Pesquisar este blog

08 fevereiro 2025

Deportados dos EUA reclamaram de fome e maus-tratos, diz secretária

Chegou ao Brasil, na tarde desta sexta-feira 7, o segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos desde que o presidente americano, Donald Trump, assumiu o cargo. A primeira parada foi em Fortaleza (CE). Dos 111 brasileiros no voo americano, 16 desembarcaram na capital cearense.

Os outros 95 seguiram para o destino final, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao desembarcarem em Fortaleza, os brasileiros chegaram com fome e reclamaram de maus-tratos, informou Socorro França, da Secretária dos Direitos Humanos do Ceará. França disse que os brasileiros se alimentaram somente após o desembarque.

Mitchelle Benevides Meira, secretária de Diversidade do Ceará, contou que alguns ficaram 12 horas sem comer. Assistentes sociais e psicólogas atenderam os deportados no aeroporto. Durante o voo, os deportados usaram algemas, retiradas ao descerem do avião. Segundo França, eles estão “muito machucados emocionalmente”. “A gente se preocupou com o estado deles”, acrescentou.

O defensor público federal Edilson Santana disse ver “com preocupação” as condições em que as pessoas foram conduzidas ao Brasil. Ele disse ainda que a Defensoria Pública da União está “atenta a eventuais violações de direitos humanos que possam ter ocorrido”. Havia muitas crianças no voo, ressaltou França. A secretária, porém, evitou dizer o número exato.

O avião com os deportados pousou em Fortaleza por volta das 16h07. Ele partiu da cidade de Alexandria, no estado norte-americano de Louisiana, e teve uma escala técnica em Porto Rico, antes de seguir para a capital cearense. Já avião da FAB decolou às 18h55 e chegou a BH às 21h20.

*Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário