O programa Carro Sustentável, lançado há menos de um mês pelo governo federal, já mostra efeitos expressivos no mercado automotivo. As vendas de modelos 1.0 subiram 13% em julho, em comparação a junho, e 11,35% em relação ao mesmo mês de 2024, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
As informações foram apresentadas ao vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), durante visita a concessionárias em Brasília. Ao lado do presidente da Fenabrave, Arcélio Alceu dos Santos Junior, Alckmin ouviu de lojistas que o programa já influencia diretamente nas vendas.
O Carro Sustentável oferece redução de IPI para veículos compactos com alta eficiência energética, movidos a energia limpa, fabricados no Brasil e que atendem a critérios de reciclabilidade e segurança. Para esses modelos, o imposto foi zerado, permitindo cortes de preços que chegam a R$ 13 mil.
Em uma concessionária da Fiat visitada por Alckmin, os números mostram o impacto direto da medida: as vendas do modelo Argo saltaram de 40 para 76 unidades em julho, enquanto o Mobi teve crescimento de 25 para 40 unidades.
Alckmin também visitou revendedoras da Renault e da Chevrolet. Em semanas anteriores, já havia estado em concessionárias da Volks e Hyundai, monitorando o desempenho do setor após a adoção dos novos incentivos.
*Agora RN

Nenhum comentário:
Postar um comentário