terça-feira, 1 de outubro de 2019

CEARÁ: Motorista e passageiro são mortos a tiros e têm corpos carbonizados após criminosos atearem fogo em caminhão no interior do estado

Após assassinar as vítimas, os suspeitos atearam fogo no caminhão — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Dois homens foram assassinados a tiros e tiveram os corpos carbonizados dentro do caminhão em que estavam em uma estrada próximo à CE-138, na tarde desta terça-feira (1º), em Alto Santo, no interior do Ceará. Pelos menos 40 cápsulas foram encontradas próximo ao local. Levantamentos iniciais não apontam relação entre os crimes e as ocorrências de incêndios criminosos registrados na última semana no estado.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Ceará, as vítimas, identificadas como José Zildemario Moreira de Lima, 30 anos, e Jocélio Pereira Linhares, 43 anos, trafegavam em um caminhão com carregamento de madeira em uma estrada carroçável, no distrito de Capão, quando foram surpreendidas por homens que chegaram atirando. Logo em seguida, eles atearam fogo ao veículo.

Segundo a Delegacia Municipal de Alto Santo, uma das vítimas, mesmo com o corpo em chamas, ainda tentou correr, mas tombou sem vida próximo ao veículo. O outro não conseguiu sair do caminhão e também teve o corpo queimado. O fogo também atingiu parte da vegetação. O Corpo de Bombeiros apagou as chamas.

José Zildemario Moreira de Lima tinha passagens pela polícia por porte ilegal de arma de fogo e Jocélio Pereira Linhares respondia por homicídio doloso e furto.
Policiais realizam buscas para tentar identificar e prender os autores do crime.

 
Caminhão ficou destruído após ter sido incendiado — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

*G1 CE. 

ITAÚ-RN: ASSALTO A SUPERMERCADO FOI REGISTRADO NA NOITE DE HOJE

Um supermercado foi alvo de criminosos na cidade de Itaú-RN no início de noite desta terça-feira, dia 01 de outubro de 2019.
O estabelecimento comercial fica localizado às margens da BR 405 e foi alvo da ação de bandidos, que roubaram o supermercado e clientes, que estavam nas dependências.

Depois da prática, os assaltantes fugiram com destino ignorado.

*Informação: Márcio Melo.

RN se recusa a aderir Programa das Escolas Cívico-Militares

Alunos de Escola Militar de MT - Foto por: Assessoria
O Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros que decidiu não aderir ao Programa das Escolas Cívico-Militares proposta pelo Governo Federal. Dos estados do Nordeste, apenas o Ceará aceitou participar da iniciativa.

Ao todo, foram quinze estados e o Distrito Federal que aderiram ao modelo, de acordo com balanço divulgado nesta terça-feira, 1º, pelo Ministério da Educação (MEC). O prazo para manifestar interesse em participar do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares terminou na última sexta-feira, 27.

As regiões Centro-Oeste, Sul e Norte tiveram adesão de todos os estados. No Sudeste, apenas

 
Minas Gerais. Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a adesão “foi muito boa. Estamos animados e vamos começar o projeto”. Ele lembra que essa é uma das bandeiras presentes no programa de governo do presidente Jair Bolsonaro. “Agora está sendo implementado”.

O modelo chegará, em 2020, a 54 escolas. O objetivo é selecionar duas instituições de ensino em cada estado. Entre os dias 4 e 11 de outubro, as prefeituras deverão solicitar participação. Podem solicitar a participação, inclusive os municípios em estados que não aderiram ao programa.

“A gente quer colocar as primeiras escolas onde todo mundo está de acordo. A gente quer que o caso seja um sucesso muito grande. Então, o ideal é começar pelos estados que querem e pelos municípios que os prefeitos também querem”, diz Weintraub.

Aderiram ao programa as seguintes unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Orçamento
O MEC vai liberar R$ 54 milhões para o programa em 2020, sendo R$ 1 milhão por escola. Segundo Weintraub, o orçamento está garantido. “No ano que vem a situação do orçamento começa a ficar mais normalizada. A gente pegou o país quebrado. O orçamento do ano que vem já é o orçamento que a gente fez. Está apertado, está difícil, mas sem surpresa negativa, sem inconsistências”.

O dinheiro será investido no pagamento de pessoal em algumas instituições e na melhoria de infraestrutura, compra de material escolar e reformas, entre outras intervenções.

As escolas em que haverá pagamento de pessoal são as que fizerem parceria com o MEC e o Ministério da Defesa, que contratará militares da reserva das Forças Armadas para trabalho nos estabelecimentos. A duração mínima do serviço é de dois anos, prorrogável por até dez anos, podendo ser cancelado a qualquer tempo. Os profissionais vão receber 30% da remuneração que recebiam antes de se aposentar.

Os estados poderão ainda destinar policiais e bombeiros militares para apoiar a administração das escolas. Nesse caso, o MEC repassará a verba ao governo, que, em contrapartida, investirá na infraestrutura das unidades, com materiais escolares e pequenas reformas.

Os militares irão atuar como monitores, acompanhando os alunos e fazendo contato com as famílias. Exercerão atividades como supervisão escolar e psicopedagogia, preservando, as atribuições exclusivas dos docentes. Atuarão também no fortalecimento de valores éticos e morais e exercerão ainda funções administrativas para aprimorar a infraestrutura das escolas e a organização escolar.

Escolha das escolas
Para participar da seleção, os colégios públicos devem ter de 500 a mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio. Terão preferência as escolas com estudantes em situação de vulnerabilidade social e com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade das escolas, abaixo da média dos estados. Além disso, a comunidade escolar precisa aprovar o modelo. O MEC disponibilizou o passo a passo para a realização da consulta à comunidade. A orientação está disponível na internet


*VNT.

VII FACUC SERÁ EM NOVEMBRO!!!


Professora do IFRN Campus Nova Cruz vence Prêmio Educador Nota 10

Na noite desta segunda-feira, (30), aconteceu em São Paulo a 22ª edição do Prêmio Educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira. A professora Patrícia Barreto, do Campus Nova Cruz do IFRN, no Agreste potiguar foi a vencedora na categoria voto popular com 24,22% dos votos com o projeto “Argument(Ação): o empoderamento do protagonismo juvenil”, que estava entre os 10 finalistas premiados, de um total de 4878 trabalhos inscritos.
O projeto de Patrícia surgiu com a discussão de problemáticas sociais vivenciadas pelos estudantes em suas comunidades, gerando debates para aprofundar estratégias de aprimoramento de argumentação. “As atividades geraram muitas reflexões e um engajamento social”, disse. O conteúdo, segundo ela, tomou tal grandeza que acabou gerando Desxculpa aí, um podcast (espécie de programa de rádio, onde os debates são gravados, publicados e disponibilizados na internet) feito pela professora e 115 estudantes de quatro turmas do terceiro ano do ensino médio.
Após o anúncio da premiação a professora ressaltou que uma educação pública de qualidade pode transformar vidas. “Eu sonho muito que um dia todos tenham acesso a uma escola pública de qualidade, porque a educação não pode ser um privilégio para poucos, é um direito universal. Acredito muito na qualidade dos institutos federais, porque transformam vidas e fazem os sonhos de tornarem realidade”, disse.
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com a Abril, a Globo e a Fundação Roberto Marinho. Reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.
A cerimônia também concedeu o prêmio de Educador do Ano para Joice Maria Lamb, coordenadora pedagógica de uma escola estadual, em Novo Hamburgo – RS.


*VNT. 

PF combate grupo criminoso que agia contra veículos dos Correios no RN

Natal/RN - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (1/10) a Operação Rodovia, visando desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em 11 ocorrências de crimes de roubo a veículos dos Correios, ocorridas no período de 15/4 a 27/8/2019, nos municípios de Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Vera Cruz e Bom Jesus/RN.
Cerca de 25 policiais federais estão cumprindo, em Natal e São Gonçalo do Amarante/RN, na Região Metropolitana de Natal, 4 mandados de busca e apreensão, 2 mandados de prisão provisória e 1 mandado de prisão preventiva, todos expedidos pela 15ª Vara Federal de Ceará-Mirim/RN.
Os presos responderão por crimes de roubo duplamente qualificado, organização criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo e falsidade ideológica.

*Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Norte

MOSSORÓ-RN: 156ª - Preso de Justiça em liberdade condicional é morto a tiros dentro de casa no três Vinténs

Crime aconteceu por volta de 01h da madrugada de hoje 01 de outubro, na Rua Alfredo Evaristo dos Reis, por trás das Lojas Dantas, no Loteamento Três Vinténs em Mossoró no Rio Grande do Norte.
Os criminosos arrebentaram o portão de acesso ao residencial Camila e mataram a vítima que dormia com a esposa, uma irmã e a mãe.
Segundo o perito criminal Denis Orozco, a vitima foi morto com cerca de 13 tiros de pistolas dos calibres, 09mm e 380. Cerca de 13 capsulas deflagradas foram encontradas na cena do crime,
Thaismar Sidney Silva de Andrade de 30 anos de idade foi morto a tiros de pistola. Segundo informações fazia pouco tempo que ele havia deixado a prisão e estava sendo monitorando por tornozeleira eletrônica.
Segundo a policia, Thaismar cumpriu pena nos presídios de Mossoró e na Penitenciaria de Alcaçuz, em Natal pelos crimes de assalto. Ele chegou a fugir de todos, sendo a ultima fuga de Alcaçuz.
A policia recebeu informações da família que Thaismar durante o período que passou foragido de Alcaçuz, morava no bairro Belo Horizonte. Quando foi recapturado em Mossoró, ele voltou a penitenciaria de Alcaçuz, onde teria passado os últimos 03 anos.
A família informou a policia que Thaismar Sidney deixou a prisão a pouco tempo e que fazia 15 dias que o mesmo retornou a Natal para colocar a tornozeleira eletrônica.

156ª - Preso de Justiça em liberdade condicional é morto a tiros dentro de casa no três Vinténs

ENCATO-RN: Alistamento eleitoral consolida protagonismo juvenil

O número de cidadãos da cidade de Encanto com poder de voto cresceu na última semana. Por meio do suporte logístico do governo “Cuidando da Nossa Gente”, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) conduziu jovens de 16 e 17 anos ao Cartório Eleitoral de Pau dos Ferros, propondo torná-los atuantes na vida política do país.
Acompanhada pela articuladora municipal do Selo Unicef, Wbirazilda Fernandes, e presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fátima Nazário, a ação se configurou na etapa final das tarefas referentes ao desafio “#partiumudar” – de fomento à democracia – cumpridas recentemente pelo seleto grupo de jovens.
A mobilização de alistamento mantém relação, principalmente, com a consciência social, pois ser eleitor(a) implica assumir uma corresponsabilidade na transformação da coletividade. Por isso, conforme Wbirazilda, um novo deslocamento para a emissão do título será agendado.


*Assessoria.