Pesquisar este blog

28 setembro 2025

SERRA DO MEL/RN: ACIDENTE DE MOTO COM VÍTIMA FATAL ENTRE AS PARANÁ E GOIÁS

Na manhã deste domingo (28), um grave acidente de moto foi registrado entre as vilas Paraná e Goiás, no município de Serra do Mel, interior do Rio Grande do Norte. A vítima, identificada como Eduardo de Carlão, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

De acordo com informações preliminares, Eduardo teria perdido o controle da motocicleta e caído na pista. O impacto da queda foi fatal, e ele foi a óbito antes da chegada do socorro.

Eduardo era uma pessoa bastante conhecida na região, e sua morte causou grande comoção entre amigos e moradores das vilas próximas. As circunstâncias exatas do acidente ainda deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para exames.no IML em sua base na cidade de Mossoró.

*Fonte: Fim da Linha 

Edson Fachin toma posse como presidente do STF nesta segunda; veja o rito da cerimônia

Foto: Antonio Augusto/STF
O ministro Edson Fachin toma posse como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira 29, em cerimônia que também empossará o ministro Alexandre de Moraes como vice-presidente da Corte. Fachin sucederá o ministro Luís Roberto Barroso e comandará a Corte e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante o biênio 2025-2027.

A solenidade está agendada para começar às 16h e contará com a presença de autoridades. O rito de posse seguirá um roteiro de procedimentos formais, incluindo a troca de assentos no plenário, leituras de termos e uma série de pronunciamentos.

A sessão solene será aberta pelo atual presidente, Luís Roberto Barroso. Após a execução do hino nacional, serão lidos o termo de compromisso e o termo de posse para o cargo de presidente. Na sequência, Fachin assinará o documento e será declarado empossado por Barroso, que o cumprimentará.

Um dos momentos da cerimônia é a troca de lugares, quando o novo presidente assume a cadeira central do plenário. A partir de então, já na condução dos trabalhos, Edson Fachin dará posse ao vice-presidente, Alexandre de Moraes. O procedimento de leituras, assinaturas e cumprimentos será repetido para o novo vice-presidente.

A etapa final da solenidade será dedicada aos discursos. Falarão o ministro Luís Roberto Barroso, o Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet, e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O novo presidente, Edson Fachin, fará o último pronunciamento e encerrará a sessão.

*Agora RN 

Mulheres de todo o Brasil debatem futuro na 5ª Conferência Nacional, em Brasília

Combate a todas as violências contra as mulheres, frutos do machismo e da misoginia. Igualdade salarial e de oportunidades no mercado de trabalho. Políticas de cuidados para filhos e familiares. Apoio governamental para atividades econômicas e empreendedorismo. Atendimento público para a saúde da mulher.

Creches. Acesso à educação de qualidade. Garantia de participação política sem barreiras de gênero. Estes são apenas alguns dos temas fundamentais para a vida das mulheres e, portanto, vão compor a pauta de debates e serão objeto de deliberações da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que terá início nesta segunda-feira, 29, em Brasília.

Somos mais de 110 milhões de mulheres no Brasil, e queremos protagonismo, liberdade, respeito e dignidade. Queremos estar livres de qualquer forma de violência. A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres é o espaço para reafirmar essa luta”, afirma a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar da abertura da Conferência, na manhã desta segunda. Com Lula, a quinta edição da conferência é realizada após um hiato de quase dez anos. O encontro nacional simboliza a retomada das políticas públicas para as mulheres, sob orientação do Governo Federal, depois de um período marcado por diretrizes machistas e de preconceitos contra as questões de gênero, iniciado após a retirada da presidenta Dilma Rousseff do poder.

Antes da etapa nacional, a conferência foi realizada nos estados e municípios, reunindo mulheres representantes dos poderes públicos, dos movimentos sociais e populares, das universidades, entre outros segmentos organizados. Nessas etapas foram elaboradas as grandes linhas de debates que vão compor a etapa nacional. Foram escolhidas também, por decisão das participantes, quais as mulheres e entidades que vão participar da 5ª Conferência Nacional, que começa nesta segunda-feira.

Como toda a conferência nacional, o encontro em Brasília vai decidir prioridades para a ação pública e propor ações políticas, tanto para o Governo Federal, quanto para os demais esferas de poder. Algumas dessas propostas podem virar lei, outras serem adotadas como programas e projetos.

Confira a programação da 5ª CNPM

*Gláucia Lima 

IBGE aponta: Caicó é o maior produtor de Leite do RN com mais de 1 milhão de litros por dia gerando quase 1 bilhão de reais anualmente

O município de Caicó acaba de conquistar mais uma posição de destaque no cenário econômico do Rio Grande do Norte. De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE, Caicó lidera o ranking estadual de produção de leite em 2024, sendo o maior produtor do estado.


Segundo o levantamento, o Rio Grande do Norte alcançou a marca de 394,5 milhões de litros de leite produzidos no ano, uma média de 1,09 milhão de litros por dia. Essa produção gerou um valor estimado em R$ 981 milhões, reforçando a importância da pecuária leiteira para a economia rural potiguar.

Caicó se destacou entre os 93 municípios listados, à frente de cidades do Seridó, Oeste e Leste Potiguar, regiões que concentram grande parte da atividade leiteira. A produção diária varia bastante entre os municípios, refletindo diferenças de manejo, infraestrutura e tamanho dos rebanhos.