Com isso, o programa poderá ser retomado imediatamente.
Suspensão da Operação Carro-Pipa deixa mais de 1 milhão de nordestinos sem água
Nesta segunda-feira 25 foi suspensa a Operação Carro-Pipa. Em novembro a ação estava atendendo 344 municípios do semiárido da região nordestina em emergência por seca ou estiagem. A informação foi confirmada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e cerca de 1,25 milhão de moradores vão ficar sem água.
No Rio Grande do Norte, o projeto atendia 57 municípios e um total de 72.029 pessoas. Além do RN, a Operação Carro-Pipa abrangia os estados de Alagoas (31 municípios); Bahia (55 municípios); Paraíba (90 municípios); Pernambuco (93 municípios) e Piauí (18 municípios).
Operação Carro-Pipa
Criada em setembro de 2012, no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, a Operação Carro Pipa atende atualmente 344 municípios na região do semiárido nordestino em situação de emergência ou calamidade pública com reconhecimento da Defesa Civil Nacional.
Com um papel crucial na vida de milhões de brasileiros que vivem na região do semiárido, a OCP é uma ação emergencial coordenada pelo MIDR e pelo Exército com o objetivo de garantir o acesso à água potável em municípios que sofrem com a escassez hídrica, um problema recorrente nessa região do País.
De 2023 a 2024, mais de 500 municípios foram atendidos. Atualmente, a operação abastece cerca de 34 mil cisternas coletivas, proporcionando acesso à água potável mensalmente para mais de 1,5 milhão de pessoas.
De janeiro a agosto deste ano, o Governo Federal investiu aproximadamente R$ 500 milhões para garantir a execução da OCP. No mesmo período, foram transportados 12 milhões de litros de água para essas comunidades, reforçando o papel da operação na mitigação dos efeitos da seca.
*Agora RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário