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23 agosto 2024

Professores do RN concorrem ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Três educadores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte estão entre os 172 professores de todo o Brasil que disputam o Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024. Eles representam o estado na premiação e concorrem na categoria “Escolas,” com a inscrição de projetos inovadores de promoção e conscientização sobre a importância dos tributos e da transparência na gestão pública.

Neste ano, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal recebeu 248 inscrições, distribuídas em quatro categorias: Escolas (172), Instituições (46), Imprensa (22) e Tecnologia (8). Os inscritos seguem para a fase classificatória, e os vencedores serão revelados em novembro. Em 12 anos, o prêmio já impactou mais de 15 mil estudantes e distribuiu mais de R$ 500 mil em premiações para projetos que trabalham com a função social dos tributos, a qualidade do gasto público, e o acompanhamento do retorno dos impostos para a sociedade.

O estímulo e apoio à participação dos docentes potiguares nesta edição do prêmio fazem parte das ações do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE-RN), responsável por planejar e promover iniciativas para disseminar a educação fiscal no Rio Grande do Norte. O grupo é composto por integrantes da Secretaria Estadual de Fazenda, Secretaria Estadual de Educação e Controladoria Geral do Estado, e conta com a parceria da Associação dos Auditores Fiscais do RN (ASFARN).

A Educação Fiscal envolve o entendimento e compreensão sobre o que são os impostos e como eles devem ser usados pelo governo para pagar por coisas importantes, como a manutenção de escolas, hospitais e estradas. É a área que ensina por que é importante pagar impostos e como isso ajuda a melhorar a vida de todos. Também mostra como podemos acompanhar e entender como o dinheiro dos impostos é gasto, para garantir que seja usado de forma correta e transparente. E são nesses eixos que os trabalhos dos professores inscritos no Prêmio Nacional de Educação Fiscal estão baseados.

Brejinho

O professor Alexsandro Bento Felix, da Escola Estadual José Lúcio de Souza, no município de Brejinho, desenvolveu o projeto “Educação Fiscal: Conscientizar, Participar e Ganhar Prêmios.” Inspirado durante um curso de Formação de Professores com a SEEC e SEFAZ/RN, o projeto engaja os alunos na importância dos tributos e da cidadania, incentivando a solicitação do CPF na nota fiscal e contribuindo com a Associação Brejinhense de Educação, Cultura e Artes (ABECA). A iniciativa inclui palestras, concursos de redação e produção de vídeos, além de visitas a outras escolas do município.

Natal

Já Cláudio Cavalcante, professor de artes da Escola Estadual Pedro Mendes Gouveia, em Natal, criou o projeto “Alfabetizar com Artes,” que aborda a questão tributária de forma lúdica através de apresentações teatrais e musicais dos alunos. A iniciativa surgiu das visitas do GEFE-RN à escola, utilizando material educativo da Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a Turma da Mônica, integrando conceitos de cidadania e transparência à alfabetização dos estudantes do ensino fundamental.

Santa Cruz

Em Santa Cruz, o professor Genilson da Costa, da Escola Estadual João Ferreira de Souza, implementou o projeto “Transparência e Responsabilidade na Gestão dos Impostos Municipais.” Envolvendo cerca de 50 alunos do ensino médio noturno, o projeto capacita os estudantes a entender os processos da administração pública, arrecadação e aplicação de recursos, promovendo uma participação cidadã mais ativa.

Vanézia Luz, representante da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) no Grupo de Educação Fiscal Estadual do Rio Grande do Norte (GEFE-RN), destacou a importância de incorporar a educação fiscal no currículo escolar, abrangendo desde o ensino fundamental até o ensino médio. Ela comentou: “Estamos muito felizes de ter essa representação a nível nacional, mostra que estamos conseguindo trabalhar com mais alcance a Educação Fiscal nas escolas.”

As inscrições para o Prêmio Nacional de Educação Fiscal se encerraram em 31 de julho, e agora os professores do RN aguardam a fase classificatória, na expectativa de vencer o prêmio. Eles esperam que seu sucesso inspire outros educadores a seguir o mesmo caminho, promovendo uma educação que vai além da base comum e formando cidadãos conscientes e informados sobre a justiça social.

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