Pesquisar este blog

01 outubro 2025

MOSSORÓ/RN: 63° HOMICÍDIO EM 2025 - MULHER DE 25 ANOS É ASSASSINADA A TIROS DENTRO DE CASA NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

Uma mulher identificada como Josicleide Bezerra Nogueira, de 25 anos, foi morta a tiros dentro de sua residência, localizada na Rua João Soares de Amorim, ao lado da Escola Raimunda Nogueira do Couto, no bairro Santo Antônio, em Mossoró, Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com informações colhidas no local, o crime aconteceu na noite desta quarta-feira 01 de outubro de 2025, por volta das 18h00min. A perícia criminal constatou que a vítima foi atingida por três disparos de arma de fogo, sendo dois nas costas e um na perna.

Os indícios apontam para o uso de um revólver calibre 38, já que não foram encontradas cápsulas deflagradas, apenas um projétil. Até o momento, não há informações sobre a autoria nem a motivação do homicídio.
O caso deverá ser investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHPP). A companheira dela informou para a Polícia Civil, que estava no banheiro e ao sair já encontrou Josicleide caída e sem vida na sala da casa. Ele não mencionou se ouviu estampido de tiros.

O corpo de Josicleide foi removido pela equipe da Polícia Científica para exames necroscópicos no IML. A Polícia Civil segue com as apurações na tentativa de identificar os responsáveis pelo crime. Mossoró chega aos 63 homicídios no ano de 2025.

*Fim da Linha

CONVITE DE CANTORIA NOS BERNALDOS

Ex-assessor de Moraes, Tagliaferro é detido na Itália

Foto: Reprodução/Linkedin
O ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), Eduardo Tagliaferro, foi detido na Itália nesta quarta-feira (1).

Segundo a defesa de Eduardo Tagliaferro, ele foi detido pela polícia italiana e foi conduzido para uma delegacia.


“Em um primeiro momento, a polícia italiana o conduziu para uma delegacia para, aparentemente, aplicar uma cautelar de restrição de circulação. Mas sem maiores detalhes. Vamos tomar ciência da restrição. Mas será reconduzido para a casa dele”, afirmou Eduardo Kuntz.

Ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Tagliaferro foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) pelo vazamento de mensagens trocadas entre servidores do gabinete do ministro Alexandre de Moraes.

Eduardo Tagliaferro está na Itália há alguns meses. Em agosto, Moraes pediu a extradição do ex-assessor acusado de vazar dados sigilosos. O Ministério da Justiça informou que enviou solicitação ao Itamaraty em 20 de agosto, para formalização junto ao governo da Itália.
Acusações

Tagliaferro apresentou denúncia em audiência por videoconferência na Comissão de Segurança Pública do Senado no começo de setembro, afirmando que Moraes teria adulterado documentos para justificar operações da PF (Polícia Federal).

Segundo relato do perito Tagliaferro, que atuava no TSE quando Moraes comandava o tribunal, ele teve que produzir um documento posterior a uma ação policial, mas houve adulteração na data para indicar que o material técnico teria sido produzido antes.

Tagliaferro sustenta que a data foi alterada porque Moraes não queria que parecesse que a PF fez busca e apreensão em alvos apenas por conta de uma notícia de imprensa veiculada na época.

Moraes rebateu as acusações feitas por seu ex-assessor Eduardo Tagliaferro. Em nota divulgada por sua assessoria no início de setembro, o ministro disse que todos os procedimentos de investigação foram realizados de forma regular.

O perito sustenta, ainda, que a assessoria do TSE foi acionada para recolher dados e que estes foram repassados as autoridades competentes.

*Fonte: CNN Brasil

RN registra mais de 57 mil casos de câncer em cinco anos

O câncer permanece como a segunda principal causa de óbitos no Rio Grande do Norte e representa um dos maiores desafios da saúde pública no estado. De acordo com o Boletim Epidemiológico do Câncer 2025, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), entre 2020 e 2024 foram registrados 57.660 novos casos de câncer, sendo 44% em homens (25.102 casos) e 56% em mulheres (32.558 casos).

A análise revela uma tendência de crescimento na incidência da doença. Em 2020, a taxa era de 250 casos por 100 mil habitantes entre homens e 301 por 100 mil entre mulheres. Já em 2024, os índices subiram para 375/100 mil em homens e 449/100 mil em mulheres). O aumento é atribuído, em parte, à retomada dos serviços após a pandemia de Covid-19, que havia impactado o diagnóstico e o registro de novos casos.

“Os dados reforçam a urgência de fortalecer políticas públicas de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce. O desafio é grande, mas é possível reduzir o impacto do câncer no estado com ações integradas de saúde e conscientização da população”, destaca Aline Delgado, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

Incidência

Entre os homens, casos de próstata e estômago, cada um com 14% dos registros, representam a maior incidência, seguido de câncer nos tecidos conjuntivos e moles (9%), cólon e reto (7%) e pulmão (5%). Já entre as mulheres, o câncer de mama, com 30% dos registros, lidera o número de casos, à frente de colo do útero (7%), tecidos conjuntivos e moles (5%) e cólon e reto.

Entre 2020 e 2024, o RN contabilizou 18.519 mortes por câncer, com 9.204 óbitos masculinos e 9.315 femininos. O câncer de pulmão foi o que mais matou, com 12% dos óbitos, seguido por mama (8%), próstata (7%), cólon e reto (7%) e estômago (6%). A mortalidade é ainda mais significativa a partir dos 60 anos, concentrando 72% das mortes, o que evidencia a forte relação entre envelhecimento e risco da doença.

O boletim mostra ainda que a Região Metropolitana (7ª Região de Saúde) apresentou as maiores taxas de incidência, chegando a 488 casos por 100 mil habitantes em 2024 – crescimento de 52% em relação a 2020. Já o Alto Oeste (6ª Região de Saúde) concentrou as maiores taxas de mortalidade ao longo dos cinco anos.

Recomendações e ações

A Sesap reforça que um terço dos casos de câncer pode ser prevenido com mudanças no estilo de vida, como a redução do tabagismo e consumo de álcool, alimentação saudável, atividade física regular, rastreamento com exames como mamografia e colonoscopia e a vacinação contra HPV e hepatite B.

*98 FM de Natal 

MOSSORÓ/RN: Homem fica gravemente ferido ao ser atingido por carro na BR-304

Um grave acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira (1º) na BR-304, nas proximidades da antiga Usibras, em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Um homem identificado como Ejecileudo Costa de Oliveira, conhecido popularmente como “Paulo Mecânico“, ficou gravemente ferido após ser atropelado por um carro enquanto tentava atravessar a rodovia.

Segundo informações preliminares, a vítima foi atingida por um veículo modelo Fiat Cronos, que trafegava pela pista de rolamento no momento da colisão. Com o impacto, Paulo sofreu ferimentos graves e precisou de atendimento médico urgente.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e realizou os primeiros socorros ainda no local. Em seguida, ele foi encaminhado em estado grave para o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde permanece sob cuidados médicos.

As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local para organizar o tráfego e iniciar os procedimentos de investigação.

O caso gera alerta sobre os riscos de travessia em trechos movimentados da BR-304, especialmente em áreas urbanas sem passarelas ou sinalização adequada.

*Fim da Linha 

UFRN abre edital de Concurso Público para cargo de Professor

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou a abertura de Concurso Público, com o objetivo de contratar Professor Titular-Livre do Magistério Superior.

De acordo com o edital, as oportunidades são para as áreas de:Teoria de Sistemas Eletrônicos Fortemente Correlacionados (1 vaga)
Fundamentos da Teoria Quântica e Informação Quântica Teórica (1 vaga)
Física Teórica de Astropartículas (1 vaga)

Podem concorrer candidatos com diploma de graduação, entre outras exigências. Ao serem admitidos, os profissionais deverão atuar em regime de dedicação exclusiva, com remuneração de R$ 11.536,10, além de benefícios.

Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, no período de 14 a 28 de outubro de 2025. O valor da taxa de inscrição é de R$ 250,00.

