Pesquisar este blog

15 maio 2020

'Nos deixa estarrecidos e preocupados', diz Fátima Bezerra sobre saída de Nelson Teich do Ministério da Saúde

Fátima Bezerra durante a diplomação de governadora — Foto: Assessoria de Imprensa
A governadora Fátima Bezerra (PT) disse que a saída do segundo ministro da Saúde do cargo em meio a uma pandemia é estarrecedor e preocupante. A chefe do Poder Executivo potiguar se pronunciou em uma rede social, após Nelson Teich anunciar que deixaria o posto, nesta sexta-feira (15).
“A saída de dois ministros da saúde em menos de um mês e, o mais grave, em plena pandemia, nos deixa estarrecidos e preocupados com o futuro do nosso país. O que está acontecendo no Brasil não se vê em lugar nenhum do mundo: um governo mergulhado em uma crise política e que...deixa em segundo plano, o que deveria ser seu principal dever no momento: o cuidado e a proteção com a saúde das pessoas”, declarou Fátima em sua conta do Twitter.

Nelson Teich é o segundo ministro da Saúde a deixar o cargo no meio da pandemia do novo coronavírus. Ele assumiu o ministério no dia 17 de abril em substituição a Luiz Henrique Mandetta. Sua saída acontece um dia após o Brasil registrar 844 mortes em apenas um dia, alcançando o segundo lugar no ranking de países com mais óbitos provocados pela Covid-19.
Teich foi chamado para uma reunião no Palácio do Planalto nesta manhã. Ele esteve com Bolsonaro e depois voltou para o prédio do Ministério da Saúde. A demissão foi anunciada logo depois.
Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus. o MS emitiu nota em que informou que ele pediu demissão.

Discordâncias

  • Nos últimos dias, o presidente e Teich tiveram desentendimentos sobre:
  • o uso da cloroquina no tratamento da covid-19 (doença causada pelo vírus). Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento.
  • o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais no período da pandemia e incluiu salões de beleza, barbearia e academias de ginástica
  • detalhes do plano com diretrizes para a saída do isolamento. O presidente defende uma flexibilização mais imediata e mais ampla.

*Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário