Pesquisar este blog

13 setembro 2025

Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados

Bolsonaro já está em prisão domiciliar, mas a medida foi determinada pelo ministro em outro processo. Foto: Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados condenados na ação penal da trama golpista podem começar a cumprir as penas até dezembro deste ano. De acordo com fontes do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidas pela Agência Brasil, a execução das penas pode ocorrer no fim deste ano se os recursos das defesas forem rejeitados pela Corte.

Nessa quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo condenou o ex-presidente e seus aliados a penas que variam entre 16 e 27 anos de prisão em regime fechado.

O cumprimento das penas não é imediato porque os réus ainda podem recorrer da decisão e tentar reverter as condenações.

Recursos
Com o fim do julgamento, o Supremo tem até 60 dias para publicar o acórdão do julgamento, documento que contém os votos proferidos pelos ministros. Com a publicação do acórdão, as defesas terão cinco dias para apresentar os chamados embargos de declaração, recurso que tem objetivo de esclarecer omissões e contradições no texto final do julgamento.

Em geral, esse tipo de recurso não tem poder para rever o resultado do julgamento e costuma ser rejeitado. A previsão é de que o recurso possa ser julgado pela própria turma, que condenou os réus, entre os meses de novembro e dezembro.

Se os recursos forem rejeitados, o Supremo vai determinar a execução imediata das penas. Como o placar da votação foi de 4 votos a 1 pelas condenações, os réus não terão direito a levar o caso para o plenário.

Para conseguir que o caso fosse julgado pelo pleno, eles precisariam de, pelo menos, dois votos pela absolvição, ou seja, placar mínimo de 3 votos a 2. Nesse caso, os embargos infringentes poderiam ser protocolados contra a decisão.

Local de prisão
Se as penas forem executadas, os réus não devem ficar em celas comuns. Oficiais do Exército têm direito à prisão especial, de acordo com o Código de Processo Penal (CPP).

Entre os condenados, quatro militares são do Exército, um da Marinha e dois delegados da Polícia Federal, que também podem ser beneficiados pela restrição.

As celas especiais estão localizadas no presídio da Papuda, localizado na região administrativa do Jardim Botânico (DF); na superintendência da Polícia Federal ou nas instalações do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília.

A decisão sobre o local de cumprimento das penas será do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal da trama golpista.

Prisão domiciliar
O ex-presidente Bolsonaro também poderá cumprir a pena em casa em função dos problemas de saúde, decorrentes da facada desferida contra ele na campanha eleitoral de 2018.

Contudo, a medida também não é automática e deverá ser avaliada pelo ministro Alexandre de Moraes, caso seja solicitada pela defesa.

Bolsonaro já está em prisão domiciliar, mas a medida foi determinada pelo ministro em outro processo, o da investigação sobre o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

Réus e suas patentes
  • Alexandre Ramagem (delegado da PF e deputado federal), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier (almirante), ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres (delegado da PF), ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno (general), ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Jair Bolsonaro (capitão);
  • Paulo Sérgio Nogueira (general), ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto (general), ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022.
O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, que é tenente-coronel do Exército, assinou acordo de delação premiada com a Polícia Federal e não vai cumprir pena.

*Fonte: Agência Brasil

IPANGUAÇU/RN: ACIDENTE NA RN-118 ENVOLVENDO TRÊS VEÍCULOS E RODOVIA FICOU INTERDITADA

Neste sábado, 13 de setembro de 2025, um acidente envolvendo três veículos foi registrado na RN-118, na altura da comunidade de Arapuá, em Ipanguaçu.

A colisão deixou ao menos uma pessoa ferida e mobilizou equipes de resgate. A equipe de reportagem do Focoelho, busca mais detalhes

Segundo relatos de populares, o condutor de uma Fiat Strada tentou ultrapassar uma carreta, mas a manobra terminou em choque frontal com um Volkswagen Gol que vinha na direção contrária. Logo atrás seguia um Jeep Renegade, que acabou batendo na carrocinha puxada pelo Gol, intensificando a gravidade do impacto.
O motorista do Gol, conhecido como “Jarbinha”, residente em Assú, sofreu ferimentos na região da cabeça e permaneceu preso no carro até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ele recebeu os primeiros cuidados no local e foi encaminhado para avaliação hospitalar.
Durante a ocorrência, a RN-118 precisou ser parcialmente bloqueada.

*Focoelho.com

ASSU/RN: BOA AVALIAÇÃO DOS LULAS

O nome Lula está em alta em Assu. Seja o Soares ou o da Silva, os dois estão bem avaliados na terra dos poetas.

O prefeito de Assu está com 72% de aprovação de acordo com a pesquisa Seta. Já o presidente da República tem 61% de avaliação positiva.

Só a governadora Fátima Bezerra vai mal em Assu com desaprovação de 63%.

*Blog do Barreto 

HOJE TEM BREGÃO DA 87!!!


RODOLFO FERNANDES/RN: Homem em surto é contido em frente ao destacamento da Polícia Militar

Uma ocorrência registrada em frente ao destacamento da Polícia Militar de Rodolfo Fernandes, no interior do Rio Grande do Norte, chamou atenção na cidade. Um homem em aparente surto precisou ser contido pelos policiais.

De acordo com informações preliminares, ele faz uso de medicamentos psiquiátricos. A ação contou com a intervenção rápida da equipe de serviço, que conseguiu controlar a situação com criatividade e equilíbrio emocional, sem maiores consequências.

A conduta dos policiais recebeu elogios pelo profissionalismo e pela forma humanizada com que a ocorrência foi conduzida.

*Jair Sampaio 

Dr. Bernardo deixa o PSDB e volta para o MDB de Walter Alves!

O deputado estadual Bernardo Amorim vai voltar ao Movimento Democrático Brasileiro no Rio Grande do Norte (MDB-RN), partido pelo qual já construiu parte da sua trajetória política. O anúncio do retorno foi feito nesta sexta-feira (12) e marca o reencontro do parlamentar com a legenda que tem forte presença em todas as regiões estado.

Bernardo é o terceiro deputado estadual anunciado pelo MDB em 48 horas. Entre quarta e quinta-feira, o partido anunciou a filiação dos parlamentares Ivanilson Oliveira, que saiu do União Brasil, e Ubaldo Fernandes, que deixou o PSDB.

A exemplo de Ubaldo, Bernardo Amorim também deixa o PSDB. Outros dois deputados deixarão ninho tucano para o MDB: Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa, e Kleber Rodrigues.

Para o presidente estadual do MDB, governador em exercício Walter Alves, o retorno de Bernardo tem um significado especial. “Bernardo é um médico dedicado, um deputado atuante e uma liderança que conhece de perto a realidade do interior potiguar. Sua volta ao MDB representa o fortalecimento de um projeto que une experiência, trabalho e compromisso com a população”, destacou.

Bernardo Amorim explicou os motivos que o levaram a retomar a militância no MDB. “O MDB faz parte da minha história e da história política do nosso estado. É um partido que dialoga com a população e que tem raízes fortes no interior. Volto com a disposição de contribuir ainda mais com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Com o anúncio da filiação de Bernardo nesta sexta, o MDB-RN encerra esta semana com a confirmação de três novos deputados estaduais filiados. Além de Bernardo, anunciaram a entrada no partido os deputados Ivanilson Oliveira e Ubaldo Fernandes.

Bernardo Amorim tem forte atuação política na região Oeste potiguar. Ele foi prefeito por dois mandatos no município de Almino Afonso. Nas Eleições 2018, foi eleito deputado estadual pela primeira vez quando obteve mais de 42 mil votos. Em 2022, foi reeleito ampliando a votação e obtendo 52.505 votos nas Eleições daquele ano.

*Ascom.

LEMBRETE IMPORTANTE!!!

Lembrando a todos que neste SÁBADO, dia 13/09/2025 é dia de atendimento.


*APODI*
De 8:00 às 13:00 horas
Faça já a sua consulta de vista, cuide da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes.

Deputado Ubaldo Fernandes se filia ao MDB

Um dia após o deputado estadual Ivanilson Oliveira anunciar filiação ao Movimento Democrático Brasileiro no Rio Grande do Norte (MDB-RN), o também deputado estadual Ubaldo Fernandes anuncia hoje (11) a decisão de retornar ao partido presidido pelo governador em exercício Walter Alves.

“As filiações de Ubaldo e Ivanilson representam o fortalecimento do MDB e reforçam o compromisso com o diálogo, a união e a construção de um futuro melhor para o Rio Grande do Norte. Ubaldo, que já foi do MDB, tem uma trajetória de compromisso com o povo e de muito trabalho em Natal e em todo o estado”, disse Walter Alves.

“Reingressar ao MDB é uma decisão importante na minha trajetória política. É um partido que tem tradição, é respeitado em todo o Brasil e, no nosso estado, tem uma grande história de serviços prestados ao povo. Chego para contribuir e somar”, explicou Ubaldo.

O deputado estadual Ubaldo Fernandes foi eleito vereador de Natal pela primeira vez nas Eleições 2012, e em 2016, foi reeleito vereador. Nos dois mandatos como vereador, ele era filiado ao MDB e foi presidente do diretório municipal do partido. Nas Eleições 2018, chegou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A última conquista foi nas Eleições 2022, quando foi reeleito deputado estadual com 34.426 votos.

*Saulo Vale 

Ministério autoriza contratação de mais de 900 novas casas em áreas rurais de dez estados

O Ministério das Cidades autorizou nesta sexta-feira (12/9) a contratação de 918 moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Rural. Serão beneficiadas centenas de famílias de dez estados: Amazonas, Rondônia, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.

A linha de atendimento Rural é destinada a famílias residentes em áreas rurais com renda bruta anual de até R$ 120 mil. As propostas foram apresentadas por entidades comunitárias e associações rurais, que organizam e representam as famílias beneficiadas. O gestor operacional e o agente financeiro responsáveis devem observar o prazo legal para formalização dos contratos.

No Norte, o Amazonas receberá 100 novas casas no município de Tefé. Já em Rondônia , cinco famílias de Presidente Médici foram contempladas.

No Nordeste, a Bahia será o estado com maior número de contratações, somando 408 unidades em cidades como Anagé (19), Antônio Gonçalves (21), Araci (7), Curaçá (45), Heliópolis (50), João Dourado (50), Livramento de Nossa Senhora (50), Morro do Chapéu (50), Mundo Novo (16), Retirolândia (50) e São Gabriel (50).

O Ceará contará com 50 moradias em Catunda, enquanto a Paraíba terá 41 em Triunfo. Em Pernambuco, Caruaru, Tupanatinga e Moreno somam 120 casas, sendo 50 para os dois primeiros e 20 para o último. Já em Sergipe, os municípios de General Maynard e Moita Bonita receberão juntos outras 100 unidades.

O Sudeste terá 32 novas moradias em Capão Bonito (SP). Minas Gerais contará com 50 unidades em Taiobeiras. No Sul, São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina, terá 12 novas casas.