Pesquisar este blog

23 setembro 2021

RN deve liberar uso de máscaras com 70% da população vacinada, prevê secretário de Saúde

O secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, afirmou nesta quinta-feira (23) que o Governo do Rio Grande do Norte deve começar a dispensar o uso de máscaras até o fim do ano. De acordo com ele, quando o Estado chegar à marca de 70% da população completamente imunizada (ou seja, com as duas doses de vacina), o governo espera autorizar a circulação sem máscara em ambientes abertos.

“Quando a gente chegar a esse patamar de 70% da população vacinada, que acreditamos que até dezembro a gente consiga chegar nisso, a gente começa a liberar o uso da máscara em ambientes abertos. Depois, a gente vai administrar os ambientes fechados”, destacou o secretário, em entrevista ao programa “12 em Ponto 98”, da 98 FM Natal.

Cipriano Maia ressaltou que o Rio Grande do Norte vive o “cenário mais favorável” desde o início da pandemia de Covid-19 e atribuiu a melhora nos indicadores ao avanço da vacinação. Ele diz, no entanto, que ainda não há condições para a retirada das últimas restrições existentes porque a população precisa receber a segunda dose da vacina.

“A medida hoje é, mesmo com a liberação do público nos estádios e os eventos, manter distanciamento físico entre as pessoas, usar máscara e as medidas de protocolo sanitário, para que a gente, esperamos que seja breve, poder começar a liberar algumas restrições que ainda são necessárias”, enfatizou.

O secretário de Saúde do Estado lembrou que, nos Estados Unidos, parte significativa da população ainda resiste em se vacinar, e que isso tem provocado aumento de casos em algumas localidades. Após um início acelerado, o país norte-americano estagnou em 64% da população vacinada com apenas uma dose e em 55% com duas doses.

“Em países como os Estados Unidos, em que há um negacionismo da vacina, tem estados vivendo situação dramática”, frisou Cipriano Maia.

*Jair Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário