Pesquisar este blog

29 junho 2022

RN tem seis pré-candidatos disputando o governo do Estado

Os potiguares têm, até o momento de fechamento desta matéria, cinco pré-candidatos oficiais ao governo do Estado e uma incógnita, que ainda não decidiu ser irá concorrer ou não nas eleições de outubro, o senador Styvenson Valentim (Podemos). Como a Justiça Eleitoral determinou que o período para os partidos políticos realizarem suas convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto, podemos ganhar novos candidatos para nos decidirmos sobre o/a próximo/a gestor/a do Rio Grande do Norte.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos ao cargo de governador do Estado podem ser indicados ou trocados pelos partidos até 5 de agosto e o registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto. Enquanto isso, os pré-candidatos já postos seguem uma rotina de viagens aos 167 municípios potiguares, visitando lideranças locais, munícipes e vendo como está sua reputação e credibilidade entre estes.

Fátima Bezerra (PT)

Pré-candidata à reeleição, Fátima Bezerra foi a única mulher eleita entre os 26 estados e o Distrito Federal em 2018, após vencer seu então adversário eleitoral Carlos Eduardo Alves (PDT) no segundo turno, com 57,6%. Atualmente, ambos são aliados e integram a chapa majoritária governista. Pedagoga de formação, ela trabalhou na rede pública de ensino em Natal e atuou desde sempre em movimentos sindicais, até iniciar sua carreira política em 1994. É ex-senadora e ex-deputada estadual e federal. Deixou o mandato no Senado, sendo substituída pelo seu suplente, o senador Jean Paul Prates, líder da Minoria na Casa, para assumir a gestão estadual em janeiro de 2019. Sua pré-candidatura foi aprovada no fim de maio, no Encontro de Estratégia Eleitoral 2022 do PT.

Fábio Dantas (Solidariedade)

Formado em Direito e empresário, Fábio Dantas foi vice-governador do Estado na gestão Robinson Faria (PP) entre 2015 e 2018 e deputado estadual de 2011 a 2014. Chegou a lançar uma pré-candidatura em 2018, mas desistiu para se dedicar à administração dos seus negócios, que incluem uma cachaçaria reconhecida nacionalmente. Foi anunciado como o pré-candidato oficial do Solidariedade em abril passado e, desde então, tem percorrido o Estado em visitas e diálogos com lideranças locais. Também se aproximou de representantes do grupo do atual presidente Jair Bolsonaro, como o ex-ministro Rogério Marinho, pré-candidato ao Senado.

Styvenson Valentim (Podemos)

Sem uma definição concreta se irá concorrer ou não ao governo do Estado, o senador Styvenson Valentim é apontado como possível concorrente. Policial militar de 45 anos, ele foi o senador mais votado em 2018 e recebeu críticas do governo federal por um projeto que dificultaria o acesso da população civil à posse de armas.

Clorisa Linhares (Brasil 35)

Formada em Direito e Contabilidade, Clorisa Linhares é servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN), já atuou como agente penitenciária e foi vereadora no município de Grossos, onde chegou a se candidatar à gestão municipal em 2020, mas ficou em terceira colocação. Seu nome foi lançado oficialmente em novembro de 2021 durante evento político na cidade de Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do Estado. Sua pré-candidatura recebeu o apoio do partido Patriota/RN e, na última visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Natal, no dia 17 deste mês, se anunciou bolsonarista, registrando os fatos em suas redes sociais.

Rosália Fernandes (PSTU)

Servidora pública na área da Saúde e bastante ligada ao movimento sindical do estado, tendo atuado como diretora de entidades, Rosália Fernandes foi candidata a prefeita de Natal em 2016, quando obteve cerca de 1,4 mil votos e, em 2020, quando terminou o pleito na 12ª colocação, com 880 votos. O PSTU aprovou sua pré-candidatura durante reunião realizada no fim do mês passado.

Danniel Morais (Psol)

Pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte pelo Psol, Danniel Morais foi anunciado recentemente pelo partido como o escolhido para representar o Estado. Ele se define como um político de “de aliança com o povo. Pela superação das oligarquias e pela derrota da política neoliberal”.

*AGORA RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário