Pesquisar este blog

10 abril 2020

Covid-19: 1 doente contagia 6, e casos podem dobrar em 3 dias, diz estudo

Paciente de coronavírus é tratado em unidade de terapia intensiva do hospital na França Imagem: BENOIT TESSIER/REUTERS
Um estudo publicado esta semana nos Estados Unidos indica que o grau de contágio do novo coronavírus é muito maior do que se imaginava: uma única pessoa infectada pode transmitir o vírus a 5,6 pessoas e, sem quarentena, o número de casos pode dobrar entre 2,3 e 3,3 dias. 
Esse grau de contágio é muito superior ao que se cogitava até agora. Estudos anteriores estimavam que cada infectado poderia contaminar até 2,7 pessoas e que o número de doentes dobraria apenas depois de 6 ou 7 dias.
As descobertas foram feitas por seis pesquisadores e publicadas pela Centers for Disease Control and Prevention, o principal instituto nacional de saúde pública dos Estados Unidos. 

"Coletamos extensos relatos de casos individuais em toda a China e estimamos os parâmetros da epidemia desde a incubação", escrevem os pesquisadores. "Em seguida, projetamos duas abordagens matemáticas para encontrar a dinâmica do surto em Wuhan [o epicentro do surto]." 
As estimativas mais otimistas de contágio e disseminação se basearam nas primeiras contagens de caso em Wuhan, antes de 4 de janeiro. 
Esses resultados estariam "propensos a erros de medição por estarem incompletos", comum "à análise.

*Uol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário