Pesquisar este blog

18 novembro 2025

MOSSORÓ/RN: 77º HOMICÍDIO EM 2025 - HOMEM É BALEADO NO CONJUNTO ODETE ROSA MORRE NA UPA

A cidade de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte, registra mais um homicídio, o quarto das últimas 24 horas e o 77º do ano de 2025. O crime aconteceu por volta das 19h20min desta desta terça-feira, 18 de novembro, no Conjunto Odete Rosado.

De acordo com informações preliminares, dois indivíduos chegaram a pé e abordaram, Douglas Vitor Silva da Costa e sua sogra Eliana da Silva e anunciaram um suposto assalto.

Eles ordenaram que as vítimas abaixassem as cabeças e, em seguida, abriram fogo contra os dois. Douglas sofreu dois tiros no tórax, sendo socorrido em um carro particular para a UPA do São Manoel, no entanto não resistiu e foi a óbito na unidade de saúde.

Já Eliana, que segundo a PM seria a sogra dele, foi baleada na região glútea e socorrida por uma viatura da PM, até o Hospital Tarcísio Maia, onde segue em observação. A Polícia Civil deverá investigar o caso para identificar os autores e esclarecer a verdadeira motivação do crime, já que a ação levanta suspeitas de execução.

*Fonte: Fim da Linha 

AREIA BRANCA/RN: ACIDENTE ENVOLVENDO DUAS MOTOS COM DUAS VÍTIMAS FATAIS

Rayan e Ricardo vítimas fatais

Um acidente de trânsito do tipo colisão entre duas motos, registrado na noite desta segunda-feira (17) na BR-110, na saída de Areia Branca, resultou na morte de dois homens. As primeiras informações indicam que as duas motos colidiram frontalmente, causando um forte impacto.

Uma ambulância do SAMU foi acionada e socorreu uma das vítimas, identificada como Ryan Ribeiro Cruz Freitas, de 18 anos, natural de Areia Branca que foi encaminhado em estado grave para o Hospital Municipal Sarah Kubitschek.

Apesar dos esforços da equipe médica, Ryan não resistiu aos ferimentos e faleceu pouco depois de dar entrada na unidade. A outra vítima, identificada como Ricardo Rodrigues da Rocha, de 50 anos, natural de Natal/RN, morreu ainda no local do acidente.

A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizaram os procedimentos de perícia e darão continuidade às investigações. As causas da colisão ainda estão sendo apuradas pelas autoridades competentes.

*Fonte: Fim da Linha 

MOSSORÓ/RN: 76° HOMICÍDIO EM 2025 - MÃE ENCONTRA FILHO ASSASSINADO A TIROS DENTRO DE CAS NO BAIRRO OURO NEGRO

A cidade de Mossoró voltou a registrar um crime de homicídio no início da tarde desta terça-feira (18), chegando à marca de 76 assassinatos em 2025. A vítima, identificada como Thales Felipe Arruda Ferreira, de 27 anos, foi encontrada morta dentro de sua residência, localizada em uma travessa sem saída na comunidade do Ouro Negro, na zona urbana do município.

Segundo informações, a mãe foi até a casa de Thales na hora do almoço para deixar sua comida, já que ele morava sozinho e ao chamá-lo, não obteve resposta. Ao entrar no imóvel, se deparou com o jovem já sem vida. Ele apresentava cerca de duas perfurações de tiros na região da cabeça.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN), que realizou os primeiros procedimentos periciais no local do crime. A Polícia Civil também esteve presente e dará início às investigações.

De acordo com o perito Paulo Vitor, pelas condições de rigidez encontradas no corpo, possivelmente a vítima tenha sido morta às 01h50min da madrugada de hoje. Dois projéteis de arma de fogo, foram recolhidos pela perícia no local.
Até o momento, não há qualquer informação sobre a motivação ou autoria do homicídio. As informações colhidas no local pela Polícia Civil, apontam que Tales felipe era usuário de crack. O caso deverá ser investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM).

*Fonte: Fim da Linha 

MOSSORÓ/RN: 74°|75° HOMICÍDIO EM 2025 - CASAL É MORTO A TIROS NA FRENTE DAS CRIANÇAS E TEM CORPOS PICHADOS COM SÍMBOLO DE FACÇÃO CRIMINOSA NA COMUNIDADE DA MAÍSA

A cidade de Mossoró voltou a registrar violência letal nas primeiras horas desta terça-feira (18). Um casal foi morto a tiros na Comunidade da Maísa, zona rural do município, elevando para 75 o número de homicídios em 2025.

De acordo com informações preliminares, por volta das 02h30min da madrugada, criminosos invadiram uma residência, localizada na Rua da Madeireira e executaram as vítmas, que dormiam no imóvel e que não tiveram qualquer chance de defesa.

As vítimas foram identificadas como Mateus Kenede Souza de Oliveira, de 22 anos, natural de Maracanaú-CE, e a mulher conhecida até o momento apenas como Júlia, foram executados ainda dentro da casa, com diversos disparos de arma de fogo.

Na casa havia duas crianças, que tiveram suas vidas poupadas pelos ceriminosos e foram levadas pelos vizinhos. Segundo a perícia, os corpos ficaram pichados com tinta spray com a sigla de uma facção criminosa.

Populares relataram ter ouvido vários tiros durante a madrugada, mas somente após a fuga dos executores a situação foi percebida pelos moradores próximos, que acionaram a Polícia Militar. A área foi isolada até a chegada da Polícia Civil e da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN), responsáveis pelos procedimentos de investigação e perícia.

As vítimas ainda não tiveram suas identidades oficialmente divulgadas. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai conduzir o caso, buscando apurar a motivação, a autoria e se as mortes têm relação com disputas criminosas na região.
Com esses dois assassinatos, Mossoró chega a 75 mortes violentas em 2025, reforçando a preocupação das autoridades com a escalada da criminalidade tanto na zona urbana quanto na zona rural do município.

*Fonte: Fim da Linha 

Governo do Brasil cria acesso para o Fundo Clima a micro e pequenos empreendedores

O Governo do Brasil lançou, durante COP 30, em Belém, o Empreender Clima , uma plataforma inédita criada para apoiar micro e pequenos empreendedores na transição para uma economia verde e de baixo carbono.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As instituições uniram esforços para levar crédito verde acessível, capacitação e tecnologia sustentável a quem empreende no Brasil.

Num cenário de juros altos, o Empreender Clima assegura crédito barato para os pequenos negócios, com taxas a partir de 4,4% ao ano e até 100% de financiamento para investimentos em projetos sustentáveis. Por meio da plataforma, o empreendedor pode criar o perfil do seu negócio, acessar cursos e conteúdos personalizados e gerar — em menos de dez minutos e de forma gratuita — um documento de pré-enquadramento no Fundo Clima, principal mecanismo federal de financiamento de projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Acesse a plataforma Empreender Clima

Os financiamentos do Fundo Clima oferecem prazos longos e condições flexíveis, variando conforme o tipo de projeto. Iniciativas de logística verde, transporte coletivo e mobilidade sustentável podem ter prazos de até 25 anos, com cinco anos de carência, enquanto projetos de florestas nativas e recursos hídricos podem chegar a 25 anos de pagamento, com até oito anos de carência. Até mesmo setores industriais e de energia limpa têm condições diferenciadas, com financiamentos de até 16 anos e carência de até seis anos, o que dá fôlego real para o pequeno empreendedor investir, crescer e gerar impacto ambiental positivo.

Segundo o titular do MEMP, Márcio França, o Empreender Clima, lançado na segunda-feira (17/11), marca uma nova etapa da política de crédito produtivo no país.

Durante muito tempo, o crédito verde foi uma promessa distante da realidade dos pequenos. Agora, mesmo com a Selic alta, o Governo criou uma alternativa para oferecer juros acessíveis e prazos reais de pagamento”, disse.


É o pequeno empreendedor no centro da transição ecológica — com crédito barato, capacitação e tecnologia a favor do seu negócio”, enfatizou Márcio França.

O Empreender Clima reúne, em um só ambiente digital, cursos de formação sobre empreendedorismo climático, um mapa do ecossistema de negócios verdes no Brasil, um catálogo de instrumentos financeiros e o serviço de pré-enquadramento no Fundo Clima. O projeto contempla oito setores estratégicos — entre eles energia, agricultura, logística, construção e gestão de resíduos — e foi estruturado em quatro etapas: mapeamento de oportunidades, capacitação em tecnologias limpas, conexão a instrumentos de crédito verde e apoio técnico a projetos financiáveis.

A plataforma foi criada para reduzir as barreiras históricas de acesso dos pequenos empreendedores ao crédito verde. Com ela, micro e pequenos empresários com projetos ambientais poderão, sem custos e de maneira simples e rápida, criar seus pré-projetos nos moldes exigidos, destravando o acesso a uma das principais fontes de financiamento da economia limpa. O objetivo é garantir que o crédito climático não fique restrito a grandes corporações — mas chegue à base produtiva que move o país.

O MEMP participa da COP30 com uma agenda voltada à valorização das economias sustentáveis e regionais. A pasta integra o Espaço da Biodiversidade – Produtos Sustentáveis do Brasil, na Green Zone, em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), exibindo produtos de cooperativas de mulheres e de artesanato, entre outras ações.

*Gláucia Lima 

Neoenergia Cosern anuncia suspensão temporária da cobrança de tributos sobre a energia solar

A Neoenergia Cosern anunciou nesta segunda-feira (17) a suspensão temporária da cobrança de tributos sobre a energia solar para os consumidores do Rio Grande do Norte.

Os novos valores vinham sendo cobrados nas faturas dos clientes que instalaram painéis de energia fotovoltaica a partir de janeiro de 2023.

Em nota, a companhia informou que suspendeu o faturamento dos clientes de mini e microgeração distribuída enquanto mantém diálogo com o Governo do Estado.

Em Mossoró, insatisfeitos com o aumento no valor das faturas, vários consumidores já haviam buscado o Procon Municipal, conforme apurou o Jornalismo TCM.

Nessa segunda-feira, representantes do órgão estadual estiveram reunidos na sede da Cosern, em Natal, onde foi anunciada a suspensão temporária da cobrança dos tributos.

Confira a nota da Neoenergia Cosern:

NOTA À IMPRENSA

Natal (RN), 17 de novembro de 2025

A Neoenergia Cosern informa que tomou a decisão de suspender temporariamente, desde a semana passada, a emissão do faturamento dos clientes de Mini e Microgeração Distribuída (MMGD II e III) enquanto dialoga com o Governo do Estado a respeito do tema. A decisão foi comunicada aos representantes dos Procons Estadual e Municipal em reunião realizada nesta segunda-feira (17) na sede da distribuidora, em Natal.

*Fonte: Gláucia Lima