De acordo com o titular da Seinfra, Carlson Gomes, a obra foi retomada dentro do decreto. O reinício da obra dependia da conclusão de um estudo para garantir que a areia retirada do banco de areia licenciado era adequada, mas o município ainda não confirmou se esse estudo foi finalizado.
Na sexta-feira 20, o prefeito Álvaro Dias decretou estado de emergência em Ponta Negra devido ao agravamento dos danos causados pelo avanço do mar, especialmente a erosão no Morro do Careca. Um relatório da Defesa Civil municipal indicou que a erosão ameaça a estrutura do morro, o principal cartão-postal da cidade, além de comprometer as estruturas urbanas na orla.
Segundo a prefeitura, o decreto tem como objetivo proteger os frequentadores da área e o patrimônio paisagístico, além de reduzir os impactos do avanço do mar até a conclusão do projeto de engorda. A medida foi respaldada pelo Comitê de Crise da Prefeitura, que monitora desastres naturais. Marés altas de até 2,9 metros já danificaram estruturas de contenção em hotéis da região, levando empresários a solicitar ações emergenciais.
A obra de engorda da praia estava suspensa desde 3 de setembro, após a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), contratada pela Prefeitura, ter detectado cascalho nos sedimentos retirados do banco de areia licenciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário