O paciente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, mas morreu durante a madrugada, conforme nota da Sesab.
Amostras biológicas foram coletadas e serão enviadas para análise laboratorial, sendo este resultado determinante para confirmar ou descartar a intoxicação por metanol como causa da morte. A previsão é que o resultado seja liberado em até sete dias.
Contexto da situação na Bahia
Até a última quinta-feira 2, a Sesab havia informado que não tinham sido registrados casos de intoxicação por metanol no estado.
Como medida de precaução, a Sesab orientou as unidades de saúde da rede privada e os serviços de urgência e emergência da rede pública a manterem atenção a sintomas clínicos compatíveis e a notificar imediatamente qualquer caso suspeito.
Confira nota na íntegra
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana informam que foi registrado um caso suspeito de intoxicação por metanol no município. O paciente, um homem de 56 anos, deu entrada na UPA da Queimadinha e evoluiu a óbito na madrugada desta sexta-feira (3). Amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias, a fim de confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação.
Como medida preventiva, a Sesab já havia emitido orientação às unidades de saúde da rede privada e às portas de urgência e emergência da rede pública para que estejam atentas a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação por metanol e que quaisquer notificações sejam imediatamente comunicadas, possibilitando rápida investigação e adoção das medidas necessárias.
O caso será acompanhado pelas equipes de vigilância do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, reforçando a integração das ações de monitoramento e investigação.
As secretarias reforçam que mantêm diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros estados, onde já há notificações de casos suspeitos e confirmados.
O Governo da Bahia e a Prefeitura de Feira de Santana seguem vigilantes, garantindo transparência das informações e preparados para adotar todas as providências cabíveis para proteger a saúde da população.
*Agora RN

Nenhum comentário:
Postar um comentário