Os brasileiros serão recebidos por representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em uma ação conjunta com o Ministério da Saúde (MS) e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), – Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério da Defesa (MD) e a Polícia Federal.
A chegada do voo com os repatriados brasileiros em Fortaleza está prevista para às 9 horas desta sexta-feira. De lá seguirá um voo da FAB até o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Porta-vozes do Governo Federal atenderão à imprensa nas chegadas dos voos.
O MDHC tem equipes para recepcionar os repatriados no Aeroporto Internacional de Fortaleza e no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.
Aeroporto Internacional de Fortaleza
Em Fortaleza, a equipe de acolhimento do MDHC será coordenada pela Secretária Executiva, Janine Mello, e será realizada no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), instalado no Aeroporto Internacional de Fortaleza.
O serviço tem estrutura adequada, com acesso à água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiro. O local conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e psicólogos, além da oferecer suporte para encaminhamento de serviços de documentação e regularização migratória.
Aeroporto Internacional de Confins
No Aeroporto Internacional de Confins, o grupo será recepcionado pelo secretário nacional de proteção e defesa dos direitos humanos, Bruno Renato.
Em parceria com a BH Airport, a sala de autoridades do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, foi transformada excepcionalmente em Posto de Acolhimento aos Repatriados. A estrutura também inclui acesso à água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiro.
No local, serão disponibilizados canais para que os repatriados possam entrar em contato com familiares e obter orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho como regularização vacinal e matrícula na rede de ensino.
Direitos fundamentais
A ação reforça o compromisso do Governo Federal em garantir um retorno digno e seguro aos brasileiros repatriados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário