Pesquisar este blog

16 outubro 2025

SÃO MIGUEL/RN: TIROTEIO DEIXA TRÊS MORTOS; SEGURANÇA REAGE A ATAQUE EM POSTO DE COMBUSTÍVEIS

Um tiroteio registrado no final da tarde, início da noite desta quinta-feira (16) deixou ao menos três pessoas mortas na cidade de São Miguel, no Alto Oeste potiguar. O caso aconteceu em um posto de combustíveis, onde, segundo informações preliminares, o alvo seria o proprietário do estabelecimento, conhecido por “Gago”.

De acordo com relatos, dois homens armados em uma moto, chegaram ao local, um desceu do veículo e abriu fogo contra o empresário. Durante a ação, um jovem aprendiz de uma empresa de internet, identificado como funcionário da Brisanet, que estava enchendo o pneu de sua motocicleta, acabou sendo atingido por uma bala perdida e morreu no local.

O segurança do posto reagiu à tentativa de homicídio e trocou tiros com o atirador. Um suspeito foi baleado durante o confronto e também morreu e o outro conseguiu fugir. O empresário, que seria o alvo do ataque, ainda chegou a ser socorrido para o hospital da cidade, no entanto não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar.

A Polícia Militar isolou a área e acionou as equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica para os procedimentos de perícia e remoção dos corpos. O caso será investigado para esclarecer a motivação e identificar possíveis envolvidos na ação criminosa.

*Fim da Linha 

Gilmar sugere terapia e chama Fux de “figura lamentável” durante discussão

Os ministros Gilmar Mendes (à esquerda) e Luiz Fux (à direita). Fotos: STF
Os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux protagonizaram uma dura discussão nesta semana, durante o intervalo de uma sessão plenária no STF (Supremo Tribunal Federal). O embate foi presenciado por colegas. As informações são do jornalista Téo Cury, da CNN Brasil.

O decano do tribunal questionou o colega em tom irônico por ele ter suspendido o julgamento de um recurso em que Sergio Moro tentava reverter a decisão que o tornou réu por calúnia contra Gilmar.

A análise do recurso de Moro acontecia no plenário virtual da Primeira Turma do STF e tinha quatro votos pela rejeição do pedido do senador e para mantê-lo réu. O julgamento ficará suspenso por até três meses.

De acordo com fontes que presenciaram a discussão, Gilmar sugeriu ao colega que fizesse “terapia para se livrar da Lava Jato”. A informação e os diálogos foram revelados pela Folha de S.Paulo e confirmados pela CNN.

Durante o ápice da Lava Jato no país, os ministros se colocaram em lados opostos sobre os métodos e avanços da operação. Gilmar se firmou como seu principal crítico na Corte. Fux era visto por integrantes da força-tarefa em Curitiba e pelo próprio Moro – à época juiz do caso – como o maior defensor da operação no tribunal.

Em resposta ao colega, Fux respondeu que havia suspendido o julgamento do recurso de Moro com pedido vista para analisar melhor o caso. O ministro ainda afirmou a Gilmar estar incomodado com o colega por ele falar mal de Fux em diversas ocasiões.

Gilmar admitiu as críticas ao colega e afirmou que falava mal de Fux publicamente, e não pelas costas, por considerá-lo uma figura lamentável. O decano lembrou do voto de Fux no julgamento da Primeira Turma do STF – da qual Gilmar não faz parte – que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão.

O decano disse, de acordo com essas fontes, que Fux “impôs aos colegas um voto de 12 horas que não fazia o menor sentido”. O ministro votou para absolver o ex-presidente e condenar o tenente-coronel Mauro Cid, delator da trama golpista.

O voto pela absolvição de Bolsonaro e condenação do “mordomo”, segundo Gilmar, teria deixado “todo mundo” chateado. Fux defendeu seu voto no julgamento ao colega.

*98 FM de Natal 

SÃO MIGUEL/RN: MORRE ISOMAR VEÍCULOS, O "GAGO", APÓS SER BALEADO E SOCORRIDO PARA O HOSPITAL

🚨Isomar Veículos, popularmente conhecido como "Gago", faleceu na noite desta quinta-feira (16) após ser baleado durante um ataque a tiros em um posto de combustíveis no município de São Miguel, no Alto Oeste potiguar.

Segundo informações preliminares, dois homens armados chegaram em uma motocicleta. Um deles desceu e abriu fogo contra o comerciante Isomar, enquanto o comparsa permaneceu na moto, dando cobertura.

Durante a tentativa de fuga, Isomar foi atingido pelos disparos. Ele foi socorrido com vida para o hospital da cidade, mas sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito horas depois.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para os procedimentos da perícia. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de São Miguel.

*GRUPO CIDADÃO 190

MOSSORÓ/RN: 67° HOMICÍDIO EM 2025 - MULHER É MORTA A TIROS DENTRO DE RESIDÊNCIA NO BAIRRO BARROCAS

Mossoró registrou mais um crime de homicídio na tarde desta quinta-feira (16). O caso aconteceu no bairro Barrocas, zona norte da cidade.

De acordo com as primeiras informações, uma mulher, identificada como Joyce Naiara de Souza, foi encontrada morta dentro de uma residência com marcas de tiros.

A motivação e as circunstâncias do crime ainda são desconhecidas.

A Polícia Militar foi acionada e realiza o isolamento da área até a chegada da equipe da Polícia Científica, responsável pela perícia no local.
O corpo será removido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para exames. O caso deverá ser investigado pela Delegacia de Homicídios da cidade.

*Informação: Mossoró Patrulha 

MOSSORÓ/RN: ORATÓRIO DE SANTA LUZIA TRAZ NOVIDADES E PERSONAGEM INÉDITA

Foto: Arquivo da Paróquia de Santa Luzia
A edição 2025 do Oratório de Santa Luzia chega com novidades que prometem encantar o público. O texto ganha nova versão assinada por João Marcelino, enquanto o maestro Danilo Guanais acrescenta novos elementos à trilha musical. O elenco também se renova, com dez novos artistas e a inclusão da personagem Rosa Fernandes.

Encenado de 1º a 11 de dezembro, no adro da Catedral de Santa Luzia, o espetáculo — apresentado ao ar livre — integra a programação cultural da Festa de Santa Luzia, que acontece de 30 de novembro a 13 de dezembro. Os ensaios, reunindo cerca de 60 participantes, começam no dia 27 deste mês.

Celebrando 25 anos de história, o Oratório tem direção de Júnior Félix, dramaturgia de João Marcelino, trilha original de Danilo Guanais, coreografia de Híkro Mendonça e Adriano Duarte, produção de Jocelito Barbosa de Góis e a atriz Joyce Marinho no papel de Santa Luzia.

“Este ano queremos valorizar ainda mais a fé e a religiosidade de Santa Luzia. Será mais um belo espetáculo, e contamos com a presença de todos na praça da Catedral”, destaca Júnior Félix.

*Rural de Mossoró 

MOSSORÓ/RN: TENTATIVA DE DUPLO HOMICÍDIO A FACADAS É REGISTRADO NO MERCADO DO ALTO DA CIDADE

Uma tentativa de duplo homicídio por arma branca foi registrada por volta das 06h15min da manhã desta quinta-feira, 16 de outubro de 2025, no Mercado Público do bairro Alto da Conceição, em Mossoró, Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações preliminares, dois homens, ainda sem identificação confirmada, foram esfaqueados após uma discussão em uma mesa de bar localizada nas proximidades do mercado. O desentendimento teria evoluído rapidamente para a agressão física, culminando com o ataque violento.

As vítimas foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas ao Hospital Regional Tarcísio Maia. Segundo os socorristas, uma das vítimas apresenta ferimentos graves e corre risco de morte, enquanto a outra foi atendida com lesões mais leves e seu estado de saúde é estável.

O suspeito identificado como Daniel Barbosa da Silva, apontado como autor das facadas, foi preso em flagrante pela Guarda Civil Municipal (GCM) ainda nas imediações do local do crime. Após a detenção, ele foi conduzido à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, onde ficou à disposição da Justiça e deverá responder pelo crime de tentativa de duplo homicídio.

A motivação exata do crime ainda será investigada pela Polícia Civil.

*Fim da Linha 

CONVITE DE CANTORIA!!!


PGR pede retomada de inquérito sobre interferência de Bolsonaro na PF

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta quarta-feira (15) que o inquérito que investiga se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por interferências na PF (Polícia Federal) seja retomado. A solicitação foi feita ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

No pedido, Gonet solicita ao ministro que a PF esclareça possíveis relações entre a investigação do inquérito com outras petições que tramitam no Supremo, como da suposta estrutura paralela montada na Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

*Fonte: CNN Brasil

ASSU/RN: MULHER QUE SOFREU ATROPELAMENTO POR MOTO MORREU NO TARCÍSIO MAIA EM MOSSORÓ

Um grave acidente de trânsito ocorrido na noite desta quarta feira 15 de outubro de 2025, na cidade de Assú, região Oeste Potiguar, tirou a vidade de uma mulher identificada apenas como “Naide”.

Ela foi atreopelada por por uma moto, quando tentava atravessar a rua próximo a praça Jota Keully. Após ser atropelada a vítima recebeu os primeiros socorros pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Devido à gravidade das lesões, foi necessário entubá-la antes de realizar o transporte para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró. No HRTM ela não resistiu a gravidade dos ferimentos indo a óbito na unidade hospitalar.

O corpo de Naíde seráremovido para o IML da Polícia Científica, onde passará por exames necroscópicos e em seguida será liberado para os familiares. A Polícia Civil de Assú deve instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias do atropelamento e identificar possíveis responsabilidades.

*Fim da Linha 

MOSSORÓ/RN: IDOSO DE78 ANOS MORRE EM ACIDENTE DE TRABALHO

Um grave acidente de trabalho com vítima fatal foi registrado no final da manhã desta quarta-feira 15 de outubro de 2025, em uma empresa de logística e transportes localizada às margens da BR-304, no bairro Sumaré, em Mossoró.

De acordo com informações colhidas no local, Raimundo José de Figueiredo, de 78 anos, estava trabalhando quando caiu de uma laje com mais de três metros de altura e não resistiu à queda.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e constataram o óbito. O corpo foi removido para a sede da Polícia Científica de Mossoró, onde passará por exames necroscópicos. As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pela Polícia Civil.

*Fim da Linha 

Alcolumbre atende governo e cancela sessão para analisar vetos de Lula

O presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), decidiu cancelar a sessão conjunta prevista para esta quinta-feira (16). O adiamento da sessão do Congresso Nacional atende a um pedido do governo e ainda não há nova data para a sessão.

A pauta prevista era a análise de vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental. Na véspera, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), teve reunião para debater um possível acordo com Alcolumbre.

O governo é contra a derrubada dos vetos e teme repercussão negativa com a proximidade da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém (PA).


“A decisão atende a uma solicitação da Liderança do Governo no Congresso”, informou Alcolumbre em nota divulgada pela assessoria.

Inicialmente, a pauta da sessão conjunta desta quinta também incluiria a análise do projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do próximo ano. A pedido do governo, no entanto, a proposta ainda não foi votada na CMO (Comissão Mista de Orçamento).

O Executivo ainda analisa o envio de possíveis ajustes na LDO, após o Congresso deixar caducar a medida provisória sobre alternativas ao aumento do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras).

As possíveis alterações foram debatidas na quarta-feira (15) em reunião entre Alcolumbre e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O chefe da equipe econômica defende recuperar ao menos uma parte da MP que perdeu validade e que tinha apoio entre parlamentares.

*Fonte: CNN Brasil

Bolsa Família protege a infância e abre caminhos com mais oportunidades

A primeira infância, os seis primeiros anos de vida, é um período decisivo para o desenvolvimento humano. É quando o cérebro forma conexões em ritmo acelerado e recebe estímulos essenciais para o crescimento físico, cognitivo e emocional.

Reconhecida pela Constituição como prioridade absoluta, essa fase exige cuidado, afeto e políticas públicas estruturadas que promovam equidade e rompam os ciclos de desigualdade social.

Mais do que um programa de transferência de renda, o Bolsa Família garante que crianças, adolescentes e gestantes tenham acesso a direitos fundamentais de saúde, educação e assistência social, por meio das chamadas condicionalidades.

As condicionalidades representam compromissos das famílias com o desenvolvimento das novas gerações. Entre elas estão: acompanhamento pré-natal para gestantes; cumprimento do calendário nacional de vacinação; monitoramento do peso e altura de crianças menores de sete anos; frequência escolar mínima de 60% para crianças de quatro e cinco anos e de 75% para estudantes de seis a 18 anos que ainda não concluíram a educação básica.

Em setembro de 2025, o Benefício Primeira Infância (BPI) alcançou 8,4 milhões de crianças de até seis anos, com repasse total de R$ 1,19 bilhão do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O programa também atendeu 623 mil gestantes, com R$ 28,9 milhões pelo Benefício Variável Gestante (BVG), e 302 mil famílias com bebês de até seis meses, com R$ 14,4 milhões pelo Benefício Variável Nutriz (BVN).


As condicionalidades são, antes de tudo, instrumentos de proteção social. Elas ajudam a garantir que as crianças cresçam saudáveis, frequentem a escola e tenham mais oportunidades de futuro”, defendeu a secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino.

“Estudos comprovam que o acompanhamento sistemático dessas ações reduz a mortalidade infantil e materna, combate a desnutrição, diminui a evasão escolar e corrige defasagens de aprendizagem. Assim, o Bolsa Família cumpre um papel estratégico na promoção da saúde, da educação e da equidade social”, prosseguiu.

Esses compromissos também reforçam o papel de estados e municípios na oferta de serviços públicos de qualidade. Creches, escolas, unidades básicas de saúde e CRAS são fundamentais para apoiar as famílias no cumprimento das condicionalidades e garantir a oferta de direitos.
Resultados

Na primeira vigência de 2025, o Bolsa Família garantiu o acompanhamento de saúde de 81,38% do público-alvo, alcançando 27 milhões de pessoas, incluindo 5,6 milhões de crianças e 560 mil gestantes. Os números mostram o impacto do programa na proteção da primeira infância, especialmente entre crianças, gestantes, indígenas e quilombolas.

“Os estudos mostram que conseguimos reduzir o trabalho infantil e as violações de direitos, especialmente entre crianças e adolescentes. O Bolsa Família veio para mudar essa realidade. O que queremos é que as crianças que hoje estão no programa não precisem ser beneficiárias no futuro e, para isso, as condicionalidades têm um papel fundamental. O comprometimento das gestões públicas em garantir boas creches, saúde e educação de qualidade é essencial para romper o ciclo da pobreza entre gerações”, completou Eliane Aquino.

A experiência de Alexandra Guinsonares, 25 anos, mãe de quatro filhos e moradora do Rio Grande do Sul, mostra o impacto concreto dessas políticas. Beneficiária do Bolsa Família, ela conta que o apoio financeiro foi essencial para garantir o básico aos filhos e retomar os estudos. “O Bolsa Família representa esperança. Sei que aquele dinheiro vai estar ali e vai me ajudar. Posso terminar meus estudos para conseguir um trabalho melhor e dar um futuro aos meus filhos”, projetou.

Mais do que o auxílio financeiro, Alexandra reconhece o valor de cumprir as condicionalidades de saúde e educação, pilares do programa. “Cuidem dos seus filhos, porque eles são o futuro. Temos o SUS, as vacinas, as escolas. É preciso insistir para que estudem. Sem educação, a gente não é nada.”