmou a paraninfa que, em outro trecho, chamou a atenção para a educação pública e gratuita. “Vocês não comemoram simplesmente uma formação em nível superior. Vocês comemoram ter concluído o ensino superior gratuito e de qualidade. Que orgulho de vocês!”.
O reitor Pedro Fernandes parabenizou os enfermeiros recém-graduados e chamou a atenção para a importância da Instituição para a formação de profissionais no interior do Rio Grande do Norte, especialmente nas áreas da saúde e das licenciaturas. Ele também falou sobre a importância da formação continuada, e das opções de pós-graduação ofertadas pela UERN que contemplam a área de enfermagem. “Vocês estão mostrando que vale a pena. A UERN não é apenas a primeira instituição a levar ensino superior ao interior do Estado, mas em algumas localidades, e em algumas especialidades, continua sendo a única. Somos os únicos a formar professores de forma presencial no interior do Rio Grande do Norte, o que impacta diretamente na educação básica, pois os nossos egressos são os professores da educação básica de grande parte dos municípios potiguares. Todo o Estado precisa da UERN e dos profissionais que saem daqui”, afirmou.

O reitor também destacou a importância da valorização do nome da Instituição para todos os egressos da UERN, por ser uma marca que os acompanhará por toda a vida. “No diploma que vocês acabam de receber existem três nomes que precisam ser valorizados. O nome de vocês, o nome do curso de vocês e o nome da nossa Instituição. Zelem por eles, pois eles irão dizer quem são os profissionais que carregam este diploma”, finalizou o reitor.

Participaram da solenidade a diretora do Campus de Caicó, Shirlene Mafra; o subchefe de Gabinete da Reitoria, Esdras Marchezan; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio; professores e técnicos-administrativos do Campus de Caicó, além de familiares e amigos dos graduados.











































*Por: Luziária Machado