A seleção dos candidatos acontecerá de acordo com as seguintes etapas: prova escrita, prova oral, avaliação de memorial e projeto de atuação profissional e prova de títulos.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período, conforme Capítulo VII, seção 1, art. 37, III da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

*Gláucia Lima 

11 DE OUTUBRO TEM RADIOLA CLUBE EM APODI!!!

Lula sanciona leis que fortalecem agricultura familiar e oferta de alimentos no País

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira, 30 de setembro, cinco projetos de lei que promovem a agricultura familiar e contribuem para a segurança alimentar e nutricional da população.

Durante a cerimônia de sanção no Palácio do Planalto, Lula agradeceu ao Congresso Nacional pela aprovação das propostas e reafirmou o compromisso do governo de garantir o acesso a alimentos saudáveis a todos os brasileiros.


Nós temos terra, sol, chuva, temos gente para trabalhar, temos gente para comer, e tem países que querem comprar o que a gente está querendo vender. Não tem nada impossível quando a gente tem disposição de fazer as coisas”, destacou o presidente.

Lula também reforçou que uma das prioridades do governo é melhorar a vida das pessoas desfavorecidas. “Para combater a pobreza e a fome, não existe outra possibilidade se essa gente não for incluída no orçamento da União. Não é com política de proselitismo que a gente faz as coisas acontecerem, é colocando no orçamento”, defendeu. “E vocês estão percebendo que a quantidade de recursos que nós temos de inclusão social talvez seja a maior de toda a história republicana do nosso país. O único objetivo é fazer com que o pobre não seja invisível”, completou.

PRONAF E SAFRA — Um dos projetos de lei sancionados foi o PL nº 4384/2023, que formaliza o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Plano Safra da Agricultura Familiar como políticas de Estado. Com isso, garante permanência e segurança jurídica para agricultores familiares, assentados e quilombolas. A norma também recria o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), impedindo sua extinção por decreto. Além disso, define diretrizes de segurança alimentar, inclusão social, redução de desigualdades e transição agroecológica, amplia o acesso a crédito e fortalece o papel estratégico da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, ressaltou que o Brasil vem batendo recordes de produção de alimentos e que os preços estão caindo. “Estamos batendo recorde no Plano Safra e no Pronaf. Nós temos recorde não só de valores, mas também de subsídios para a produção de alimentos. Um segundo dado muito importante do nosso país é que nós estamos tendo deflação de alimentos. Isto é, está baixando o preço dos alimentos na gôndola dos supermercados e nas feiras livres do nosso país. Um terceiro dado muito importante é que nós estamos tendo recorde de exportação”, relatou.

*Gláucia Lima 

Comissão do Congresso aprova fundo eleitoral de R$ 4,9 bilhões para campanhas em 2026

Uma instrução que amplia os recursos do fundo eleitoral para as eleições de 2026, fixando a reserva inicial em R$ 4,9 bilhões, foi aprovada nesta terça-feira (30), pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional.

O valor, aprovado de forma simbólica por deputados e senadores, supera a proposta do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que havia reservado R$ 1 bilhão, e iguala o recorde estabelecido em 2024.

Segundo o texto, o relator da proposta orçamentária, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), será responsável por realocar recursos para garantir o montante, que será usado no Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).
Origem dos recursos

De acordo com a proposta, a maior parte do dinheiro virá de cortes em outras despesas:R$ 2,9 bilhões serão retirados de emendas parlamentares de bancada;
R$ 1 bilhão virá de cortes em despesas discricionárias, como investimentos, a serem definidos pelo relator.

A base governista não apresentou objeções à medida. O parecer de Bulhões argumenta que a ampliação busca “corrigir o equívoco do Poder Executivo e possibilitar que o fundo alcance valor equivalente ao de 2024”.

Histórico e próximos passos

Em 2024, o Congresso já havia elevado a previsão inicial de R$ 940 milhões para R$ 4,9 bilhões, marcando um recorde de recursos destinados às campanhas.

O Orçamento de 2026, enviado pelo governo em agosto, ainda precisa ser analisado e votado pelos parlamentares em sessão conjunta da Câmara e do Senado. A proposta final deve fixar o fundo eleitoral em cerca de R$ 4,96 bilhões.