O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, revelou nesta quinta-feira (3) que as autoridades do Rio Grande do Norte já expressavam preocupação, em março, com a tentativa de infiltração do crime organizado no poder público através das eleições municipais.
Durante entrevista ao programa ‘Bom Dia, Ministro’, produzido pelo governo federal, o ministro destacou a seriedade da situação:
“Quando estivemos no Rio Grande do Norte, em Mossoró, por conta da fuga de dois presidiários daquela penitenciária de segurança máxima, as autoridades locais já manifestavam preocupação com a infiltração do crime organizado nas eleições municipais, com a candidatura de criminosos a vereadores e prefeitos, algo que até então nunca havia ocorrido em certas cidades”, afirmou.Lewandowski visitou o estado após a histórica fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, que ocorreu pela primeira vez no sistema penitenciário federal. Os dois fugitivos foram recapturados em abril.
Lewandowski também mencionou que a ação criminosa é coordenada a partir de outras regiões do país, onde grupos organizados buscam ampliar seu controle sobre a máquina pública.
“Quero enfatizar que tanto a Justiça Eleitoral quanto o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em especial através da Polícia Federal, estão monitorando a situação de perto. Estamos investigando o histórico de todos os candidatos e identificando aqueles que não têm condições de concorrer. Muitos já foram barrados e outros serão. Se descobertos após a eleição, serão impedidos de assumir o cargo ou terão o mandato cassado”, concluiu.
A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte foi procurada pelo g1, mas não se manifestou sobre as declarações do ministro.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário