Pesquisar este blog

04 janeiro 2026

Pelo menos 40 pessoas morreram durante operação de captura de Maduro

Ao menos 40 pessoas morreram durante uma operação militar dos Estados Unidos para capturar o ditador venezuelano Nicolás Maduro neste sábado (3). O balanço de vítimas, que inclui civis e soldados, foi divulgado pelo jornal The New York Times, com base em informações de um alto funcionário venezuelano sob anonimato.

Maduro e sua esposa, a primeira-dama Cilia Flores, desembarcaram na Base Aérea da Guarda Nacional de Stewart, em Nova York. O ditador saiu da aeronave algemado e escoltado por mais de uma dúzia de agentes federais. Ele vestia uma roupa cinza clara.

A ofensiva militar
Para neutralizar as defesas aéreas da Venezuela, as forças americanas enviaram mais de 150 aeronaves. A ação permitiu que helicópteros militares transportassem as tropas responsáveis pelo ataque à posição de Maduro.

Segundo declarações do presidente Donald Trump, os agentes capturaram Nicolás Maduro e sua esposa em Caracas. Após a detenção, um helicóptero das Forças Armadas dos EUA levou o casal até o Iwo Jima, um navio de guerra da Marinha americana posicionado no Mar do Caribe desde o fim do ano passado.

A embarcação utilizada possui alta capacidade para projetar poder aéreo e terrestre, operando com helicópteros, aviões e fuzileiros a bordo. O Boeing 757-200 do Departamento de Justiça dos EUA decolou da Baía de Guantánamo, em Cuba, com destino ao território americano, provocando o fechamento do espaço aéreo na região caribenha.

*Gláucia Lima

NÍSIA FLORESTA/RN: CORPO DE VÍTIMA DESAPARECIDA É LOCALIZADO NA PRAIA DE TABATINGA


NOTA – CBMRN

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) informa que o corpo da vítima que estava desaparecida nas águas da Praia de Tabatinga, no município de Nísia Floresta, foi localizado na madrugada deste domingo (4), por volta das 4h30.

Após a localização, familiares da vítima estiveram no local e realizaram o reconhecimento. Em seguida, a Polícia Técnica foi acionada e efetuou o recolhimento do corpo para a sede da unidade competente.

Desde o registro da ocorrência, o CBMRN empregou todos os esforços possíveis nas buscas, com a atuação integrada de equipes de guarda-vidas, mergulhadores especializados, Unidades de Resgate Avançado, embarcação, e da aeronave Potiguar 02, que trabalharam de forma ininterrupta na tentativa de localizar a vítima.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos neste momento de dor.

DE APODI, WEB RÁDIO NAVIRE, 24 HORAS NO AR!!

Ouça todos os dias, WEB RÁDIO NAVIRE! A nova rádio de Apodi! Baixe o aplicativo Rádios Net e ouça!

GROSSOS/RN: HOMEM NATURAL DE MOSSORÓ É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA

O município de Grossos, localizado na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte, registrou na noite deste sábado, 03 de Janeiro de 2026, o primeiro homicídio do ano. De acordo com informações preliminares, a vítima, identificada como Alexandre Bezerra do Vale Silva, 30 anos, natural de Mossoró/RN.

Testemunhas relataram que o rapaz estava dentro de sua residência, quando foi surpreendido por homens, que invadiram a casa e efetuaram vários disparos de arma de grosso calibre em sua direção e teve morte no local.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada da Polícia Científica, para realização de perícia e remoção do corpo. As circunstâncias e a motivação do crime ainda são desconhecidas da Polícia Civil, que irá investigar o caso.
O delegado de Grossos, Jomário Montenegro deverá instaurar inquérito na segunda feira, para iniciar as investigações e tentar dar uma resposta a sociedade local, elucidando o caso.

*Fonte: Fim da Linha

CIA infiltrou equipe na Venezuela para monitorar vida de Maduro, diz fonte

Foto: Reprodução
A CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, instalou secretamente uma pequena equipe na Venezuela para monitorar os hábitos, a localização e os movimentos do ditador Nicolás Maduro, segundo fontes ouvidas pela CNN.

Essa equipe contribuiu para o sucesso da operação deste sábado (3), que revelou o paradeiro exato de Maduro e onde ele estaria dormindo.

Entre os agentes, havia um informante da CIA infiltrado no regime venezuelano que auxiliou os Estados Unidos no rastreamento da localização e dos movimentos de Maduro antes de sua captura, conforme relatado por uma fonte.

“A CIA inseriu secretamente uma pequena equipe na Venezuela durante o verão, que conseguiu fornecer informações detalhadas sobre a rotina de Maduro, o que possibilitou sua captura com tanta facilidade quando chegou a hora”, explicou uma das pessoas ouvidas pela reportagem.

A equipe principal do governo americano que estava envolvida nas discussões sobre a Venezuela era composta pelo vice-chefe de gabinete Stephen Miller, pelo secretário de Estado Marco Rubio, pelo secretário de Defesa Pete Hegseth e pelo diretor da CIA John Ratcliffe.

Eles passaram meses focados nos detalhes das operações dentro e ao redor do país sul-americano antes da captura de Maduro, disseram duas fontes à CNN.

A equipe realizou reuniões e telefonemas frequentes, às vezes até diariamente, e se encontrou com o presidente Donald Trump para mantê-lo informado sobre o assunto.

Em outubro, Trump afirmou ter autorizado a CIA a operar dentro da Venezuela para reprimir o fluxo ilegal de migrantes e drogas provenientes do país sul-americano.

*Fonte: CNN Brasil

BREGÃO DA 87 EMITE NOTA DE PESAR!

STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) promove, no próximo dia 8 de janeiro, em Brasília, evento para relembrar os atos golpistas de três anos atrás, quando alguns milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro – exigindo um golpe militar – invadiram e depredaram prédios dos poderes na capital da República.

Para marcar a data, a Suprema Corte realiza o evento “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer”. A programação inclui a abertura de uma exposição, a exibição de um documentário, uma roda de conversa com jornalistas e uma mesa de debate.

No início da tarde de 8 de janeiro haverá a abertura da exposição “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução”, a ser exibida no Espaço do Servidor, no STF.

Em seguida, será exibido o documentário “Democracia Inabalada: Mãos da Reconstrução” no Museu do próprio tribunal.

A programação segue com uma roda de conversa com profissionais da imprensa sobre o tema, também no Museu do STF, e finaliza com a mesa-redonda “Um dia para não esquecer”, no salão nobre do Supremo.
Golpe de Estado

Ao lembrar os dois anos do 8 de janeiro, neste ano, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, afirmou que os atos golpistas foram a “face visível” de um movimento “subterrâneo” que articulava um golpe de Estado.

“Relembrar esta data, com a gravidade que o episódio merece, constitui, também, um esforço para virarmos a página, mas sem arrancá-la da história”, frisou Fachin durante cerimônia que lembrou os dois anos do 8 de janeiro.
Atos golpistas

Logo após o resultado da eleição ser divulgada em 30 de outubro de 2022, teve início um movimento pedindo um golpe militar para impedir que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva assumisse o cargo.

Houve fechamento de rodovias e acampamentos golpistas foram montados em frente aos quartéis em várias cidades do país.

Marcaram também a escalada de atos golpistas a implantação de uma bomba próxima ao Aeroporto Internacional de Brasília, na véspera do Natal, e a invasão de uma delegacia da Polícia Federal (PF) após a queima de ônibus no dia da diplomação de Lula, também em Brasília.

Após investigações sobre esses atos, o STF condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados próximos por tentativa de golpe de Estado e outros delitos, responsabilizando o ex-presidente por uma conspiração contra o resultado eleitoral com objetivo de permanecer no poder após a derrota em 2022.

Segundo a condenação, Bolsonaro tentou convencer os comandantes militares a aderir a um golpe de Estado para anular as eleições.

*Fonte: Agência Brasil

Prefeitura de Itabaiana – PB contrata banca para lançar concurso público com 126 vagas

A Prefeitura Municipal de Itabaiana, na região do Vale do rio Paraíba, deve lançar nas próximas semanas, edital de um novo concurso público com 126 vagas.

A banca contratada para a realização das provas foi a Comissão Especial de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPcon-UEPB), no valor de R$ 445.905,00, segundo consta em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 19 de dezembro. A contratação da banca ocorreu por meio de dispensa de licitação.

As vagas do certame devem abranger os níveis médio/técnico e ensino superior. O novo concurso foi confirmado pela administração no fim de novembro, após a aprovação de uma lei municipal com o quadro de vagas e posteriormente a criação da comissão para a realização das provas. Ainda não há detalhes sobre o salário previsto para cada vaga.

O cargo com maior número de oportunidades, segundo está na lei Nº 950/2025 será o de ‘Professor A’, com 40 vagas. O cargo terá como exigência ensino superior em Pedagogia e carga horário de 30 horas semanais. Na função, a pessoa aprovada irá lidar com a docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Em segundo lugar, com maior quantidade de oportunidades, estará o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) com 10 vagas. Para este, a exigência será ter ensino médio completo + curso de formação para ACS + residência na área designada antes da publicação do edital. A atuação da pessoa aprovada será realizando visitas domiciliares, promoção da saúde, cadastramento de famílias, articulação com a Unidade Básica de Saúde (UBS).

O quadro total de vagas previstas no concurso da Prefeitura Municipal de Itabaiana consta na lei Nº 950/2025, enviada pelo poder Executivo à Câmara e aprovada pela casa Dr. Antônio Batista Santiago.

A lei “dispõe sobre a extinção de cargos vagos, o reenquadramento e a reorganização de cargos existentes, cria cargos de provimento efetivo, revoga as Leis nº 277/1994, nº 279/1994, nº 323/1998, nº 355/2000, nº 508/2007 e nº 586/2009, consolida a estrutura dos cargos efetivos do Poder Executivo do Município de Itabaiana/PB e dá outras providências”.