Pesquisar este blog

19 setembro 2021

ALTO OESTE: HOMEM MAIS VELHO DO RIO GRANDE DO NORTE MORRE AOS 110 ANOS

O Rio Grande do Norte perdeu nesta sexta-feira, dia 17 de setembro de 2021, Seu Febrônio Leandro da Silva, de 110 anos.

Nascido no dia 23 de junho de 1911, morava na cidade do Encanto-RN, perto de Pau dos Ferros. Antes, esteve por muitos anos em SP. Trabalhou na agricultura, em serraria, adorava dançar e tocar reco-reco.

Era religioso fervoroso. Estava sempre presente a missa na cidade vestindo seu terno branco e usando chapéu. Foi casado com Arcelina Araújo da Silva, com quem teve 9 filhos.

Seu Febrônio estava com sete anos de vida quando terminou a primeira guerra mundial, em 1918. Sobreviveu também a segunda grande guerra, que terminou em 1944.

Resistiu a grande seca e a crise econômica que começou em 1929 e adentrou nos anos 30, época do conflituoso governo Getúlio Vargas.

Lutou na revolução Constitucionalista de 1932 em São Paulo contra o Governo Getúlio Vargas. A elite paulista estava tentando tomar o poder de Getúlio, que teria se apossado dois anos antes. Perderam a guerra.

Seu Febrônio sobreviveu a duas pandemias, a gripe espanhola de 1918 a 1920, e agora a pandemia do novo coronavírus, que está em andamento.

Neste vídeo, gravado quando tinha 108 anos, Seu Febrônio fala para o repórter Higor Mateus Ribeiro (@higormateusribeiro) sobre a passagem de Lampião, pelo Alto Oeste a caminho de Mossoró/RN, em 1927.

*Patu em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário