Pesquisar este blog

15 julho 2025

270 mil proprietários de motocicletas no RN não possuem CNH

No Rio Grande do Norte, cerca de 270 mil proprietários de motocicletas não têm habilitação para pilotar. Isso representa 48,2% dos donos desses veículos, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN).

De acordo com o Detran-RN, o estado conta com 688.894 veículos que exigem habilitação na categoria A, entre motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos. Porém, 342.296 proprietários não possuem essa categoria em sua CNH. Desses, 49,7% não estão legalmente autorizados a pilotar seus próprios veículos.

Pilotar sem habilitação coloca em risco todos os usuários do sistema viário, desde o próprio condutor até outros motoristas, ciclistas e pedestres. A infração é considerada gravíssima, com penalidade multiplicada por três, gerando multa de R$ 880, retenção do veículo e, em casos de acidentes, responsabilização civil e penal conforme previsto em lei.

O subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran-RN, Hamurab Figueiredo, alertou para os riscos da condução sem habilitação, especialmente entre motociclistas, que são as principais vítimas em acidentes de trânsito.

“Veículos de duas rodas deixam o condutor em situação vulnerável, exigindo maior cuidado, respeito às regras de trânsito e técnicas de condução preventiva. Quando a motocicleta é pilotada por alguém sem habilitação, o risco aumenta significativamente, elevando o número de acidentes e vítimas. Por isso, é fundamental que apenas condutores habilitados conduzam veículos, sempre seguindo as normas de segurança”, afirmou Hamurab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário