Pesquisar este blog

04 setembro 2025

Senado autoriza afastamento de Marcos do Val por 116 dias para tratamento de saúde

O Senado autorizou nesta quinta-feira 4 o afastamento do senador Marcos do Val (Podemos-ES) por 116 dias para tratamento de saúde. A licença foi homologada pela Junta Médica da Casa e segue as regras do Senado para afastamentos remunerados, que podem ser renovados. Como o período é inferior a 120 dias, não há convocação de suplente, e o senador pode desistir da licença a qualquer momento.

O pedido de afastamento foi protocolado um dia antes da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que relaxou medidas cautelares impostas contra Do Val. Na última semana, o senador afirmou que ficaria fora da Casa por 30 dias e que também se afastaria para cuidar dos pais, que enfrentam problemas de saúde.

Marcos do Val é alvo de investigações no STF. Em 2024, teve o passaporte apreendido e foi impedido de viajar ao exterior. Em agosto deste ano, ele foi alvo de operação da Polícia Federal após viajar a Orlando (EUA) com um passaporte diplomático que não havia sido entregue no ano anterior. Por descumprimento de decisão anterior, Moraes determinou o monitoramento do senador com tornozeleira eletrônica.

Após a Advocacia do Senado recorrer ao STF, Moraes determinou a retirada da tornozeleira e relaxou outras medidas, incluindo desbloqueio de salário e verbas de gabinete, fim do recolhimento domiciliar noturno e proibição de uso das redes sociais. O ministro manteve, porém, a proibição de deixar o Brasil e a apreensão dos passaportes.

Na decisão, Moraes afirmou que a Casa anexou laudo médico que comprovava a “necessidade de afastamento da função parlamentar” de Marcos do Val para tratamento de saúde, minimizando a “possibilidade do senador influenciar na investigação criminal ou na aplicação da lei penal”.

*Agora RN 

MOSSORÓ/RN: 58° HOMICÍDIO EM 2025 - HOMEM É MORTO A FACADA, APÓS DISCUSSÃO NA COBAL

Mossoró, no Oeste Potiguar, contabilizou nesta quinta-feira, 04 de setembro de 2025, o 58º homicídio do ano. A vítima foi identificada como Fábio Júnior de Almeida, 44 anos, conhecido como “Pato Roco”.

Segundo informações, Fábio Júnior foi esfaqueado na manhã de quarta-feira (03), durante uma discussão ocorrida em meio a uma bebedeira na calçada da Cobal, área central da cidade.

Gravemente ferido, ele recebeu atendimento do SAMU e foi conduzido ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

O corpo da vítima será removido para a sede da Polícia Científica do RN (Itep), onde passará por exames de necropsia antes de ser liberado para sepultamento.

A ocorrência será investigada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca esclarecer as circunstâncias do crime e identificar possíveis responsáveis pela facada que tirou a vida de Fábio Júnior.

*Fonte: Fim da Linha 

ATENÇÃO - ATENÇÃO SEVERIANO MELO!!

Lembrando a todos que nesta SEXTA-FEIRA, dia 05/09/2025 é dia de atendimento.

*SEVERIANO MELO*

De 8:00 às 12:00 horas.
Faça já a sua consulta de vista! Aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎
Ótica Gomes, o bem estar da sua visão!

CPMI intimará “careca do INSS” para depor na próxima semana

O presidente da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta quinta-feira (4) que o colegiado intimará, para depoimento na próxima semana, o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, o “careca do INSS”.

Ele espera ouvir o empresário na próxima quinta-feira (11). Na mesma data, também quer a oitiva de Maurício Camisotti, empresário do setor de saúde que é alvo de investigação da PF (Polícia Federal).

“Pedi a intimação dos senhores, do chamado careca e do senhor Camisotti, para que os dois possam se manifestar sobre vir na próxima quinta-feira a esta comissão […] Houve uma dificuldade da secretaria em manter contato com os advogados e eu autorizei, ontem, a Polícia Legislativa a fazer a intimação pessoalmente nos endereços dos dois convocados”, disse Viana.

Os dois convocados também foram alvo de pedidos de prisão preventiva aprovados pela comissão.

Na reunião da última segunda-feira (5), a CPMI aprovou encaminhar ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedido de prisão preventiva contra 21 pessoas supostamente envolvidas no esquema de descontos a aposentadorias e pensões.

A demanda foi encaminhada ao ministro André Mendonça, que é relator da matéria no STF, a quem cabe decidir sobre o cumprimento do pedido. Entre os nomes também está o do ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto.

Visitas ao Senado

Nesta quinta-feira, a CPMI aprovou 54 requerimentos, a maioria de pedidos de informação a órgãos federais. Um deles trata da requisição sobre registros da presença do “careca do INSS” nas dependências do Senado, entre janeiro de 2019 e julho de 2025.

O colegiado também aprovou pedido sobre carros apreendidos e as viagens internacionais realizadas por ele nos últimos cinco anos.

A comissão também realiza, na reunião desta quinta, a oitiva de Eliane Viegas, diretora de Auditoria de Previdência e Benefícios da CGU (Controladoria-Geral da União (CGU). A participação de Eliane foi requisitada pelo relator Alfredo Gaspar (União-AL), em requerimento aprovado pelo colegiado.

*Fonte: CNN Brasil

PADRE DIOGO, AGORA NA COORDENAÇÃO DA PASTORAL DA PESSOA IDOSA!


TJ define lista tríplice com primeira vaga exclusiva para mulheres

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) definiu, na sessão plenária desta quarta-feira (3/9), a primeira lista tríplice destinada a uma vaga exclusiva para mulheres para o cargo de desembargador.

A votação se deu de forma unânime e escolheu as três primeiras entre sete magistradas inscritas.

Formam a lista, pelo critério de merecimento, as juízas Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa (94,13 pontos), Suely Maria Fernandes Silveira (93,26 pontos) e Patrícia Gondim Moreira Pereira (92,90 pontos).

“Não vou chamar de desembargadora, porque ainda não foi nomeada, mas a doutora Martha saberá corresponder naturalmente porque já passou pela Corte e honrará a toga que irá vestir em segundo grau”, disse o desembargador decano, Amaury Moura Sobrinho.

Para o Pleno, a decisão representa um momento histórico, por se tratar da primeira vez que o TJRN aplica a norma, voltada a ampliar a participação feminina nos cargos de desembargadores e, para os demais integrantes do colegiado, todas as sete candidatas eram merecedoras de ocupar a nova vaga.

*Saulo Vale 

MOSSORÓ/RN: 56°/57° HOMICÍDIO EM 2025- FORAGIDO DA JUSTIÇA E AMIGO SÃO MORTOS A TIROS DENTRO DE CASA NA MAÍSA

Kaio Cesar, uma das vítimas
A violência voltou a assustar a zona rural de Mossoró nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 04 de setembro de 2025. Um duplo homicídio foi registrado por volta das 03h30min no Assentamento Oziel Alves, na comunidade da Maísa.

De acordo com as primeiras informações, as vítimas foram identificadas como Kaio Cesar Alves Vieira, 35 anos, foragido da justiça com mandado de prisão em aberto por violência doméstica contra a mulher e Mardoni.

Eles estavam dormindo dentro de uma residência quando criminosos armados arrombaram a porta, invadiram o imóvel e efetuaram vários disparos de escopeta calibre 12 contra os dois homens, que morreram ainda no local.

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e isolou a área até a chegada da equipe da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). Após a perícia, os corpos foram recolhidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), onde passarão por exames de necropsia.

As circunstâncias do crime, bem como a motivação e a autoria, ainda são desconhecidas. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHPP).

*Fonte: Fim da Linha 

Trágico acidente na RN-233 em Paraú resulta na morte do 3º Sargento Eudes de Lima Moura e sua namorada

Um grave acidente de trânsito registrado na noite desta quarta feira 03 de setembro de 2025, na RN-233, no município de Paraú, região Oeste do Rio Grande do Norte, deixou duas vítimas fatais.

De acordo com informações confirmadas pela Polícia Militar, as vítimas foram identificadas como o 3º Sargento da Polícia Militar, Eudes de Lima Moura, e sua namorada, Luciana Medeiros Dantas. Ambos não resistiram à gravidade do acidente e morreram ainda no local.

Eudes era natural de Caicó, onde também residia, e além da carreira policial, era sócio-proprietário do Grupo funerário Uniplan, que possui unidades em diversas cidades do estado. Sua namorada, Luciana, também era natural de Caicó.

A tragédia causa forte comoção entre familiares, amigos e colegas de farda, especialmente pela trajetória de Eudes, reconhecido pela dedicação à segurança pública e também pelo empreendedorismo.
As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes. O clima em Caicó e nas cidades onde o sargento tinha atuação profissional é de profunda tristeza com a perda precoce do casal.

*Fim da Linha 

TOCANTINS/TO: GOVERNADOR É AFASTADO DO CARGO POR DESVIOS NO PERÍODO DA PANDEMIA

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento do governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos). Ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira, em Palmas.

As investigações, que tramitam sob sigilo no STJ, apontam fortes indícios de um esquema de desvio de recursos públicos entre os anos de 2020 e 2021, período em que os investigados teriam se aproveitado do estado de emergência em saúde pública e assistência social para fraudar contratos de fornecimento de cestas básicas.

Mais de 200 policiais federais estão cumprindo 51 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, com o objetivo de reunir novos elementos sobre o uso de emendas parlamentares e o recebimento de vantagens indevidas por agentes públicos e políticos.

Segundo a apuração, foram pagos mais de R$ 97 milhões em contratos para fornecimento de cestas básicas e frangos congelados, com prejuízo estimado superior a R$ 73 milhões aos cofres públicos.

Os valores desviados teriam sido ocultados por meio da construção de empreendimentos de luxo, compra de gado e pagamento de despesas pessoais dos envolvidos.

Professores da Educação do RN participam de curso sobre Letramento Étnico-Racial

Teve início nesta quarta-feira (3), em Natal, o curso de extensão “Letramento Étnico-Racial: Tecendo saberes, experiências e conhecimentos necessários para a formação docente na perspectiva das políticas de ações afirmativas”, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Gênero e Diversidade (NEGEDI) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), entre outras instituições. Doze professores da rede estadual estão matriculados no curso.


Voltado para professores da rede pública, especialmente aqueles que atuam em comunidades indígenas, quilombolas e da educação do campo, além de educadores populares e estudantes de licenciatura em fase final do curso, o projeto busca fortalecer a formação docente a partir de uma perspectiva decolonial e afrocentrada. Entre os temas abordados estão relações étnico-raciais, diversidade, políticas afirmativas e legislação educacional.

A abertura contou com a presença da secretária de Educação do RN, Socorro Batista, que destacou a importância da formação como instrumento de transformação social. “A escola tem um papel fundamental na superação do racismo estrutural. Apoiar iniciativas como esta significa reafirmar o compromisso do Governo do Estado com uma educação inclusiva, plural e promotora da equidade”, afirmou.

Coordenadora da ação, a professora Maria do Socorro da Silva, do IFRN, ressaltou o caráter multiplicador da iniciativa. “Os professores que participam do curso têm a oportunidade de multiplicar os conhecimentos adquiridos. Promover essa formação é fundamental para que possam combater o racismo e, ao mesmo tempo, fortalecer o reconhecimento de si mesmos como pessoas negras — professores e professoras negras. O conhecimento é uma arma poderosa nessa luta, que precisa ser assumida por toda a sociedade”, disse.

A professora Roberta Soares da Silva Pereira, que atua no Ensino Médio do CEJA Professora Lia Campos, destacou a relevância de participar do curso. “Como mulher negra, tenho muito orgulho da minha raça e da representatividade que posso exercer. Quando soube do curso nos grupos da faculdade, me senti motivada justamente por isso: pela possibilidade de aprofundar o letramento racial e abrir novos horizontes para os nossos alunos”. Ela finaliza: “Quero, especialmente, levar para a sala de aula literaturas indígenas e africanas da melhor forma possível, para que meus alunos aprendam mais sobre essas produções, se reconheçam nelas e ampliem seus horizontes”, afirmou.

Com carga horária de 60 horas, o curso será realizado até dezembro, de forma híbrida (presencial e online), e prevê a realização de minicursos, oficinas e produção de materiais pedagógicos. As atividades estão alinhadas ao pensamento freiriano, valorizando metodologias participativas e dialógicas.

O projeto reforça as ações de políticas afirmativas no estado e atende ao que preveem as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, além do Decreto 470/2024, que instituiu a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola.

*Fonte: Gláucia Lima