A Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema) informou que há dois inquéritos abertos contra o mesmo homem, suspeito de exercício ilegal da profissão e maus-tratos, resultando na morte de animais. O primeiro deles já foi concluído e deve ser encaminhado para a Justiça nos próximos dias.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) acompanhou a operação e colabora com as autoridades, oferecendo suporte técnico aos agentes de segurança pública.
Um médico-veterinário também registrou um boletim de ocorrência contra o homem por falsificação, uma vez que ele utilizou carimbo com o nome e número de registro do profissional.
O CRMV-RN esclarece que o órgão é responsável pela fiscalização do exercício profissional da Medicina Veterinária e Zootecnia no estado e encaminha denúncias que chegam sobre exercício ilegal da profissão às autoridades policiais. Quando requisitado, acompanha e auxilia o trabalho da polícia.
"Nossa orientação é que, ao procurar atendimento para seus pets, a população se certifique de que os profissionais e estabelecimentos são devidamente inscritos no CRMV. Para isso, basta solicitar a carteira profissional do Médico-Veterinário e o certificado de regularidade do estabelecimento, que deve estar visível ao público", explicou a médica-veterinária Indyanara Altoé, assessora técnica do Conselho.
O CRMV-RN também recomenda que denúncias sobre exercício ilegal da profissão e maus-tratos sejam registradas na Polícia Civil.
*Do G1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário