Pesquisar este blog

18 setembro 2025

TIBAU/RN: MULHER É MORTA A TIROS DENTRO DE CASA DURANTE A MADRUGADA

A madrugada desta quinta-feira (18) foi marcada por mais um episódio de violência na Costa Branca Potiguar. Uma mulher identificada como Francione de Souza 39 anos, natural de Mossoró, foi brutalmente executada a tiros dentro da própria residência, localizada no Bairro Porto do Atlântico, em Tibau, a 42 Km de Mossoró.

O crime aconteceu por volta de 01h00min da manhã, quando a tranquilidade da cidade litorânea foi quebrada pela ação criminosa. Segundo informações preliminares, homens armados invadiram a casa da vítima e efetuaram diversos disparos, sem dar chance de defesa. Francione morreu no local antes da chegada do socorro.

A Polícia Militar foi acionada, realizou o isolamento da área e acionou as equipes da Polícia Civil e do ITEP, responsáveis pela perícia e remoção do corpo. Até o momento, não há informações sobre a motivação nem sobre a identidade dos criminosos.

O crime será investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer se a execução tem ligação com outras ocorrências registradas recentemente na região. A população de Tibau amanhece em luto e apreensão, diante de mais um homicídio que expõe a escalada da violência na cidade.

*Fim da linha

PENDÊNCIAS/RN: CAMINHONEIRO MORRE EM GRAVE ACIDENTE PRÓXIMO AO VIVEIRO DA POTIPORÃ

Na manhã desta quinta-feira, 18 de setembro de 2025, um grave acidente de trânsito resultou na morte do caminhoneiro Júnior Valente, morador do município de Afonso Bezerra. O fato ocorreu nas proximidades do viveiro de camarão da empresa Potiporã, em uma estrada da zona rural de Pendências.

De acordo com as primeiras informações, Júnior conduzia um caminhão de grande porte quando perdeu o controle do veículo, que acabou tombando às margens da via. Equipes de resgate foram acionadas, porém, ao chegarem ao local, constataram o óbito do motorista.
A Polícia Militar isolou a área e aguardou a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), que realizou os procedimentos de praxe e fez a remoção do corpo.

*Fonte: Assú Notícia 

Prazo para manifestar interesse no CPNU 1 é prorrogado até 23 de setembro

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa que o prazo para a manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) foi prorrogado até 23 de setembro de 2025, às 23h59.

A etapa é obrigatória para todos os candidatos aprovados em lista de espera e deve ser realizada pelo aplicativo ou site SOUGOV.BR (sougov.sigepe.gov.br/ sougov ), com acesso via conta GOV.BR em nível Prata ou Ouro. O Edital Específico nº 4/2025 , com a medida com a prorrogação do prazo , foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18/9).

A manifestação de interesse é condição necessária para que o candidato permaneça habilitado no banco de aprovados e possa ser convocado futuramente para nomeação e posse, conforme a abertura de vagas e sua classificação. Quem não registrar a manifestação dentro do prazo será eliminado de todas as listas de espera.
Como realizar o procedimentoAcesse o SOUGOV.BR (aplicativo ou site);Faça login com sua conta GOV.BR (nível Prata ou Ouro);Verifique seus dados cadastrais e os cargos com pendência;Informe seu interesse em cada cargo em que está aprovado em lista de espera, indicando “Sim, tenho interesse” ou “Não tenho interesse” e confirme a escolha;Confira atentamente todos os dados e confirme sua manifestação de interesse;Caso queira, é possível alterar a manifestação até o fim do prazo.
Apoio ao candidato

Para esclarecer dúvidas, o MGI realizou uma live Tira-Dúvidas CPNU 1, transmitida no canal oficial do ministério no YouTube. O conteúdo continua disponível para consulta e pode ser acessado a qualquer momento, oferecendo orientações práticas sobre como realizar a manifestação de interesse e detalhes sobre o processo.

Confira a live: https://www.youtube.com/live/KPmf7cJaTfk

Os resultados da manifestação de interesse serão divulgados até o dia 10 de outubro de 2025, com a publicação de listas de espera atualizadas no portal do CPNU 1. Lá os candidatos podem aproveitar para tirar dúvidas, acessar normativas e saber passo a passo como manifestar interesse.

Confira na íntegra o Edital Específico nº 4/2025

Acesse a página especial sobre a manifestação de interesse no CPNU 1

Bolsonarismo e centrão potiguar endossam voto secreto para autorizar investigações de políticos enrolados; só Natália e Mineiro votam contra

Por 314 x 168, os deputados federais conseguiram recolocar o voto secreto na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da impunidade que voltou a ser apreciada após uma manobra do presidente da casa Hugo Motta (REPU/PB).
Da bancada do Rio Grande do Norte a história se repetiu: João Maia (PP), Robinson Faria (PP), Benes Leocádio (UB), Carla Dickson (UB), General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL) votaram a a favor.
Já os petistas Natália Bonavides de Fernando Mineiro votaram contra.
O projeto agora vai para o Senado.

*Blog do Barreto 

CANTORIAS COM O POETA JANAILSON CARDOSO!!


Lançamento oficial do Carnatal 2025 acontece nesta quinta-feira

Foto: Reprodução
Os detalhes de um dos eventos mais aguardados do ano serão divulgados ao público. Nesta quinta-feira, será lançado oficialmente a programação do Carnatal 2025.

Antes mesmo do lançamento, a cantora Claudia Leitte foi confirmada para puxar o bloco Largadinho, sendo uma das atrações.

O lançamento oficial irá acontecer em dois momentos: entrevista coletiva com a imprensa, às 18h30, e a apresentação das novidades para convidados logo em seguida.

Sócio do Carnatal, André Dantas, destacou a presença de Claudia Leitte em mais uma edição do Carnatal. “Ela já tem uma história com o Carnatal e nada melhor que celebrar mais um ano conosco e o público que tanto aguardava por essa notícia”, afirmou.

Sobre a nova data de lançamento, ele disse que a organização deste ano busca um Carnatal ainda melhor que o de anos passado e para isso algumas estratégias tanto de atrações quanto de ações estão em fase final. “Vamos proporcionar o melhor Carnatal destes 34 anos de história”, assegurou.

Além das atrações dos blocos e do camarote Beats, os diretores revelarão iniciativas inéditas que prometem ampliar ainda mais o impacto do evento na cidade.

Na economia, o Carnatal mostra sua força. De acordo com os organizadores do evento, 70% dos camarotes particulares já foram vendidos na pré-venda, sinalizando mais um ano de sucesso para o turismo e a economia de Natal.

Durante o lançamento também será divulgado quando começam as vendas de abadás e camarotes.

Mais informações podem ser encontradas no perfil oficial do evento @carnatal.

*98 FM de Natal 

GROSSOS/RN: CORPO DE IDOSO DESAPARECIDO HÁ 7 DIAS É ENCONTRADO SEM VIDA EM MATAGAL

O mistério em torno do desaparecimento de Manoel Alves dos Santos, de 64 anos, chegou ao fim de forma trágica. O corpo dele foi encontrado na manhã desta quinta-feira (18), em um matagal de difícil acesso, localizado por trás da Escola Estadual Coronel Solon e do campo de futebol de Grossos, na região da Costa Branca Potiguar.

Segundo informações, uma parente, que não desistiu de procurá-lo desde o desaparecimento ocorrido no último dia 10 de setembro, foi quem acabou localizando o cadáver em meio à vegetação já em estado de decomposição.
A Polícia Militar foi acionada imediatamente e isolou a área até a chegada da Polícia Civil e da equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), que realizaram os procedimentos de perícia e a remoção do corpo.

As circunstâncias da morte ainda são desconhecidas e somente os exames realizados pelo ITEP poderão apontar a causa. O caso agora seguirá sob investigação da Polícia Civil de Grossos.

*Fim da Linha 

Câmara aprova urgência para projeto que prevê anistia, mas ainda vai definir alcance do texto

Foto: Câmara dos Deputados

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (17) a urgência para um projeto de anistia a participantes de atos golpistas. O placar foi de 311 a 163.

Aprovar a urgência significa acelerar a tramitação do projeto. O texto não precisará passar por comissões e poderá ser votado agora direto no plenário.

A votação da urgência foi articulada por líderes da oposição junto ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Faz semanas que a oposição quer votar o texto, e agora Motta decidiu pautar a urgência.

O texto que vai valer, no entanto, ainda não está definido. Para aprovar a urgência, a Câmara usou um projeto do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) que já estava pronto. Isso não significa que esse será o texto final. Motta informou que ainda haverá discussões.

O texto de Crivella diz que:

Ficam anistiados todos os que participaram de manifestações com motivação política e/ou eleitoral, ou as apoiaram, por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico ou prestação de serviços e publicações em mídias sociais e plataformas, entre o dia 30 de outubro de 2022 e o dia de entrada em vigor desta lei.

Não fica claro, portanto, se o texto que a Câmara vier a votar — ainda não há data — anistiará ou não o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado (veja abaixo o que diz o texto de Crivella).

O que tem sido dito na Câmara é que o projeto final vai diminuir as penas, e não perdoar a condenação. E isso incluiria Bolsonaro.

“O trabalho desta presidência, em o requerimento sendo aprovado será construir, com o futuro relator, um trabalho que traga ao país a pacificação”, justificou Motta ao pautar a anistia.

Após a votação, ele disse que a intenção não é apagar o passado, mas buscar “conciliação”.

“O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de apagar o passado, mas permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito. Há temas urgentes pela frente e o Brasil precisa andar”, disse Motta.

Deputados governistas discordaram.

“É um dia triste para a democracia brasileira. Em um momento em que as instituições deveriam ser fortes, vimos o contrário ali dentro, uma rendição a esses golpistas”, afirmou Lindbergh Farias, líder do PT.
O projeto de Crivella
O texto de Crivella — que foi usado para a urgência, mas não deve ser o projeto final — prevê o seguinte:

Anistia geral: perdão para todos que participaram de manifestações com motivação política/eleitoral ou que deram apoio de qualquer forma (doações, logística, publicações em redes sociais etc.).

Abrangência: inclui crimes políticos, eleitorais e conexos, além dos previstos no Código Penal.

Direitos: alcança medidas que restringem direitos, mesmo que por liminar ou sentença (ainda que não definitiva), como bloqueios em redes sociais.

A anistia não abrangeria pessoas que cometaram as seguintes condutas:

Tortura, tráfico de drogas, terrorismo e crimes hediondos;
Crimes contra a vida (como homicídio);
Crimes específicos do Código Penal: lesão corporal; perigo de desastre ferroviário ; incêndio; explosão
Infrações disciplinares cometidas por servidores ou agentes de segurança pública.

Doações acima de R$ 40 mil feitas para atos ou manifestações políticas/eleitorais.

Também não abrangeria infrações disciplinares cometidas por servidores públicos ou agentes de segurança com motivação política.

Multas

O texto estende a anistia também às multas aplicadas pela Justiça Eleitoral ou pela Justiça Comum contra pessoas físicas ou jurídicas ligadas aos atos mencionados.

Clima da sessão
A sessão para votar a anistia estava lotada, o que não é comum para uma quarta-feira após as 20h, quando as votações remotas são liberadas.

Os parlamentares, tanto da base, quanto da oposição, alongaram as discussões do requerimento. Geralmente, a urgência é aprovada rapidamente.

Os discursos no plenário estavam inflamados. A oposição lembrou dos “injustiçados” pelo 8 de janeiro e focou em discursos que citaram a “pacificação” do país e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Já a base disse que a proposta não traz justiça e nem paz, já que perdoaria crimes contra o Estado Dmeocrático de Direito, impossível de ser anistiado.

Mudanças na relatoria
A proposta já tinha um relator, Rodrigo Valadares (União-SE), que elaborou um parecer sobre um projeto que estava apensado ao de Crivella.

Motta, no entanto, vai indicar um novo relator. Os parlamentares têm dito que Motta escolherá um relator de Centro para a proposta.

Um dos nomes mais cotados é Paulinho da Força (SD-SP), por sua capacidade de interlocução com o STF e com o Centrão na avaliação dos deputados.

*Do G1

SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN: ESTUDANTE SOFRE MAL SÚBITO E MORRE NO BANHEIRO DA ESCOLA

São Francisco do Oeste foi tomada pela comoção nesta quarta-feira (17) após a morte da estudante Waléria Gardeney Souza Freitas, que sofreu um mal súbito no banheiro da escola onde estudava.
Em meio à repercussão do caso, a instituição desmentiu boatos sobre a causa da morte.
Um áudio encaminhado ao Grupo Gidadão 190 esclareceu que, apesar de haver tapioca no chão do banheiro, a aluna não se engasgou com o alimento. Segundo a direção, Waléria sofreu um “ataque fulminante”. O médico Dr. Sérvulo foi chamado ao local, avaliou a situação e confirmou o diagnóstico.
A Secretaria Municipal de Educação divulgou uma nota de pesar, lamentando profundamente a perda da estudante e manifestando solidariedade à família, colegas e amigos de Waléria.

*Fonte: Grupo Cidadão 190

MOSSORÓ/RN: MUTIRÃO DE CONSULTAS SOBRE CÂNCER INFANTOJUVENIL SERÁ REALIZADO NA LIGA MOSSOROENSE

A Liga de Estudos e Combate ao Câncer de Mossoró intensifica as ações do Setembro Dourado, mês dedicado à prevenção e cuidados com o câncer infantojuvenil. A campanha foi aberta no último dia 9 com atividades voltadas para crianças e adolescentes, e terá na próxima terça-feira (23) um mutirão de consultas no Hospital da Liga, antiga Casa de Saúde Santa Luzia, a partir das 13h.

O público-alvo são crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que apresentem sintomas como dor óssea persistente, palidez, manchas roxas na pele, inchaços ou caroços no corpo, perda de peso inexplicável e fadiga constante. O atendimento será realizado por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

Segundo a direção da Liga, o objetivo é garantir acesso rápido à triagem médica e conscientizar as famílias sobre a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer infantojuvenil, fator decisivo para aumentar as chances de cura.

*Blog do PC

Marcha Mundial das Mulheres prepara grande ato em Mossoró

Em 17 de outubro, a Marcha Mundial das Mulheres descerá a Av. Presidente Dutra, em Mossoró, com 1 mil militantes para encerrar sua 6ª Ação Internacional Mossoró vai se transformar no palco de uma das maiores mobilizações feministas do Brasil.

No próximo 17 de outubro, Dia Internacional de Combate à Pobreza, a Marcha Mundial das Mulheres (MMM) do RN, reunirá mais de 1 mil mulheres, militantes potiguares e de diferentes estados do nordeste, movimentos e organizações aliadas para o encerramento da sua 6ª Ação Internacional, com um grande ato descendo a Avenida Presidente Dutra, no Alto de São Manoel.

Desde 8 de março, a 6ª Ação Internacional da Marcha mobiliza mulheres em todo o mundo com o lema: “Marchamos contra as guerras e o capitalismo, defendemos a soberania dos povos e o Bem Viver!”.

No Rio Grande do Norte, as atividades vêm acontecendo em rodas de conversa, oficinas de batucada, atos culturais e mobilizações nas comunidades e territórios impactados pela ação das transnacionais da energia eólica e solar.

Além das denúncias e resistências, a MMM RN vêm afirmando as alternativas para defesa do meio ambiente, dos territórios e da vida, como a produção de energia descentralizada, as práticas de produção agroecológica, a economia feminista, a solidariedade internacional quando defende a Palestina livre.

O encerramento da Ação em Mossoró será um dia intenso de programação. Pela manhã reunirá as delegações para oficina de batucada e intercâmbio de experiências e vivências de mulheres atingidas pelos complexos eólicos e solares, trazendo reflexões fundamentais para construção de alternativas para o bem viver.

À tarde, a marcha toma conta da Avenida Presidente Dutra com a força de mil mulheres, finalizando no Esquina da Esquerda com um grande evento político-cultural, com apresentações de artistas feministas demonstrando a ousadia da luta das mulheres.

*Saulo Vale