Pesquisar este blog

22 dezembro 2025

NATAL/RN: Subtenente Eliabe pede suspensão de apuração contra Brisa por suposta agressão a mulher

Foto: Francisco de Assis
O vereador Subtenente Eliabe (PL) protocolou, nesta segunda-feira (22), um pedido de suspensão temporária das medidas apuratórias referentes à suposta quebra de decoro parlamentar atribuída à vereadora Brisa Bracchi (PT), acusada pelo parlamentar de ter agredido uma mulher durante uma briga na cidade de Tibau do Sul, no litoral Sul do Rio Grande do Norte.

Segundo o parlamentar, a suspensão deve ocorrer “até que os fatos sejam devidamente esclarecidos pelas autoridades competentes”.

Em nota, o parlamentar defendeu que um boletim de ocorrência, exame de corpo de delito e materiais entregues às autoridades sustentava a denúncia protocolada contra Brisa no Conselho de Ética da Câmara Municipal de Natal, mas devido as informações recentes amplamente divulgadas, que indicam a possibilidade de que as supostas agressões não tenham sido praticadas pela vereadora, com o envolvimento de terceira pessoa, se faz necessária a suspensão temporária do procedimento.

O caso está sob apuração, realizada pela Polícia Civil.

Eliabe pontuou que a medida visa respeito aos princípios da presunção de inocência, do devido processo legal, da ampla defesa e da razoabilidade, que devem nortear a atuação desta Casa Legislativa.

*Fonte: 98 FM de Natal 

ITAÚ/RN: IDOSO DE 80 ANOS MORRE APÓS SER ATROPELADO NA BR-405

Um grave acidente registrado na manhã desta segunda-feira (22) na BR-405, no município de Itaú, região Oeste do Rio Grande do Norte, resultou na morte de um idoso de 80 anos. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi identificada como Francisco Crisóstomo de Lima, que conduzia uma motocicleta modelo “cinquentinha” 50cc.

Ele seguia pela rodovia quando foi violentamente atingido por um veículo Jeep Compass. O impacto foi tão forte que o idoso foi arremessado a mais de 30 metros de distância da moto. Francisco não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local, antes da chegada do socorro.

Segundo a PM, a dinâmica do acidente ainda não foi esclarecida. Não houve testemunhas que pudessem relatar como ocorreu a colisão. O motorista do carro envolvido abandonou o veículo e fugiu sem prestar socorro, o que aumentou a gravidade da ocorrência.

Populares informaram que o motociclista seguia em direção a Riacho da Cruz, enquanto o Jeep Compass trafegava no sentido de Pau dos Ferros. A área foi isolada pela Polícia Militar até a chegada das equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (antigo Itep).

Após os procedimentos periciais, o corpo foi removido para exames de necropsia na sede do órgão em Pau dos Ferros. A Delegacia de Polícia Civil de Itaú já iniciou as investigações para identificar o motorista que abandonou o veículo e esclarecer a dinâmica do acidente. A responsabilidade pela colisão só poderá ser apontada após a conclusão da perícia.

*Fonte: Fim da Linha 

Ações da Alpargatas caem na bolsa em meio à polêmica política da Havaianas

Foto: Divulgação
As ações da Alpargatas, dona da Havaianas, caem nesta segunda-feira (22) nas negociações da B3. A queda dos papéis ocorre em meio à polêmica política envolvendo a fabricante de calçados nas redes sociais.

Por volta de 13h, as ações recuavam cerca de 1,37%. As perdas foram reduzidas ao longo da manhã, já que mais cedo, os papéis recuaram até 3%.

A polêmica começou após Políticos de direita criticarem a nova campanha da Havaianas, que escolheu a atriz Fernanda Torres para apresentar o anúncio.

No vídeo, a atriz fala sobre o que espera para o próximo ano e faz uma brincadeira com a expressão “pé direito”.

“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar… a sorte não depende de você. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés, os dois pés na estrada na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser”, diz Fernanda.

Grupos conservadores interpretaram a mensagem da propaganda como um posicionamento político e pediram boicote à marca.

Por meio das redes sociais, Eduardo Bolsonaro disse que considerava um dos produtos da marca “um símbolo nacional” — mas repudiou a escolha da garota propaganda da sandália, que segundo ele, é uma pessoa declaradamente de esquerda.

Em seu vídeo, o ex-deputado descarta um par de Havaianas. Os deputados Bia Kicis (PL-DF) e Capitão Alberto Neto (PL-AM), entre outros políticos, corroboraram o estímulo ao boicote nas redes.

Reação dos governistas
Após críticas feitas por grupos opositores ao governo, deputados da base de apoio reagiram à campanha contra a marca exibindo seus próprios chinelos.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Comunicação Social, afirmou: “Vou comprar umas novas no Natal e já sei os presentes que vou dar. Quem é Brasileiro sabe o que é bom. Ainda estamos aqui Fernanda Torres! Democracia é valor que não se negocia!”.

Os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) também se manifestaram a favor da marca.

*CNN Brasil

BARAÚNA/RN: DUAS PESSOAS FICAM GRAVEMENTE FERIDAS EM ACIDENTE

Dois homens ficaram feridos após um grave acidente de trânsito registrado na manhã deste domingo (21), no município de Baraúna, região Oeste do Rio Grande do Norte. A colisão envolveu uma motocicleta e um automóvel e aconteceu nas imediações do trecho conhecido como Mata-Burro.

De acordo com informações preliminares, as vítimas trafegavam juntas em uma motocicleta quando, por razões ainda a serem esclarecidas, acabaram colidindo frontalmente com um carro que seguia no sentido contrário da via.

Com a força do impacto, os dois ocupantes da moto foram arremessados ao chão e sofreram diversos ferimentos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros ainda no local do acidente.

Após os procedimentos iniciais, uma das vítimas foi encaminhada para o hospital de Baraúna. A outra, em estado mais grave, precisou ser transferida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. As causas do acidente deverão ser investigadas pelas autoridades competentes.

*Fim da Linha 

CONVITE DE CANTORIA, DIA 27 NO SÍTIO GARRAFA!!!

Tragédias: Duas pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito no Alto Oeste Potiguar

A noite deste domingo 21 de dezembro de 2025, vai ficar marcada para sempre para duas famílias do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Duas tragédias aconteceram nas cidades de São Miguel e Tenente Ananias, naquela região.

Dois acidentes de trânsito tiraram a vida de “João Neto” e Geane de Napoleão. O primeiro sinistro ocorreu em Tenente Ananias, quando João Neto, perdeu o controle de sua motocicleta, caiu e bateu a cabeça no meio fio da via nas proximidades da Vila Mata

Após cair, ele foi atropelado por um caminhão-tanque que seguia no mesmo sentido e não conseguiu desviar a tempo. O segundo acidente ocorreu São Miguel. Geane foi atroipelada por um carro que segundo a polícia desenvolvia alta velocidade.

A vítima caminhava em companhia de uma filha quando o veículo invadiu a calçada. Geane morreu no local, enquanto a criança foi socorrida com vida para o hospital, onde permanece sob os cuidados médicos. O motorista atropelador foi identificado e está sob investigação policial.

Os corpos foram examinados no Instituto de Medicina Legal (IML) na unidade da Polícia Científica de Pau dos Ferros. A Polícia Civil investigar as circunstâncias dos dois acidentes fatais.

*Fim da Linha 

MONTE DAS GAMELEIRAS/RN: JUSTIÇA CASSA MANDATOS DE PREFEITO E VICE

O Ministério Público Eleitoral obteve sentença da 15ª ZE (São José do Campestre) que julgou procedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) em desfavor do prefeito e do vice-prefeito de Monte das Gameleiras, respectivamente, Jeferson Rodrigues Félix (PP) e José Jerônimo Pinheiro de Assis (PSDB). A sentença desconstituiu os mandatos eletivos ao reconhecer a prática de abuso do poder econômico com reflexos políticos e corrupção eleitoral.

A decisão ainda cabe recurso e ambos podem recorrer da condenação no cargo.

A investigação do Ministério Público Eleitoral revelou um esquema de compra de votos, transporte ilegal de eleitoras e distribuição de combustível à margem da legislação eleitoral, o que anteriormente já havia resultado na desaprovação das contas do candidato eleito.

De acordo com provas obtidas em decorrência do cumprimento de mandados de busca e apreensão, valores eram inicialmente guardados em veículos para distribuição a eleitores no período eleitoral, o que foi confirmado em diálogos travados através de aplicativo de mensagens.

A Justiça Eleitoral também confirmou haver provas de distribuição gratuita de combustíveis e materiais de construção. De acordo com a sentença, “os atos de captação ilícita não foram pontuais, mas integraram um modo de agir dos apoiadores dos impugnados”. “Estes eram procurados, na qualidade de integrantes da coligação e parentes diretos dos impugnados, para fornecer benesses após obterem dos favorecidos a declaração de preferência eleitoral, o que afetou a lisura e a legitimidade das eleições municipais”, registra o texto.

A defesa alegou a ilicitude das provas obtidas em busca e apreensão. No entanto, o juiz rejeitou todas as preliminares apresentadas pelos investigados. A busca se deu dentro dos limites de decisão judicial de natureza acautelatória.

A sentença anulou os votos recebidos pela chapa majoritária, determinando a realização de novas eleições para o cargo de prefeito e vice-prefeito do município de Monte das Gameleiras.

*Saulo Vale

Orquestra do RN abre programação do cinquentenário como patrimônio cultural do Estado

Com um concerto que reuniu a linguagem sinfônica a expressões da cultura brasileira, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte abriu, na noite desta sexta-feira (19), em Natal, a programação comemorativa pelos seus 50 anos de criação.

A apresentação contou com participações de Antônio Nóbrega, Juliana Linhares e André Kolodiuk e marcou o início das celebrações do cinquentenário da OSRN, reconhecida em 2025 como Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio Grande do Norte.

Realizado no Espaço Cultural João Paulo II (Papódromo), o concerto contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, que destacou a importância da orquestra para a identidade cultural potiguar. “A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte é parte da história do nosso povo. O reconhecimento como patrimônio cultural e imaterial traduz o valor de uma instituição que forma públicos, garante acesso à cultura e projeta o Rio Grande do Norte para além de suas fronteiras”, afirmou a governadora.

Sob regência do maestro Linus Lerner, a apresentação integrou a programação oficial dos 50 anos da OSRN, que serão completados em março de 2026. O concerto contou com participação do multiartista Antônio Nóbrega como convidado central, além da cantora Juliana Linhares e do violinista André Kolodiuk, spalla da orquestra, propondo um diálogo entre a música de concerto e a cultura popular brasileira.

Para a secretária de Estado da Cultura, Mary Land Brito, “a OSRN chega aos seus 50 anos com uma trajetória que se confunde com a própria história cultural do Rio Grande do Norte. O reconhecimento como patrimônio imaterial reforça a necessidade de preservar essa memória e, ao mesmo tempo, garantir futuro para a orquestra”, declarou.

O presidente da Fundação José Augusto (FJA), Raimundo Alves, destacou o papel formativo e social da OSRN ao longo de cinco décadas. “A orquestra cumpre uma função pública essencial, que é a de levar a música de concerto a diferentes públicos e formar novas gerações. Celebrar seus 50 anos é reconhecer um trabalho contínuo de construção cultural no Estado”, afirmou.

Criada em 1976 e com primeiro concerto realizado em 1977, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte consolidou-se como um dos principais corpos artísticos do Estado. A programação comemorativa do cinquentenário seguirá ao longo de 2026, com ações que celebram a trajetória da OSRN e reafirmam seu papel como patrimônio cultural vivo do Rio Grande do Norte.

*Gláucia Lima

SOLEDADE: LEMBRETE IMPORTANTE!

Lembrando a todos que nesta TERÇA-FEIRA, dia 23/12/2025 é dia de atendimento em SOLEDADE.
Das 14:00 às 17:30 horas.
Aproveitem o ultimo atendimento da BLACK DECEMBER da ótica.
 Gomes de Soledades! ✌🏻😎

João Maia revela articulações entre MDB de Walter Alves e grupo de Allyson Bezerra

Foto: Reprodução
O deputado federal e presidente do PP no Rio Grande do Norte, João Maia, trouxe a público a existência de uma articulação entre o grupo político do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), e do MDB, do vice-governador Walter Alves. A declaração foi divulgada no domingo (21).

De acordo com Maia, a intenção do grupo é contribuir com a viabilização da nominata do vice-governador, que deve dar apoio ao candidatura do prefeito de Mossoró ao governo.

Ainda que não declarada oficialmente, a ida a Allyson ao pleito em 2026 é tratada como encaminhada nas articulações internas.


“Então hoje a gente está discutindo, como é que a gente pode ajudar o MDB a fazer a nominata e Walter se eleger, porque ele tem votos suficientes pra isso. Mas é como eu sempre digo. Voto sempre falta e nunca sobra. Nós vamos trabalhar nessa direção, de ter o apoio de Walter para Allyson”, disse.

Em declaração dada neste fim de semana, Walter Alves foi cauteloso e não confirmou conversas com o prefeito de Mossoró. Sobre um possível apoio a candidatos ao governo nas eleições, ele declarou que a decisão será tomada em conjunto com o MDB.
Apuração

O cenário de aliança entre Allyson e Walter foi antecipado conforme a apuração do comentarista Tacio Cavalcanti, da 98 FM Natal.

Segundo Cavalcanti, os diálogos entre Walter Alves e Allyson Bezerra não são recentes. Conversas anteriores já ocorreram, como a de um evento na cidade de Portalegre há dois meses, onde uma foto do vice-governador conversando com o prefeito foi registrada.

Nos últimos dias, as negociações entre ambos foram reforçadas por interlocutores, incluindo o ex-senador e presidente estadual do União Brasil, José Agripino, que também estaria envolvido nas articulações.

*98 FM de Natal 

RN garante R$ 27 milhões em investimentos do Novo PAC para abastecimento na zona rural

Propostas apresentadas por 14 municípios do Rio Grande do Norte na modalidade abastecimento de água em áreas rurais foram selecionadas no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A lista dos beneficiados foi oficializada por meio da Portaria nº 1.420/2025, do Ministério das Cidades.

Os investimentos para ampliar o acesso à água potável em comunidades rurais afetadas pelas secas no sertão potiguar são de R$ 27 milhões, recursos do Orçamento Geral da União.

Dos 14 municípios selecionados, Apodi é o que receberá a maior parcela dos recursos, garantindo R$ 4,5 milhões, seguido por Ielmo Marinho e Cerro Corá, com cada um recebendo R$ 3,8 milhões.

Confira a lista de todos os municípios beneficiados e o valor de cada um.Fernando Pedroza – R$ 647.000,00
Almino Afonso – R$ 640.400,00
Cerro Corá – R$ 3.839.494,48
Taboleiro Grande – R$ 2.449.497,82
Sítio Novo – R$ 1.425.505,69
Ielmo Marinho – R$ 3.881.467,13
Santana do Matos – R$ 523.650,00
Tenente Ananias – R$ 422.000,00
Serrinha – R$ 1.133.000,00
Olho d’Água do Borges – R$ 1.912.000,00
Upanema – R$ 2.220.000,00
Pau dos Ferros – R$ 797.000,00
Apodi – R$ 4.522.000,00
Lucrécia – R$ 2.542.500,00

Proposta de retomar emendas parlamentares suspensas é vetada por Flávio Dino

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino suspendeu, neste domingo (21), os efeitos de uma proposta aprovada pelo Congresso Nacional que previa a retomada do pagamento de emendas parlamentares não quitadas pelo governo federal entre os anos de 2019 e 2023. A decisão impede, desde já, que o texto produza qualquer efeito jurídico.

Recentemente aprovada na última quinta-feira (17), a matéria ainda aguardava sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, com a decisão do STF, o projeto perde validade prática, uma vez que não pode entrar em vigor enquanto durar a suspensão determinada por Dino.
Emendas parlamentares sob questionamento no STF

Segundo a decisão, a proposta apresentava problemas formais e materiais. O dispositivo que autorizava o pagamento das emendas parlamentares foi inserido em um projeto que tratava do corte de benefícios fiscais, o que caracteriza um “jabuti” legislativo. Ou seja, tratava-se de um tema sem relação direta com o objetivo original da proposta, mas incluído para facilitar sua aprovação.

Além disso, Dino destacou que a medida poderia comprometer princípios constitucionais, especialmente os relacionados à transparência e ao controle do gasto público. Desde que assumiu uma cadeira no Supremo, em 2024, o ministro passou a relatar ações que buscam justamente ampliar a fiscalização sobre a execução dessas verbas.

As emendas parlamentares representam recursos previstos no Orçamento da União e destinados conforme indicação de deputados e senadores. Embora sejam instrumentos legais, elas têm sido alvo de críticas recorrentes por causa da falta de clareza na destinação e na execução dos valores, sobretudo em exercícios anteriores.

Por outro lado, parlamentares defendiam que a proposta corrigiria pendências antigas e permitiria a regularização de repasses represados. No entanto, conforme argumentou o ministro, a liberação desses recursos sem critérios claros poderia gerar insegurança jurídica e enfraquecer mecanismos de controle.