Pesquisar este blog

08 novembro 2025

PRESIDENTE LULA LAMENTA TRAGÉDIA NO PARANÁ E ANUNCIA AJUDA NA RECONSTRUÇÃO DE RIO BONITO DO IGUAÇU

O Presidente Lula postou uma mensagem, neste sábado (8) se solidarizando com todas as vítimas do evento climático que atingiu o Paraná.
Lula ressaltou que a ministra Gleisi Hoffman já está na região e ofereceu ajuda humanitária e apoio na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu.

#BandJornalismo

NATAL/RN: JOVEM MORRE APÓS MOTO SER ATINGIDA POR CAMINHONETE

Foto: Cedidas

Um jovem de 23 anos morreu após ter a moto em que estava com o pai atingida por uma caminhonete na Avenida Lima e Silva, no bairro Lagoa Nova, em Natal. O pai da vítima disse que o motorista do veículo teria confundido os dois com assaltantes e chegou a revistá-los após a colisão.

A vítima foi João Victor da Silva de Morais, que chegou a ser socorrido e levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A batida aconteceu na madrugada de sexta-feira (7), entre 0h e 1h.

A Inter TV Cabugi procurou a Polícia Civil para tratar sobre as investigações do caso, mas não havia recebido respostas até a atualização mais recente desta reportagem.

João Victor traballhava em uma empresa de telemarketing em Emaús, em Parnamirim, e voltava para casa após ter deixado o serviço por volta das 23h30. O pai dele, que preferiu não se identificar, relatou que todos os dias buscava o filho no trabalho nesse horário.

"Quando eu cheguei ali na Lima e Silva, eu fui surpreendido por um carro que saiu em alta velocidade de uma rua e veio na minha direção para me pegar. Eu só fiz olhar, não estava entendendo o que ele estava querendo", relatou.

*Inter TV Cabugi e g1 RN

SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN: DUAS PESSOAS MORREM APÓS DESABAMENTO DE GALPÃO

Foto: Thiago César/Inter TV Cabugi
Duas pessoas morreram após o desabamento de um galpão que estava em obras no fim da manhã deste sábado (8), em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos três operários trabalhavam no local no momento do acidente. Um deles foi resgatado com vida e levado ao hospital, enquanto os outros dois ficaram presos sob os escombros. Os corpos foram localizados no início da tarde.

As vítimas foram identificadas como Antonio Ferreira da Silva, de 35 anos, funcionário da obra, e Rodolfo Nobre, de 37 anos, filho do proprietário do galpão.

O Corpo de Bombeiros informou que o desabamento ocorreu durante a instalação de uma estrutura de teto pré-moldado, que era posicionada por um caminhão-guindaste e acabou caindo sobre a construção.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para prestar atendimento no local. O estado de saúde do operário resgatado não foi divulgado.

Os bombeiros também acionaram outro caminhão-guindaste para auxiliar na remoção da estrutura que caiu. Segundo a corporação, parte do galpão ficou instável, o que exigiu o reforço de segurança antes do acesso das equipes de resgate e atendimento médico à área atingida.

*Informações do G1 RN

MPF cobra solução para descaso com Educação indígena no RN

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública cobrando providências urgentes diante da “omissão sistemática e prolongada” de diversos entes públicos em relação à Educação Escolar Indígena (EEI) no Rio Grande do Norte. Inspeções, denúncias e levantamentos de informações apontaram que há escolas funcionando sem água potável, sem saneamento básico e em prédios inseguros, até mesmo em espaços improvisados. Isso quando existe a escola, pois muitas crianças precisam se deslocar longas distâncias para estudar fora de suas comunidades.

Desde 2014, o MPF acompanha a situação da educação indígena, em território potiguar, e a investigação demonstrou um quadro de precariedade generalizada nas escolas voltadas a essa parcela da população. Fora os problemas já citados, a ação lista a falta de espaços de lazer (como parquinhos infantis) e desportivos (quadras), de salas específicas para professores, além de deficiências graves na segurança e na conservação.

Na ação, o MPF acrescenta que existem falhas ou ausência de projetos pedagógicos específicos e, além disso, o Estado e os municípios seguem se omitindo na criação da carreira de professor indígena e no estabelecimento da gestão democrática dos colégios.

A ação tem como réus a União, o Estado do Rio Grande do Norte, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e as prefeituras de Baía Formosa, Goianinha, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Canguaretama, Ceará-Mirim, Jardim de Angicos e João Câmara.

Um relatório da Secretaria Estadual de Educação (SEEC/RN), apresentado ao MPF em 2025, e outro da Coordenação Técnica Local da Funai, datado de 2020, mostraram a péssima situação de escolas voltadas ao atendimento das crianças indígenas por todo o Rio Grande do Norte.

Confira a lista de escolas alvo de acompanhamento do MPF:

– Relatório da SEEC (2025)

CMEI Indígena Júlia Maria da Conceição Batista (Serrote de São Bento – João Câmara)

CMEI Indígena do Povo Mendonça (Território Mendonça – João Câmara)

Escola Municipal Indígena Saramandaia (Território Mendonça – João Câmara)

Escola Municipal Indígena Amarelão (Amarelão – João Câmara)

Escola Municipal Indígena João Lino da Silva (Eleotérios do Catu – Canguaretama).

– Relatório da Coordenação Técnica Local da Funai (2020)

Escola Giorgina Altina Viana (São Gonçalo do Amarante)

Escola Vereador Francisco Zábulon e Creche Maria Nazaré Rodrigues (João Câmara)

Escola Luís Cúrcio Marinho (Macaíba)

Escola Municipal Maria Rosa do Nascimento (João Câmara)

Escola Municipal Professora Alice Soares (João Câmara)

Escola Alfredo Lima (Goianinha)

Escola Municipal Doutor Emanuel Francisco de Melo (Baía Formosa)

Escola do Assentamento Marajó (João Câmara)

Escola Municipal Iolanda Chaves de Lucerna (Macaíba)

Escola Municipal de 1º Grau Izabel da Silveira Luma (São Gonçalo do Amarante)

Escola Municipal Emídio Ferreira (Ceará-Mirim)

Escola Municipal Conceição Marques (Ceará-Mirim).

*Saulo Vale 

É AMANHÃ, PRIMEIRA CORRIDA DO GASPEC!!!

Redação do Enem: potiguar que tirou nota mil dá dicas de preparação

A potiguar Anna Beatriz Rebouças tirou nota mil na redação do Enem 2024 e foi aprovada em primeiro lugar geral em Medicina na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Às vésperas da nova edição do exame, ela relembra a rotina de preparação e conta o que fez diferença na hora da prova.

“Durante minha preparação, eu sempre tentei estudar de um jeito que fizesse sentido pra mim. Eu tinha uma rotina bem organizada, mas sem exageros. Aprendi que não adianta estudar o dia inteiro se a cabeça não está descansada. Eu fazia revisões, realizava simulados com frequência e visava ter uma rotina equilibrada”, contou Anna Beatriz.


Ela explica que a leitura foi uma das partes mais importantes do processo. “Ler jornais e revistas me ensinava a pensar sobre os temas do Enem com profundidade, mas sem enrolação. Acho que foi ali que aprendi a ter repertórios mais sólidos e bem encaixados. Ver como os autores argumentavam e ligavam as ideias me ajudou a entender como construir o raciocínio dentro da redação.”

Para Anna Beatriz, o aprendizado também veio com os próprios erros. “Eu tinha um caderno só para anotar os deslizes das redações. Pode parecer detalhe, mas isso muda tudo. Quando a gente entende o próprio erro, começa a escrever com muito mais segurança.”

A estudante diz que a redação deve refletir a forma de pensar de quem escreve. “Não tente escrever como se estivesse seguindo uma fórmula. O corretor percebe quando o texto é engessado. O ideal é ser claro, coerente e deixar transparecer o teu jeito de pensar. O texto precisa ter personalidade.”


As dicas de Anna Beatriz para se dar bem na redação do Enem:
  • Escolha bem o repertório. Evite citações genéricas e prefira referências que realmente sustentem seu ponto de vista;
  • Mantenha uma rotina equilibrada e respeite o próprio ritmo;
  • Leia jornais e revistas para ampliar o repertório sociocultural;
  • Anote os erros e revise com frequência.
  • Escreva de forma autêntica, com clareza e coerência.
*Agora RN 

GROSSOS/RN: HOMEM É PRESO COM ARMA E DROGAS DURANTE AÇÃO POLICIAL

Na tarde desta sexta-feira (7), uma ação conjunta da Polícia Militar de Mossoró e Grossos resultou na prisão de um homem com uma arma de fogo e entorpecentes.

A operação contou com o apoio da Rádio Patrulha (RP) de Grossos e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM).

Durante o patrulhamento, os policiais abordaram o suspeito e encontraram um revólver calibre 38 e uma quantidade de drogas ainda não especificada. Sem apresentar documentação para o porte da arma, o homem foi preso em flagrante.

Ele e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Grossos, onde foram adotadas as medidas cabíveis. A Polícia Militar destacou que ações integradas como essa reforçam o combate ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de armas, contribuindo para a segurança da população.

*Fim da Linha 

[VÍDEO] Lula diz que gasto com armas vai causar “apocalipse climático”

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (7) que conflitos armados, como a guerra na Ucrânia, invadida pela Rússia há quase quatro anos, interromperam um período redução nas emissões de gases poluentes na atmosfera e podem levar o planeta a um colapso ambiental. Ele disse que “gastar com armas o dobro do que é destinado à ação climática é pavimentar o caminho para o apocalipse climático”.
“O conflito na Ucrânia reverteu anos de esforços para a redução da emissão de gases do efeito estufa e levou à reabertura de minas de carvão. Gastar com armas o dobro do que destinamos à ação climática é pavimentar o caminho para o apocalipse climático. Não haverá segurança energética em um mundo conflagrado”, afirmou na abertura da segunda sessão temática da Cúpula do Clima, em Belém, que discute desafios da transição energética.
A Cúpula do Clima, que termina nesta sexta-feira, é o evento com líderes de diferentes países que antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, também na capital paraense. O objetivo é atualizar e reforçar os compromissos multilaterais para lidar com a urgência da crise climática.

O evento conta com a participação do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e de líderes europeus como o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Transição energética justa
Lula ponderou que, apesar de avanços relacionados a mudanças na matriz energética, populações que vivem em países pobres e em desenvolvimento ainda estão distantes de uma transição justa.

“É fundamental combater todas as formas de pobreza energética: 2 bilhões de pessoas não têm acesso a combustíveis adequados para cozinhar, 660 milhões de pessoas dependem de lamparinas e geradores a diesel nas periferias das grandes cidades e nas comunidades rurais da América Latina e da África. E 200 milhões de crianças frequentam escolas sem acesso à luz elétrica. Sem energia, também não há conexão digital, hospitais funcionando ou agricultura moderna”, observou.

Diante de líderes de diferentes nações, o presidente brasileiro criticou o sistema financeiro que alimenta o setor de petróleo.

“No ano passado, os 65 maiores bancos do mundo se comprometeram a conceder US$ 869 bilhões de dólares para o setor de petróleo e gás. Desde a adoção do Acordo de Paris, a participação dos combustíveis fósseis na matriz energética global diminuiu apenas de 83% para 80%”, citou.

Fundo sobre lucros do petróleo
Lula cobrou ação para equacionar a “injustiça de dívidas externas impagáveis” e as exigências que discriminam países em desenvolvimento. O presidente brasileiro também anunciou que vai criar um fundo para canalizar lucros do setor de óleo e gás para investimento em energia renovável.

“Um processo justo, ordenado e equitativo de afastamento dos combustíveis fósseis demanda o acesso a tecnologia e financiamento a países do Sul Global. Há espaço para explorar mecanismos inovadores de troca de dívidas por financiamento de iniciativa de mitigação climática e transição energética”.

“Direcionar parte dos lucros com a exploração de petróleo para a transição energética permanece um caminho válido para os países em desenvolvimento. O Brasil estabelecerá um fundo desta natureza para financiar o enfrentamento da mudança do clima e estabelece justiça climática”, afirmou.

O presidente encerrou seu discurso cobrando a implementação do acordo da COP28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de triplicar a energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030, além de colocar a eliminação da pobreza energética nos planos climáticos nacionais e priorizar o tema da eliminação da pobreza energética nas metas climáticas nacionais dos países.

“Os cientistas já cumpriram seu papel. Nesta COP, os negociadores devem buscar o entendimento. E nós, os líderes, devemos decidir se o Século 21 será lembrado como o século da catástrofe climática ou como o momento da reconstrução inteligente”.

*Agência Brasil

WEB RÁDIO NAVIRE, 24 HORAS NO AR!!

Ouça todos os dias, WEB RÁDIO NAVIRE! A nova rádio de Apodi! Baixe o aplicativo Rádios Net e ouça!

https://www.radios.com.br/aovivo/radio-navire/240739
Navire, o tempo todo com você!!!

Tornado causa destruição e deixa 5 mortos e mais de 400 feridos no Paraná

A passagem de um tornado na tarde desta sexta-feira (7) deixou cinco mortos e mais de 430 feridos no estado do Paraná, sendo 4 em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, segundo a Defesa Civil. Imagens da cidade mostram casas destelhadas, imóveis danificados e postes de energia no chão.

No início da noite, o Corpo de Bombeiros da cidade havia informado a morte de cinco pessoas. Durante a madrugada, o número foi corrigido para quatro, após a corporação constatar que uma das vítimas havia sido contabilizada duas vezes — em Rio Bonito do Iguaçu e também em Laranjeiras do Sul. Já na manhã deste sábado (08), uma nova morte foi confirmada em Guarapuava e o número voltou a ser cinco.

Moradores relataram que o tornado chegou com temporal, vento forte e granizo. Segundo a Defesa Civil, cerca de 80% da cidade ficou destruída, com destelhamentos e colapso estrutural de algumas construções.
  • Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 400 km de Curitiba.
  • As autoridades afirmaram que há suspeita de mais vítimas sob escombros. Um hospital de campanha foi montado no município para atender a demanda.
  • Às 19h de sexta-feira, mais de 3 mil imóveis da cidade estavam sem luz. A distribuição de água também foi afetada.
O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, afirmou que o número de vítimas pode aumentar. Segundo ele, equipes de várias regiões do estado, inclusive de Curitiba, foram enviadas para apoiar os trabalhos.

Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos uma equipe no local trabalhando com cerca bombeiros de várias regiões do Paraná na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é a busca e o salvamento neste momento”, disse.

Ambulâncias foram enviadas para a região. Segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, aeronaves também vão auxiliar no resgate.

A tempestade que atingiu Rio Bonito do Iguaçu foi causada por um tornado formado dentro de uma supercélula, segundo o Simepar.
  • O tornado foi classificado preliminarmente como F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h.
  • Técnicos avaliam se pontos do município tiveram rajadas acima de 250 km/h, o que elevaria a classificação para F3.
  • O governo informou que estragos também foram registrados em Candói, Laranjeiras do Sul e Guarapuava.

Papai Noel dos Correios começa em todo o país

Foi dada a largada para a maior campanha natalina do país. O Papai Noel dos Correios 2025 foi lançado na tarde desta sexta-feira (7), no edifício-sede da estatal, em Brasília/DF.

O evento contou com a presença de estudantes do Centro de Educação Infantil da Candangolândia, escola pública do Distrito Federal, e é claro que o Papai Noel apareceu para receber pessoalmente as cartinhas. Este ano, o Bom Velhinho chegou mais sustentável que nunca: veio de bicicleta elétrica, destacando o compromisso da empresa com soluções eficientes e ambientalmente responsáveis.

Esta é a 36º edição da Campanha, que, com uma logística que envolve secretarias estaduais e municipais de educação, escolas da rede pública, padrinhos corporativos e a sociedade em geral, além das empregadas e empregados dos Correios, trabalha para fazer a ponte entre a criança que pede um presente e a pessoa que pode tirar aquele sonho do papel. Em três décadas, quase 7 milhões de cartinhas foram atendidas. Em 2024, quando a ação completou 35 anos, 350 mil cartas foram adotadas.

“Essa é a maior ação social da nossa empresa e um dos principais símbolos da fraternidade no país. E tudo isso é fruto da iniciativa das nossas empregadas e empregados, que deram início a essa ação há mais de 30 anos”, disse o presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, que participou da celebração.Como funciona a Campanha – Os Correios recebem as cartinhas de crianças que enviam seus pedidos diretamente ao Papai Noel e, também, de estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras. Após de serem lidas e selecionadas, as cartas são disponibilizadas nos pontos de adoção e no blog da campanha. Até o momento, a campanha já recebeu mais de 130 mil cartas para adoção.

Como adotar – Tirar um sonho do papel é muito fácil, basta escolher uma cartinha, comprar o presente e deixá-lo, bem embalado e com a cartinha colada do lado de fora, em uma agência dos Correios. As cartinhas são disponibilizadas de suas formas: as cartas físicas ficam nas agências participantes, e as cartinhas digitais podem ser vistas no Blog do Noel . Muitas cartinhas pedem bonecas, carrinhos de controle remoto, material escolar e bicicletas.

Para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, madrinhas e padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ. As datas, locais e horários dos pontos de adoção, por estado, estão disponíveis no endereço http://blognoel.correios.com.br/.

Fique atento: os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog.

A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, nos pontos de entrega indicadas no Blog e conforme cronograma da campanha. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha.

Como enviar uma carta – Como incentivadores da criatividade e da redação de textos, os Correios requisitam que as cartas sejam manuscritas. Além disso, no cadastramento será exigido o CPF da criança. O envio pode ser feito de duas formas: nas agências participantes ou pelo Blog do Noel . Para cartas enviadas digitalmente, é necessário fotografar ou digitalizar para envio ao Blog. Atendendo aos critérios, as cartas são disponibilizadas para adoção. É importante ressaltar que não são selecionadas cartas que contenham endereço, telefone ou foto da criança.

As histórias, os personagens e os principais momentos da Campanha Papai Noel dos Correios 2025 podem ser acompanhados nas redes sociais oficiais da empresa.