Severiano Melo – Um homem identificado como Francisco Xavier Alves, de 51 anos, natural de Itaú (RN), morreu afogado na manhã desta quinta-feira (06) no açude da comunidade Malhada Vermelha, zona rural de Severiano Melo.
De acordo com informações da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), os policiais foram acionados por volta das 7h30 após populares informarem sobre o afogamento. Ao chegarem ao local, os militares constataram que a vítima já havia sido retirada da água por moradores da região.
Em seguida, a equipe acionou a Polícia Civil e a Polícia Científica do Rio Grande do Norte, responsável pelos trabalhos periciais e pela remoção do corpo, para a realização dos procedimentos legais em Pau dos Ferros no Alto Oeste.
*O Vale do Apodi
Pesquisar este blog
06 novembro 2025
🌿 Peregrinação de Nossa Senhora da Conceição 🌿
Com fé e devoção, seguimos em peregrinação pelas comunidades, levando a imagem de nossa Mãe Imaculada e preparando os corações para a grande festa! 💙
Venha participar conosco deste tempo de graça, oração e esperança! 🙏✨
“A esperança não decepciona.” (Rm 5,5)
#FestaDaConceição2025 #Peregrinação #NossaSenhoraDaConceição #AEsperançaNãoDecepciona #ParóquiaDeApodi
Venha participar conosco deste tempo de graça, oração e esperança! 🙏✨
“A esperança não decepciona.” (Rm 5,5)
#FestaDaConceição2025 #Peregrinação #NossaSenhoraDaConceição #AEsperançaNãoDecepciona #ParóquiaDeApodi
Candidatos do Enem recebem bênção das canetas na Catedral de Santa Luzia
Foto: Kael Dantas
Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 9 e 16 de novembro, a Paróquia de Santa Luzia convida os estudantes para a Missa com a Bênção das Canetas, nesta sexta-feira, 7 de novembro, às 17h30, na Catedral de Santa Luzia. Será um momento de fé, serenidade e confiança.A celebração coincide com a primeira sexta-feira do mês, data em que a Paróquia realiza uma programação especial, com missas às 6h e 12h, exposição do Santíssimo das 7h às 17h, e reza do terço no Santuário do Sagrado Coração de Jesus. A última missa dessa programação será na Catedral de Santa Luzia , possibilitando que mais estudantes participem.
Durante a celebração, os jovens são convidados a levar as canetas que utilizarão nos dias de prova, símbolo de preparo e entrega a Deus.
A iniciativa busca inspirar os participantes a enfrentar o Enem com fé, serenidade e perseverança, certos de que a confiança em Deus também faz parte da caminhada rumo às conquistas.
*Fonte: Usina da Mídia
CONGRESSO INTERNACIONAL REÚNE RÁDIOS COMUNITÁRIAS DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE
(Foto: ABRAÇO BRASIL)
Cidade do México, novembro de 2025 – Tem início nesta quinta-feira o VI Congresso Nacional de Rádios Comunitárias, Expressões Latino-Americanas e do Caribe. O evento, que ocorre nos dias 6 e 7 de novembro, será realizado de forma híbrida - presencialmente na Cidade do México e online para participantes de diversas emissoras comunitárias da América Latina e Caribe.A programação do primeiro dia (6/11) contará com a participação da Rádio Comunitária Bacanga FM (106,3 MHz) de São Luís do Maranhão, que apresentará o tema "Comunicação Popular e Comunitária no Território Itaqui Bacanga". Os representantes maranhenses compartilharão a trajetória da emissora, reconhecida por sua atuação histórica na região. No mesmo painel, a Rádio Comunitária Malhada do Jatobá (87,9 MHz), da cidade de São João do Piaui, do Piaui, discutirá o tema "Democratizando a Comunicação".
Destaques brasileiros
No dia 7 de novembro, a programação terá participação significativa de representantes brasileiros.quando Liziane Reis dos Santos representará a Rádio Comunitária Serrote FM (105,9 MHz) da Bahia, com o tema "Mais Onda da Comunicação Popular: Serrote FM 20 Anos", marcando as duas décadas de atuação da emissora.
Outro momento importante contará com a presença do presidente da Abraço Brasil, Geremias dos Santos, que explicará como as rádios comunitárias se organizam no país. Junto a ele, no mesmo painel, estará Théris Hawlison, da Rádio Comunitária Alternativa BH FM (87,9), de Belo Horizonte - Minas Gerais, abordando o tema "Uma Frequência no Ar: Trajetória, Desafios e Contribuição da Comunicação Local em Meio a uma Democracia Monitorada".
Histórico de luta
O congresso reforça a importância do registro histórico das emissoras comunitárias, especialmente daquelas que travaram intensas batalhas para conquistar suas outorgas. Atualmente, o Brasil conta com 5.307 rádios comunitárias autorizadas pelo Ministério das Comunicações, representando um avanço significativo na democratização da comunicação.
Para Geremias dos Santos, presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias - Abraço Brasil, "A radiodifusão comunitária no Brasil é o grande advento da democratização na comunicação no país". Ainda segundo o presidente da Abraço Brasil, "Diferente do modelo tradicional, controlado por poucas famílias, as rádios comunitárias nasceram da vontade popular, especialmente a partir dos movimentos da década de 90, quando a população foi às ruas reivindicar o direito de ter sua própria emissora na comunidade e poder falar dos seus problemas, das suas reivindicações, e principalmente, da sua cultura".
O evento espera ampliar a participação brasileira nas próximas edições, valorizando as histórias das emissoras que construíram e ainda constroem a comunicação comunitária no país.
Para mais informações:
O congresso está sendo transmitido online para inscritos.Os interessados podem acompanhar as discussões através do site oficial do evento.
O congresso é realizado por várias entidades de diversos países latinos e caribenhos.
Governo do RN convoca mais 96 aprovados no concurso da saúde; confira lista
Foto: Reprodução/TCE RN
O Governo do Estado convocou nesta quinta-feira (6) mais um grupo de novos servidores efetivos para reforçar a saúde pública do Rio Grande do Norte, chegando a 232 trabalhadores chamados até o momento. A publicação no Diário Oficial do Estado traz a lista com 96 convocados, que estão divididos entre Região Metropolitana, Oeste e Agreste, com foco na ampliação do quadro de médicos e médicas.O grupo é composto por 66 ginecologistas e obstetras, sendo 17 para o Agreste/Hospital de São José de Mipibu, 17 para o Oeste/Hospital da Mulher e 32 para a Região Metropolitana; oito nefrologistas para a Região Metropolitana; três ultrassonografistas para o Oeste.
Os demais 12 servidores da área administrativa, três contadores, dois administradores públicos e um administrador estão destinados à Região Metropolitana.
A medida visa reforçar a assistência em saúde, em especial na área materno-infantil, com novos servidores concursados, sendo a quarta chamada do concurso da saúde realizado pelo Governo em 2025, tendo já sido chamados 56 para o Hospital da Mulher, em Mossoró, 50 para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, e outros 30 para o Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, em São José de Mipibu.
Confira a lista completa de convocados AQUI.
Ministério da Justiça iniciou projeto-piloto para retomar territórios de facções em operação no RN
Foto: Reprodução/Rede
O Ministério da Justiça começou a implementar um projeto-piloto voltado ao combate de facções criminosas no Nordeste, escolhendo o Rio Grande do Norte, estado governado por Fátima Bezerra (PT), como área de teste. Desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o projeto foi aplicado durante a Operação Território Seguro, e busca retomar territórios dominados pelo crime por meio de ações policiais e, em seguida, integrar serviços de acesso à Justiça e assistência social. A primeira operação aconteceu em outubro em uma comunidade potiguar.A ação envolveu a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e o Ministério Público do RN, que atuaram de forma conjunta na retomada do território.
Segundo o secretário Nacional de Segurança, Mário Sarrubbo, a iniciativa é “um projeto científico, construído com diálogo com universidade e sociedade civil, que tem como fundamento a inteligência e a retomada por força policial, serviços entrando no território. A polícia entra, satura e depois entram os serviços públicos, e a polícia vai saindo aos poucos”.
O ministério planeja divulgar os primeiros resultados do projeto a partir de dezembro. Caso o modelo se mostre eficaz, a intenção é replicar o formato em outras áreas afetadas pelo tráfico de drogas.
Além da presença policial, o projeto prevê a atuação de serviços públicos de Defensoria, mediação de conflitos, iluminação, urbanismo, saúde e educação, atuando de forma integrada para consolidar a segurança e melhorar as condições sociais nos territórios retomados.
*Fonte: O Globo
Polícia Civil de Mossoró procura suspeito de envolvimento em assassinato e ocultação de cadáver de adolescente desaparecido
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 15a DHPP Mossoró está à procura de Arthur Rodrigues da Silva, de 27 anos, foragido da Justiça e suspeito de envolvimento no assassinato e na ocultação de cadáver do adolescente David Gabriel Correia de Lima Freitas, de 17 anos.
David Gabriel está desaparecido desde o dia 27 de outubro. Segundo informações, o jovem foi visto pela última vez no Conjunto Santa Delmira, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
As investigações apontam que Arthur Rodrigues teria participação direta no crime, que chocou familiares e moradores da comunidade. A Polícia Civil segue realizando diligências para localizar o suspeito e esclarecer todas as circunstâncias que envolvem o caso.
Quem tiver informações sobre o paradeiro de Arthur Rodrigues da Silva pode entrar em contato com a polícia de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181 ou pelo WhatsApp da DHPP (84) 98661-3691
David Gabriel está desaparecido desde o dia 27 de outubro. Segundo informações, o jovem foi visto pela última vez no Conjunto Santa Delmira, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
As investigações apontam que Arthur Rodrigues teria participação direta no crime, que chocou familiares e moradores da comunidade. A Polícia Civil segue realizando diligências para localizar o suspeito e esclarecer todas as circunstâncias que envolvem o caso.
Quem tiver informações sobre o paradeiro de Arthur Rodrigues da Silva pode entrar em contato com a polícia de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181 ou pelo WhatsApp da DHPP (84) 98661-3691
*Fim da Linha
Liga de Mossoró prepara ampla programação do Novembro Azul
A Liga de Mossoró – Estudos e Combate ao Câncer abre a campanha Novembro Azul, nesta quinta-feira (06), às 10h30, no Hospital da Liga, situado, na Praça dos Hospitais, bairro Santo Antônio.
O Novembro Azul é o mês dedicado aos cuidados e prevenção do câncer de prostata, um dos tipos de câncer que apresentam maior incidência na população masculina.
Para esse ano a Liga disponibilizará 500 exames de PSA, biópsias prostáticas e Mutirões de Consultas.
O primeiro mutirão acontece na sexta -feira (7), a partir das 08h, com o Dr. Moraes Júnior, urologista oncológico da Liga de Mossoró. Homens com mais de 40 anos e exame de PSA alterado, devem se dirigir à Liga para triagem.
Os interessados devem levar o cartão SUS, RG, CPF e comprovante de residência, originais e cópias.
Desafio Rosa & Azul
Pelo quinto ano consecutivo, a Liga de Mossoró realiza o Desafio Rosa & Azul, que é uma corrida de rua já tradicional no calendário da cidade e que integra a programação do Novembro Azul.
Este ano, o evento acontece no próximo dia 15, com saída às
5h30, a partir da loja do supermercado Nordestão, situada no Doze anos.
O percurso é de 5 km e aberto a todos os públicos.
As inscrições seguem em aberto através do link https://tiquet.com.br/evento/2025-
13-5o-desafio-rosa-e-azul/.
O Novembro Azul é o mês dedicado aos cuidados e prevenção do câncer de prostata, um dos tipos de câncer que apresentam maior incidência na população masculina.
Para esse ano a Liga disponibilizará 500 exames de PSA, biópsias prostáticas e Mutirões de Consultas.
O primeiro mutirão acontece na sexta -feira (7), a partir das 08h, com o Dr. Moraes Júnior, urologista oncológico da Liga de Mossoró. Homens com mais de 40 anos e exame de PSA alterado, devem se dirigir à Liga para triagem.
Os interessados devem levar o cartão SUS, RG, CPF e comprovante de residência, originais e cópias.
Desafio Rosa & Azul
Pelo quinto ano consecutivo, a Liga de Mossoró realiza o Desafio Rosa & Azul, que é uma corrida de rua já tradicional no calendário da cidade e que integra a programação do Novembro Azul.
Este ano, o evento acontece no próximo dia 15, com saída às
5h30, a partir da loja do supermercado Nordestão, situada no Doze anos.
O percurso é de 5 km e aberto a todos os públicos.
As inscrições seguem em aberto através do link https://tiquet.com.br/evento/2025-
13-5o-desafio-rosa-e-azul/.
Mutirão da Previdência faz 3.300 perícias médicas neste fim de semana; veja vagas
O Ministério da Previdência Social, por meio da Perícia Médica Federal, realiza mutirão no próximo fim de semana (8 e 9 de novembro) em várias cidades brasileiras. Serão realizadas mais de 3.300 perícias médicas, das quais mais de 2.400 já estão agendadas, contribuindo para a redução do tempo de espera dos cidadãos.
Mutirões da Perícia Médica Federal
em 8 e 9 de novembro em 2025
Dados extraídos em 04/11/2025 no PMF Gestão
Os atendimentos periciais serão realizados em oito agências do Pará – Santarém, Marabá, Conceição do Araguaia, Goianésia do Pará, Jacundá, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Redenção; seis unidades no Maranhão – Amarante do Maranhão, Caroline, Governador Nunes Freire, São Domingos do Maranhão, Barra do Corda e Grajaú; cinco agências no Rio de Janeiro – Rio de Janeiro capital (unidades de Bangu e Ramos), Macaé, Nilópolis e Nova Iguaçu; duas em Minas Gerais – Governador Valadares e Montes Claros; duas em São Paulo – Itapecerica da Serra e Taboão da Serra; duas no Ceará – Juazeiro do Norte e Sobral; uma agência no Rio Grande do Sul – Rio Grande; uma no Espírito Santo – Vitória (Pedro Fonseca); e uma unidade na Bahia – Ilhéus.
Também haverá mutirão em Porto Velho (RO), onde o atendimento será 100% realizado por meio de Perícia Conectada. Essa é uma modalidade de teleatendimento que amplia o acesso da população à perícia médica, especialmente em regiões com escassez de profissionais peritos, reduzindo o tempo de espera e evitando que os segurados enfrentem longos deslocamentos para obter atendimento. A Perícia Conectada traz a mesma segurança e os mesmos princípios basilares do atendimento presencial, onde a privacidade e o sigilo do atendimento pericial são inegociáveis, se mantendo também a autonomia do perito de decidir a modalidade do atendimento.
Os mutirões são realizados de forma conjunta entre a Perícia Médica Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e visa garantir mais agilidade na análise dos benefícios. A iniciativa integra o esforço contínuo para reduzir a fila de espera e otimizar o atendimento à população.
Ao confirmar o agendamento da avaliação médico pericial, o requerente deverá comparecer à agência no dia e horário marcados.
Mutirões da Perícia Médica Federal
em 8 e 9 de novembro em 2025
| Localidade | Agendamentos realizados | Vagas remanescentes | Total |
|---|---|---|---|
| Porto Velho – Embratel – RO | 778 | 422 | 1200 |
| Santarém – PA | 461 | 189 | 650 |
| Governador Valadares – MG | 324 | 204 | 528 |
| Montes Claros – MG | 523 | 5 | 528 |
| Marabá – PA | 147 | 213 | 360 |
| Rio Grande – RS | 69 | 231 | 300 |
| Conceição do Araguaia – PA | 102 | 198 | 300 |
| Total | 2404 | 1462 | 3338 |
Os atendimentos periciais serão realizados em oito agências do Pará – Santarém, Marabá, Conceição do Araguaia, Goianésia do Pará, Jacundá, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Redenção; seis unidades no Maranhão – Amarante do Maranhão, Caroline, Governador Nunes Freire, São Domingos do Maranhão, Barra do Corda e Grajaú; cinco agências no Rio de Janeiro – Rio de Janeiro capital (unidades de Bangu e Ramos), Macaé, Nilópolis e Nova Iguaçu; duas em Minas Gerais – Governador Valadares e Montes Claros; duas em São Paulo – Itapecerica da Serra e Taboão da Serra; duas no Ceará – Juazeiro do Norte e Sobral; uma agência no Rio Grande do Sul – Rio Grande; uma no Espírito Santo – Vitória (Pedro Fonseca); e uma unidade na Bahia – Ilhéus.
Também haverá mutirão em Porto Velho (RO), onde o atendimento será 100% realizado por meio de Perícia Conectada. Essa é uma modalidade de teleatendimento que amplia o acesso da população à perícia médica, especialmente em regiões com escassez de profissionais peritos, reduzindo o tempo de espera e evitando que os segurados enfrentem longos deslocamentos para obter atendimento. A Perícia Conectada traz a mesma segurança e os mesmos princípios basilares do atendimento presencial, onde a privacidade e o sigilo do atendimento pericial são inegociáveis, se mantendo também a autonomia do perito de decidir a modalidade do atendimento.
Os mutirões são realizados de forma conjunta entre a Perícia Médica Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e visa garantir mais agilidade na análise dos benefícios. A iniciativa integra o esforço contínuo para reduzir a fila de espera e otimizar o atendimento à população.
SERVIÇOS
Os segurados que desejarem antecipar suas perícias, podem entrar em contato pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Também podem acessar o serviço pelo Meu INSS, no site ou aplicativo para celular.Ao confirmar o agendamento da avaliação médico pericial, o requerente deverá comparecer à agência no dia e horário marcados.
*Gláucia Lima
Assinar:
Comentários (Atom)









