Pesquisar este blog

03 fevereiro 2026

Uern é selecionada em duas redes de programa de internacionalização

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) figura como instituição associada em duas redes aprovadas no resultado preliminar da seleção inaugural do Programa Redes para Internacionalização Institucional – CAPES Global.edu, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

O CAPES Global.edu busca integrar instituições com diferentes níveis de internacionalização, promovendo a colaboração científica entre universidades brasileiras e parceiras internacionais. Cada rede deve ser composta por quatro a seis instituições, sendo uma coordenadora e as demais instituições associadas, constituídas em torno de temas estratégicos.

A previsão de investimento é de R$ 350 milhões por ano. A oferta inclui bolsas no Brasil e no exterior, apoio à participação em eventos científicos e missões de trabalho internacionais.

Nesse resultado, a Uern aparece como associada em duas redes aprovadas: a coordenada pela Universidade de Brasília (UnB) e a coordenada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nos seguintes programas:Programa de Pós-graduação em Saúde e Sociedade – PPGSS
Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família – ProfSaúde
Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular – PMBqBM
Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas – PPGMCF

A divulgação do resultado final da seleção está prevista para a partir de 27 de fevereiro de 2026, com o início das atividades estimado para o mesmo ano e duração até 2031.

A Uern pode integrar uma terceira rede, caso o recurso impetrado contra o resultado preliminar seja deferido.

*Fonte: Jornalista Saulo Vale 

MOSSORÓ/RN: PM apreende quase 100 quilos de drogas enterradas em área de mata no bairro Paredões

Uma grande apreensão de drogas foi registrada na tarde desta segunda-feira 2 de fevereiro de 2026, em uma área de mata próxima a Rua Anatália de Melo Alves, localizada no bairro Paredões, em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte.

A ação da Polícia Militar aconteceu após uma denúncia anônima informando sobre disparos de arma de fogo na região. Ao chegar ao local para averiguar a situação, os policiais realizaram buscas na área e acabaram se deparando com um verdadeiro depósito do tráfico de drogas.

No local, foram apreendidas substâncias entorpecentes em larga escala, sendo 137 tabletes de substância análoga à maconha, 2,3 kg de substância análoga ao crack e 300 g de substância análoga à cocaína, além de três coletes com placas balísticas, munições de calibre 12, de fuzil 7,62 e 5.56, de revólver .38, de pistola .380, bem como balanças de precisão.

O material apreendido está avaliado em aproximadamente R$ 300.000,00. Todo o material foi conduzido à Delegacia de Plantão, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

Todo o material apreendido foi recolhido e encaminhado para a delegacia de plantão, onde a ocorrência foi registrada. A polícia Civil agora trabalha para identificar os responsáveis pelo entorpecente e pelo material bélico encontrado no local.

O caso será investigado pela Polícia Civil, que não descarta a ligação da apreensão com facções criminosas atuantes na região. Mais uma vez, o tráfico sofre um duro golpe em Mossoró.

*Fonte: Fim da Linha 

LEMBRETE IMPORTANTE! HOJE TEM ATENDIMENTOS EM APODI!!!

Lembrando a todos que nesta TERÇA-FEIRA, dia 03/02/2026 é dia de atendimento.

APODI
De 8:00 às 12:00 horas. 
Cuide bem da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!

Lula envia acordo comercial Mercosul-UE para o Congresso Nacional

Foto: José Aldenir / AgoraRN
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta segunda-feira 2 o envio do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) para o Congresso Nacional. O despacho foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Os parlamentares brasileiros precisam aprovar o tratado para que ele possa entrar em vigor, o que deve ocorrer ao longo das próximas semanas em votações tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

O acordo estabelece a maior zona de livre comércio do mundo, com mais de 720 milhões de habitantes. Ele foi assinado por representantes dos dois lados no último dia 17 de janeiro, em Assunção, no Paraguai.

Pelos termos do que foi aprovado, o tratado comercial prevê a eliminação de tarifas alfandegárias sobre a maior parte dos bens e serviços produzidos entre os dois blocos.

O Mercosul zerará tarifas sobre 91% dos bens europeus em até 15 anos. Já União Europeia eliminará tarifas sobre 95% dos bens do Mercosul em até 12 anos.

Apesar da assinatura formal entre os dois blocos, a internalização do acordo precisa ser feita pelos congressos nacionais de cada um dos países do Mercosul, bem como do Parlamento Europeu.

No caso dos europeus, no entanto, o encaminhamento do acordo para análise do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), em decisão ocorrida há duas semanas, travou o texto e pode atrasar em até dois anos essa etapa final.

A expectativa do governo brasileiro é de que aprovação pelo Congresso Nacional ajude a pressionar o avanço do acordo por parte do Parlamento Europeu.

*Agência Brasil Agora RN

Câmara aprova MP do programa Gás do Povo

Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o programa Gás do Povo, que assegura gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos (kg) a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e desde que tenha renda per capita de até meio salário mínimo.

Foram 415 votos a favor e 29 contra. A MP, cuja validade termina em 11 de fevereiro, segue agora para votação no Senado.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Gás do Povo deve estar em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias serão beneficiadas. O programa pretende combater a pobreza energética, definida como a dificuldade de uma família em ter acesso a serviços de energia essenciais e modernos, como iluminação, aquecimento, refrigeração e energia para cozinhar. Atualmente, o programa está instalado em todas as capitais.

O Auxílio Gás, benefício atual que permite a compra de um botijão de 13 kg a cada dois meses por cerca de 4,4 milhões de famílias de baixa renda, será substituído. Em seu lugar, o Gás do Povo consolida a gratuidade do botijão em mais de 10 mil revendedoras credenciadas espalhadas pelo país.

“O Gás do Povo promove dignidade, desaperta o orçamento das famílias, garante segurança e inclusão energética”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanas-PB), durante a sessão de votação.

*Fonte: Agência Brasil/98 FM de Natal