Pesquisar este blog

24 julho 2024

“Preconceito com o povo e a região do Nordeste", diz bordadeira do RN sobre críticas aos uniformes do Brasil nas Olimpíadas

Da Folha, em Paris:

Bordadeiras rebatem críticas nas redes ao uniforme do Brasil nas Olimpíadas: 'Preconceito com Nordeste'
Desde a última semana, intensificaram-se os comentários negativos em relação aos uniformes que a delegação brasileira vai vestir durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas 2024, nesta sexta-feira (26), em Paris. Assinado pela Riachuelo, a jaqueta jeans que faz parte do traje tem desenhos feitos por bordadeiras do Rio Grande do Norte.

Alcilene Medeiros da Conceição, 44, é bordadeira de Timbaúba dos Batistas (RN) e coordenadora do grupo Timbaúba dos Bordados, que fez parte da parceria com o Instituto Riachuelo para bordar parte do traje que os atletas vão desfilar no evento que dá o ponta pé inicial aos jogos.

Ela conta que tem acompanhado a repercussão negativa nas redes sociais sobre as roupas que ela e sua equipe ajudaram a bordar. "Eu vejo como uma forma de preconceito com o povo e a região do Nordeste", diz em entrevista ao #Hashtag.

-Alcilene Medeiros da Conceição, 44, é bordadeira de Timbaúba dos Batistas (RN) e ajudou a bordar peças para a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos - Arquivo pessoal
Alcilene explica que a ideia e a criação do design foram do Instituto Riachuelo. A partir disso, o grupo que ela coordena e outras associações da região bordaram onças, araras e tucanos nas jaquetas jeans.

"O uniforme não está feio. Foi feito com muito amor, carinho e capricho e pensado no conforto dos atletas. Eu super queria um para mim", conta Alcilene.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário