Pesquisar este blog

06 janeiro 2021

NATAL-RN: 6 DE JANEIRO, DIA DE SANTOS REIS; A TRADIÇÃO CONTINUA

O dia de Santos Reis, celebrado pela Igreja Católica no dia 6 de janeiro, é de feriado na capital do Rio Grande do Norte. Os santos são co-padroeiros de Natal e representam uma tradição religiosa que tem ligação direta com a história da fundação da cidade. 

Na tradição religiosa, os Reis Magos estão ligados à história bíblica de Jesus, nascido na cidade de Belém no primeiro século da era cristã. Vindos do oriente para adorar o menino Jesus, o messias, que havia nascido dias antes, os magos ofereceram presentes ao recém-nascido. Gaspar levou incenso, Belchior entregou ouro e Baltazar, mirra, uma espécie de resina. 

"Os Santos Reis representam as autoridades, aqueles que têm posses, então quando eles saem dos seus reinos para estar na presença do rei dos reis, então eles se tornaram importantes para o cristianismo porque eles são as autoridades que tiveram a graça de contemplar o menino Jesus, coisa que Herodes, sendo rei, não teve essa graça de ver o menino Deus. O ódio foi tão grande no coração dele que ele não conseguiu enxergar", diz o padre Francisco Lima, pároco de Santos Reis. 

O padre aponta que as profecias diziam que o menino ia nascer na cidade do rei Davi, que era Belém. Os homens teriam ido até Jerusalém, saudaram o rei Herodes, mas seguiram para o local onde estava Jesus, e teriam sido alertados por anjos a não voltarem pelo mesmo caminho, porque Herodes queria saber onde estava o messias, para matá-lo. 

A Festa de Reis se originou em Portugal e se espalhou pelo mundo católico, chegando ao Brasil colonial. Na Europa, os habitantes abriam suas portas no Dia dos Reis Magos para ouvir as chamadas "janeiras" - músicas que anunciavam o nascimento de Jesus, e pediam as sobras das festas natalinas para distribuir entre os mais pobre. 

A partir do século 16, a história dos Santos Reis no Brasil passou a se confundir também com a da cidade de Natal. A Fortaleza dos Reis Magos começou a ser construída no dia 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis, pelo calendário católico. Em 25 de dezembro de 1599, surgiu a cidade de Natal. 

"A partir daqui, começou a surgir a devoção aos Reis Magos no Brasil. Por isso essa ligação tão forte com a cidade", diz Josemar Oliveira, coordenador pastoral da comunicação da Igreja Católica. 

As imagens no altar da igreja dedicada aos santos, em Natal, foram doadas pela coroa portuguesa e chegaram à capital potiguar em 1753. Inicialmente, foram mantidas em uma capela na própria fortaleza . A partir de 1910, as imagens passaram aos cuidados da Igreja, quando se construiu a primeira capela foram do forte. 

Atualmente, além do forte que leva seu nome, os Reis Magos são lembrados no pórtico da de entrada de Natal, conhecida também como a cidade dos Reis, e também no bairro Santos Reis, onde vive uma fiel comunidade devota dos três santos católicos. 

Uma das moradoras mais antigas no bairro é Gizelda Paraguaçu, de 87 anos. Ela tinha apenas um ano de vida quando chegou ao local e conta que, quando criança, só havia dunas e vegetação. A aposentada viu o bairro ser oficialmente criado na década de 1960. Foi em Santos Reis que ela casou, criou oito filhos, 13 netos e 7 bisnetos, sempre com devoção aos três santos. 

"A minha ligação é de toda uma vida. Vi o bairro nascer, se desenvolver. Me criei nesse ambiente, ainda muito deserto. Só havia três casas. Os Santos Reis representam tudo o que aprendi com meus pais, que foram devotos, que recebiam as pessoas na época de festas, papai fornecia água para o pessoal. Eles representam muito para mim. Eu me casei na capelinha antiga, pequena, humilde, meu esposo também sempre foi muito devoto", conta. 

A religiosidade está no sangue, no coração, nas orações dos fiéis devotos de Santos Reis, que costumam ir à igreja na festa, assistir à novenas e missas e percorrer a procissão do forte até o santuário, que este ano foi suspensa por causa da pandemia. 

*Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário