Pesquisar este blog

15 outubro 2025

MOSSORÓ/RN: 66º HOMICÍDIO EM 2025 - JOVEM DE 23 ANOS É MORTO A TIROS NO BAIRRO AEROPORTO

Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, voltou a registrar um crime de homicídio na noite desta quarta-feira (15). O caso aconteceu por volta das 19h26min, na Rua Danilo Couto da Escóssia, por trás do Condomínio Celina Guimarães no Bairro Aeroporto.

A vítima foi identificada como Carlos Ramon Dantas Cavalcante, de 23 anos, que foi executado com cerca de sete tiros em via pública. Segundo informações preliminares, o jovem trafegava pela rua de moto quando foi surpreendido por um homem, que estava em um carro, se aproximou e efetuou diversos disparos.

Após o crime, o suspeito fugiu sem deixar pistas. A Polícia Científica realizou os procedimentos de perícia e em seguiu removeu o corpo de Carlos Ramon para exames no IML. Ainda não há informação sobre a motivação do crime. A Polícia não tem conhecimento até o momento da identidade do atirador.

Consta no sistema do judiciário do Rio Grande do Norte, registros de três processos contra Carlos Ramon, por crime de roubo majorado (artigo 157), Tráfico de drogas (art. 33) e homicídio simples (artigo 121).

Com este caso, Mossoró chega a 66 homicídios em 2025, reforçando o clima de preocupação com a violência que tem atingido a cidade ao longo do ano. A investigação ficará por conta da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

*Fim da Linha 

Governo autoriza contratar 6,7 mil professores e técnicos em universidades federais

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), autorizou a contratação de 6.737 novos cargos para professores e técnicos administrativos para atuar em universidades federais em todo o país.

O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pela ministra do MGI, Esther Dweck, por meio de vídeo publicado nas redes sociais.


Aquela notícia que as nossas universidades estavam aguardando: acabei de assinar com a ministra Esther uma portaria autorizando 6.737 novos cargos para professores e técnicos administrativos nas nossas universidades federais em todo o Brasil”, disse Camilo Santana, ministro da Educação.

Camilo lembrou que os novos cargos somam-se a milhares de outros que já tinham sido autorizados há menos de três meses para institutos federais. “Em julho, já tínhamos autorizado a criação de 4.500 cargos para professores e técnicos dos institutos federais. Esse é o compromisso do presidente Lula para fortalecer a nossa rede federal e a expansão que estamos realizando. Investir em educação é investir no Brasil”, completou.
Novas medidas

Esther Dweck adiantou que o Governo do Brasil pretende reforçar ainda mais os quadros dos institutos federais. “São mais de 1.200 novos cargos de professores efetivos, 249 cargos de professores substitutos e quase 5.300 cargos de técnico administrativo previstos”, disse. Desde o início do governo, segundo a ministra, foram autorizadas 15 mil novas vagas para universidades e institutos. “Esse reforço mostra o compromisso com a educação e com a formação dos jovens para empregos qualificados”.
Um milhão na PND

A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) teve mais de um milhão de inscrições confirmadas. A avaliação é voltada para licenciados e pretende auxiliar na elevação da qualidade dos processos seletivos para professores, não apenas estimulando a realização de concursos, mas induzindo o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino. Organizada pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a PND será aplicada em 26 de outubro. Serão avaliadas 17 áreas da licenciatura. Pedagogia lidera as inscrições na PND, com 560.576 inscrições confirmadas. Letras – português aparece em segundo lugar, com 73.187 confirmações, seguida de Matemática (72.530) e Educação Física (65.911).

O PND soma-se a outras iniciativas do programa Mais Professores para o Brasil , que reúne ações integradas para promover a valorização e a qualificação do magistério da educação básica e o incentivo à docência no Brasil.

Diretrizes – A Portaria n.º 399/2025 dispõe sobre as regras e os procedimentos para realização da PND. A prova terá a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição de 2024, tem enfoque nos cursos de formação docente.

Mais professores – Instituído pelo Decreto n.º 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi criado em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa busca fortalecer a formação, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério. O programa pretende atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas, além da PND: Bolsa Mais Professores, Pé-de-Meia Licenciaturas, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.

NOTA DE FALECIMENTO

É com tristeza, que noticiamos o falecimento de Nilson Pinto (Nilson de Chico Piaba), ocorrido na manhã desta quarta-feira (15/10/2025) em Apodi-RN. Seu corpo está sendo velado em sua residência. O sepultamento acontecerá às 16h30min no Cemitério Público de Apodi.

MOSSORÓ/RN: MORRE EMPRESÁRIO MARCOS ROSADO, REFERÊNCIA NO SETOR SALINEIRO

Faleceu na noite de ontem (14), o empresário mossoroense Marcos Antônio de Almeida Rosado Costa, aos 77 anos. Ele lutava contra um câncer.

Marcos era um dos nomes de maior tradição no setor salineiro do Rio Grande do Norte, sendo dono de salinas e referência na atividade. O mesmo ajudou a consolidar o sal potiguar como produto de destaque nacional.

À frente da Salina Salmar (Piabinha), em Grossos, foi responsável por empregar dezenas de trabalhadores locais, contribuindo de forma decisiva para a economia do município e de todo o Oeste Potiguar.

O velório acontece na Capela Perpétuo Socorro, em Mossoró, e o sepultamento está previsto para as 16h desta quarta-feira (15).

*Fonte: O Facho de Grossos 

Dia dos Professores: Lula entrega novas políticas, como a carteira nacional da categoria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de evento em comemoração ao Dia dos Professores, nesta quarta-feira, 15 de outubro, Dia dos Professores, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana.

A cerimônia no Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, no Rio de Janeiro, marca o anúncio da abertura do sistema de solicitação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB).

Também serão oficializadas importantes ações do programa Mais Professores, em reconhecimento ao papel central dos docentes no sucesso das políticas educacionais e na aprendizagem dos estudantes. A iniciativa possibilita que os professores tenham benefícios exclusivos: meia-entrada em eventos culturais (cinemas, teatros e shows), ferramentas de trabalho, cartões de crédito com condições diferenciadas, descontos em hotéis. Adicionalmente, serão anunciados os primeiros benefícios do #TôComProf, que reúne lojas físicas, e-commerce e serviços de várias categorias.

O Governo do Brasil também vai apresentar uma premiação com computadores para 100 mil professores e a nova versão do Portal de Formação Mais Professores. O Portal reúne cursos gratuitos de formação continuada, graduação, mestrado e doutorado. A reformulação garante uma pesquisa facilitada por milhares de oportunidades, com um painel interativo que inclui um mapa com as ofertas por estado. A previsão é que cerca de 3 mil professores das redes de ensino municipais, estaduais e federal participem do evento no Rio de Janeiro.

CNDB — A Carteira Nacional Docente do Brasil é uma conquista aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, sendo reconhecida em todo o território nacional como documento oficial dos professores. A CNDB tem validade de 10 anos e é destinada a professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas. O sistema de solicitação da CNDB será aberto a partir desta quinta-feira (16 de outubro), por meio da página Mais Professores, com acesso via conta gov.br. O programa Mais Professores busca atender aproximadamente 2,7 milhões de docentes em todo o país. Para ser elegível, é preciso que o professor tenha Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular junto à Receita Federal; e esteja em exercício da atividade docente em instituição de ensino.

Como pedir

» Caso atenda a esses critérios, o sistema irá trazer, automaticamente, os dados pessoais e informações sobre vínculo com instituições de ensino
» O professor deve, então, verificar os dados e confirmar as informações
» Caso algum dado esteja incorreto, será preciso entrar em contato com a instituição empregadora
» Após isso, deve informar endereço completo e contato (e-mail e telefone)
» Em seguida, faz o upload de uma foto dentro dos parâmetros do sistema
» Nesse momento, o docente poderá visualizar a futura CNDB com foto e dados completos
» Caso os dados estejam corretos, é necessário confirmar a emissão
» Ao fim, será exibida a versão digital da CNDB, com opção para download, que já dá acesso aos benefícios do Mais Professores.

Camilo Santana, ministro da Educação, exibe a Nova Carteira Nacional Docente. Foto: Bruna Araújo/MEC – 11/09/2025
Premiação para 100 mil

Adicionalmente, uma premiação vai reconhecer 100 mil professores das redes públicas que colaboram para a melhoria da qualidade da educação. Eles serão selecionados com base nas escolas com maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), incluindo contextos desafiadores. Nesta edição, os 100 mil vencedores receberão um cartão do Banco do Brasil com crédito de R$ 3 mil para a aquisição de ferramentas de trabalho, como computadores, notebooks e tablets. Para participar, o professor deve acessar o mesmo sistema de solicitação da CNDB e, ao fim do processo, preencher o formulário “Mais Professores – Valorização”. O preenchimento não garante que o professor seja premiado. Depois da inscrição, os dados serão verificados nas bases do Governo do Brasil e junto às redes de ensino.
Parceiros

O Governo do Brasil tem formado parcerias com empresas de todo o Brasil para garantir descontos, benefícios e vantagens especiais para os 2,7 milhões de professores brasileiros que poderão ter a CNDB. O Selo #TôComProf será exibido nos pontos de venda das empresas parceiras, sinalizando que ali o professor encontra condições diferenciadas. Para utilizar o benefício, basta apresentar a carteira.

Para fazer parte do programa #TôComProf, os estabelecimentos devem ter abrangência nacional ou regional e regularidade perante a administração pública. As companhias devem ofertar serviços financeiros ou comerciais de alimentação; cultura e lazer; higiene e limpeza; moradia; saúde; transporte; entre outros. O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral, durante um período de até 12 meses ou em quantidade específica.

O edital de chamamento público para empresas interessadas foi lançado em setembro e segue aberto até 30 de novembro. A divulgação dos resultados será feita em ciclos. A relação atualizada das empresas parceiras é listada na página do Mais Professores.
Mais professores

O programa Mais Professores para o Brasil, instituído em janeiro de 2025 pelo MEC, foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais, visando fortalecer a formação, incentivar o ingresso e valorizar os profissionais do magistério.

O programa busca atender aproximadamente 2,7 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas; Bolsa Mais Professores; Prova Nacional Docente; Portal de Formação; e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.


SERRA DO MEL/RN: COLISÃO CARRO COM MOTO DEIXA HOMEM MORTO E MULHER FERIDA

Um grave acidente com vítima fatal foi registrado no início da noite desta terça-feira, 14 de outubro, entre as vilas Ceará e Paraíba, no município de Serra do Mel, região Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações, a colisão envolveu uma motocicleta e um carro modelo Corsa Classic. O motociclista, identificado como Wellington Alves, de 56 anos, morador da Vila Brasília, seguia no sentido Vila Ceará quando colidiu sua moto frontalmente com o automóvel conduzido por Ana Caroline Oliveira Moura, de 20 anos, que trafegava em direção à Vila Paraíba.

Com o impacto, Wellington foi arremessado para fora da estrada e teve morte imediata. Já a jovem condutora do carro sofreu ferimentos e foi socorrida por uma ambulância para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.
As circunstâncias exatas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes. O corpo de Wellington Alves foi removido, após a perícia no local e encaminhado para exames necroscópicos no IML unidade de Mossoró.

*Fonte: Fim da Linha 

EX-GOVERNADOR FERNANDO FREIRE VOLTA A SER INTERNADO APÓS NOVA QUEDA

Foto: divulgação
O ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Freire, voltou a ser internado no Hospital Memorial São Francisco, em Natal, após sofrer um escorregão em casa na última terça-feira (14). Segundo boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (15), o ex-governador sofreu luxação da prótese de quadril ao tentar se levantar de uma cadeira.

Após o acidente, Freire foi levado ao hospital, onde realizou exames de imagem que confirmaram o deslocamento da prótese. Ainda na noite de terça-feira, ele foi submetido a um procedimento de redução da luxação, feito sob anestesia raquidiana (RAC) — técnica que dispensa reabertura cirúrgica.

De acordo com a equipe médica, o procedimento foi bem-sucedido, com a prótese recolocada adequadamente. O ex-governador permanece internado em observação, com evolução clínica satisfatória.

A previsão é que ele receba alta hospitalar na sexta-feira (17), com orientações médicas específicas para o período de acompanhamento domiciliar e cuidados com a movimentação.

*Fonte: Tribuna do Norte

Professores da rede pública enfrentam desvalorização e precariedade apesar das garantias legais

No Dia do Professor, advogada com especialização em servidores públicos reforça dados sobre precariedade, legislação e necessidade de reconhecimento real.
No Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, as homenagens simbólicas dão espaço a um debate urgente: o reconhecimento concreto dos profissionais da educação pública. Para a advogada Dra. Mylena Leite, especialista em causas que envolvem servidores públicos, a valorização dos professores só será efetiva quando for acompanhada da plena aplicação da legislação que os protege e ampara.

“A data é simbólica, mas orienta crítica concreta: homenagens não bastam enquanto direitos não forem assegurados. Para o professor público, é preciso reconhecimento institucional baseado na lei e em sua efetividade”, afirma a advogada. A análise encontra respaldo nos números. Segundo o Censo Escolar 2023, o Brasil conta com mais de 2,3 milhões de professores e professoras na educação básica, sendo que a maioria, cerca de 1,8 milhão, atua na rede pública. Dentro dessa rede, 37 mil professores são vinculados à esfera federal, 668 mil aos estados e 1,25 milhão aos municípios. Os dados reforçam o impacto da carreira docente no serviço público e a importância de garantir que esses profissionais tenham seus direitos respeitados.
Apesar da relevância social da profissão, a desvalorização é evidente na comparação salarial. Dados do Anuário da Educação Básica 2024 revelam que, em 2023, o rendimento médio dos professores com ensino superior na rede pública foi de R$ 4.942, o que representa apenas 86% do que ganham outros profissionais com o mesmo nível de escolaridade, cuja média é de R$ 5.747. O mesmo estudo mostra que a remuneração dos professores nas redes estaduais e municipais pouco evoluiu nos últimos anos, mantendo-se abaixo da média histórica nacional. Enquanto isso, professores da rede estadual recebiam, em média, R$ 4.947 em 2020; já nas redes municipais, a média era de R$ 4.897, valores ainda distantes do ideal, especialmente diante das exigências da profissão.

A situação se agrava com a alta proporção de contratos temporários, que revelam uma crescente precarização do trabalho docente. De acordo com o Inep, entre 2014 e 2023, o percentual de professores temporários nas redes estaduais saltou de 31,6% para 52%. Nas redes municipais, o número também subiu, de 26,6% para 34,2%, evidenciando que uma parcela significativa dos educadores sequer goza da estabilidade garantida aos servidores efetivos.

Além dos desafios financeiros e da insegurança contratual, os professores enfrentam o desprestígio da própria profissão. De acordo com o Instituto Península, apenas 36% dos brasileiros percebem que a carreira docente é valorizada. Entre os próprios professores, esse número é ainda mais alarmante: 18% sentem que sua profissão tem o reconhecimento que merece. A percepção pública contrasta com o discurso social que reconhece a importância da educação, 98% da população acredita que bons professores podem transformar vidas, mas 72% admitem que a profissão é pouco valorizada, especialmente quando comparada a outras, como medicina e engenharia.

Esses números se refletem no estado emocional da categoria. Uma pesquisa nacional mostrou que oito em cada dez professores já pensaram em abandonar a carreira. Entre os principais motivos, estão o baixo reconhecimento, a sobrecarga de trabalho e os salários insuficientes. A projeção para o futuro não é animadora: se nada for feito, o Brasil poderá enfrentar, até 2040, um déficit de mais de 235 mil professores na educação básica, segundo estudo da Universidade de São Paulo. A principal razão apontada é justamente a falta de valorização e a pouca atratividade da carreira.

Para Dra. Mylena Leite, a legislação é uma aliada fundamental para mudar esse cenário. Ela destaca que os professores do serviço público possuem direitos assegurados em regimes jurídicos próprios, como estabilidade funcional, progressões na carreira, aposentadoria especial, planos de cargos e salários e respeito à jornada de trabalho. No entanto, muitas administrações públicas negligenciam essas garantias legais, o que contribui para o desgaste e a evasão da profissão. “O professor precisa estar amparado por regras claras e respeitadas. É inaceitável que ainda hoje existam municípios que não cumprem o piso nacional do magistério ou que desrespeitam direitos básicos como licenças e progressões”, pontua a advogada.

A especialista reforça que o caminho para reverter esse quadro passa pela valorização jurídica dos professores: é preciso que os educadores conheçam seus direitos, tenham acesso a apoio legal e que as políticas públicas priorizem a efetividade da legislação. “A valorização começa com o respeito à lei. Se os gestores públicos não forem responsabilizados por descumprimentos, seguiremos apenas no campo das homenagens, sem mudanças reais”, conclui Dra. Mylena.

CONVITE DE CANTORIA!!!

