Pesquisar este blog

21 fevereiro 2025

Governo Federal recebe nesta sexta-feira (21) voo com repatriados vindos dos EUA

O Governo Federal recepcionará os 101 brasileiros repatriados, que chegam a Fortaleza e Belo Horizonte nesta sexta-feira (21/2), garantido o atendimento humanizado aos brasileiros que retornam ao seu país, cumprindo uma determinação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Os brasileiros serão recebidos por representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em uma ação conjunta com o Ministério da Saúde (MS) e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), – Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério da Defesa (MD) e a Polícia Federal.

A chegada do voo com os repatriados brasileiros em Fortaleza está prevista para às 9 horas desta sexta-feira. De lá seguirá um voo da FAB até o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Porta-vozes do Governo Federal atenderão à imprensa nas chegadas dos voos.

O MDHC tem equipes para recepcionar os repatriados no Aeroporto Internacional de Fortaleza e no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

Aeroporto Internacional de Fortaleza
Em Fortaleza, a equipe de acolhimento do MDHC será coordenada pela Secretária Executiva, Janine Mello, e será realizada no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), instalado no Aeroporto Internacional de Fortaleza.

O serviço tem estrutura adequada, com acesso à água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiro. O local conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e psicólogos, além da oferecer suporte para encaminhamento de serviços de documentação e regularização migratória.

Aeroporto Internacional de Confins
No Aeroporto Internacional de Confins, o grupo será recepcionado pelo secretário nacional de proteção e defesa dos direitos humanos, Bruno Renato.

Em parceria com a BH Airport, a sala de autoridades do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, foi transformada excepcionalmente em Posto de Acolhimento aos Repatriados. A estrutura também inclui acesso à água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiro.

No local, serão disponibilizados canais para que os repatriados possam entrar em contato com familiares e obter orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho como regularização vacinal e matrícula na rede de ensino.

Direitos fundamentais
A ação reforça o compromisso do Governo Federal em garantir um retorno digno e seguro aos brasileiros repatriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário