De acordo com a agência sul-coreana Yonhap News, alguns especialistas sugerem razões alternativas, incluindo falhas técnicas. Eles argumentam que para um acidente dessa magnitude ocorrer, motores e freios em ambos os lados da aeronave precisariam falhar, o que torna improvável que uma colisão com pássaro, isoladamente, tenha causado a falha simultânea de componentes tão críticos.
O avião da Jeju Air, que transportava 181 pessoas, aproximou-se do Aeroporto Internacional de Muan, a cerca de 288 quilômetros de Seul, por volta das 8h54. Às 8h58, a aeronave declarou emergência, apenas um minuto após a torre de controle emitir um alerta de colisão com pássaros. Às 9h, tentou pousar no sentido oposto à pista, informou o Ministério de Terras, Infraestrutura e Transporte.
Três minutos depois, a aeronave colidiu com uma barreira de concreto sem que o trem de pouso estivesse acionado. O avião não conseguiu reduzir a velocidade antes de atingir o fim da pista e colidir com o muro. Especialistas em aviação concordam amplamente que a falha no trem de pouso foi uma causa direta do acidente.
“Se você observar o vídeo, o trem de pouso não foi acionado, e o avião colidiu com pouquíssima redução de velocidade”, explicou o professor Choi Kee-young, da Universidade de Inha. “Um avião possui vários sistemas de frenagem. Se o trem de pouso não funciona, os motores reversos e os flaps das asas, que atuam como freios aerodinâmicos, entram em ação. Mas parece que isso não ocorreu neste caso.”
Especialistas consideram a colisão com pássaros a causa mais provável da falha no trem de pouso, já que o impacto pode ter afetado tanto o motor quanto o sistema hidráulico.
“Se pássaros entram no motor, podem causar danos que afetam o sistema hidráulico conectado”, afirmou Kim Kyu-wang, diretor do Centro de Educação em Aviação da Universidade Hanseo. “O sistema hidráulico é responsável por acionar o trem de pouso durante decolagens e pousos, e essa parte pode ter sido danificada.”
No entanto, alguns argumentam que uma falha isolada em um motor devido a uma colisão com pássaro dificilmente resultaria em um desfecho tão catastrófico.
Eles apontam que, mesmo com a falha de um motor, o outro poderia ter acionado o trem de pouso, sugerindo a possibilidade de problemas sistêmicos adicionais.
“Em caso de pouso forçado, a aeronave precisa desacelerar gerando mais arrasto com as asas, mas isso não foi visível no vídeo”, afirmou o professor Choi.
“Minha hipótese é que ambos os motores falharam”, acrescentou. “Se ambos os motores falham, a aeronave inteira perde potência, e os comandos do piloto não funcionam.”
Especialistas pedem uma investigação detalhada para determinar se o acidente foi causado por uma colisão com pássaros, um defeito estrutural ou falhas de manutenção.
“Precisamos analisar as causas, mas é muito incomum que os três trens de pouso falhem ao mesmo tempo”, destacou Kim In-gyu, diretor do Centro de Educação em Aviação da Universidade Aeroespacial da Coreia.
“É difícil concluir que apenas uma colisão com pássaro foi responsável. Também precisamos investigar se a aeronave apresentava defeitos pré-existentes.”
*Gláucia Lima
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