Canetas emagrecedoras podem reduzir vontade de beber, diz estudo

Foto: Reprodução
Um novo estudo da Virginia Tech, publicado na revista Scientific Reports, sugere que os populares medicamentos à base de semaglutida e liraglutida — conhecidos comercialmente como Ozempic e Wegovy — podem ajudar a reduzir o consumo de álcool.

A pesquisa, conduzida por cientistas do Instituto de Pesquisa Biomédica Fralin, observou que pessoas em uso dessas substâncias apresentaram efeitos mais lentos do álcool no organismo e menor sensação subjetiva de embriaguez após ingerir a mesma quantidade de bebida alcoólica.

O que o estudo descobriu


Os pesquisadores recrutaram 20 participantes com obesidade (IMC acima de 30), sendo metade em uso contínuo de medicamentos agonistas de GLP-1 e metade sem uso. Todos receberam uma dose padronizada de álcool suficiente para atingir cerca de 0,08% de concentração no ar expirado, o equivalente a um copo de vinho ou uma dose de uísque.

Mesmo consumindo a mesma quantidade, o aumento do álcool no sangue foi mais lento entre os que tomavam semaglutida, tirzepatida ou liraglutida. Eles também relataram sentir-se menos bêbados em escalas de 0 a 10 aplicadas pelos pesquisadores durante a hora seguinte à ingestão.


“Medicamentos de ação mais rápida têm maior potencial de abuso. Se os GLP-1s retardam a entrada do álcool na corrente sanguínea, podem reduzir seus efeitos e ajudar as pessoas a beber menos”, explica Alex DiFeliceantonio, professora da Virginia Tech e uma das autoras do trabalho.

Como isso pode funcionar

Os agonistas de GLP-1 — classe que inclui Ozempic e Wegovy — retardam o esvaziamento gástrico, fazendo com que a absorção do álcool pelo sangue aconteça de maneira mais gradual. Isso muda o “pico” da embriaguez e pode alterar a forma como o cérebro responde à bebida.

Atualmente, medicamentos usados para tratar o alcoolismo, como naltrexona e acamprosato, atuam diretamente no sistema nervoso central. A possível ação dos GLP-1s seria, portanto, um novo caminho terapêutico para ajudar quem quer reduzir o consumo de álcool.

“Nossos dados preliminares sugerem que os GLP-1 suprimem a ingestão de álcool por um mecanismo diferente”, completa Alex.

O desenho do experimento


Antes de beber, os participantes passaram por jejum controlado e receberam uma barra de cereal para padronizar a digestão. Depois da ingestão alcoólica, os cientistas monitoraram pressão arterial, glicemia, pulso e teor alcoólico no ar expirado ao longo de quatro horas.

Durante o processo, os voluntários responderam perguntas sobre paladar, desejo por bebida, efeitos percebidos e sensação de embriaguez — incluindo a questão que deu nome ao estudo: “Quão bêbado você se sente agora?”

Em todas as rodadas, o grupo em uso de GLP-1 reportou níveis menores de intoxicação.

Um achado com origem curiosa


A ideia do experimento nasceu após os pesquisadores observarem relatos espontâneos em redes sociais de pessoas que diziam ter perdido a vontade de beber ao começar a usar os medicamentos para diabetes e obesidade.

O projeto foi liderado por Warren Bickel, especialista em comportamento e dependência química, que morreu em 2024. A primeira autora do artigo, Fatima Quddos, dedicou o estudo à memória do orientador.

*Fonte: G1

ANGICOS/RN: PREFEITURA ABRE 15 VAGAS EM NOVO PROCESSO SELETIVO

No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Angicos anunciou a abertura de inscrições para um novo Processo Seletivo com o objetivo de preencher 15 vagas, além de formar cadastro de reserva para candidatos de nível médio.

As oportunidades são para os cargos de:
  • Agente Comunitário de Saúde Zona Rural (1 vaga)
  • Agente Comunitário de Saúde Zona Urbana (4 vagas)
  • Agente de Combate a Endemias (10 vagas)
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com remuneração mensal no valor de R$ 3.036,00.

Os interessados podem se inscrever pela internet, no período das 12h do dia 15 de outubro de 2025 até às 23h59 do dia 5 de novembro de 2025. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00.

A seleção ocorrerá por meio de prova objetiva, prevista para o dia 30 de novembro de 2026, e de prova de títulos.

A validade do Processo Seletivo será de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a juízo da Administração Pública.