terça-feira, 13 de agosto de 2019

PROFESSOR LUIS CARLOS CONVIDA VOCÊ, PARA O LANÇAMENTO DE SEU LIVRO!

Lançamento do livro em Apodi.
Casa da Cultura 18h
Sábado 17 de agosto de 2019.
Esperamos por você e família.👍🏽👍🏽🙏🏽🙏🏽


CANGUARETAMA-RN: Obras de contenção do avanço mar segue na Barra do Cunhaú

A Prefeitura Municipal de Canguaretama, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, segue empregando esforços para minimizar as consequências do fenômeno natural de avanço do mar na costa, especificamente na Barra do Cunhaú.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na terça-feira (6), representantes do município estiveram reunidos mais uma vez com a Defesa Civil do Estado, na figura do Tenente-Coronel Carvalho. A comitiva foi ao local das obras provisórias de contenção que estão sendo realizadas na costa. A preocupação do grupo de trabalho é com o fenômeno conhecido como “mar grosso” com ressaca e ventos fortes de sudeste a leste, com velocidade de até 61Km/h e ondas de até 3,5 metros, em todo o litoral da Bahia até o Maranhão entre os dias 5 e 8 de agosto.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Defesa Civil constatou que o mar segue avançando e que a situação ficou mais complicada em razão do novo cenário gerado pelos ventos e mar com ondas fortes. Apesar das dificuldades, o grupo de trabalho do município segue diariamente realizando intervenções e seguindo com as obras para tentar minimizar de todas as formas os impactos gerados por esses fenômenos naturais. A principal recomendação seguida pelo grupo de trabalho é tomar medidas para preservação das vidas dos moradores da Barra do Cunhaú. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Todas as intervenções foram orientadas por engenheiros, geólogos e especializadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


*VNT.

Detalhes do crime que ceifou a vida de uma mulher em Goianinha nessa segunda feira

Uma técnica de enfermagem foi assassinada na noite desta segunda-feira (12) dentro de um carro em Goianinha, na Grande Natal. O crime aconteceu no bairro Boa Vista. Amanda Ramos de Santana, de 32 anos, trabalhava na cidade de São José de Mipibu.
O namorado da vítima, que seria o verdadeiro alvo dos criminosos, estava no veículo e também foi baleado, mas conseguiu fugir em meio aos disparos. Ferido, ele foi levado ao hospital da cidade e depois transferido para Natal. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi chamada, mas Amanda já havia morrido quando o socorro médico chegou.
Segundo a Polícia Militar, dezenas de capsulas de pistola foram encontradas no local do crime. A suspeita é de que o assassinato tenha sido motivado por uma briga envolvendo facções criminosas rivais.

*G1 RN.

MOSSORÓ-RN: FORÇA TÁTICA EM AÇÃO, PRENDE DOIS COM ARMA DE FOGO E DROGAS NO BAIRRO PAREDÕES

Dois homens foram presos no final da tarde desta segunda feira 12 de agosto de 2019, pela Força Tática, com arma de fogo e drogas. A Força Tática 02 em patrulhamento de rotina pela Anatália de Melo Alves no bairro Paredões, suspeitaram de dois elementos e o abordaram. Os dois identificados como: Jefter Couto Soares, 24 anos e Leonardo Lucas de Oliveira Almeida, 23 anos, a polícia encontrou uma arma de fogo tipo Pistola 380, com cerca de treze munições intáctas, além de uma quantidade de maconha, uma faca. Os dois foram conduzidos para a Delegacia de Plantão, para os procedimentos cabíveis. Ambos foram ouvidos e liberados. Quem portava a arma pagou fiança. Em relação a droga assinaram apenas um T.C.O (Termo Circunstanciado de Ocorrência).

*Passando na Hora.

MOSSORÓ-RN: ROCAM AGE RÁPIDO E APREENDE DOIS MENORES APÓS PRATICAREM ASSALTO NO LIBERDADE

Uma equipe da ROCAM, pertencente ao 12°BPM no grande Alto de São Manoel, agiram rápido e apreendeu uma dupla de menores com conflito com a lei, após os dois assaltarem um comércio no bairro Liberdade I em Mossoró. De acordo com as informações, a dupla usando um simulacro de arma de fogo, anunciaram assalto e na fuga foram surpreendidos pela ROCAM. Celulares, dinheiro e o simulacro, juntamente com os menores infratores, foram apresentados na DEA. (Delegacia de Atendimento ao Menor) no bairro Dom Jaime Câmara, para os procedimentos cabíveis. Ambos estavam usando fardamento escolar. PM acredita que os dois teriam saído da aula para praticarem a ação delituosa.

*Passando na Hora. 

Bandido morre e outros 7 são presos em operação em Cerro Corá, RN; aulas são suspensas por 'segurança'

Operação terminou com sete presos em Cerro Corá — Foto: Redes Sociais
Uma operação da Polícia Militar terminou com um bandido morto e outros sete presos na cidade de Cerro Corá, no interior do Rio Grande do Norte, na manhã desta segunda-feira (12). À tarde, as aulas foram suspensas das escolas municipais por "questões de segurança", segundo nota publicada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
De acordo com o comandante do destacamento da PM de Cerro Corá, sargento Rivanildo Brazão, os criminosos detidos nesta manhã faziam parte de uma quadrilha que já havia cometido crimes na cidade e em municípios próximos, como Bodó e Lagoa Nova.
A ação começou na noite de domingo (11) após um assalto realizado na casa de um empresário da região. A PM chegou ao local e os dois bandidos que cometiam o crime fugiram a pé, deixando o carro do tipo Ecosport - que era roubado - no local. Eles trocaram tiros com a polícia antes de escapar.
Uma barreira policial montada na manhã desta segunda-feira conseguiu prender uma integrante do grupo criminoso na RN-203, no município de São Tomé. Os policiais seguiram com a operação e encontraram os bandidos acampados numa área de matagal no município de Cerro Corá. O criminosos reagiram à ação da PM com tiros e um bandido acabou morto.

"Conseguimos recuperar seis aparelhos celulares, uma pistola ponto 45, um carro, cinco motocicletas, uma quantia em dinheiro que ainda não contabilizamos, e um notebook", disse o sargento Rivanildo Brazão. "Era uma quadrilha que estava aterrorizando Cerro Corá e cidades próximas da região, como Bodó e Lagoa Nova", concluiu. O comandante acredita que a quadrilha está envolvida em assaltos recentes a casas lotéricas, bancos e estabelecimentos comerciais na região.
Aulas são suspensas
Após a operação, as aulas do turno da tarde desta segunda-feira (12) foram suspensas nas escolas da rede pública em Cerro Corá. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto informou através de nota que os alunos estavam dispensados das atividades "por motivos de segurança". O G1 confirmou com o Executivo da cidade que as aulas foram suspensas por um medo gerado por boatos que circularam na cidade após a operação. As aulas nesta terça-feira (13) já ocorrem normalmente.


*GNT.

Com apoio do Governo, estudantes da rede pública participam de olimpíada na Tailândia

A governadora Fátima Bezerra se reuniu, na tarde desta segunda-feira (12), com a equipe de estudantes e professores da Escola Estadual Professor Otto de Brito Guerra, localizada em Ceará-Mirim, que vai representar o Rio Grande do Norte na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2019 na Tailândia. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, investiu quase R$ 65 mil, com inscrições e passagens, para o grupo participar do evento integrando a delegação brasileira.
“É com muito orgulho que eu enquanto professora e na condição de governadora desejo muito sucesso aos estudantes e professores que representarão muito bem o RN na competição. Esta é uma grande oportunidade de experiência e aprendizagem para vocês que agora ganham também o importante papel de incentivar os outros alunos”, destacou Fátima.
A comissão é formada por três alunos do segundo ano do ensino médio - Carlos Daniel de Oliveira, Marcos Sérgio de Sales Silva e José Eduardo de Souza Demétrio Silva – e dois professores, Débora Cristina Silva Ramos (matemática) e Cristóvão Porciano do Nascimento Júnior (física). Eles viajam nesta terça-feira (13) com destino à Tailândia para a olimpíada que acontece de 16 a 20 de agosto.
Sônia Maria, diretoria da escola, lembrou que os três alunos representam os doze medalhistas da instituição na olimpíada. “Fizemos uma seleção da seleção, já que não havia recursos para todos os alunos irem”, explicou. Ela contou que os professores, as turmas e amigos fizeram vários tipos de ‘vaquinhas’, como rifas, feijoada e ‘cota online’, a fim de arrecadar dinheiro para que os estudantes tirassem seus passaportes e pudessem arcar com os custos de permanência. Além disso, Sônia disse que os alunos estão se esforçando muito para o evento. “Desde que foram classificados, os estudantes estão tendo aulas extras, de inglês e matemática, preparatórias para as provas da olimpíada.”

“Os professores têm um papel importante de manter acessa essa chama. Os alunos vão ter seu ganho pessoal, mas eles vão sair, porém são os professores que vão continuar e eles estão sempre colocando os desafios das olimpíadas para frente, para que não morram, e tem feito um trabalho muito bom”, enfatizou o secretário de Educação, Getúlio Marques, ao frisar que a escola Professor Otto de Brito Guerra foi a única classificada do Estado.
O professor Cristóvão comentou sobre as expectativas: “Vai ser uma experiência ótima, rotativa, estamos sempre buscando novos alunos a participarem dos projetos e ganharem o mundo”, completou.
“Estamos mostrando o nosso potencial e mudando a cara da nossa escola que sempre foi vista como uma escola de periferia e marginalizada”, acrescentou Débora Felipe, diretora da 5ª Diretoria Regional de Educação e Cultura.
A competição, World TIME - Talent Invitational Mathematics Examination 2019, é uma iniciativa da Thai Talent Training -Agência de Educação para Superdotação em Matemática na Tailândia. O evento avalia individualmente os conhecimentos matemáticos dos estudantes da Educação Básica. Podem participar estudantes do 2º ano do ensino fundamental até a 2ª série do ensino médio de escolas públicas e privadas.

FOTOS: DEMIS ROUSSOS
*Assecom-RN/O Câmera. 

MOSSORÓ-RN: GEP CAPTURA FORAGIDO DA JUSTIÇA

Agentes Penitenciários Estaduais de serviço no Grupo de Escolta Penal – GEP, após realizar diligência capturaram na manhã de segunda-feira, 12 de agosto de 2019, o foragido da justiça Bruno Maurício da Silva, nas proximidades do Hospital Wilson Rosado no Bairro Santo Antonio em Mossoró no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.
Após sua localização e prisão Bruno foi reconduzido para o sistema prisional de Mossoró onde ficará preso, a disposição da justiça.


*Passando na Hora.