Pesquisar este blog

01 setembro 2025

ASSU/RN: PRESO DE JUSTIÇA MONITORADO POR TORNOZELEIRA ELETRÔNICA É MORTO A TIROS NA ZONA RURAL

A cidade de Assú registrou mais um crime violento na noite deste domingo (31). O preso de justiça em regime semiaberto, monitorado por tornozeleira eletrônica, Jadson Carlos da Silva Pinto, conhecido popularmente como “Doideira”, foi assassinado a tiros na comunidade rural de Nova Esperança.

De acordo com as primeiras informações, Jadson trafegava em uma motocicleta quando foi surpreendido e alvejado com vários disparos de arma de fogo, não resistindo aos ferimentos.

A vítima era natural de Macau/RN e cumpria pena sob monitoramento eletrônico, por crime de tráfico de drogas (artigo 33). A cena chamou a atenção de moradores da localidade.

Uma irmã de Jadson permaneceu ao lado do corpo em meio à dor da perda, em uma cena marcada pela comoção. Equipes da Polícia Militar foram acionadas para isolar a área até a chegada dos peritos do Itep, que realizaram a remoção do corpo para exames de necropsia.
A Polícia Civil de Assú iniciou as investigações para esclarecer as circunstâncias e a motivação do crime, mas até o momento não há informações sobre os autores da execução.

*Fim da Linha 

BOLSONARO NÃO VAI AO JULGAMENTO NO STF, DIZ DEFESA

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não irá ao julgamento do plano de golpe que começa nesta terça-feira 2, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi confirmada à CNN pelos advogados Celso Vilardi e Paulo Cunha Bueno, que alegam motivos de saúde para a ausência.

Segundo a defesa, Bolsonaro gostaria de comparecer ao STF, mas, por estar em prisão domiciliar e diante das condições clínicas, optou por acompanhar à distância. O julgamento pode resultar em pena superior a 40 anos de prisão por acusação de tramar um golpe de Estado.

A decisão dividiu o entorno do ex-presidente. Médicos, advogados e familiares recomendaram que ele permanecesse em casa e assistisse pela televisão. Já aliados políticos defendiam sua presença para enviar um recado político.

De acordo com aliados, Bolsonaro estaria sereno na véspera do julgamento, embora enfrente uma forte crise de soluço.

Na segunda-feira 1º, Bolsonaro recebeu a visita da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, a parlamentar fez uma oração pelo ex-presidente.

A maioria dos réus por tentativa de golpe de Estado também deve acompanhar o julgamento pela televisão. A sessão da Primeira Turma do STF está marcada para esta terça-feira 2 às 9h.

A presença não é obrigatória. Ex-integrantes do núcleo duro do governo Bolsonaro optaram por não ir à Corte para evitar exposição. Até o momento, o único a confirmar presença foi o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ex-ministro da Defesa.

ÓTICAS GOMES: LEMBRETE IMPORTANTE!

Lembrando a todos os clientes e amigos que nesta TERÇA-FEIRA, dia 02/09/2025 é dia de atendimento em SOLEDADE.

Das 14:00 às 17:30 horas.
Por ordem de chegada.
Faça já a sua consulta de vista e aproveite as super promoções das Óticas Gomes✌🏼😎

Mais de mil pessoas aguardam por doação de órgãos no RN

O ato de doar órgãos representa a esperança de vida para quem está na fila de espera. E no Rio Grande do Norte, neste início de setembro, 1.043 pessoas estão aguardando por um coração, um rim ou uma córnea. Os dados são da Central de Transplantes do RN, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Ao longo do mês, a campanha do Setembro Verde em prol da doação de órgãos vai reforçar junto à sociedade a importância da ação. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada 14 pessoas que manifestam interesse em doar, apenas quatro terminam doando efetivamente, sendo a recusa familiar um dos principais entraves.

A importância da doação, o diálogo em casa e o papel central da informação estiveram entre os temas da abertura da campanha do Setembro Verde da Sesap, que tem como lema “Super humanos, vidas que doam vida”. O evento, realizado no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, reuniu gestores, profissionais de saúde, familiares de doadores e transplantados na manhã deste dia 1º.

Até meados de agosto, foram feitos 185 transplantes no estado, sendo um de coração, 37 de rins, 63 de medula óssea (este dado até julho) e 84 de córneas.

Além dos procedimentos de transplante, a Central e a Sesap também coordenam a captação dos órgãos junto a hospitais em todo o estado e, por vezes, o envio desses órgãos a outros locais do país, principalmente em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Civil (Sesed) e a Força Aérea Brasileira.

Pacientes aguardando órgãos no RN
Coração – 2
Medula – 22
Rins – 363
Córneas – 656

Total – 1.043

Transplantes realizados em 2025
Coração – 1
Medula óssea – 63 (dados até julho)
Rins – 37
Córneas – 84.

*Saulo Vale 

AVISO IMPORTANTE DA RÁDIO CIDADE!!

A partir de amanhã, 2 de setembro, a Rádio 87.9 FM ficará fora do ar temporariamente para realizar a troca da torre e antena da emissora!

Essa mudança é para modernizar e melhorar a qualidade do nosso sinal, garantindo uma experiência ainda mais agradável para vocês, nossos ouvintes!

Agradecemos a compreensão e prometemos voltar com tudo em breve!

#Rádio879FM #Modernização #Qualidade #SinalForte #VoltaemBreve

CARRO CAI EM AÇUDE APÓS COLISÃO EM MURETA E PROFESSORA DE ASSÚ É SOCORRIDA EM ITAJÁ

Assú Notícia: Um acidente de trânsito registrado na manhã desta segunda-feira 1 de setembro de 2025, chamou a atenção dos moradores da cidade de Itajá, no Vale do Açu. Um veículo modelo Ford Fiesta perdeu o controle e caiu dentro de um açude, após colidir contra a mureta que dá acesso ao bairro São Manoel.

No carro estava um casal identificado como Anikelly Frutuoso, de 37 anos, professora residente em Assú, e seu companheiro conhecido pelo apelido de “Burrão”. Segundo informações, o casal se deslocava para o bairro quando o motorista relatou que o veículo “puxou” repentinamente, provocando o acidente.

Com o impacto, a estrutura do canteiro e da mureta de proteção ficou destruída. O carro acabou dentro do açude, mas em uma área considerada rasa.

Atendimento às vítimas

O motorista sofreu apenas escoriações leves, sem gravidade. Já Anikelly Frutuoso precisou de atendimento médico e foi encaminhada pela equipe de socorro ao Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró. Apesar do susto, o estado de saúde da professora é considerado estável e sem risco de morte.

Ainda conforme informações apuradas, antes do acidente, Anikelly teria ido até Itajá deixar roupas para o filho e seguiria para buscar colegas de trabalho, já que leciona no período da manhã na UERN de Patu.

*Fonte: Assú Notícia 

Exército quer “tolerância zero” se bolsonaroristas aglomerarem em frente à quartéis no julgamento do ex-presidente Jair

O Exército vai vetar aglomerações e atos próximos de unidades militares em meio ao julgamento do núcleo crucial do plano de golpe, que começa nesta terça-feira (2) no STF (Supremo Tribunal Federal). Outro ponto de atenção são as manifestações convocadas para o 7 de Setembro, que ocorrerá em meio à análise do caso na Primeira Turma da Corte.

A ordem repassada aos comandos de área é de tolerância zero com eventuais manifestações. Além disso, o Comando Militar do Planalto (CMP) e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal têm feito reuniões permanentes para discutir a segurança tanto durante o 7 de Setembro quanto ao longo do período do julgamento. Em Brasília, os atos devem se concentrar na região da Torre de TV, distante das unidades militares e também da Praça dos Três Poderes.

Sob reserva, oficiais avaliam que não haverá atos no entorno dos quartéis. Um dos motivos é o posicionamento do Alto Comando do Exército, apontado ao longo das investigações da trama golpista, de que rechaçou a ideia de um plano de golpe para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder. A postura da cúpula desagrada apoiadores do ex-presidente.

*Jair Sampaio 

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2025

MOSSORÓ/RN: 55° HOMICÍDIO EM 2025 - PASSAGEIRO DE UBER É EXECUTADO COM MAIS 30 TIROS NO SUMARÉ

Mossoró, cidade da região Oeste Potiguar, registrou por volta das 23h50min deste domingo 31 de agosto de 2025, o 55º homicidio do ano. O crime aconteceu na Rua Beatriz Maria da costa, no Conjunto Cidade Alta no Bairro Sumaré.

Um jovem conhecido como “Vitinho”, morador do Bairro Bom Jesus, foi assassinado com mais 30 tiros de pistolas 9mm e .380. Segundo in formações colhidas no local, pela Reportagem do Portal Fim da Linha, o jovem era passageiro de um veículo de aplicativo, dirigido por uma mulher e quando chegou no destino, antes de descer do carro, foi surpreendido pelos inimigos.

