Pesquisar este blog

14 agosto 2025

9º encontro Mulheres que Marcam promove imersão em marca pessoal e liderança feminina em Natal

Com o tema ‘O real valor da sua marca’, o maior movimento feminino do Nordeste realiza, no dia 17 de agosto, no Teatro Riachuelo, em Natal, uma programação intensa voltada ao fortalecimento da marca pessoal e da liderança feminina.

No dia 17 de agosto, o Teatro Riachuelo, em Natal, receberá o 9º Encontro Mulheres que Marcam, considerado o maior movimento feminino do Nordeste. Este ano, o evento tem como tema “O Real Valor da Sua Marca” e reunirá mulheres de diferentes áreas para um dia de palestras, treinamentos e conexões estratégicas.
Entre as convidadas está a estrategista de marketing digital Duda Vieira, com mais de 700 mil seguidoras, conhecida por transformar marcas pessoais em negócios de alto impacto. Ela apresentará a palestra Poder da comunidade para criar autoridade e diferenciação de marca pessoal, trazendo dicas práticas para criar conexões genuínas e ampliar a relevância no mercado.

No dia seguinte, 18 de agosto, Duda participará de um Almoço de Negócios Exclusivo com a fundadora Kênia Raissa e executivas da Rede Mulheres que Marcam. A experiência é restrita às 100 primeiras inscritas na categoria Área Nobre com Almoço.

A imersão será dividida em três pilares que guiarão as participantes:

- Identificar – reconhecer forças, valores e singularidades da marca pessoal

- Posicionar – alinhar imagem e mensagem com clareza estratégica

- Comunicar – transmitir valor de forma autêntica e impactante para ampliar alcance e relevância no mercado
Confira a programação completa do evento Mulheres que Marcam:

No primeiro pilar, Anna Paula aborda os “Vazios emocionais que roubam o valor percebido de marcas pessoais”; Patricia VanKok fala sobre “Imagem real: uma expressão autêntica e intencional da sua marca”; e Kênia Raíssa apresenta “Reconstrução de identidade e projeção estratégica de marca pessoal”.

O segundo pilar traz Daniele Mafra com o tema “Influência e impacto: o real princípio da liderança feminina”; Helena Duarte discute “Gestão de negócios e inovação”; e Rafaela Sales compartilha insights sobre “Soft Living: um novo jeito de viver e produzir”.

No terceiro e último pilar, Katarina Alcântara explica “Expressão de marca: como alinhar ser, parecer e aparecer para construir um posicionamento irrefutável”; Priscila Barros fala sobre “Como criar uma presença digital que conecta e vende”; Daniele Ismael detalha “A era das experiências: como conquistar, encantar e fidelizar clientes”; e Duda Vieira encerra com “O poder da comunidade para criar autoridade e diferenciação de marca pessoal”.

Segundo a fundadora e organizadora do evento, Kênia Raíssa, o encontro vai muito além de palestras. “Nosso objetivo é que cada mulher saia daqui com clareza sobre seu valor e com ferramentas para projetar uma marca pessoal autêntica e respeitada. É um dia para aprender, se conectar e transformar”, afirma.

As inscrições já estão abertas no site: https://mulheresquemarcam.com.br/mqm25, com vagas limitadas para a Área Nobre com almoço. O evento acontece das 10h às 19h e promete uma experiência à altura da realeza, com ambientação temática, networking qualificado e conteúdo estratégico.

Serviço:
Evento: 9º Encontro Mulheres que Marcam

Tema: O Real Valor da Sua Marca

Data: 17 de agosto de 2025

Horário: 10h às 19h

Local: Teatro Riachuelo – Shopping Midway Mall, Natal (RN)

Ingressos: https://mulheresquemarcam.com.br/mqm25

Instagram: @redemulheresquemarcam

GROSSOS/RN: JANJA SILVA DEVERÁ VISITAR A CIDADE NOS PRÓXIMOS DIAS

A primeira-dama do Brasil, Janja Silva, poderá incluir Grossos em sua agenda para uma visita à Associação das Marisqueiras, em data ainda a ser divulgada e confirmada oficialmente.

Segundo informações, o objetivo da visita é conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelas mulheres que atuam na pesca e beneficiamento de mariscos, atividade tradicional e de grande importância econômica e cultural para o município.

A visita faz parte de uma série de ações que Janja vem realizando em todo o país, com foco no fortalecimento de iniciativas comunitárias, incentivo à economia solidária e valorização do trabalho feminino.

Durante a passagem por Grossos, a primeira-dama deverá conversar com as marisqueiras, ouvir suas demandas e conhecer de perto a rotina de coleta, limpeza e comercialização dos mariscos.

A expectativa é que o encontro traga mais visibilidade ao trabalho da associação, fortalecendo a luta por melhores condições de trabalho, infraestrutura e políticas públicas voltadas ao setor. Autoridades municipais e lideranças locais também devem participar do evento.

*O Facho de Grossos 

Bolsonaro alega falta de provas e pede absolvição ao STF

Em alegações finais de 197 páginas, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) sua absolvição na ação sobre a trama golpista, alegando que houve cerceamento de defesa e ausência de provas. O documento argumenta que os advogados não tiveram pleno acesso ao processo e tempo hábil para analisar as provas. Acrescenta que a “minuta do golpe” é apócrifa e nunca foi formalizada, e que as reuniões com os comandantes das Forças Armadas ocorreram apenas em um contexto de busca de alternativas constitucionais à derrota na eleição de 2026. Sobre a delação de Mauro Cid, a defesa sustenta que ela é inconsistente e foi forçada. Outro ponto da defesa é que aconteceu transição de governo, posse antecipada de comandantes e que, no 8 de janeiro, Bolsonaro estava fora do país. Embora poupe ataques diretos ao ministro Alexandre de Moraes, o texto afirma que a acusação criminaliza discursos e críticas políticas. (Globo).

SÁBADO TEM BREGÃO DA 87 EM LUIZ DA MATECHAL!!!

Prêmio MEC da Educação Brasileira: duas estudantes do RN entre os premiados

Em todo o país, o Prêmio MEC da Educação Brasileira reconheceu 54 alunos pelo alto desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também foram premiados quatro estados, 35 municípios e 20 escolas, com a entrega de 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias: Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Enem; Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ao todo, são 116 premiados entre redes de ensino estaduais e municipais, escolas e estudantes.

Confira a lista de premiações no Rio Grande do Norte:
Estudantes (desempenho na redação do Enem)

Ana Clara de Oliveira

Cláudia Raiane Sousa de Oliveira

SELEÇÃO DOS PREMIADOS

Os vencedores da edição de 2025 do Prêmio MEC da Educação Brasileira foram selecionados com base em indicadores oficiais da educação básica, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Enem, além do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todas as análises foram realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem abertura de editais ou inscrição prévia.

Veja mais:

“A educação é a única solução”, diz Lula durante entrega do Prêmio MEC
PRÊMIO

Instituído pelo Decreto nº 12.521/2025, com regras publicadas na Portaria nº 564/2025, o Prêmio MEC da Educação Brasileira promove o reconhecimento e a valorização dos diversos atores educacionais. O objetivo é incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e iniciativas destinados à melhoria da qualidade da aprendizagem na educação básica, que levem em conta a promoção da equidade e a redução das desigualdades, em alinhamento ao Plano Nacional de Educação (PNE).

*Mossoró Hoje

Prefeito de São Bernardo é afastado do cargo após operação da PF; R$ 14 milhões foram encontrados com servidor

Operação também cumpre duas prisões preventivas, 20 mandados de busca e apreensão e medidas de quebra de sigilos bancário e fiscal - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
O prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Marcelo de Lima Fernandes (Podemos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira 14 durante a Operação Estafeta, da Polícia Federal, que investiga suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo uma organização criminosa com atuação na administração municipal.

De acordo com a PF, além do afastamento, a Justiça determinou que o prefeito utilize tornozeleira eletrônica. A operação também cumpre duas prisões preventivas, 20 mandados de busca e apreensão e medidas de quebra de sigilos bancário e fiscal.

As ações ocorrem em São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, Mauá e Diadema, todas no estado de São Paulo.

As investigações começaram em julho de 2025, após a apreensão de R$ 14 milhões em espécie — entre reais e dólares — com um servidor público suspeito de integrar o esquema.

Os investigados podem responder, conforme sua participação, por crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.

*Agora RN 

Agosto Lilás: LBV reforça apoio às mulheres na superação da violência

8% das atendidas pelo Programa Ser Mulher romperam o ciclo de violência
A cada 4 horas, uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A Legião da Boa Vontade (LBV), por meio do *programa Ser Mulher* , tem contribuído de forma contínua e sensível com a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, promovendo a reconstrução da autoestima, o fortalecimento da autonomia e a reinserção social de centenas de mulheres em situação de vulnerabilidade.

No primeiro semestre de 2025, o programa atendeu *118 mulheres em situação de violência,* oferecendo acompanhamento psicológico e social, rodas de conversa, oficinas, encaminhamentos aos órgãos de proteção e articulação com a rede de apoio.

O impacto é visível e transformador:

• 69% das mulheres atendidas apresentaram melhorias na autoimagem e autoconceito;

• 62% passaram a demonstrar mais autonomia e independência;

• 47% conseguiram romper o ciclo de violência;

• 41% conseguiram finalizar a relação com o agressor;

• 65% demonstraram estar mais apropriadas sobre seus direitos e sobre a cultura de enfrentamento à violência.

Além disso, 29% buscaram órgãos de proteção e 48% tiveram redução da reincidência da violência, o que comprova que a metodologia aplicada tem efeito direto na interrupção do ciclo violento.

Outro destaque foi uma parceria realizada pela LBV com o Instituto ELA, que ofereceu cursos profissionalizantes e palestras sobre empoderamento, ampliando a perspectiva de autonomia financeira das mulheres e de reinvenção de suas trajetórias.
PROGRAMA SER MULHER


A LBV oferece *atendimento psicológico gratuito e on-line para mulheres de todo o Brasil* (a partir dos 12 anos). O serviço também está disponível para filhos e filhas de mulheres que vivenciaram situações de violência de gênero. A inscrição pode ser feita de qualquer parte do Brasil pelo *WhatsApp: (11) 99996-6557.* Após o contato, é só aguardar a primeira sessão, de acordo com a agenda dos profissionais disponíveis.

Em São Paulo/SP, basta dirigir-se pessoalmente ao Centro de Assistência Humanitário da LBV localizado na Av. Rudge, 898, Bom Retiro (próximo à ponte da Casa Verde). Para outras informações, acesse https://lbv.org/programa-ser-mulher/

Réus por plano de golpe criticam falta de imparcialidade de Moraes no STF

As defesas dos réus do “núcleo 1” da ação penal sobre a suposta trama golpista apresentaram as alegações finais ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (14).

Nos documentos, os acusados pelos crimes fazem críticas ao ministro Alexandre de Moraes, ressaltando que o magistrado não pode atuar de forma imparcial, já que figura como vítima de um possível atentado.

Há ainda reclamações pela forma como foi conduzido o processo de delação do tenente-coronel Mauro Cid.

A defesa do general Augusto Heleno, por exemplo, foi uma das mais enfáticas ao contestar a isenção de Moraes. Apesar do pedido já ter sido afastado pela 1ª turma do STF, o militar reforça o reconhecimento de suspeição do ministro, justificando que a continuidade do relator à frente da ação penal “coloca em risco os ditames constitucionais que acompanham o devido processo legal” e “fere diretamente a presunção de inocência dos acusados”.

Outra reclamação apresentada pelo advogado do membro do Exército Brasileiro é a quantidade de vezes que o magistrado questionou os réus: “No entanto, durante o interrogatório, o ministro relator extrapolou seus poderes instrutórios ao assumir, de forma indevida, o protagonismo e tomar para si a iniciativa das perguntas que deveriam ser formuladas pelo titular da ação penal, presente na audiência”.

