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27 setembro 2025
Cicilia e Chico tomam posse neste domingo para sequência de mandato marcado por conquistas
Foto: Ênio Freire
Neste domingo às 9h a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realiza mais uma assembleia universitária.Além de celebrar os 57 anos da instituição, a solenidade vai ser marcada pela posse da reitora Cicilia Maia e do vice-reitor Chico Dantas para o segundo mandato a frente da Uern.
A gestão de dupla tem sido marcada por conquistas históricas que mudaram o patamar da Uern.
A principal delas foi a autonomia financeira que permitiu a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos técnicos administrativos e professores.
Além disso, a famigerada lista tríplice nas eleições para reitor, vice, direção de campi, diretoria de facukdades e chefia de departamentos se tornou coisa do passado.
A Uern está um verdadeiro canteiro de obras graças as melhorias nas suas condições financeiras.
No ensino a Uern atingiu o conceito quatro no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo segundo ano consecutivo.
Além disso, há uma ampliação da sociedade por meio de programas de extensão e pesquisas aplicadas como de eventos como o Mossoró Cidade Junina.
A parceria com a governadora Fátima Bezerra foi fundamental, mas a capacidade de articulação de Cicilia e Chico que conseguiram unificar a instituição em torno de pautas ajudaram a tornar esses e outros sonhos uma realidade.
*Blog do Barreto
EaD supera presencial em matrículas e vira principal acesso a educação superior
O crescimento recente da educação a distância (EaD) a tornou o principal meio de acesso à educação superior no Brasil. Pela primeira vez, o número de matrículas em EaD (50,7%) superou o de cursos presenciais, de acordo com o Censo da Educação Superior 2024, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado nesta semana.
Enquanto a modalidade a distância cresceu 5,6% entre 2023 e 2024, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 0,5%. Manuel Palacios, presidente do Inep, afirmou que a expansão do EaD permitiu o acesso ao ensino superior a uma parte da população, em especial os que trabalham durante o dia. “A educação a distância proporcionou a ampliação da oferta e atendeu estudantes que, de outra forma, não teriam acesso à educação superior.”
O Brasil atingiu a marca de 10.227.226 de estudantes no ensino superior em 2024, um aumento de 2,5% em relação a 2023. Desse total, 5,01 milhões ingressaram no ensino superior no ano passado. Entre 2014 e 2024, as matrículas na educação superior aumentaram 30,5%.
O Censo revelou ainda que a matrícula em EaD estava presente em 3.387 municípios brasileiros (61%), um aumento de 97% em comparação com 2014. Em relação ao grau acadêmico, o bacharelado representa 60% das matrículas, seguido pelos cursos tecnológicos (20,2%) e licenciatura (16,9%). As matrículas em cursos tecnológicos cresceram 99,5% entre 2014 e 2024.
Na média nacional, um terço dos concluintes do ensino médio em 2023 se matriculou no ensino superior em 2024. A taxa foi de 64% na rede federal, 60% na rede privada e 27% na rede estadual. No ano passado, 88,5% do total de ingressantes começaram a graduação em instituições privadas.
Manuel Palacios prevê que a recente regulamentação que permite três formatos de cursos — presenciais, semipresenciais e a distância — deverá descentralizar o ensino superior nos próximos anos, criando polos com mais recursos e infraestrutura em um modelo intermediário entre o campus universitário clássico e a educação totalmente a distância.
Já Carmem Rêgo acredita que a tendência de crescimento da EaD seguirá. “Essa projeção de crescimento pode ser sustentada por fatores como flexibilidade e capilaridade e crescimento histórico consolidado. No entanto, é inegável que os desafios como a nova regulamentação publicada pelo MEC e a questão da qualidade podem modular o ritmo de crescimento da modalidade no país”, diz ela.
A medida prevê, por exemplo, que os cursos superiores de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia devem ser ofertados exclusivamente no formato presencial.
Modalidade democratiza ensino, mas pede disciplina
De acordo com Carmem Rêgo, a educação a distância tem diversas vantagens, como flexibilidade e autonomia para conciliar estudos e trabalho, capilaridade ao alcançar regiões distantes, custo-benefício para estudantes e universidades, e o desenvolvimento de habilidades, estimulando o protagonismo do aluno. No entanto, segundo ela, a EaD exige disciplina e autogestão, enfrenta resistência no reconhecimento no mercado de trabalho e demanda investimentos constantes em infraestrutura e tecnologia.
Rêgo afirma que os professores reconhecem a EaD como uma oportunidade de inovação pedagógica e ampliação do alcance, mas lidam com desafios de adaptação tecnológica, “mudança de papel, tornando-se mediador, orientador ou facilitador; e [dificuldades com a] carga de trabalho, tornando-se necessário estender o horário para além da aula”.
Rodolfo Guimarães pontua que “o EaD leva ensino superior de qualidade para pessoas que, de outra forma, não teriam acesso. Soma-se a isso a flexibilidade, que permite conciliar estudo, trabalho e vida pessoal, e o alcance, fundamental em um país de dimensões continentais”.
Na UFRN, a Secretaria de Educação a Distância (Sedis) coordena, fomenta e dá suporte ao EaD, atuando na articulação de políticas e programas de EaD e na oferta de cursos em parceria com o Ministério da Educação. A Sedis compartilha a responsabilidade de fomento com os centros acadêmicos e chefias de departamento, contribuindo com aporte tecnológico, pedagógico e orientações administrativas.
Enquanto a modalidade a distância cresceu 5,6% entre 2023 e 2024, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 0,5%. Manuel Palacios, presidente do Inep, afirmou que a expansão do EaD permitiu o acesso ao ensino superior a uma parte da população, em especial os que trabalham durante o dia. “A educação a distância proporcionou a ampliação da oferta e atendeu estudantes que, de outra forma, não teriam acesso à educação superior.”
Rodolfo Guimarães, vice-presidente de Operações Parceiras da Estácio, observa que o EaD, com mais de 30 anos de história, “deixou de ser alternativa para se tornar o caminho principal para milhões de brasileiros”. Ele atribui o movimento a três grupos de estudantes: aqueles que não conseguiram financiamento público e não podem arcar com um curso presencial; os que moram em cidades pequenas que não comportam um campus, mas têm polos de EaD; e os que concluíram o ensino médio, não ingressaram na faculdade e agora buscam uma nova oportunidade.
Para ele, a pandemia de Covid-19, que exigiu das instituições de ensino superior – privadas ou públicas – uma adesão massiva ao ensino remoto, “acelerou o que já estava em curso”, pois o cenário já apontava para um crescimento do EaD. Guimarães cita a expansão tecnológica, a familiaridade dos estudantes com plataformas digitais e a flexibilidade de horários como outros fatores para esse cenário.
Carmem Rêgo, secretária de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destaca que o crescimento também reflete “fatores de natureza social e econômica, tais como a flexibilidade que a modalidade permite ao estudante de conciliar a rotina cotidiana, atraindo os jovens e adultos que já estão inseridos no mercado de trabalho, a relação custo-benefício que possibilita a economia com despesas de transporte e alimentação, o crescimento da credibilidade da modalidade e a mudança no perfil dos jovens estudantes na cultura digital”.
Os dados, diz a gestora, revelam ainda a expansão desordenada da oferta de cursos de ensino superior na modalidade a distância por instituições da rede privada. O maior percentual de matrículas dos cursos a distância está na rede privada (95,9%).
A Estácio tem mais de 70% de seus alunos matriculados em cursos EaD e semipresenciais. A faculdade possui uma plataforma com mais de 400 mil alunos e 2.500 polos de educação, em mais de 1.400 cidades brasileiras.
Já a UFRN tem 1.842 estudantes matriculados em cursos superiores, na modalidade Educação a Distância, sendo nove licenciaturas e um bacharelado, e 1.055 estudantes matriculados em pós-graduação lato sensu.
Para ele, a pandemia de Covid-19, que exigiu das instituições de ensino superior – privadas ou públicas – uma adesão massiva ao ensino remoto, “acelerou o que já estava em curso”, pois o cenário já apontava para um crescimento do EaD. Guimarães cita a expansão tecnológica, a familiaridade dos estudantes com plataformas digitais e a flexibilidade de horários como outros fatores para esse cenário.
Carmem Rêgo, secretária de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destaca que o crescimento também reflete “fatores de natureza social e econômica, tais como a flexibilidade que a modalidade permite ao estudante de conciliar a rotina cotidiana, atraindo os jovens e adultos que já estão inseridos no mercado de trabalho, a relação custo-benefício que possibilita a economia com despesas de transporte e alimentação, o crescimento da credibilidade da modalidade e a mudança no perfil dos jovens estudantes na cultura digital”.
Os dados, diz a gestora, revelam ainda a expansão desordenada da oferta de cursos de ensino superior na modalidade a distância por instituições da rede privada. O maior percentual de matrículas dos cursos a distância está na rede privada (95,9%).
A Estácio tem mais de 70% de seus alunos matriculados em cursos EaD e semipresenciais. A faculdade possui uma plataforma com mais de 400 mil alunos e 2.500 polos de educação, em mais de 1.400 cidades brasileiras.
Já a UFRN tem 1.842 estudantes matriculados em cursos superiores, na modalidade Educação a Distância, sendo nove licenciaturas e um bacharelado, e 1.055 estudantes matriculados em pós-graduação lato sensu.
Censo da Educação Superior 2024
O Brasil atingiu a marca de 10.227.226 de estudantes no ensino superior em 2024, um aumento de 2,5% em relação a 2023. Desse total, 5,01 milhões ingressaram no ensino superior no ano passado. Entre 2014 e 2024, as matrículas na educação superior aumentaram 30,5%.
O Censo revelou ainda que a matrícula em EaD estava presente em 3.387 municípios brasileiros (61%), um aumento de 97% em comparação com 2014. Em relação ao grau acadêmico, o bacharelado representa 60% das matrículas, seguido pelos cursos tecnológicos (20,2%) e licenciatura (16,9%). As matrículas em cursos tecnológicos cresceram 99,5% entre 2014 e 2024.
Na média nacional, um terço dos concluintes do ensino médio em 2023 se matriculou no ensino superior em 2024. A taxa foi de 64% na rede federal, 60% na rede privada e 27% na rede estadual. No ano passado, 88,5% do total de ingressantes começaram a graduação em instituições privadas.
Manuel Palacios prevê que a recente regulamentação que permite três formatos de cursos — presenciais, semipresenciais e a distância — deverá descentralizar o ensino superior nos próximos anos, criando polos com mais recursos e infraestrutura em um modelo intermediário entre o campus universitário clássico e a educação totalmente a distância.
Já Carmem Rêgo acredita que a tendência de crescimento da EaD seguirá. “Essa projeção de crescimento pode ser sustentada por fatores como flexibilidade e capilaridade e crescimento histórico consolidado. No entanto, é inegável que os desafios como a nova regulamentação publicada pelo MEC e a questão da qualidade podem modular o ritmo de crescimento da modalidade no país”, diz ela.
A medida prevê, por exemplo, que os cursos superiores de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia devem ser ofertados exclusivamente no formato presencial.
Modalidade democratiza ensino, mas pede disciplina
De acordo com Carmem Rêgo, a educação a distância tem diversas vantagens, como flexibilidade e autonomia para conciliar estudos e trabalho, capilaridade ao alcançar regiões distantes, custo-benefício para estudantes e universidades, e o desenvolvimento de habilidades, estimulando o protagonismo do aluno. No entanto, segundo ela, a EaD exige disciplina e autogestão, enfrenta resistência no reconhecimento no mercado de trabalho e demanda investimentos constantes em infraestrutura e tecnologia.
Rêgo afirma que os professores reconhecem a EaD como uma oportunidade de inovação pedagógica e ampliação do alcance, mas lidam com desafios de adaptação tecnológica, “mudança de papel, tornando-se mediador, orientador ou facilitador; e [dificuldades com a] carga de trabalho, tornando-se necessário estender o horário para além da aula”.
Rodolfo Guimarães pontua que “o EaD leva ensino superior de qualidade para pessoas que, de outra forma, não teriam acesso. Soma-se a isso a flexibilidade, que permite conciliar estudo, trabalho e vida pessoal, e o alcance, fundamental em um país de dimensões continentais”.
Na UFRN, a Secretaria de Educação a Distância (Sedis) coordena, fomenta e dá suporte ao EaD, atuando na articulação de políticas e programas de EaD e na oferta de cursos em parceria com o Ministério da Educação. A Sedis compartilha a responsabilidade de fomento com os centros acadêmicos e chefias de departamento, contribuindo com aporte tecnológico, pedagógico e orientações administrativas.
*Agora RN
MOSSORÓ/RN: Colégio Diocesano Santa Luzia participa de Missão Educacional no Canadá e fortalece programa bilíngue
Colégio Diocesano Santa Luzia participou com entusiasmo da Missão Educacional Strive 2025, realizada no Columbia International College, em Hamilton, no Canadá. A instituição foi representada pelo Pe Charles Lamartine, Diretor, Rosilene Ramos, Coordenadora Pedagógica, e Rodolfo Costa, Coordenador de Robótica e Tecnologia Educacional, além da presença da Prof.ª Luciana Brentano, Assessora Pedagógica para Implementação do Currículo Bilingue.
A experiência, que reuniu gestores de diversas escolas brasileiras, proporcionou oportunidades de ampliar horizontes, incorporar práticas pedagógicas globais e viver momentos enriquecedores. Com foco no ensino bilíngue, a missão possibilitou conhecer instituições de excelência no Canadá, explorar metodologias inovadoras e compartilhar ideias com potencial de reestruturação em processos de ensino e aprendizagem, consolidando o programa bilíngue, assim como pensar metodologias inovadores para o novo ensino médio.
Como parte desse movimento de internacionalização, esta prevista a implementação do High School no Ensino Médio já em 2026. Esse avanço favorece o contato dos estudantes com diferentes culturas, amplia as oportunidades de intercâmbios — tanto online quanto presenciais — e contribui para a formação integral em um mundo cada vez mais globalizado.
*Fonte: Colégio Diocesano Santa Luzia
A experiência, que reuniu gestores de diversas escolas brasileiras, proporcionou oportunidades de ampliar horizontes, incorporar práticas pedagógicas globais e viver momentos enriquecedores. Com foco no ensino bilíngue, a missão possibilitou conhecer instituições de excelência no Canadá, explorar metodologias inovadoras e compartilhar ideias com potencial de reestruturação em processos de ensino e aprendizagem, consolidando o programa bilíngue, assim como pensar metodologias inovadores para o novo ensino médio.
Como parte desse movimento de internacionalização, esta prevista a implementação do High School no Ensino Médio já em 2026. Esse avanço favorece o contato dos estudantes com diferentes culturas, amplia as oportunidades de intercâmbios — tanto online quanto presenciais — e contribui para a formação integral em um mundo cada vez mais globalizado.
*Fonte: Colégio Diocesano Santa Luzia
MORRE ALUÍZIO ALVES FILHO AOS 80 ANOS
Morreu neste sábado (27), aos 80 anos, Aluízio Alves Filho. “Aluizinho”, como era conhecido”, era filho do ex-governador e ex-ministro Aluízio Alves.
Aluizinho foi presidente do Sistema Tribuna de Comunicação, que reuniu o jornal Tribuna do Norte, a TV Cabugi e rádios, empresas fundadas por seu pai.
Aluizinho deixa o filho Aluízio Neto, a nora Clarissa, dois netos, e os irmãos Ana Catarina, Henrique Eduardo Alves – ex-deputado federal e ex-ministro do Turismo – e Henrique José.
Aluizinho foi presidente do Sistema Tribuna de Comunicação, que reuniu o jornal Tribuna do Norte, a TV Cabugi e rádios, empresas fundadas por seu pai.
Aluizinho deixa o filho Aluízio Neto, a nora Clarissa, dois netos, e os irmãos Ana Catarina, Henrique Eduardo Alves – ex-deputado federal e ex-ministro do Turismo – e Henrique José.
PARABÉNS ROSIDILSON!!!
Hoje quem está de idade nova é o amigo Rosidilson Gomes das Óticas Gomes. Aqui deixamos os nossos parabéns!!! Felicidades, paz, saúde e sucesso na sua vida! Tudo de bom!!!
Policial penal federal investigado por feminicídio morre em hospital após ingestão de medicamentos
O policial penal federal Rafael Gonçalves Barbosa, de 42 anos, morreu na noite desta quinta-feira (25) após complicações de saúde decorrentes da ingestão de uma grande quantidade de medicamentos. A informação foi divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap).
Rafael estava sob custódia na Cadeia Pública de Ceará-Mirim, na Grande Natal, desde o dia 29 de agosto, quando foi preso em flagrante suspeito de matar uma companheira, Maria Cláudia de Medeiros, de 29 anos, em Mossoró. O crime é investigado como feminicídio.
De acordo com a Seap, no dia 22 deste mês, o policial penal relatou aos profissionais da unidade prisional que ingeriram, de uma só vez, vários comprimidos de um medicamento prescrito por psiquiatra. Ele foi levado a dois hospitais e, após agravamento do quadro clínico, morreu às 21h41. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado e o advogado do comunicado de custódia.
O caso
Maria Cláudia de Medeiros morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo dentro do quarto do casal, em um condomínio no bairro Alto do Sumaré, em Mossoró. À época, Rafael afirmou à Polícia Militar que o tiro havia sido acidental.
A Polícia Civil, no entanto, autuou o policial penal por feminicídio e apontou que no local do crime foram vítimas de drogas e duas armas de fogo: uma pistola 9mm, de uso funcional, e uma pistola .40. No momento do disparo, a filha de 11 anos do agente, que não era filha da vítima, estava sem imóvel e presenciava a situação.
Rafael estava sob custódia na Cadeia Pública de Ceará-Mirim, na Grande Natal, desde o dia 29 de agosto, quando foi preso em flagrante suspeito de matar uma companheira, Maria Cláudia de Medeiros, de 29 anos, em Mossoró. O crime é investigado como feminicídio.
De acordo com a Seap, no dia 22 deste mês, o policial penal relatou aos profissionais da unidade prisional que ingeriram, de uma só vez, vários comprimidos de um medicamento prescrito por psiquiatra. Ele foi levado a dois hospitais e, após agravamento do quadro clínico, morreu às 21h41. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado e o advogado do comunicado de custódia.
O caso
Maria Cláudia de Medeiros morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo dentro do quarto do casal, em um condomínio no bairro Alto do Sumaré, em Mossoró. À época, Rafael afirmou à Polícia Militar que o tiro havia sido acidental.
A Polícia Civil, no entanto, autuou o policial penal por feminicídio e apontou que no local do crime foram vítimas de drogas e duas armas de fogo: uma pistola 9mm, de uso funcional, e uma pistola .40. No momento do disparo, a filha de 11 anos do agente, que não era filha da vítima, estava sem imóvel e presenciava a situação.
MOSSORÓ/RN: Hospital da Mulher inicia programa de cirurgias eletivas
O Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia recebeu nesta sexta-feira (26) o primeiro grupo de mulheres que vão passar por cirurgias eletivas na unidade a partir do dia 8 de outubro. Aproximadamente 70 mulheres do Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu foram atendidas em consultas pré-operatórias e avaliação de exames no ambulatório, iniciando a inserção do Hospital da Mulher no programa de cirurgias eletivas do Governo do Estado.
“O início das cirurgias eletivas é um legado humanitário sem tamanho que o Hospital da Mulher vem trazendo para toda essa região. Mais um serviço aberto, o que nos deixa muito feliz”, disse a governadora Fátima Bezerra.
Com mais esse avanço, o Hospital da Mulher passa a realizar laqueadura, histerectomia, perineoplastia, retirada de cisto e outros procedimentos, se somando aos serviços de cirurgias de emergência, que já atenderam mais de 600 pessoas. Todos os procedimentos eletivos são organizados pelo sistema Regula Cirurgia da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
O trabalho de recebimento das pacientes foi acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde Pública Alexandre Motta. “O maior bem que temos é a saúde. E podermos oferecer mais esse serviço para as mulheres do nosso estado é uma alegria imensa”, comentou Motta.
A gestão da unidade, a partir da abertura das cirurgias eletivas, já planeja os próximos passos. “O objetivo central é zerar as filas, para que ninguém mais espere. E buscamos poder ampliar para os procedimentos de endometriose logo mais”, apontou a diretora-geral do Hospital da Mulher, Elenimar Bezerra.
“O início das cirurgias eletivas é um legado humanitário sem tamanho que o Hospital da Mulher vem trazendo para toda essa região. Mais um serviço aberto, o que nos deixa muito feliz”, disse a governadora Fátima Bezerra.
Com mais esse avanço, o Hospital da Mulher passa a realizar laqueadura, histerectomia, perineoplastia, retirada de cisto e outros procedimentos, se somando aos serviços de cirurgias de emergência, que já atenderam mais de 600 pessoas. Todos os procedimentos eletivos são organizados pelo sistema Regula Cirurgia da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
O trabalho de recebimento das pacientes foi acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde Pública Alexandre Motta. “O maior bem que temos é a saúde. E podermos oferecer mais esse serviço para as mulheres do nosso estado é uma alegria imensa”, comentou Motta.
A gestão da unidade, a partir da abertura das cirurgias eletivas, já planeja os próximos passos. “O objetivo central é zerar as filas, para que ninguém mais espere. E buscamos poder ampliar para os procedimentos de endometriose logo mais”, apontou a diretora-geral do Hospital da Mulher, Elenimar Bezerra.
*Saulo Vale
Detran divulga lista dos classificados na CNH Popular 2025; veja se seu nome está na lista
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou nesta sexta-feira (26) a lista dos classificados na CNH Popular 2025. A publicação com os nomes dos contemplados pode ser consultada em portal.detran.rn.gov.br, na aba Publicações e também está disponível em: cnhpopular.detran.rn.gov.br. De segunda-feira (29) até dia 28 de outubro, os mencionados precisam apresentar uma documentação relevante em edital para garantir a continuidade no Programa.
A entrega da documentação comprobatória dos contemplados pode ser feita presencialmente em qualquer unidade do Detran/RN, mediante agendamento prévio; ou enviado de forma online, pelo Portal de Serviços do Detran, na aba Protocolo. Para as duas formas de entrega, será necessário estar cadastrado no Portal para ter acesso com login e senha. Caso o contemplado ainda não possua cadastro, deverá acessar portal.detran.rn.gov.br, clicar em “Criar uma conta” e preencher as informações solicitadas.
Os classificados possuem 30 dias para apresentar a documentação relevante e a entrega dos documentos não terá desclassificação imediata. A Análise Documental será de 29 de outubro a 27 de novembro e o Resultado Final será divulgado dia 28 de novembro deste ano.
A lista publicada no Diário Oficial traz os contemplados nas seguintes categorias: 500 para Primeira Habilitação Categoria “A”, 350 para Primeira Habilitação Categoria “B”, 50 para Mudança para Categoria “C”, 50 vagas para Mudança para Categoria “D” e 50 para Mudança para Categoria “E”. Em caso de vagas remanescentes, o Detran fará novas chamadas com a convocação dos classificados, obedecendo aos critérios previstos no decreto nº 30.277, de 15 de dezembro de 2020.
Entrega presencial de Documentos:
– Acesse portal.detran.rn.gov.br, faça login escrevendo CPF e senha;
– No botão AGENDAMENTOS , selecione a opção “ ENTREGA DE DOCUMENTOS CNH POPULAR ” e escolha local e dados de preferência.
– Compare no dia e no local marcados com os documentos exigidos no edital.
Entrega on-line de documentos:
– Acesse portal.detran.rn.gov.br , faça login escrevendo CPF e senha;
– No botão PROTOCOLO , selecione a opção “ ENTREGA DE DOCUMENTOS CNH POPULAR ”, preencha as informações solicitadas e anexe todos os documentos exigidos no edital;
– Confira em anexo todos os documentos na lista do edital e clique na opção “Enviar”. Você receberá o número do protocolo para acompanhamento do seu processo.
– Confira a Lista completa dos Classificados e o Edital do Programa CNH Popular 2025.
A entrega da documentação comprobatória dos contemplados pode ser feita presencialmente em qualquer unidade do Detran/RN, mediante agendamento prévio; ou enviado de forma online, pelo Portal de Serviços do Detran, na aba Protocolo. Para as duas formas de entrega, será necessário estar cadastrado no Portal para ter acesso com login e senha. Caso o contemplado ainda não possua cadastro, deverá acessar portal.detran.rn.gov.br, clicar em “Criar uma conta” e preencher as informações solicitadas.
Os classificados possuem 30 dias para apresentar a documentação relevante e a entrega dos documentos não terá desclassificação imediata. A Análise Documental será de 29 de outubro a 27 de novembro e o Resultado Final será divulgado dia 28 de novembro deste ano.
A lista publicada no Diário Oficial traz os contemplados nas seguintes categorias: 500 para Primeira Habilitação Categoria “A”, 350 para Primeira Habilitação Categoria “B”, 50 para Mudança para Categoria “C”, 50 vagas para Mudança para Categoria “D” e 50 para Mudança para Categoria “E”. Em caso de vagas remanescentes, o Detran fará novas chamadas com a convocação dos classificados, obedecendo aos critérios previstos no decreto nº 30.277, de 15 de dezembro de 2020.
Entrega presencial de Documentos:
– Acesse portal.detran.rn.gov.br, faça login escrevendo CPF e senha;
– No botão AGENDAMENTOS , selecione a opção “ ENTREGA DE DOCUMENTOS CNH POPULAR ” e escolha local e dados de preferência.
– Compare no dia e no local marcados com os documentos exigidos no edital.
Entrega on-line de documentos:
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– No botão PROTOCOLO , selecione a opção “ ENTREGA DE DOCUMENTOS CNH POPULAR ”, preencha as informações solicitadas e anexe todos os documentos exigidos no edital;
– Confira em anexo todos os documentos na lista do edital e clique na opção “Enviar”. Você receberá o número do protocolo para acompanhamento do seu processo.
– Confira a Lista completa dos Classificados e o Edital do Programa CNH Popular 2025.
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