Os homens chegaram repentinamente e comerçaram a atirar contra o veículo, que ficou crivado de balas. A motorista disse à polícia, que ao perceber o perigo, se deitou no banco, fechou os olhos e não viu mais nada. Ela por incrivel que pareça, não foi atingida pelos disparos. Já Vitinho, mesmo baleado tentou correr, mas foi perseguido e executado no meio da rua.

Após o crime os executores fugiram em um carro de cor preta. A Polícia Militar foi acionada realizou diligências na região, mas não localizou nenhum suspeito. As equipes das Polícias Civil e Científica realizaram procedimentos no local. O delegado de plantão Renato Oliveira deu início as investigações, que serão sequenciadas pela DHPP.

Após os procedimentos de perícia no local do crime, o corpo de Vitinho foi recolhido e encaminhado para exames no Instituto Médico Legal. Até o momento não há informações sobre a motivação da execução.

*Fonte: Fim da Linha 

CAICÓ/RN: Projeto Mulheres do Agora ocupa ruas da Cidade com Mulheres de Papel

A “Caminhada Por Mim, Por Você, Por Nós ” pelo fim da violência contra as mulheres, em Caicó, foi realizada pelo Município de Caicó, na tarde de terça-feira, 26, e contou com a marcante presença do grupo Mulheres do Agora, em sintonia com o projeto “Cidade Narrativa Sutil” que tem a proposta de enlaçar desenhos artísticos de mulheres de papel, em espaços urbanos, com a clara mensagem de ocupação das mulheres na sociedade.

Os desenhos artísticos são de Aline Daka, artista carioca, que é professora, pesquisadora e Doutora em Educação pela UFRS. Ela fez chamada pública nacional, nas redes sociais, para que as pessoas ocupem espaços com os desenhos, simbolizando a ocupação das mulheres em sociedade

“Nós do Mulheres do Agora, caminhamos hoje em sintonia com o projeto Cidade Narrativa Sutil, que leva mulheres de papel às ruas, enlaçando com fitas nos bancos de praça, canteiros, postes, pontes, ocupando espaços; porque entendemos que a cidade é nossa” relata a historiadora Eunice Farias, de Caicó, do Mulheres do Agora.

Anualmente o projeto Mulheres do Agora, que surgiu da homenagem de Matheus Arruda para sua mãe, reúne mulheres que destacam-se pelos ideais coletivos, pelo que desenvolvem em sociedade e/ou pela superação, e todas elas são homenageadas, compartilhando vivências. Em duas edições, o projeto já homenageou mais de 100 mulheres vivas, de Caicó.

Mulheres do Agora tem participado de momentos importantes na busca pela igualdade de direitos das mulheres. Neste mês de agosto, o grupo participou também da Conferência de Mulheres na 10a DIREC e da Oficina de Cartazes para esta Caminhada, realizada pela SEMTHAS, no Projeto Viva Seridó.

“A caminhada é um poderoso ato de conscientização e solidariedade no combate à violência contra a mulher, simboliza a união de vozes em prol de um mundo justo e seguro para todas. Cada passo dado representa não apenas a luta individual, mas também o apoio coletivo. É um lembrete de que a violência não é apenas um problema pessoal, mas uma questão social que afeta a todos nós”, destaca Matheus Arruda, idealizador do projeto Mulheres do Agora.

Foi na sombra de uma Quixabeira frondosa, da Fazenda Luíza, que nasceu o município de São Vicente, a partir da feira livre, com viajantes, moradores e comerciantes. Agora a história é adaptada para espetáculo do Grupo Teatral Quixabeira, que realizou ensaio geral no Clube Municipal, na noite de ontem, dia 29.

“O ensaio geral foi muito bom, foi o momento em que visualizamos o espetáculo de forma geral, utizando figurinos, cenário, adereços. E através da reação do público, percebemos o que funcionou e o que precisamos melhorar para estreia oficial” diz Jack Leidson, diretor do espetáculo.

O Grupo Teatral Quixabeira faz parte da 4a edição do Projeto Trapiá Semente, que vem realizando oficinas com adolescentes, para formação de grupos teatrais no Seridó. Em breve, o grupo faz sua estreia oficial em São Vicente.

O Projeto Trapiá Semente é realização da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo , com patrocínio do Governo do RN, Secretaria Estadual de Cultura, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern. A produção é da Mapa Realizações Culturais.

*Gláucia Lima