De acordo com análise da defesa, Alexandre de Moraes teria feito aproximadamente 330 questionamentos aos réus, enquanto o procurador-geral da República formulou apenas 61 indagações para comprovar os fatos narrados em sua denúncia. Isso, segundo as alegações finais de Augusto Heleno, configuraria “nulidade insanável” porque o sistema processual penal “não admite que o julgador se transforme em investigador e acusador ao mesmo tempo”.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, não fez críticas notáveis à condução direta de Moraes na ação, mas apontou para a ausência de provas do processo. Os advogados afirmam que não há única evidência que atrele o político à ação descrita como “Punhal Verde e Amarelo”, suposto plano de atentar contra a vida de autoridades e políticos brasileiros, e muito menos aos atos de 8 de janeiro.

“O mantra deste processo surge já aqui: ninguém viu, nem testemunha, nem mesmo o delator. Afinal, também não existe nos autos a suposta minuta de decreto com um texto “enxugado” prevendo apenas a prisão do Ministro Alexandre de Moraes. E também não existe, em lugar nenhum dos autos, nem mesmo em depoimentos, o documento que a acusação diz ter sido apresentado pelo então ministro da defesa, agora aos três comandantes das Forças Armadas no dia 14 de dezembro”, expõe o documento de defesa de Bolsonaro.

As alegações finais do general Walter Braga Netto também tratam sobre a falta de imparcialidade do ministro do STF: “Sua suspeição decorre do fato de a denúncia apontá-lo como a pessoa que seria vitimada pelos denunciados, sendo natural e evidente a contaminação subjetiva do julgador (que na prática aconteceu, conforme será demonstrado)”.

A defesa do réu ainda critica o fato de certas declarações apresentadas por Mauro Cid não “coincidirem com a linha investigativa”. Segundo os advogados, o fato do delator estar mentindo teria gerado pedidos de prisão por parte da PGR (Procuradoria-Geral da República).

“Alexandre de Moraes decidiu, ao invés de decretar a prisão do delator, convocá-lo para prestar esclarecimentos em audiência por ele presidida na sede do STF”, ressalta.

Indo em sentido similar, o ex-ministro Anderson Torres demonstrou preocupação “acerca da aparência de imparcialidade” pois, na visão dos advogados, os réus que participaram do governo anterior serão julgados por ministros tidos como desafetos do ex- presidente Bolsonaro.

“Observa-se, porém, que a Primeira Turma conta com uma reconhecida vítima do atentado conjecturado (Sr. Ministro Alexandre de Moraes) e dois Ministros comumente associados à oposição do governo anterior (os Ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino)”, apontou a defesa de Torres.

Além disso, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, general e ex-ministro da Defesa, opinou que o STF não teria competência para julgar o caso dos militares e outras pessoas: “O processo e julgamento do caso originariamente perante a Suprema Corte não estaria em consonância com a ordem jurídica vigente, principalmente com os princípios do devido processo legal, e juiz natural”.

*Fonte: CNN Brasil

CONVITE DE CANTORIA!!!


MOSSORÓ/RN: Homem morre após ser atropelado por caminhão na BR-110, na zona rural

Um acidente fatal foi registrado no início da noite desta quarta-feira (13) na BR-110, altura da comunidade de Piquiri, zona rural de Mossoró, no Oeste Potiguar. A vítima foi identificada como Orlando Silva de Morais, de 60 anos.

De acordo com informações colhidas no local, o idoso tentava atravessar a rodovia quando foi atingido por um caminhão baú que trafegava no sentido Areia Branca/Mossoró. Com o impacto, Orlando não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do socorro médico.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para controlar o tráfego e realizar os procedimentos de praxe. O corpo foi removido pela equipe do Instituto Técnico de Polícia Científica para exames no IML.

As circunstâncias exatas do atropelamento serão apuradas pela Polícia Civil.


*Fim da Linha 

Uern Caicó promove a colação de grau de cerca de 50 estudantes

A Uern Caicó promoveu, na noite desta segunda-feira (11), a colação de grau de cerca de 50 graduandos dos cursos de Enfermagem, Filosofia e Odontologia. A conferição do grau aconteceu em duas solenidades, ambas realizadas no colégio Diocesano Seridoense.

Na primeira cerimônia, em que colaram grau os concluintes do curso de Enfermagem, os graduandos tiveram dificuldade para conter as lágrimas durante o discurso da estudante oradora, a estudante Ranai Araújo.

Ao longo de sua fala, a estudante citou nominalmente os colegas de turma e os desafios e alegrias compartilhadas ao longo dos últimos anos. Ainda no início do discurso, Ranai lembrou as perdas sofridas por vários colegas, em especial aqueles que perderam familiares próximos.

“Nenhum de nós chegou aqui ileso. Todos temos as nossas cicatrizes. Mas esta cerimônia é por vocês. Por todos que não chegaram até aqui, mas que caminharam com a gente, em silêncio e em saudade”, comentou.

A estudante relembrou ainda bons momentos vividos pelo grupo e a importância do cuidado dos professores ao longo da trajetória.

“Vocês, mestres, não foram apenas transmissores de conteúdo, foram amigos importantes. Obrigado por nos olharem como pessoas e dividirem tanto com a gente”, enfatizou.

Já o paraninfo da turma concluinte, o professor Ildone Forte de Morais, também recordou momentos marcantes da vivência com a turma e a alegria que eles trouxeram.

“É uma honra pra mim ser escolhido e ter esse reconhecimento repleto de afeto e de histórias que jamais vou esquecer”, comentou o docente.

Em seu discurso, o professor recomendou aos graduandos que celebrem as conquistas, mas também vejam a importância de seus erros, sobretudo para seu aprendizado e amadurecimento.

“Saboreiem os acertos, vibrem com as vitórias, mas não esqueçam os erros e sorriam para eles também. Deem risada com o que não deu certo. Não com despeito, mas a título de humildade”.

O professor recomendou ainda aos concluintes que tenham paciência diante dos novos processos que terão início a partir deste momento. “As vitórias mais gratificantes muitas vezes nascem no silêncio e no esforço cotidiano, que poucas pessoas conseguem perceber”.

Na mesma noite, durante a solenidade que marcou a colação de grau dos estudantes de Filosofia e Odontologia, a paraninfa das turmas concluintes, professora Jamile Marinho, enfatizou a responsabilidade e a ética que devem acompanhar os agora graduados ao longo de sua trajetória.

“Ter acesso à formação acadêmica numa universidade pública, gratuita e de qualidade como a Uern é um privilégio. Não é apenas uma conquista individual, mas um compromisso coletivo”, destacou.

O orador representante das turmas concluintes, do curso de Odontologia, Gabriel Vieira, corroborou a ideia, salientando o cuidado necessário para cuidar de cada paciente. “O tratamento não se resume aos procedimentos, mas é também devolver autoestima de uma pessoa, a confiança e a qualidade de vida. Cada paciente tem uma história, e é preciso escutá-la respeitá-la”.

Por sua vez, o diretor da Uern Caicó, professor José Teixeira, destacou a importância de um cuidado e uma responsabilidade social que vão além do contato imediato com pacientes ou estudantes.

“Que vocês levem hoje não apenas um diploma, mas um compromisso com o cuidado, com a vida, com o mundo e com as pessoas”, comentou o diretor, destacando o simbolismo de a colação ser realizada no dia 11 agosto, data em que se celebra o Dia do Estudante.

As solenidades também foram marcadas por uma mensagem da reitora Cicília Maia e do vice-reitor Chico Dantas, que cumprem agenda em Brasília e não puderam participar da cerimônia. Na mensagem, os professores ressaltaram a importância da data para marcar também os 20 anos da Uern Caicó, que se soma a outras conquistas da Uern nas últimas décadas, a exemplo da expedição de 60 mil diplomas desde a criação da Universidade.

“São 60 mil pessoas que tiveram a vida transformada e que transformaram outras vidas também”, disseram os professores na mensagem, que foi lida pelo professor Rommel Lima, pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação.

*Gláucia Lima