Pesquisar este blog

08 dezembro 2025

Mais de 4 milhões já receberam do INSS por descontos indevidos nos benefícios

Foto: Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou o volume de devoluções referentes a descontos associativos considerados ilegais ou realizados sem autorização de beneficiários. Em um intervalo de 15 dias úteis, entre 17 de novembro e 8 de dezembro, mais 270 mil ressarcimentos foram efetuados, conforme balanço divulgado nesta segunda-feira (8).

Desde o início da operação, o órgão já contabiliza mais de 4 milhões de devoluções, que somam R$ 2,7 bilhões. Paralelamente, 6,18 milhões de pessoas denunciaram ter sido vítimas de cobranças irregulares em seus benefícios previdenciários.

As fraudes envolveram descontos associativos aplicados sem consentimento e começaram a ser identificadas ainda em 2019. Neste ano, o governo federal iniciou a devolução dos valores cobrados indevidamente, determinou o bloqueio judicial de contas bancárias e o congelamento de bens de suspeitos, além de interromper os mecanismos que sustentavam o esquema há quase seis anos.

O INSS também apresentou novos dados sobre o andamento das denúncias e restituições. A plataforma Meu INSS já ultrapassou 1,5 bilhão de acessos, sendo mais de 71 milhões apenas na área de consulta. Entre os registros feitos pelos canais de atendimento, foram abertos mais de 6,3 milhões de pedidos de análise, dos quais 6,18 milhões são de segurados que afirmam não reconhecer os descontos.

No total, 44 entidades foram contestadas formalmente. Dessas, 1,56 milhão apresentou documentação em resposta às reclamações. Em relação aos pagamentos, já foram emitidos mais de 4 milhões de ressarcimentos.

Segundo o balanço, o valor total devolvido aos beneficiários até o momento chega a R$ 2.747.143.477,26.

*98 FM de Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário