O Ministério da Educação divulga portaria que institui o Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O projeto prevê a participação direta de educadores das redes estaduais e municipais como elaboradores e difusores das estratégias para incentivar leitura, escrita e desenvolvimento das habilidades de comunicação oral das crianças que estudam na rede de Educação Infantil.
As Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), os chamados institutos federais, vão funcionar como uma espécie de núcleo de formação de educadores e espaço de formulação de estratégias.
O programa vai investir na interação entre as crianças e seus educadores, apostando em atividades planejadas que coloquem os participantes em contato com o mundo para além das redes sociais e o universo digital.
A portaria prevê “a garantia de que as crianças na educação infantil vivenciem experiências significativas, planejadas de forma intencional. Essas experiências devem envolver práticas discursivas de oralidade, leitura e escrita, além de análise e reflexão. As práticas devem considerar as interações e brincadeiras, que são eixos estruturantes do currículo da educação infantil”.
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