Pesquisar este blog

30 outubro 2025

MOSSORÓ/RN: FICCO DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA NO RN; ALVOS FORAM PRESOS

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mossoró (FICCO/MOS) deflagrou, nesta quinta-feira 30 de outubro, a Operação Venari, com o objetivo de combater crimes praticados por integrantes de organização criminosa com atuação dentro e fora dos presídios do Rio Grande do Norte.

A ação ocorreu nos municípios de Mossoró/RN, Natal/RN, Parnamirim/RN, Caicó/RN, Messias Targino/RN e Pontal do Araguaia/MT, com o cumprimento de 19 mandados judiciais, sendo 5 de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte.

Cerca de 100 policiais participaram da operação, entre eles integrantes da Polícia Federal, Polícia Penal Federal, Delegacias de Furtos e Roubos, de Homicídios e Proteção à Pessoa, de Narcóticos e de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas, além da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/RN), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e dos Grupos Táticos Operacionais (GTO) de Mossoró, Apodi e Caraúbas.
As investigações seguem para apurar os crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e outros delitos correlatos identificados no curso do inquérito policial. A FICCO/MOS é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Instituto Técnico-Científico de Perícia do Estado do Rio Grande do Norte (ITEP/RN), atuando de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado.

*Fim da Linha 

Concurso TCU é aberto; veja o que é preciso para ser auditor

Os interessados no concurso TCU já podem fazer as respectivas candidaturas no portal da banca Cebraspe, organizadora da seleção.

Conforme indicado no edital, o período de inscrição ficará aberto até as 18h do dia 3 de dezembro de 2025.

Para confirmar a inscrição, o candidato deve efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$120.

Vale a pena destacar que o concurso TCU prevê a isenção do valor da taxa para os candidatos que se enquadrarem em uma das seguintes condições:
  • membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico); e
  • doadores de medula óssea.
O pedido de isenção deverá ser feito até o dia 10 de novembro, no portal da banca Cebraspe.

A seleção para o Tribunal de Contas da União conta com 20 vagas para o cargo de auditor federal de controle externo na área de Auditoria de Tecnologia da Informação.

Para ingressar na carreira o candidato deve possuir o nível superior completo em qualquer área de formação, desde que a instituiçãp seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O salário do aprovado será de R$26.159,01 para uma jornada de trabalho de 40 horas.

Provas em fevereiro

Os inscritos no concurso TCU serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva (ambas de caráter eliminatório e classificatório).

As etapas serão aplicadas no dia 22 de fevereiro de 2026, na cidade de Brasília DF.

A prova objetiva contará com 200 questões objetivas, do tipo certo ou errado, sendo 100 de Conhecimentos Básicos e 100 de Conhecimentos Específicos. Cada questão valerá um ponto.

Serão exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:

Veja as disciplinas que serão cobradas:

Conhecimentos Básicos
  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Raciocínio Analítico;
  • Controle Externo;
  • Administração Pública;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo; e
  • Auditoria Governamental.
Conhecimentos Específicos
  • Infraestrutura de TI;
  • Engenharia de Dados;
  • Engenharia de Software;
  • Segurança da Informação;
  • Computação em Nuvem;
  • Inteligência Artificial;
  • Contratações de TI; e
  • Gestão de Tecnologia da Informação.
Na prova discursiva, serão cobradas três questões discursivas sobre Conhecimentos Básicos e Específicos, no valor de dez pontos cada, e uma peça de natureza técnica, com 30 pontos no total.

Critérios para a aprovação

Terá a prova discursiva corrigida aquele que obtiver, pelo menos, 20 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos, 30 pontos em Conhecimentos Específicos e 60 pontos no conjunto, além de estar classificado dentro dos quantitativos abaixo:

  • ampla concorrência: os 80 candidatos mais bem classificados nas provas objetivas;
  • candidatos que se declararam pessoas com deficiência: os 80 candidatos mais bem classificados nas provas objetivas;
  • candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos: os 80 candidatos mais bem classificados nas provas objetivas;
  • candidatos que se autodeclararam indígenas: os 80 candidatos mais bem classificados nas provas objetivas; e
  • candidatos que se autodeclararam quilombolas: os 80 candidatos mais bem classificados nas provas objetivas.
Já na discursiva será considerado aprovado o concorrente que conseguir uma nota final igual ou superior a 30 pontos.

Os aprovados ainda serão convocados para o programa de formação, de caráter eliminatório, também realizado em Brasília, de responsabilidade do próprio TCU.

*Gláucia Lima 

Uern lança campanha Meu Melhor Natal com foco na sustentabilidade

Com o tema “O futuro está em nossas mãos”, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) lançou hoje, 20, a Campanha Meu Melhor Natal, que chega a sua 27ª edição levando esperança e alegria para crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A solenidade de lançamento aconteceu no pátio da Reitoria e contou com a presença da comunidade acadêmica, de autoridades e representantes das entidades parceiras da campanha.
A reitora da Uern, Cicília Maia, destacou a importância do tema voltado para a sustentabilidade, em concordância com a realização da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Clima, que acontecerá no Brasil, em novembro. “A campanha deste ano está toda especial, voltada para a conscientização e preservação do planeta, já que o Brasil vive esse momento de COP30, trazendo todos os olhares do mundo para a questão dos biomas do nosso Brasil”.
Nesse sentido, além de um brinquedo, este ano as crianças também irão receber mudas de plantas frutíferas e medicinais, um incentivo para que elas cuidem da natureza. “Para além do brinquedo, o que mais queremos é levar conscientização para a criançada sobre a preservação do planeta, porque é algo urgente”, completou a reitora.
A Campanha é organizada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), e conta com o apoio de diversos setores da sociedade, além de entidades que acreditam nessa missão de buscar, a cada dia, fazer um mundo melhor. “O futuro que nós desejamos, mais consciente e mais verde, inicia agora e contamos com o apoio de toda a sociedade”, declarou Isabel Amaral, titular da Progep.
Doações podem ser feitas até 25 de novembro

A partir de hoje até o dia 25 de novembro a Uern estará recebendo doações de brinquedos sustentáveis, ou seja, aqueles feitos de materiais naturais ou biodegradáveis, os quais causam menor impacto ambiental. A doação pode ser feita em qualquer unidade administrativa da Uern, tanto em Mossoró quanto nos demais campi.
“Estamos recebendo brinquedos sustentáveis, como quebra-cabeça, jogo da memória, móbiles de madeira, dentre outros. A ideia é mostrarmos que o brincar pode ser também uma ação de sustentabilidade”, disse Bianca Valente, titular da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida (DDPQV/Uern).

Ao longo de 27 anos de história, a Campanha Meu Melhor Natal já entregou mais de 70 mil brinquedos. No ano passado, foram quase 7 mil crianças agraciadas com as doações. As entregas acontecerão no período de 2 a 16 de dezembro, e a comunidade é convidada a participar desse momento de acolhimento, afeto e solidariedade junto às crianças de Mossoró e região.
Em 2025, a campanha conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Mossoró), Tcm Telecom, 12ª Diretoria Regional de Educação (Direc), IFRN campus Apodi, dentre outros.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas através do e-mail progep@uern.br.

*Fotos: Ênio Freire/Agecom

CONVITE DE CANTORIA!!!

Uern divulga edital do concurso público com 66 vagas para docentes

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE/RN), edição desta quinta-feira, 30 de outubro (clique AQUI para acessar), o edital do Concurso Público de provas e títulos para o cargo de Professor do Ensino Superior. As inscrições serão realizadas no período de 03 de novembro a 03 de dezembro de 2025.

O concurso oferece 66 vagas para docentes que irão integrar o quadro efetivo da Uern. As vagas decorrem de aposentadorias e falecimentos de servidores, nos termos do art. 22, parágrafo único, inciso IV, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal.

A reitora Cicília Maia ressalta que essa é uma pauta prioritária e a Comissão vem trabalhando com toda dedicação para o lançamento do edital: “Temos plena confiança no trabalho dedicado da comissão que está à frente do concurso. A expectativa é que todas as fases possam transcorrer da melhor forma possível, dentro dos critérios de legalidade, transparência, eficiência e publicidade. Nossa intenção, conforme o cronograma, é publicar o resultado ainda no primeiro semestre de 2026”, afirmou a reitora.

O vice-reitor Chico Dantas vem acompanhando de perto todos os trâmites do concurso. “Temos acompanhado cada etapa com muito cuidado, garantindo que todas as definições ocorram de forma integrada entre a Uern, a Progep e a Comperve. Nosso compromisso é assegurar um processo conduzido com seriedade, transparência e credibilidade. Os candidatos devem estar atentos aos prazos e às regras do edital. Todas as etapas serão realizadas em Mossoró, e nossa estimativa é atrair um número maior de candidatos, quando comparado ao concurso anterior”, ressaltou Chico Dantas.

A organização e execução de todas as etapas do concurso, até a homologação do resultado final, serão conduzidas pela Comperve/UFRN. Já a operacionalização interna do certame no âmbito da Uern será realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), que atuará em todas as fases internas do concurso até a posse dos novos docentes. “Nosso compromisso é garantir uma condução transparente, técnica e alinhada às necessidades acadêmicas e administrativas da Uern. Também contamos com uma comissão central, composta por representantes docentes e de entidades externas, como a OAB, que trabalha em conjunto com a Progep nas questões de caráter pedagógico, fortalecendo a legitimidade e a qualidade do processo seletivo”, destacou Isabel Amaral, Pró-reitora de Gestão de Pessoas da Uern.

O concurso contará com três fases de avaliação:

Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
Prova didática, de caráter eliminatório e classificatório;
Prova de títulos, de caráter classificatório.

Os candidatos aprovados serão lotados em qualquer um dos campi da Uern, conforme as necessidades institucionais e adequação administrativa. Os campi estão localizados nas cidades de Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros.

Veja: EDITAL

Requisitos para reabertura de inscrições – Conforme o edital, caso o número de candidatos com título de Doutor(a) seja insuficiente (inferior a 15 vezes o número de vagas) para as áreas que exigem esta titulação, haverá reabertura das inscrições com flexibilização dos critérios de titulação.

Nesses casos, a exigência será reduzida para título de Especialista com residência médica específica (para vagas de Medicina) e título de Mestre para as demais áreas. A lista de áreas com os requisitos revisados será divulgada no site da Comperve no dia 19 de novembro de 2025.

Cotas e reserva de vagas

O edital estabelece a reserva de vagas para pessoas com deficiência e pessoas negras. A distribuição das vagas reservadas por área será feita mediante critérios de alocação automática e sorteio público, agendado para ocorrer entre os dias 17 e 19 de dezembro de 2025.

Reserva em conformidade com as leis estaduais:

Pessoas com Deficiência (PcD): Serão destinadas 10% das vagas, totalizando 7 vagas, conforme a Lei Complementar n° 754/2024;
Candidatos negros: Serão reservadas 20% das vagas, correspondendo a 13 vagas imediatas, de acordo com a Lei n° 11.015/2021.

Todas as etapas do concurso devem ser acompanhadas no site da Comperve: https://www.comperve.ufrn.br/.

Belém ganha voo direto para Bogotá e reforça conectividade para a COP30

O Governo do Brasil, por meio do Ministério do Turismo, celebra mais um avanço na preparação da Amazônia para receber a COP30. Desde o dia 27 de outubro, Belém passou a contar com voo direto para Bogotá, capital da Colômbia. Operado pela Avianca, o trecho amplia a malha aérea internacional e fortalece a conectividade da região Norte do país com o mundo.

“O Brasil vive o maior momento da história do turismo. Em setembro, batemos o recorde de mais de 7 milhões de turistas estrangeiros, e esse crescimento se reflete também aqui em Belém, que se consolida como um polo internacional de conectividade. A nova rota para Bogotá reforça esse avanço e mostra que estamos prontos para receber o mundo na COP30. É mais emprego, renda e oportunidades para o povo paraense e para toda a Amazônia, deixando um legado de desenvolvimento e sustentabilidade para o País”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A nova operação aérea reforça o compromisso do Governo do Brasil com a descentralização do turismo e o fortalecimento da infraestrutura nacional em regiões estratégicas, como a Amazônia Legal. A ampliação da conectividade é considerada um legado permanente da COP30, estimulando negócios, sustentabilidade e turismo de natureza.
Expansão na Amazônia

Operada pela Avianca, a rota Belém–Bogotá conta com três frequências semanais, em aeronaves Airbus A320neo, com capacidade para até 180 passageiros. Os voos partem de Bogotá às 23h05 (horário local), nas segundas, quartas e sextas-feiras, com chegada a Belém às 5h40 do dia seguinte. No sentido inverso, as decolagens ocorrem às terças, quintas e sábados, às 8h50, chegando à capital colombiana às 11h15 (horário local).

Nos últimos anos, o Aeroporto Internacional de Belém passou por uma ampliação significativa da malha aérea internacional, com novas rotas e frequências de companhias como Azul Linhas Aéreas, TAP Air Portugal e outras, fortalecendo a integração da Amazônia com o restante do país e com o mundo. Atualmente, o terminal opera uma média de 38 voos internacionais semanais, com destinos para Miami e Fort Lauderdale (EUA), Paramaribo (Suriname), Caiena (Guiana Francesa) e Lisboa (Portugal).

Entre janeiro e setembro de 2025, o aeroporto registrou 132 mil passageiros internacionais em 1.365 voos regulares, segundo dados da Norte da Amazônia Airports (NOA), administradora do terminal. Os números representam crescimento de 54% no volume de viajantes e 90% nas operações internacionais em relação ao mesmo período de 2023, ano em que Belém foi confirmada como sede da COP30.

Legado para o Turismo

O Aeroporto Internacional de Belém passou por obras de modernização e ampliação, garantindo mais conforto e eficiência operacional. A área de embarque foi expandida de 1.593 m² para 4.303 m²; o embarque remoto, de 265 m² para 835 m²; e foram implementadas melhorias em tecnologia, segurança e acessibilidade.

“É com grande satisfação que participamos de mais um capítulo importante na história do Aeroporto Internacional de Belém. Além de ampliar a oferta de voos para a COP30, a nova rota regular entre Belém e Bogotá, operada pela Avianca, representa um avanço significativo para dinamizar o turismo no Pará e ampliar nossa conectividade com importantes destinos das Américas e da Europa. Com os investimentos recentes, temos elevado a qualidade da experiência de viagem e reforçado os padrões de segurança e eficiência das operações. Estamos orgulhosos com os resultados e com o aumento das opções de voos na região”, avaliou Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária que administra o aeroporto de Belém.
Impacto Econômico

Durante a COP30, outras companhias também anunciaram reforço nas operações: a Latam oferecerá voos sazonais para Bogotá, a Air France aumentará frequências para Caiena (Guiana Francesa) e a TAP Air Portugal operará com aeronaves de maior capacidade na rota Belém–Lisboa.

No cenário doméstico, Latam e Gol ampliaram suas malhas para atender à alta demanda do evento. Entre 1º e 23 de novembro — período da COP30 —, a concessionária estima movimentar cerca de 508 mil passageiros entre embarques, desembarques e conexões, quase o dobro da movimentação registrada no mesmo período de 2024, com oferta 57% maior de voos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará, o estado deverá receber 1,5 milhão de visitantes em 2025, impulsionado pela COP30. Em 2024, o Pará já havia registrado 1,2 milhão de turistas, aumento de 15,4% em relação a 2023, com receita superior a R$ 870 milhões em gastos de visitantes nacionais e internacionais.
Conectividade e Turismo Sustentável

A ampliação da malha aérea internacional de Belém está alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Turismo 2024–2027, que valoriza a descentralização da oferta turística, a sustentabilidade ambiental e o fortalecimento da Amazônia como destino global de natureza e cultura.

A ação integra o programa Conheça o Brasil: Cidades e Natureza, que incentiva o turismo doméstico e internacional, promove a integração entre as regiões e reforça o legado sustentável da COP30 para todo o país.

*Blog da Gláucia Lima